Aperte "CTRL + V" aqui.

Autor Mensagem
Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


The Splinters
http://s14.invisionfree.com/We_Music_To_Live

Moderador... hehe

The Splinters
Veterano
# dez/05
· votar


Brunorocker
;)

Locohawa
Veterano
# dez/05
· votar


no nd80 te

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


The Splinters

quem é o Admim?

grafitte
Veterano
# dez/05
· votar


eu sou gay

grafitte
Veterano
# dez/05
· votar


ctrl + c mentiroso, n acreditem nele

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


grafitte

sei... 0o

dvdlg
Veterano
# dez/05 · Editado por: dvdlg
· votar


bbb

Crazy Batera
Veterano
# dez/05
· votar


Ch|x-x-x-x-x-x-x-x-|x-x-x-x-x-x-x-o-|x-x-x-x-x-x-x-x-|x-x-x-x-x-x-x-o- |
C |----o-------o---|----o----o--o---|----o-------o---|----o-------oo--|
B |o-------o-o-----|o-------o-o-----|o-------o-o-----|o-------o-o-----|
|1 e 2 e 3 e 4 e |1 e 2 e 3 e 4 e |1 e 2 e 3 e 4 e |1 e 2 e 3 e 4 e |

pagode nem morto
Veterano
# dez/05
· votar


Saiu isso:

██O██S████M██E██L██H██O██R██E██S████D██O████A██N██O██.██.██.██

██C██L ██I██Q██U██E██M████A██Q██U██Í██!██

Christina Amaral
Veterano
# dez/05
· votar


Como sempre fui...

Não ligue se hoje eu te tratar com indiferença
É a solidão que toma conta de mim
Faz-me o que sou agora
Faz-me o que sempre fui...

Não ligue se hoje eu te tratar com desprezo
Minha alma está amargurada
Uma sombra negra toma conta de mim
Faz-me como sempre fui...

Não ligue se hoje eu te tratar com ódio no olhar
Meus olhos apenas transmitem o que sinto
Sentimento mesquinho, mas
Faz-me como sempre fui...

Não ligue... Não fique preocupado...
Isso faz parte de mim
Pode ser a maior parte, porém
Faz-me como sempre fui...

Cristina

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/05
· votar


!Pizazz Steve Vai - The Elusive Light & Sound - 01 - Celluloid Heroes.mp3

Christina Amaral
Veterano
# dez/05
· votar


http://s14.invisionfree.com/We_Music_To_Live

deathmeister
Veterano
# dez/05
· votar


Morte no dia do Aniversário 09/09/2005 10:42
como aconteceu:
Ele foi comemorar o aniversario dele na cobertura... saiu da piscina molhado e foi ligar o som.. o fio tava desencapado... levou um choque e nao resistiu... morrer no dia do aniversario.. com todos os amigos e parentes dele vendo tudo..
Profile:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1413079100351416321

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


deathmeister
q do

NoAlarms
Veterano
# dez/05
· votar


http://vagalume.uol.com.br/gwen-stefani/images/1253.jpg

Alessandra
Veterano
# dez/05
· votar


http://www.superiortkd.com/images/OceanKick.jpg

The Splinters
Veterano
# dez/05
· votar


Brunorocker
Tem a equipe, lá embaixo. Dê uma olhada, lá. ;)

eronslap
Veterano
# dez/05
· votar


eronslap@hotmail.com

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


1- Mr Torture - Helloween
2- Brain Damage - Pink Floyd
6- Hail and Kill - Manowar
8- NightCrawler - Judas Priest
9- Thank You - Led Zepellin
10- Never Say Die - Black Sabbath
12- We Will Rise - Arch Enemy
13- Curse The Gods - Destruction

Brunorocker
Veterano
# dez/05 · Editado por: Brunorocker
· votar


The Splinters

vlw kra, ja me cadstrei lá..

Rads_Metal
Veterano
# dez/05
· votar


A página não pode ser exibida
A página que você procura não está disponível no momento. Talvez o site esteja passando por dificuldades técnicas ou você precise ajustar as configurações do navegador.

Edu Hendrix
Veterano
# dez/05
· votar


http://www.civs.com.br/canaisp/utilidade/fev2005/amazonia.htm

Brunorocker
Veterano
# jan/06
· votar


Online agora: 42 · Visitantes: 24 / Membros: 18
[ pagode nem morto, Eduardo Marin, eronslap, Aninha_Shady, Jenny naum sei qto, Jack Holland, Carlos Sesti, ROo, Gustavo_SX, FaRiNha, willb, luis7777, Dri, Cadaveria, gabriel_lecchi, The_Fourth_Horseman, The Blue Special Guitar, Brunorocker ]

flea fan
Veterano
# jan/06
· votar


é ruim mas é bão

Pseudonimum
Veterano
# jan/06
· votar


http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6809153

Pô, saiu isso. Nem sei que comunidade é essa.

Pati Cobain
Veterano
# jan/06
· votar


Online agora: 23 · Visitantes: 17 / Membros: 6
[ Nowt, RodrigoBR, kevinmoore, Catarina Silva, Pati Cobain, Envokuz ]


eu esqueci e copiei ao inves d dar quote =/

adnz
Veterano
# jan/06
· votar


D3203 LBD63 88EBF

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# jan/06
· votar


Som

As ondas sonoras são produzidas por deformações provocadas pela diferença de pressão em um meio elástico qualquer (ar, metais, isolantes, etc), precisando deste meio para se propagar. Desta forma, percebemos que o som é uma onda mecânica, não se propagando no vácuo. A maioria dos sons acaba sendo obtido através de objetos que estão vibrando, como é o caso do alto-falante. Quando o diafragma contido no alto-falante se movimenta para fora da caixa acústica ele cria uma região de alta pressão pois comprime o ar que está nas proximidades. Da mesma forma, ocorre uma rarefação quando o diafragma se move para dentro da caixa.


Quando as variações de pressão chegam aos nossos ouvidos, os tímpanos são induzidos a vibrar e nos causam a sensação fisiológica do som.
Um ouvido normal consegue ouvir uma faixa de freqüências que varia aproximadamente entre 20 e 20000 Hz, sendo que as ondas que apresentam freqüencias inferiores a 20 Hz são denominadas infra-sônicas ao passo que os sons superiores a 20000 Hz são chamadas de ultra-sônicas. Já outros animais podem produzir e ouvir sons em freqüências inacessíveis aos ouvidos humanos como é o caso do morcego.

Leia: O ouvido humano.

A velocidade do som

A velocidade do som em qualquer meio é dada por

[11.1]
onde r é a densidade do meio e B é o módulo de compressão volumétrica, definido por
[11.2]
onde uma mudança na pressão Dp causa uma mudança no volume DV de um meio. Sugerimos a leitura do livro do Moyses Nussenzveig, ou do Halliday&Resnick, para uma demonstração desse resultado.
A velocidade do som no ar em condições normais é

343 m/s = 1234 Km/h [11.3]
A velocidade do som foi ultrapassada por um avião há muitos anos atrás. Mas, sómente em outubro de 1997, ela foi ultrapassada por um automóvel.
Meio Temperatura, 0C Metros/segundo
ar 0 331,4
hidrogênio 0 1286
oxigênio 0 317,2
água 15 1450
chumbo 20 1230
alumínio 20 5100
cobre 20 3560
ferro 20 5130
granito 0 6000
borracha vulcanizada 0 54

O som pode ser descrito como uma onda de pressão. Em função do caminho e do tempo percorrido, a equação que descreve esta onda é dada por (veja capítulo anterior)

Dp = Dpm sen (kx - wt) [11.4]
onde x é o caminho percorrido pela onda, e t o tempo decorrido. k é o número de onda, e w a sua frequência angular. Dpmé a pressão máxima da onda sonora. Pode-se mostrar (veja livro do Halliday, ou do Moyses) que
Dpm = (vwr)sm [11.5]
onde sm é o deslocamento máximo das camadas de ar (ou de cada molécula de ar individuamente) a partir da posição de equilíbrio.
Difração

É possível ouvir o som produzido por uma explosão que se situa atrás de um muro delimitador, mesmo que este tenha grande espessura de tal forma que as ondas sonoras não consigam atravessá-lo. Da mesma forma, se algum membro da sua família que está trancado sozinho num dos quartos colocar uma música num volume bem alto num aparelho de som potente, todos os outros irão ouvi-la.


Deste modo, percebemos que o som (e todos os outros tipos de ondas) tem a capacidade de contornar obstáculos. A esta habilidade definiu-se o nome de difração, que ocorre devido ao fato do comprimento de onda dos sons variarem de alguns centímetros a vários metros, de forma que estas ondas são "grandes" em comparação com as aberturas e obstáculos frequentemente encontrados na natureza.
Quando partes de uma onda são ceifadas pela presença de obstáculos, sua propagação no meio considerado torna-se bem mais complicada, fugindo ao que o bom senso esperaria. Isto pode ser exemplificado imaginando-se um tanque cheio d'água com ondas planas se propagando em sua superfície. De início, poderia se pensar que além do orifício, a onda só se propagaria nos pontos situados entre as extremidades da passagem. Porém, o que realmente acontece é que o orifício funciona como se fosse uma fonte de ondas puntiforme, produzindo ondas circulares (Caso a passagem seja muito grande comparado com o comprimento de onda da onda incidente, apenas nas regiões próximas às bordas é que será notado alguma curvatura nas ondas).


Deste modo, podemos definir como difração a curvatura que uma onda faz ao passar por um obstáculo. Esta curvatura pode ocorrer em maior ou em menor grau, dependendo da forma e das dimensões do obstáculo a ser transpassado.

O fenômeno da difração pode ser entendido com base no princípio de Huygens, descoberto em 1678 pelo holandês Christiaan Huygens. O referido princípio considera que cada ponto de uma dada frente de onda age como se fosse uma fonte puntiforme de ondas. A nova frente de onda (num instante posterior), é determinada pela superfície envoltória de todas estas ondículas esféricas emitidas por estas fontes puntiformes que se propagaram durante o intervalo pertinente.
Cumpre notar que no caso das ondas luminosas, seus comprimentos de onda variam de 4000 a 8000 angstrons aproximadamente. Por esta razão não se observa a difração da luz com facilidade, pois as aberturas e fendas são muito maiores do que o comprimento desta ondas.

Batimentos

Designamos por batimento ao fenômeno que acontece quando existe uma superposição entre duas fontes emissoras de ondas que produzam ondas que possuam a mesma direção, amplitude e freqüências próximas f1 e f2. Pelo fato das freqüências diferirem uma da outra, haverá momentos de interferência construtiva, onde a amplitude resultante será grande e momentos de interferência destrutiva, acarretando numa amplitude diminuta.


Um exemplo familiar de batimento é aquele produzido por dois diapasões, ou por duas cordas de guitarra de freqüências parecidas. Neste caso, ouvimos um som de intensidade variável, cuja freqüência de batimento fbat é a subtração das duas freqüências envolvidas dividida por 2 (fbat = (|f1 - f2|)/2).


A função de cada onda pode ser descrita através de uma senóide, com vetores de onda k, além de fases f1 e f2, respectivamente.

Pelo princípio da superposição de ondas, a onda resultante será determinada pela soma algébrica das duas ondas individuais.
y(x,t) = ym [sen(kx - w1t + f1) + sen(kx - w2t + f2 )] [11.6]
Através do uso da relação entre a soma de dois senos, verificamos que a expressão anterior pode ser reescrita sob a forma:
y(x,t) = ym cos(wbatt + fbat) sen(kx - wmedt + fmed )] [11.7]

onde a fase de batimento fbat=|f1 - f2| / 2 e as freqüência e fase médias são dadas pelas média aritmética das freqüências e fases iniciais (fmed = wmed / 2p = (f1+f2)/2 e fmed = (f1 + f2)/2).

Escala de intensidade do som: decibel

Decibel é uma unidade inventada para medir a intensidade do som. Ela é uma razão entre valores, com um valor de referência. Como a intensidade absoluta dos sons varia em uma escala muito grande, a unidade é definida em termos de uma escala logarítimica.

Para se medir a intensidade do som é necessário uma pressão de referência, P0. Usamos uma pressão sonora que é aproximadamente igual ao limiar de audibilidade a 1000 Hz, isto é, a pressão exercida por uma onda de som de um som de 1000 Hz no tímpano, que é apenas o suficiente para ser ouvida. Esta pressão é tomada como sendo 2 x 10-5 N/m2. A escala de intensidade do som é então dada por

20 log10(P/P0) dB [11.8]
(Note que a fórmula para a escala usa 20 log em vez de 10 log, já que a intensidade é proporcional ao quadrado da amplitude de pressão.)
A intensidade do som no limiar da audibilidade, I0, é 10 -12 W/m2. A intensidade som indica o fluxo da potência acústica sobre uma dada área. Para a intensidade, a fórmula acima fica

10 log10(I/I0) dB [11.9]
A intensidade do som pode ser obtida em função do deslocamento máximo dos elementos do fluido onde ele se propaga. Pode-se mostrar (veja o livro do Moyses, ou o do Halliday) que
I = (r v w2 sm2) / 2 [11.10]
Exemplos de níveis de som típicos:
Pressão do som
2 x 10-5 N/m2 dB Intensidade do som
10-12 W/m2 Exemplos típicos
63,2 130 10 limiar da percepção
20 120 1,0 grande avião a jato
6,3 110 0,1 grande orquestra
2,0 100 0,01 arrebitamento
0,63 90 10-3 trem
0,2 80 10-4 escritório ruidoso
0,063 70 10-5 motor de carro
0,02 60 10-6 discurso
6,3 x 10-3 50 10-7 escritório médio
2 x 10-3 40 10-8 escritório quieto
6,3 x 10-4 30 10-9 biblioteca
2 x 10-4 20 10-10 sussurro
6,3 x 10-5 10 10-11 sussuro bem baixo
2 x 10-5 0 10-12 limiar da audibilidade
(a 1000 Hz)

As áreas dinâmicas de audição são mostradas na figura abaixo. A linha superior é o limiar da dor, a diferentes frequências. A linha inferior é o limiar da audibilidade. Se o númedo de dB - decibéis - aumentar de 10 dB, o som é duas vezes mais alto! Numa linguagem popular dizemos que isto é o mesmo que passar um autofalante de 10 Watts para 100 Watts. A mudança é 10 dB, ou duas vezes mais alto.







O efeito Doppler

O efeito Doppler é um fenômeno observado com todas as ondas. Ele possui o nome do cientista austríaco Christian Doppler (1803-1853).

(a) Observador em movimento

Suponha que uma fonte estacionária está gerando ondas sonoras com frequência f0 = 240 Hz (Si) e comprimento de onda l0 = v / f0. Um observador estacionário a uma certa distância da fonte ouvirá um som com frequência f0. 240 vezes por segundo o tímpano do observador será empurrado para dentro e para fora à medida que os máximos e mínimos da pressão alcançam o ouvido. O período de tempo entre dois máximos consecutivos é T = 1 / f0 = (1/240) s. Suponha que o observador suba em uma motocicleta e diriga no sentido oposto ao da fonte. Suponha que no tempo t1 um máximo de pressão alcança o ouvido na posição x. O próximo máximo estará na posição x no tempo t1 + T. Mas, o ouvido não estará mais nesta posição. O observador se moveu. O máximo tem que percorrer uma distância extra antes de alcançar o ouvido. Esta distância extra toma um tempo extra Dt. O intervalo de tempo entre máximos sucessivos que alcança o ouvido do observador é agora T + Dt. O período aumentou, a frequência aparente da onda diminui. O observador ouve uma outra nota menor do que o Si. Est

adnz
Veterano
# jan/06
· votar


http://www.youtube.com/w/Black-Sheep-Solo.?v=diB5WsiFKZM&search=sonata %20arctica

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aperte "CTRL + V" aqui.