Autor |
Mensagem |
tncv Veterano |
# fev/06
· votar
ÉEEEEEERRRRRRRRRRRRRR GOIANIA
|
Bramires Veterano |
# fev/06
· votar
Overdoser
e as goianas sao as mais gatas
Rá. Até parece.
|
Bramires Veterano |
# fev/06
· votar
Back Fire
passo fundo é o meu país e que se dane
gauchada tomando conta do OT
|
Digmatus Ferreira Veterano |
# fev/06
· votar
Goias...
Estranho. Não falam que Brasilia fica em Goias não sei porque.
Pq fica feio? será?
|
maggie Veterana |
# mar/08
· votar
Super-mega-ultra-up...
Dicionário Goiano - Português Acompanha manual de sobrevivência pro interior do centro- oeste.
Com exemplos do uso das palavras:
A- A foiça= a força ex:o Zé saiu a foiça do bar ABANAR=ASSOPRAR ex. Abana Ieu que tá ardendu AFOGADO= REFOGADO ex. fiz um frango afogado hoje AHNEM= NEGAÇÃO ex. O goiás perdeu de novo a nem! AI NÉ Sô= AFIRMATIVO ex. ai nem que sõ trem bão! aio- alho apiá= descer ex. apiá do carro amigo ardidu= ardido ex. tá ardidu o sor hoje ARRUDIA= Dar A VOLTA ex. arrudia aquela praça qui oçe chega ARVÍNHA= ARVORE PEQUENA ex. a arvinha tá dandu mamão
B- BANHÁ= TOMAR BANHO ex. Zé tá na hora de banhá BÃO DIA PROCEIS= BOM DIA PRA VOCES BÃO DIMAIS DA CONTA= BOM DEMAIS BÃO= BOM BASSOURA= vASSOURA BENÇá= BENÇÃO bicicreta= bicicleta BRIGADU= OBRIGADO BRINGELA= BERINGELA Bucadim= pedacinho BúTINA/burtina= otina buniteza= bonito(a) ex. o fulano está uma buniteza hoje
C- CADIM= POUQUINHO CASÔQUÊ= POR MOTIVO DE COCÔ=COCO * em Goiânia nas praças os vendedores de coco ao escreverem erradas as placas colocando acento na palavra coco lembram nos das fezes culuna= coluna ex. tô cum dô di culuna... CuNZINHÁ/conzinhá= COZINHAR/COZINHA ex. vamos cunzinhá uma carne hoje CORGUINHO/CÓRGO= CORREGO ex. vamus no corgo hoje? CRARO= CLARO CUÁ= COAR CUIÉ= COLHER CUMÊ= COMIDA ex. muié voce fez o cumê? CUMÉ= COMO ex. cumé qui é? Custozo= atentado, bagunceiro, moleque ex. Eta menino custozo
D- DA DONDE= ONDE ex. da dondi oçê foi? descrentei= perdi a vontade ex. descrentei doçê doidimai- doido demais disprevenida(o)= Pego de surpresa ex.hoje não fiz o cumê que oçê me pegou disprevenido DEFERENTE= DIFERENTE ex. tá deferente o que o Lula prometeu DESMILINGUIDO= RAQUÍTICO ex. o moleque tá desmilinguido demais DILIGA A LUZ= DESLIGA A LUZ DÔ NA CABEÇA= DOR DE CABEÇA dintista= dentista distraí os dente= extrair os dentes ex. Hoje distraí o ciso DOTÔ= DOUTOR
E- EM RIBA= EM CIMA EU SEIO= EU SEI
F- febra= febre ex. tô com febra hoje FESSOR= PROFESSOR Festá= fazer festa ex. Vamos festá no natal? figo- figado ex. estou com dor no figo hoje
G- GAIM= GALINHO GAÍNHA= GALHA PEQUENA GALFO= gARFO GUEROBA= palmito amargo
I- IMBIGO= UMBIGO ex. teu imbigu tá sujo imbira= encrenca/ coisa ruim ex. ela é uma imbira ÍNHAMUS= ATO DE IR ex. nóis inhamus lá pra casa iscodidente= escova de dente iscorrimento= escorrimento vaginal ex. Dotô tô com iscorrimento invamus= vamos ex. Invamus lá pra casa? intochicadu= intoxicado IóRGUTI= IOGURTE ISCOVÁDENTI= ESCOVAR OS DENTES ISTROVADO=ATRAPALHADO ISTRUMAGU= ESTOMAGO inzame-exame issokipómoiá- isto pode molhar?
L- ládoncovim- lá de onde eu vim lidileiti= litro de leite
M- MAISÉ= MAS NÃO É MALMITA= MARMITA mastumati= massa de tomate MENINA MUIÉ= MENINA MENINO hómi= menino Mó Diquê= POR MOTIVO DE ex. pur modo di sei di que o zé não veio motocicreta= motocicleta NA MODA DOS OUTROS= COMO A MAIORIA
N- NEGOCIM= COISA PEQUENA nóis veve= nos vivemos ex. nóis veve de comê malmita NÓ naS TRIPA= DOR DE BARRIGA nóis fumo= fomos NÓIS VAMU= ATO DE IR NÓISVAI= vamos nóis tudo= todos nós ex. nóis tudo vamo festá num dô conta= não consigo NUM GUENTO=NÃO AGUENTO
O- OÇÊ= VOCE ORVÁRIO= OVÁRIO osta= hóstia ex. Voce recebeu a osta hoje? Oncotô- aonde eu estou? ostrudia- outro dia
P- PARMITU= PALMITO PÉ RACHADO/ PÉ DE TODE/ BUTINA DE BARRO= gOiANO PERRENGUE= adoentado/ mal ex. estou perrengue hoje pinicá= coçar ex. minha perna tá pinicando pingulim= pênis PIÓ= AFIRMAÇÃO ex.- compadre voce ganhou na loteria hoje! - PIó!Responde o compadre PITITIM= PEQUENO POIRTA= PORTA posá= dormir ex.Posá lá em casa hoje compadre pricizança- precisar PRENHA/EMBUCHADA= MULHER GRÁVIDA PROVA= EXPERIMENTA PUNHÁ= PEGAR/ AJUNTAR pondiôns- ponto de onibus pranta-planta proncovô- para onde eu vou? prõnóstãuínu- para onde nos estamos indo?
Q- quainahora- quase na hora
R- raliá= sair ex a pamonha tá raliando...
S- sesso/sequixo= sexo Simbora- vamos embora
T- TÁBA= TABUA TIO/ TITIO= CACHORRO ex. passa titiu TIQUINHO= POUCO TRABAIU= TRABALHO TREM= COISA ex. tira este trem daí! TRUXÊ= TROUXE
U- uns otro= como diz o outro * expressão regional de afirmação que não quer dizer coisa alguma
V- VAMU= VAMOS
X- xereca/popota/= vagina
Z- Zoio= Olho Zureia= Orelha Zuvidu= ouvido
|
maggie Veterana |
# mar/08
· votar
Léka Corguim = correguinho oi
|
Alessandra Veterano |
# mar/08
· votar
"E aí quandéifé..."
Ahahahhaa
|
kiki Moderador |
# mar/08
· votar
Alessandra procede?
|
tncv Veterano |
# mar/08
· votar
Pires do Rio. \o/
|
TiCk_NoRrIs Veterano |
# mar/08
· votar
RS é o que ah, nada melhor, e as gaúchas sã as mais belas e lindas mulheres desse mundão a fora. =]
|
r2s2 Veterano |
# mar/08 · Editado por: r2s2
· votar
maggie xereca/popota/= vagina
É popoca
E não discutam, que disso eu entendo tudo.
|
Philipius Veterano |
# mar/08
· votar
Em breve irei a GYN interagir com as nativas.
|
Alessandra Veterano |
# mar/08
· votar
Philipius Em breve irei a GYN interagir com as nativas. Auhiauhauihaiuhauiha
|
guitar_nan Veterano |
# mar/08
· votar
eh perigoso...leve repelente
|