microfonando o ampli!!!

    Autor Mensagem
    Bendsup
    Veterano
    # mai/05


    Seguinte, todo show tenho que microfonar o ampli, as vezes consigo melhor grave, ou melhor médio!! Sei que a posição do microfone influencia, por isso queria saber qual a posição mais indicada para um melhor equilíbrio de timbre.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    O padrão é um SM57 shure contra a grade do amp, fora de ângulo do centro, apontando para um ponto entre o centro do falante e sua borda. Vá ouvindo e ache o melhor ponto. A escolha do microfone é fundamental, e o 57 dá bons resultados.

    Boa sorte.

    Rowashburn
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    AugustoPedrone

    só faltou falar pro cara fechar o tópico!!!
    UHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHUAHUAHAUHA

    gege_correa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    só faltou falar pro cara fechar o tópico!!!
    hauahauah, mas é isso mesmo que o Augusto falou, quer dizer, não precisa ser assim, mas é o jeito que eu gosto de microfonar tbém, fora do centro... acho q o som fica melhor...

    Bendsup
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    AugustoPedrone

    Legal. Esse tipo de microfone parece ser caro! tu tem ideia de preço?! Ou se tem algum genérico que resolve!?

    fabio_gravata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    esse microfone não é tão caro não
    é um dos mais baratos da shure
    vc pode tbm passear pela frente do ampli e quando estiver ouvindo um som legal, coloque o microfone
    se o som chega legal nos seus ouvidos chegará legal tbm no mic.
    tem gente que gosta de colocar mais um mic atrás do ampli, mas nesse caso não se esqueça de inverter a polaridade dele.

    Bendsup
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    fabio_gravata

    Valeu.

    Hammer
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    $$??

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Bendsup
    Hammer

    aqui no Rio já vi SM57 por 400 paus
    tou precisando comprar uns dois, alias
    se alguem achar + barato, me diga onde!

    ah, e o SM58 tb te quebra o galho pra microfonar amps, cara
    os shure tb custam em torno de 400 paus, creio, mas vc encontra bons le son sm 58 por 130 reais, honestamente.

    qto 'a posição do microfone, faça como o augusto sugeriu. microfone na boca da caixa (tenho uma caixa de 2x12"), e costumo usar o mic no canto inferior direito, apontando entre a borda do falante e o centro.

    agora, pra gravação, eu sugiro ainda um outro microfone a uns 2m de distancia e fora da linha da caixa, pra captar a ambiencia
    dá uma sonoridade bem melhor, mas lembre de fazer isso em salas pequenas, pq o resultado é + quente, em especial se vc vai gravar rock.

    falou!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Olá pessoal.

    Eu to abrindo o tópico para desabafar minha indignação sobre como é difícil gravar um amplificador valvulado microfonado!

    Eu estou usando um SM57, uma interface com entradas XLR, propria para microfone, e só. Ai, tenho um daqueles clamps de pregar o microfone no gabinete. Então ta né, primeiro de tudo, a dificuldade é deixar os volumes do teu amp, e do microfone compatíveis. Aquele sobe e desce de volume. Depois, tu vai mudando de posição de gravando uma de cada vez até achar a mais adequada, mas mesmo assim tu NUNCA consegue o timbre que ta na sala naquele momento, sempre se perdem algumas frequencias e outras se tornam mais evidentes. Ou fica abafado demais, ou fica estridente, ou com muito ganho, ou com pouco ganho, e sempre fica com aquela cara de som cru. E depois de gravar tu ainda tem que tratar o audio com equalizadores, compressores, reverb, plugins ao caralho, e depois de horas tu ve o resultado.

    É um trampo demorado assim? Ou tem alguma formula mágica pra facilitar o processo?

    Valeu!


    Ps - Já que fecharam meu tópico e tomei uma advertencia, por ter postado, então estou postando isso como um post mesmo, caso queiram dar prosseguimento à discussão!

    Eu acho que microfonar esses amps assim é uma tortura hehehe

    No Guitar Rig, em segundos eu consigo um timbre "redondo", mas no amp, é cru mesmo. Bem natural, bem "valvulado", mas bem "Raw". Eu mesmo lembro de um track de uma gravação do Metallica que os caras tinham feito do Black Album eu acho, que soava bem "ensaio no estúdio". Mas é ai que entra o Mix e master finais né?

    cadojapan
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Voce eh um coveiro fanfarrao heim!!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    cadojapan
    Ué cara:

    Ps - Já que fecharam meu tópico e tomei uma advertencia, por ter postado, então estou postando isso como um post mesmo, caso queiram dar prosseguimento à discussão!

    A moderação me advertiu porque eu "não usei a busca"

    É engraçado, aqui no fórum, ou tu é coveiro, por usar tópicos antigos ao invés de abrir um novo tópico com o mesmo assunto, ou você não respeita as regras por "não usar a busca".

    Po, decidam-se!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    É foda, tu cria teu tópico pra pedir ajuda, pra não ter que upar um tópico do tempo da caverna que NINGUÉM vai responder, e o moderador vem te advertir e fecha teu tópico por isso. Dai quando tu posta certo, vem um camarada reclamar, é foda. E ainda por cima, o tópico acaba caindo rapidamente no esquecimento.

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Calma, guri!Não corta os pulsos!Vamos lá.Gravação é assim mesmo.Foi-se o tempo em que era só apertar o REC.Um solução caseira é difícil, na medida que vc tem um microfone sensível, e paredes não tratadas.A gente chama isso de ambiente "vivo".O cancelamento de frequencias é inevitável.Com isso, na hora de gravar é conveniente colocar o equalizador em plug-in e não depois.Se teu programa tem analizador de espectro, passa ele primeiro, com um sweep de ruido rosa, usando o teu ampli ligado na saída de áudio do programa.As frequencias que aparecerem muito altas, atenua e as muito baixas(em nível) reforça levemente.Depois de conformar tudo isso , tá pronto pra gravar.Uma outra prática boa é o estúdio de armário, abre as portas do teu armário, põe a caixa lá dentro, de lado, posiciona o microfone, fecha a porta e toca.Geralmente dá certo.Abcs.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    carlos adolphs
    Então! Eu já fiz isso, de fechar o amp no armário e microfonar, e realmente saiu um bom resultado!

    Mas eu digo que o som realmente não é aquela coisa redonda que os VSTs te proporcionam! Eu mesmo gravei um som ontem, e tive que equalizar ele, jogar um compressor e depois uma ambiencia, tive que ir minunciosamente tratando o som!

    E eu queria saber se isso é normal mesmo, ou se o ideal é ter um som "polido" desde o momento que ele é captado pelo microfone!

    E putz, da um trabalhão microfonar o amp hahahaha
    Eu gostei muito do resultado, mas os volumes tem que ser bem expressivos, e você tem que saber posicionar os microfones, quais usar, ter uma sala boa, enfim. Agora entendi o porque tem amigos meus donos de estudio que usam vst sempre que podem!

    Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    E eu queria saber se isso é normal mesmo, ou se o ideal é ter um som "polido" desde o momento que ele é captado pelo microfone!

    Cara, é trampo mesmo. Eu to começando aqui e tô passando um aperto danado...Já tinham me falado que o vst vai me dar um som melhor mas a graça do hobby é essa!

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Sem ter a sala tratada, sem acordo...Daí o porque dos estúdios.Abcs.

    Btardelli
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    Agora entendi o porque tem amigos meus donos de estudio que usam vst sempre que podem!

    NUNCA vi nem um studio gravando guitarra com vst!

    Quanto a microfonar, da trampo mesmo, com o tempo você pega as manhas e fica mais facil e com menos "ajustes" a serem feitos....

    Tem alguns videos no youtube da galera explicando como microfonar, com dicas boas...

    Tem também um video em que o cara ensina a "usar o reverb natural a seu favor" eu testei como ele fala no video, ficou muito bom, com isso nem precisei colocar reverb do PT...

    Abç

    Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Btardelli
    NUNCA vi nem um studio gravando guitarra com vst!
    Cara, eles gravam a guitarra no amp e ao mesmo tempo o sinal direto. Pelo menos, o produtor que eu conheço faz isso e disse que é a prática padrão hoje em dia. Na hora de mixar, um vst sempre entra . Nem que seja pra fazer uns overdubs.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Btardelli
    Então
    Tem um amigo meu, que grava com VSTs. mas não esses comuns, e sim, com aqueles Bundles do Pro Tools, e o Amp Farm. E os caras não usam interfacezinha qualquer.

    É uma renca de compressor valvulado, preamplificador valvulado, equalizadores, limiters. E isso tudo direto nos VST's. Sabe aqueles VST's da Native e da IK que tu nunca consegue timbre igual na tua casa? Pois é, bem por ai. Ele tem um ampeg full stack de baixo lá, mas não usa porque me falou que "é muito complicado e da muito trabalho". E que para algumas coisas, ele gosta de usar os vsts de guitarra, mas mais pra efeitos.

    Hm! verei os vídeos! Assim, aqui eu consegui um bom resultado microfonando e depois tratando o som, mas queria saber se tem algum jeito de já gravar e pronto, aquele som ali estar pronto sem precisar tratar!

    Btardelli
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Binohendrix
    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    Vou dar uma pesquisada sobre isso... Todas aa vezes que eu gravei foi 100% o som do amp microfonado...

    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    Quando eu xegar em casa amanha tento te postar o video, estou na casa da minha namorada...

    abç

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Btardelli
    Cara! Eu fui fazendo testes, realmente, com o dinâmico, a coisa tava complicada. O SM57 sempre foi um microfone complicado pra mim. Dai, decidi alternar para o Behringer C-2. Ele é um par, mas eu decidi usar um microfone apenas em mono. RAPAZ! Eu tirei um timbre massa. E isso, com um volume não MUITO alto e com pouca regulagem =)

    Olha só:

    http://www.4shared.com/audio/t0TS6VvY/TinyClone800-_RAW_.html

    Primeiro demo, cru, sem processamento.

    http://www.4shared.com/audio/tdLmUTDp/TinyClone800-_VST_.html

    Segundo, usando o reverb do guitar rig na opção "Roomy"

    http://www.4shared.com/audio/lAkHd3IK/TinyClone800-_Delay_.html

    Terceiro, usando o reverb do guitar rig na opção "Roomy" e o quad delay.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a microfonando o ampli!!!