Como é que um surdo pensa?

Autor Mensagem
marcus c. f.
Veterano
# mai/10
· votar


EternoRocker

Com o cérebro... normal. \o/ \o/

Sério...

Ele pensa como qualquer outra pessoa (senão até melhor...) sendo cego, surdo ou mudo.


Sim, mas quem é capaz de ouvir imagina o som das palavras enquanto pensa. Será que um surdo imagina ele mesmo fazendo os gestos da língua de sinais?

Eu até posso imaginar algumas coisas básicas sem imaginar as palavras, mas conceitos complexos exigem palavras e frases...

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


EternoRocker
Ele pensa como qualquer outra pessoa (senão até melhor...) sendo cego, surdo ou mudo.
A perda de um sentido não vai impedir ou limitar sua capacidade de pensar...

depende muito.
se perde o sentido depois de ter aprendido uma linguagem, uma lingua, e estduado, sim.
mas se nasce surdo ou fica surdo desde pequeno, e não aprender uma linguagem alternativa, não "aprende a pensar".

J. S. Coltrane
a linguagem de sinais de surdo e mudo é totalmente visual, diferente da nossa fala que é sonora.
o oliver sacks afirma que quem aprende a linguagem de sinais desde pequeno possui maior acuidade visual, comparado ao "falantes".

ou seja, de alguma maneira somos "retardados" visualmente.

lula_molusco
Recomendo a leitura de algum livro do Oliver Sacks.
Sobre o mundo dos surdos existe o "Vendo Vozes", e sobre cegos tem um que eu esqueci o nome.

me imitou
sobre cegos, e visão em geral, tem o "antropologo em marte", e tambem "o homem que confundiu a mulher com o chapeu" (esse eu ainda nao li).

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10
· votar


n ,sei , só sei q beethoven sonhou com uma musica muito e foda , mesmo estando quase completamente almost surdo.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Machine Gun Man
Eu tava lendo esse tópico há uns dias. O passado do Black Fire é bem divertido. ^^

Pois é.

Cadê ele? Sumiu daqui.

jimmy vandrake
Veterano
# mai/10
· votar


Eu sei que se o surdo for ajudar o cego a atravessar a rua não vai dar certo:
- O Cego pergunta :
Tá vindo carro ?

Leblues
Veterano
# mai/10
· votar


eu me pergunto como é que os cegos sonham?

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Leblues
eu me pergunto como é que os cegos sonham?

Eu já perguntei ao meu avô... e ele diz que sonha com as pessoas e fatos como ele os lembra (quando perdeu a visão aos 30 anos).... minha mãe para ele ainda tem cara de 10 anos de idade....

Mas a questão de como cegos de nascença sonham é curiosa mesmo.... deve ser um sonho com luzes.... meio psicodélico.....

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Leblues

Ai ó:

http://www.afb.org/message_board_replies.asp?topicid=638&folderid=3

http://psych.ucsc.edu/dreams/Library/hurovitz_1999a.html

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


EternoRocker
J. S. Coltrane

Beethoven nunca ficou completamente surdo.

james_the_bronson
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

E o papo de que ele seria cego na realidade? Lembro que certa vez escutei falarem que existia um quadro sobre isso. Possível que seja um boato/teoria da conspiração bem mal feito...

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


james_the_bronson
E o papo de que ele seria cego na realidade? Lembro que certa vez escutei falarem que existia um quadro sobre isso. Possível que seja um boato/teoria da conspiração bem mal feito...

Essa eu nunca ouvi.
Que eu saiba o Bach ficou com cegueira (não sei se era permanente) no final da vida.

O Joaquín Rodrigo era cego :)

Sam Keat
Veterano
# mai/10 · Editado por: Moderador
· votar


Que eles pensam diferentemente, isto não há dúvida. O pensamento é intimamente ligado à linguagem. Não há pensamento sem a linguagem. Os surdos que têm uma linguagem de sinais têm raciocínio normal. Pensam em sua lingua. A LIBRAS (no caso do Brasil) é uma língua como qualquer outra, mesmo não sendo oral, mas sim, visual.
Agora, qualquer pessoa no mundo, seja surdo ou não, é incapaz de raciocínios e pensamentos complexos sem a linguagem. Se o surdo não aprender nenhuma linguagem, só terá pensamentos práticos.
Mas qualquer pessoa que tenha uma linguagem diferente da sua terá uma visão do mundo diferente. Não precisa nem recorrer aos surdos. Basta pensar em alguém que cresceu falando o francês. Com certeza verá o mundo diferente de quem cresceu falando o português. A língua é carregada de sentido e não é só uma maneira de expressar o mundo. É muito mais: uma maneira de conceber o mundo.

james_the_bronson
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Essa eu nunca ouvi.
Que eu saiba o Bach ficou com cegueira (não sei se era permanente) no final da vida.

O Joaquín Rodrigo era cego :)


Vai ver era isso...

Leblues
Veterano
# mai/10 · Editado por: Leblues
· votar


Konrad
é, cegos de nascença, engraçado, li rapidamente o artigo... nossa deve ser muito estranho, quem tem cegueira congenita sonha apenas com sons o.O

james_the_bronson
Veterano
# mai/10
· votar


http://www.afb.org/message_board_replies.asp?topicid=638&folderid=3

"Re:Do blind people see in their dreams? Do they see in color?
Posted by Mustaine on 11/12/2006

I don't "see" in dreams because I have no visual images on which to base anything. Instead, my dreams are very rich with the senses of my world. My girlfriend (she is sighted) and I have conversations about dreams all the time and we often share dream ideas. It's in the interpretation where we differ. I hope that helps a bit."

Mustaine cegueta!!!

Tomaz.
Veterano
# mai/10
· votar


Não sei encaixa muito bem no tópico, mas tenho um amigo surdo.

Ele escreve de forma que eu consigo entender. Mas tem problema em verbos... principalmente gerúndio.

Ex: "tá escuta música aí?"

Não sei porque o problema com verbos, mas...

EternoRocker
Veterano
# mai/10
· votar


Evolução, adaptação... a pessoa vai deixar de pensar pq não escuta ???

Alguém aí tem contato com deficientes auditivos ???

Pra resumir 100 linhas.... cada um luta com as armas que tem.

Pelamor...

Atomic
Veterano
# mai/10
· votar


sera q se a pessoa aprende desde pequena uma lingua mais expressiva consegue pensar melhor?

-Toolbar-
Veterano
# mai/10
· votar


# Enviado: 21/mai/06 15:36
# Enviado: 21/mai/10 08:50

Já tava pensando.. ué? o que deu no relógio? Oo

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Leblues
Konrad
é, cegos de nascença, engraçado, li rapidamente o artigo... nossa deve ser muito estranho, quem tem cegueira congenita sonha apenas com sons o.O


Bizarro... aliás, deveria chamar outra coisa.... não sonhar!

Sam Keat
Veterano
# mai/10
· votar


afff
os moderas tao chato, perseguição pô
me mostre a regra em que naum pode postar em negrito
mas ta de boa, ja entendi!

Chespirito
Veterano
# mai/10
· votar


Realmente, por mais que eu pense não consigo chegar a uma resposta aceitável, isso foi algo que nunca me passou pela cabeça...

Acho que a única saída aqui, seria mesmo perguntar à um surdo... ;)

Ken Himura
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Beethoven nunca ficou completamente surdo.
Ficou a ponto de ter que se comunicar por um bloquinho de papel. Mas compôs ainda depois disso algumas sonatas de piano e podia sacar diferenças de nuances e timbres. Não se tem um consenso, mas acredito que ele ficou com <=6% de audição, até porque não se sabe bem que doença o levou à surdez.

Que eu saiba o Bach ficou com cegueira (não sei se era permanente) no final da vida.
Ficou também, com cegueira permanente. E morreu porque um charlatão foi operá-lo. O mesmo com Haendel, inclusive o mesmo "médico", só que ele sobreviveu alguns anos cego ainda.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Sam Keat
fui eu quem editou, qualquer problema use a central de ajuda.

não tem regra, tem bom senso.
juro que quando tava em negrito nao consegui ler uma unica frase do que voce escreveu, parece que ta gritando.
quando eu tirei, consegui ler, entendi e ate postivei.

e nao começa com esse mimimi de perseguição

EternoRocker
chutômetro total hein?

Sam Keat
Veterano
# mai/10
· votar


kiki
aff
essa semana ja é a teceira vez

maggie
Veterana
# mai/10
· votar


Tomaz.
Não sei encaixa muito bem no tópico, mas tenho um amigo surdo.
Ele escreve de forma que eu consigo entender. Mas tem problema em verbos... principalmente gerúndio.
Ex: "tá escuta música aí?"
Não sei porque o problema com verbos, mas...


Porque aprendeu LIBRAS, a maneira de expressar as idéias é diferente.

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


EternoRocker
Evolução, adaptação... a pessoa vai deixar de pensar pq não escuta ???

Alguém aí tem contato com deficientes auditivos ???

Pra resumir 100 linhas.... cada um luta com as armas que tem.

Pelamor...


a linguagem é essencial pro raciocínio... pra alguem que conhece as palavras, é facil "pensar", já que você verbaliza seus pensamentos... e qm não consegue verbalizar??? esse eh o problema
o kra pensa através de sinais??? ou através de texto?? de uma forma ou de outra, creio ser mais dificil do que verbalizando...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como é que um surdo pensa?