quem sabe tocar violao, sabe tocar guitarra?

Autor Mensagem
banido
Veterano
# mar/06
· votar


Na minha opnião ajuda bastante sim principalmente em basese dedilhados.Vc ja vai estar acostumado a tocar e tal,não vai começar do zero na guita.O diferente é a pegada, a ação das cordas e tal q vc estranha no inicio mas acostuma rápido.Tambem to nessa de pega uma guita de 800 e fiz uma listinha mais ou menos de umas guitas q valem a pena da uma olhada:

-Tagima 635
-Tagima 735 e 735 Special(Special já não confio q seja muito boa)
-Stagg Les Paul
-Shelters (Strato SST-62)
-Cort (Da uma pesquisada nos modelos nesse preço)
-Groovin (gja foda é a floyd)
-Squier Deluxe Satin Trans Fat Strat RW Honey (Melhor acho)
-GUITARRA SQUIER STD FAT STRAT Mesma linha que a de cima(Satin).
Link: http://hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=20091
-Squier Fat Strat(serie california parece que é a boa das squiers)
-ESP EX50(Essa só ouvi falar tem q da uma olhada)
-IBANEZ GSA-60(Da ibanze tmb tem q ver os modelos, botei essa gs-60 pra ter uma base mas n sei se eh muito boa)

Seila da pra ter uma ideia.Dessas eu to mais atras da Tagima 635,Stagg Les Paul ou de umas squiers ae california

Dani xD
Veterano
# dez/08
· votar


banido
Cara, em relação a esta listinha de guitarras que vc fez, vc tá querendi pegar a tagima, já vi uma dessas e o sonzinho dela é zuada quando vc põe a chave no mais agudo ou no mais grave o som fica chidão.
Essa Stagg nunca toquei.
agora a Squier, tenho uma dessas Strato California e não curto o som dela, tanto que vou arrancar todos os trastes e deixá -la fretless, peguei 750 nela.
Agora sinceramente se vc puder investir uns no max. 200 reais vale muito mais a pena esperar e pegar uma Ibanez, de preferencia as SA series agora se não der pegue uma RG series mesmo, tenho uma SA 160 e amo ela ela é fininha tem uma pintura muito legal e o braço dela é fininho dá muita agilidade nos solos e escalas, sem contar que ela tem um sonzão muito legal.
Não sei se as minhas dicas de ajudaram...
Abçs.

Dogs2
Veterano
# dez/08
· votar


Depende

Dani xD
Veterano
# dez/08
· votar


Agora em relação a pergunta principal assunto do tópico:
Cara, vc consegeu tocar uma guitarra se souber tocar violão sim, eu quando comecei a tocar, comecei fazendo aulas de violão , mas depois queria tocar guitarra também, fiz um mes e meio de aulas em violão e logo quando ia comprar o violão desisti e pegeui uma guitarra, ai mudei meu curso para guitarra e não estranhei muito não, para falar a verdade o problema é que no violão vc tem q ter mais precisão na pegada, já na guitarra não, e quanto e tensão das cordas não dá muita diferença...
Aprender palhetar é facil, o complicado mesmo no começo é quando vc começa a fazer harpejos e solos e não tem mira pra acertar a corda, vc tem q acertar a do meio ai primeiro acerta a de cima depois a de baixo, mas isso só o tempo te ensinará.
Hoje atualmente eu tenhu duas guitarras, um violão e um baixo e consigo tocar nos três fazendo aula apenas de guitarra, depois que se aprende um os outros se tornam mais fáceis.

Dani xD
Veterano
# dez/08
· votar


Dogs2
Depende

do q?

Dogs2
Veterano
# dez/08
· votar


Dani xD
Do estilo que vc toca no violão, do estilo que vc toca na guitarra, das técnicas que vc usa no violão, das técnicas que vc usa na guitarra, das suas pretensões como músico, da sua pegada (ui)... depende de muita coisa.

Pro meu estilo de tocar, a diferença entre guitarra e violão é bem menor do que pra um cara que toca thrash metal ou violão erudito.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# dez/08
· votar


Depende do que se quer tocar na guitarra, pra bases e dedilhados, já ajuda muito . . . aliás, acho que é a mesma coisa . . .
Tocando com efeitos, distorção e talz, já não adianta muita coisa, tem que ter uma noção de abafar as cordas, bater com firmeza, o uso da palheta, se não fica um barulho desgraçado, mas isso é fácil de aprender . . .

tópico de 2006 . . . ¬¬'

Ch4p0L1N
Veterano
# dez/08
· votar


eh uma questão de adaptação, se já toca um dos dois vai ter bem menos dificuldade pra tocar o outro... mas se vc sempre tocou só um, não vai pegar o outro e sair tocando como se deve

Renan Vuorinen
Veterano
# dez/08
· votar


Holy Thunderforce
quem sabe tocar violao, sabe tocar guitarra tambem

Não cara, não rola,

Tu podes começar treinando técnicas da guitarra no violão mas quando pegar uma, tera de por exemplo mudar a posição da mão direita para palhetar, tera de conviver com ruidos antes quase imperceptiveis no violão, tera de palhetar mais curtinho e mais suavemente,

Enfim poderia citar muitas outras coisas que deverão ser aprendidas, mas existem também os pros de saber violão antes da guita,

A sua mão esquerda por exemplo, ja estara acostumada com as cordas e com alguns movimentos que é bem demorado de se adaptar, provavelmente vc ira desenvolver a pestana no violão e isso ajudara, vc ja sabera questóes teoricas que são razoavelmente semelhantes entre os dois instrumentos, sabera trocar de acordes e talz,

Mas nunca se esqueça guitarra é uma coisa e violão outra, e devem ser encaradas assim, conheço muito violonistas muito bons que não conseguem tocar guitarra, e digo tocar qualquer coisa, e não tem problema nenhum nisso pois eles são violonistas, que é um instrumento que tem seu proprio espaço e proposta,

Nunca se esuqueça de que por exemplo a guitarra é um instrumento digamos "mais" melódico enquanto o violão é mais harmonico, na guitarra se costuma explorar mais as regiões agudas, no violão os graves são mais comuns,

No Violão se costuma tocar de duas a tres vozes simultaneas, na guitarra apenas uma,

A guitarra tem a opção de muitos efeitos, delay, chorus, distortion, que transformam o som e são perfeitamente adaptados ao instrumento, e eisso justifica o fato de se utilizar apenas uma voz na guitarra, pois por exemplo com os efeitos de drive, duas notas simultaneas geram muito ruido,

Alem do que esses efeitos tendem a requerer uma técnica especifica para conter os niveis de saturação,

Enfim a guitarra é um instrumento unico, diferente do violão, possui suas caracteristicas e particularidades, e isso deve ser lembrado sempre.

Espero ter ajudado.

Abraço

emanuel macedo
Veterano
# dez/08
· votar


Não,mas quem toca cavaquinho sabe pagode.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# dez/08
· votar


Depende muito do que você deseja extrair da guitarra.
Pois se for em relação a base, acompanhamento por exemplo, creio que toque sem problemas, mesmo que leve em consideração dedilhados e batidas, sentirá mais diferença em usar a palheta ou não, eu como "toco" das duas formas, acho tranquilo.

lula_molusco
Veterano
# dez/08
· votar


é mais facil um violonista aprender a tocar guitarra bem do que um guitarrista aprender a tocar violão bem.

brunohardrocker
Veterano
# dez/08
· votar


Poxa, tem gente que exagera falando que guitarra não tem NADA a ver com violão.

Tem muita coisa igual sim, os acordes são os mesmos, as escalas são as mesmas, as afinações são as mesmas.

O que diferencia é o modo de tocar, tem coisa que se faz na guitarra que não se faz no violão e vice-versa.

Headstock invertido
Veterano
# dez/08
· votar


Holy Thunderforce

Depende de como vc toca o violão, se toca aquela coisa básica que todo mundo aprende não vai ser fácil tocar guitarra, porém, se vc aprende a ser virtuose no violão, aprende as técnicas de digitação, sentirá facilidade na guitarra...Mas mesmo assim é um instrumento totalmente diferente...principalmente a pegada...e quantidade de técnicas...

Eu começei no violão com aquela coisa básica e um dia peguei numa guitarra e vi que era aquilo que eu queria, parei com o violão e começei a aprender guitarra. desenvolvi a técnica da Guitarra e dos tempos de violão eu só herdei a relativa habilidade de uindependênciaa dos dedos e algo de teoria...mais nada...hoje só sei tocar com paheta, não toco mais dedilhando(dedilho com palheta tambem), se quiser tocar guitarra, começe na guitarra logo, mas se já sabe algo de violão, pode passar que vc vai se adaptar logo...

Bagre_Ensaboado
Veterano
# dez/08
· votar


Headstock invertido

Com certeza parceiro, eu mesmo até arrisco solos, tappings no violão, e quanto pego a guitarra sinto mais facilidade e leveza, o único porém que no meu caso as cordas são um pouco mais próximas entre si na guitarra, mas nada que treio não resolva

Headstock invertido
Veterano
# dez/08
· votar


Bagre_Ensaboado

Isso, quando começei na guitarra também senti essa diferença, braço mais fino e tal...mas num instante se acostuma...

kohler1000
Veterano
# dez/08
· votar


Carai, o neguinho já foi pro inferno e voltou e vcs tão postando nesse tópico? haha

Renan Vuorinen
Veterano
# dez/08
· votar


lula_molusco
é mais facil um violonista aprender a tocar guitarra bem do que um guitarrista aprender a tocar violão bem.

Por que voce acha isso????????

Renan Vuorinen
Veterano
# dez/08
· votar


kohler1000
Carai, o neguinho já foi pro inferno e voltou e vcs tão postando nesse tópico? haha

Ainda ficaram coisas pendentes nesse mundo....

suahsuaHSUAHSUHSSUHSUashUS =]

lula_molusco
Veterano
# dez/08
· votar


Renan Vuorinen
Por causa da mão direita.
Você tocar um chord melody no violão você usa os 5 dedos constantemente, fazendo coisas totalmente distintas. E isso é muito mais difícil do que qualquer chicken pick e sweep.

leviribeiro
Veterano
# dez/08
· votar


Geralmente se aprende no violao...

é até melhor... comprar um violao baratinhu, pq se o cara desistir a perda nao vai ser mtu grande

AHSHSH


comecei no violao, aih eu tocava iron maiden com o violao...

depois peguei guitarra fico bem mais facil...

sem contar que peguei força nos dedos :D

Ch4p0L1N
Veterano
# dez/08
· votar


leviribeiro
sem contar que peguei força nos dedos :D

soh peguei força nos dedos qnt troquei a 009 de bicha pela 011 de homem... demorou umas semanas até dar um bend decente nelas, agora tá supimpa =D

Renan Vuorinen
Veterano
# dez/08
· votar


lula_molusco
Por causa da mão direita.
Você tocar um chord melody no violão você usa os 5 dedos constantemente, fazendo coisas totalmente distintas. E isso é muito mais difícil do que qualquer chicken pick e sweep.


Chord melody realmente é dificil, ser masi dificil que um sweep por exemplo, vai depender do sweep,

Chord melody não deixa de ser uma técnica usada também na guitarra,

Agora se pensarmos em um violonista que possui a tecnica de violão erudito extremamente desenvolvida, e que derrepente passa a tocar guitarra com palheta com o bracinho fininho, como os hummings, com distortion.... dai fica mais complicado,

Bem como uma guitarrista com desenvolvimento técnico phodal, começar a tocar violão sem a palheta, com cordas de nylon, tembém complica,

Acho que as coisas são equivalentes, depende do que se vai tocar em cada instrumento....

Abraço

Renan Vuorinen
Veterano
# dez/08
· votar


Ch4p0L1N
soh peguei força nos dedos qnt troquei a 009 de bicha pela 011 de homem...

Õ-o ????????????

leviribeiro
Veterano
# dez/08
· votar


iahsisush

eu comecei direto com violao de aço

deu um monte de calo no começo

mas me acostumei

nao sei nem como eu nao tive uma tendinite...

maggie
Veterana
# dez/08
· votar


Dogs2
chato

Jerry C
Veterano
# jan/11
· votar


Olha cara, na verdade o violão e a guitarra são bem diferentes.. se você começa tocando violão, é lógico que ajuda, quando você for estudar guitarra..(porém não resolve todos os problemas. pois tem coisas que você tem que aprender na guitarra, que você não aprendeu não violão..tipo fazer arpejo com tapping.. a não ser que você seja o Malmsteen rsrs) mas as técnicas da guitarra são bem diferentes das do violão.. e até mesmo no estilo musical.. a guitarra é puxada mais pro Rock/metal , e o violão é aquela coisa mais calma, pra música clássica..

GOREFESTA
Veterano
# jan/11
· votar


a guitarra é puxada mais pro Rock/metal



jimmy vandrake
Veterano
# jan/11
· votar


É a mesma diferença entre futebol de campo e futebol de salão. Tem várias semelhanças o resto. . .

Bassist_rsl
Veterano
# jan/11
· votar


Jerry C
Além de ressucitar o tópico, falou coisas sem sentido.
Nem pá de ouro merece.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quem sabe tocar violao, sabe tocar guitarra?