Tecnologia da Informação - Ciências da Computação - Programação - Engenharia da Computação - Facul

Autor Mensagem
xandyfelix
Veterano
# fev/06
· votar


ow, curso Sistemas de informação, inicio o terceiro período agora. São cursos bem diferentes cara, sistemas de informação tem a computação como atividade meio, e ciência e engenharia tem a computação como atividade fim. ou seja, em sistemas, vc vai aprender a resolver problemas organizacionais com o auxílio do computador, tendo aulas q envolvem administração de empresas, empreendedorismo, e etc, mas e´claro, tbm tem computação e umas matemáticas complicadas no início do curso. já ciências e engenharia são mais baixo nível, vao entender mais de computação quem cursa esses cursos,porém o mercado de trabalho é menor pra esses dois cursos. to amando meu curso. mas fique ligado, são cursos não tão faceis, e não é pra aquelas pessoas q gostam de ficar na net, e de jogar games no pc, é pra quem quer entender sobre computação e de como esse termo é amplo. abraço

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/06
· votar


xandyfelix

hauahaua

A Toalhinha faz e vive na net.

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/06
· votar


Aew People,

O que vocês acham do curso de Tecnologia em Sistemas de Informação, oferecidos pelos CEFETs?

TIO_TEDDY
Veterano
# abr/06
· votar


The Blue Special Guitar

eh curso superior ou curso tecnico?

bocao
Veterano
# abr/06
· votar


to faznedo sistemas de informação, no primeiro período ainda. é exatamente o q o xandyfelix disse. a parte de cálculos é um pouco chata mesmo, ainda mais q eu venho de escola pública, até pegar o embalo é meio complicado. vc aprende um pouco de hardware tbm, mas bem pouco. aqui geral já sai com estágio encaminhado pela própria facul. antes a facul só ministrava o curso de ciências da computação, mas de 4 anos pra cá mudadaram pra sistema.

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/06
· votar


TIO_TEDDY
eh curso superior ou curso tecnico?

Nível tecnológico superior.

bocao
Quer dizer que o curso de sistemas de informação é mais completo que o de ciências da comnputação?

jvic
Veterano
# abr/06 · Editado por: jvic
· votar


bah, voltando ao assunto...to com vontade de fazer tecnologia da informação...

Isso é um curso de graduação? Se eu fosse vc correria de um curso chamado "tecnologia da informação". Porq esse termo diz tudo e nada ao mesmo tempo. É só um jargão babaca e saturado do mundo moderno.

Se vc se liga em software, o melhor curso é o de Ciência da Computação. É o mais completo. Fazer Ciência da Computação não quer dizer q vc vai ficar só no meio acadêmico - quer dizer q vc tem habilidade de trabalhar tanto no meio acadêmico quanto no meio mais "profissional".

Se vc se liga em hardware (se vc curte montar computador, entender como funciona as coisas por dentro, etc), Engenharia de Computação é melhor.

Já Sistemas da Informação é um curso mais ou menos de "administração", só que voltado pra desenvolvimento de software. No desenvolvimento de um software vc tem os caras que programam, e vc tem os caras que ficam só no blablabla conversando com cliente, verificando prazos, essas viadagens... isso é S.I. Mas como disse, nada impede vc de fazer essas coisas se vc fizer Ciência da Computação, basta vc curtir fazer essas coisas.

bocao
Veterano
# abr/06
· votar


The Blue Special Guitar
são cursos diferentes. o sistemas é mais amplo, vc tem aulas de administração, como o cara aí disse vc tem q conversar com o cliente, essas coisas. vc tbm tem aulas de programação, lógico, mas é só em linguagem alto nível (pascal). já o ciências vc aprofunda mais na computação. aqui por perto tem facul de engenharia da computação tbm, mas eu detesto o tal do hardware.

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/06
· votar


vc tbm tem aulas de programação, lógico, mas é só em linguagem alto nível (pascal).

Mas isso é bom ou ruim?



De maneira geral, qual dos dois cursos tem maior campo de trabalho: ciências da computação ou sistemas de informação?

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/06
· votar


upadinha.

asda
Veterano
# abr/06
· votar


Cada um é de um jeito.

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/06
· votar


asda
Cada um é de um jeito.

hum...

TIO_TEDDY
Veterano
# abr/06
· votar


mas é só em linguagem alto nível (pascal)

pascal alto nivel?


minha professora de prog disse q a gente aprende pascal justamente pq eh uma linguagem mt facil

TIO_TEDDY
Veterano
# abr/06
· votar


De maneira geral, qual dos dois cursos tem maior campo de trabalho: ciências da computação ou sistemas de informação?

cara, eu naum sei qto ao sistemas de informação, mas o q dizem eh q o mercado de ciencias da computação tah se expandindo mt

codec
Veterano
# abr/06
· votar


eu faço sistemas de informação(TI).. é bem legal, adoro.. e nele ja tem programação no meio, é uma das carreiras que vc pode seguir

ciencia da computação é pra quem quer ser cientista, o propio nome ja diz, é um resumao de tudo sem nada aprofundado

ja engenharia, mexe mais com a parte de hardware, componentes da maquina e etc... tem algumas materias como fisica e etc q nao tem em SI

xandyfelix
Veterano
# abr/06
· votar


caras, segundo o mec, o mercado absorve de 50 a 75% dos formados em si. e absorve cerca de 50% dos formados em ciências. mas nada impede um cara que faz ciências trabalhar como analista, e vice-versa. é como alguém disse aí em cima tbm, qnd vamos desenvolver um sistema, tem os caras q conversam com o cliente pra descobrir o q ele quer realmente, e documentar o q precisa ser feito (programado, q hardware necessita, etc). isto é tarefa do analista. mas o q ocorre, é q normalmente, analistas são mais bem pagos do q o cara q vai programar em cima do q o analista projetou. Mas para documentar bons sistemas, o bom analista tbm conhece bastante de programaç~/ao e de computação em geral, e as faculdades normalmente dão uma base para isto, aprofundar em determinada tecnologia depende de cada um. E há de se lembrar, q na pirâmide de espécies de cargos, programadores podem ser considerados "chão de fábrica", enquanto os analistas são trabalhadores do conhecimento, ou seja, mais valorizados

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/06
· votar


xandyfelix
Enfim, o analista e o programador, ambos podem ter feito tanto ciências da computação como sistemas de informação?

Jaum_Paulo
Veterano
# out/06
· votar


up

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/06
· votar


up

gsprs
Veterano
# out/12
· votar


gsprs
# fev/06
citar

Trabalho com programação a 4 anos...

em março começo a facul de Sistemas de Informação... \o/



6 anos depois, 7 na verdade, porque tranquei um ano inteiro.. estou me formando.. aushuas

PigO
Veterano
# mar/15
· votar


RESUSCIT
Estou estudando Ciência da computação em uma Universidade particular e consegui vaga para estudar Tecnologia da informação e comunicação em uma federal.....

estou na duvida se troco, por diversos fatores: a pública é grátis, TIC é mais voltado pra educação e administração (ou não, tem umas matérias disso na grade), e em CC eu estou gostando. TIC dura 3 anos, CC dura 4 e meio e tem mais grades.... TIC tem 6 matérias por semestre, CC tem 5......
o que vcs acham? Alguém que conhece mais a área ou trabalha nisso pode me ajudar?

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/15
· votar


PigO
A quanto tempo tu tá em CC (pffff)?

tem que ver isso também, se tu já está no meio do curso melhor terminar né!

DarkMakerX
Veterano
# mar/15
· votar


PigO
A grade parece bem semelhante. Achei que teria menos teoria, mas está parecido.

Se você começou CC agora, acho que compensa. Se já faz um tempo, tem que ver se dá para eliminar as matérias que já fez.

No mais, é questão de dinheiro e currículo. Não que nessa área o nome da faculdade tenha um peso tão grande assim, mas se tem a oportunidade, vale a pena considerar.

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


Mas para documentar bons sistemas, o bom analista tbm conhece bastante de programação e de computação em geral

abr/06

Que passado bonito

Jube
Veterano
# mar/15
· votar


No mais, é questão de dinheiro e currículo. Não que nessa área o nome da faculdade tenha um peso tão grande assim, mas se tem a oportunidade, vale a pena considerar.

Naverdade o nome do curso e da faculdade não tem peso nenhum. Se no seu curriculo constar a palavra "informática", fechou.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


pascal alto nivel?


minha professora de prog disse q a gente aprende pascal justamente pq eh uma linguagem mt facil


Esse manjava.

john s mill
Membro
# mar/15 · Editado por: john s mill
· votar


na verdade tanto faz, provavelmente vão te colocar pra programação ou banco de dados da mesma forma caso sua graduação seja em CC, engenharia da computação, sistemas de informação ou relacionadas.

depois com mais formação ou experiência que é normal conseguir algo mais específico ou administrativo como engenharia de software ou gestão de projetos

não que seja o ideal, mas é o que eu vi nas empresas que trabalhei.

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


Informática no Brasil converge pra um ponto em comum. Tantofas.

minha professora de prog

"Pra próxima aula, façam um fichamento da primeira metade da discografia do Yes."

PigO
Veterano
# mar/15
· votar


bom, vlw, vou continuar na CC mesmo.

Viciado em Guarana
A quanto tempo tu tá em CC (pffff)?

duas semanas suaushauhs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecnologia da Informação - Ciências da Computação - Programação - Engenharia da Computação - Facul