Transformadores

Autor Mensagem
snakeee
Veterano
# mai/05


Fiz um Amp aqui.. e o transformador dele ta esquentando muito... gostaria de saber qual a temperatura máxima de um transformador de + ou - uns 3 ampéres... grato!

Abç

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


snakeee
O normal é frio. Quanto está puxando de corrente?

snakeee
Veterano
# mai/05 · Editado por: snakeee
· votar


baruch_kata
25v em 110

snakeee
Veterano
# mai/05
· votar


sera q se colocar um cooler fica bom ?

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


snakeee
Quanta corrente? Qual a carga? A potência do aparelho...
sera q se colocar um cooler fica bom ?
Não, um transformador desses é um bloco de cobre, é bem difícil você corrigir com um ventilador sem saber a causa...

snakeee
Veterano
# mai/05
· votar


baruch_kata
a potência do aparelho eh de 50wrms

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


snakeee
Neste caso o trafo tem que esquentar até o limite que dê para segurar, se queimar a mão é porque tem algo errado... Deixe ele ventilado, nunca deixe num aparelho totalmente fechado.

snakeee
Veterano
# mai/05
· votar


baruch_kata
Vlw.. vo deixa ele ligado aqui.. e ve se queima a mão.. auehuaheaeh,

voltanto a questão do cooler... mesmo se eu colocar um dissipador, pasta térmica etc... num fica bom ? eu nunca tentei issu né.. vai q dah certo hehe

snakeee
Veterano
# mai/05 · Editado por: snakeee
· votar


ahhh tipo... tenho outro trafo.. quando eu ligo ele, fica fazendo mó barulho.. zuuuuuuuuummmmmmmmmmmm, eh nomal ?

glaucius
Veterano
# mai/05
· votar


snakeee

pelo q eu sei a temperatura certo do trafo é morno tipo fica meio quente mas não queima a mão como já disseram.......na minha opinião acho q foi problema de dimensionamento do trafo então o certo seria trocar ou re-enrolar ele pq se ele aquecer muito vai acabar queimando em seguida......claro q aí depende das tuas condições....

ahhh tipo... tenho outro trafo.. quando eu ligo ele, fica fazendo mó barulho.. zuuuuuuuuummmmmmmmmmmm, eh nomal ?

esse barulho é pq as chapas de ferro do nucleo não estão bem pressas , como ele vai fixado no amp?......se for com as blindagens aquelas q vai um parafuso em cada ponta do nucleo é só apertar esses parafusos......

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


fica fazendo mó barulho.. zuuuuuuuuummmmmmmmmmmm, eh nomal ?
é sim, é barulho que vem de forças mecânicas. Uma vez liguei um transformador de som na saida do meu amp e liguei um multimetro na saida do trafo para ver até quanta voltagem eu conseguia chegar... Quando começou a passar dos 450V quase não conseguia segurar mais o trafo na mão de tanta vibração...

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/05 · Editado por: Marcelo Vitor Paiva
· votar


Como eu faço pra saber as especificações de um transformador que eu tenho em um ampli aqui em casa ? O ampli tem 150W rms mais no trafo naum diz nada.............tipo a unica coisa que eu sei tb eh que tem dois fusiveis na placa do ampli, do lado deles tem escrito: 4A 250V e tem um 8 gravado neles..........eh só isso que eu sei...........alguem ai pode deduzir qual a especificação desde trafo? O amplificador eh transistorizado naum valvulado e o falante que esta nele tem 12"

glaucius
Veterano
# mai/05
· votar


Marcelo Vitor Paiva

o trafo ta bom ou ta queimado?.......se estiver bom acho q o unico jeito é medir as tensões mas a corrente vai ser mais complicado......e se estiver queimado complica.....

glaucius
Veterano
# mai/05
· votar


baruch_kata
é sim, é barulho que vem de forças mecânicas

depende do volume do "zum"...... eu enrolei um trafo e ele ficava dando esse ruido mas aí parafusei as chapas dele e parou completamente esse ruido......como tu disse é a força mecanica (vibrações) q causa esse ruido por isso se prender bem as chapas ele diminui bastante ou até mesmo para completamente.

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# mai/05
· votar


glaucius
Naum ta queimado naum! eu quero saber justamente pra ver se consigo comprar um semelhante e clonar esse amplificador!

glaucius
Veterano
# mai/05
· votar


Marcelo Vitor Paiva

ah bom.......então é só medir as voltagens do secundario e a corrente q é um pouco mais dificil......tu pode botar um multimetro em serie com um dos fios de cada voltagem e botar na escala q mede amperagem no multimetro e depois usa o dobro do q mediu para ter uma margem de sobra......esse ampli é transistorizado?

oldmonkey
Veterano
# mai/05
· votar


glaucius
se for transistorizado ate da pra medir a corrente assim mas nao da pra usar como base de calculo do trafo (nem dobrando), estaria medindo a corrente de repouso (bias) sem sinal. para achar um trafo semelhante (sem ter que abrir o original), mede todas as voltagens, mede a resistencia ohmica do primario, e mede o tamanho fisico do trafo, na hora de comprar, compra-se um do mesmo tamanho (ou maior), com mesmas voltagens (se achar) e com resistencia de primario menor (ou igual), se a resistencia for maior indicara que o fio eh mais fino e portanto tera uma amperagem menor. claro que calculos podem ser diferentes portanto nao eh garantido de dar certo 100%. Uma outra maneira seria basear o consumo de corrente olhando o data sheet dos transistores de saida.

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


olhando o data sheet dos transistores de saida.(2)

snakeee
Veterano
# mai/05
· votar


help help... o trafo do meu amp queimou... era de 18+18V... eu coloquei um de 12+12V.... tem algum problema ? vai diminuir o rendimento do amp... algo assim... me ajudem aew...

glaucius
Veterano
# mai/05
· votar


snakeee

provavelmente vai diminuir a potencia dele mas acho q fora isso não tem problema....e a amperagem dele?.......a amperagem conta muito tb....


oldmonkey

valeu pelas explicações!!!!!.....nem lembrei do datasheet dos CIs....aos poucos vou aprendendo!!!!

oldmonkey
Veterano
# mai/05
· votar


o consumo sera em torno de 60 a 70% do maximo do data sheet.
ao colocar um trafo pequeno num ampli que esta suposto para aguentar uma corrente maior ele vai dar menos potencia, ao aumentar a corrente de repouso bias (resistor fixo ou ajustavel) a potencia (volume sonoro) aumenta juntamente com um ruido 'hum' vindo do trafo, assim da pra ajustar a corrente bias (de ouvido) pelo nivel de ruido hum aceitavel (se eh que da pra aceitar), trocando por um trafo maior consegue-se aumentar a corrente de repouso (mais potencia) com menor hum, ou seja a potencia esta basicamente em funcao do trafo, claro, ha um limite em que o aquecimento termico dos transistores sao ultrapassados e o sistema regulador (diodos ou transistor) de corrente entra em colapso provocando a queima por avalanche termica.
"muitos aparelhos teem um ruido humm baixinho e enjoado que nao tem capacitor de filtro que tire porque estao propositadamente regulados acima do limite que a potencia do trafo permite para parecer que teem mais potencia do que realmente teriam sem ruido nenhum". oldmonk's true words.

glaucius
Veterano
# mai/05
· votar


oldmonkey

valeu!!!!.......eu não tava ligado nisso aí........informações desse tipo sempre são uteis.

oldmonk's true words

uahuahuahuhauhauahuah

eigi
Veterano
# mai/05
· votar


alguém sabe me dizer se eu poderia utilizar algum trafo de um frontman 10w da fender ou do pathfinder 10w da vox para construir um p1 da ax84?

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


eigi
Depende mais da válvulas de saída. Passa as especificações de cada trafo...

renato_mont
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
Posso abusar um pouco de sua sabedoria ?

Olha só: haveria uma regra simples (seja ela empírica ou técnica, não importa) para calcular a amperagem necessária de um trafo ?

Estou clonando o frontman 25 (fender) e, é claro, não há a informação da corrente do trafo (há apenas as tensões)...

Grato.

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


renato_mont
Qual é a tensão? Vai usar que tipo de filtragem?

renato_mont
Veterano
# jun/05
· votar


baruch_kata
Os dados são os seguintes:

Trafo ==>> +20 0 -20 corrente máx ?????

Filtragem da fonte ==>> 2200uf / 35 v

diodos ==>> 4 x 1N4003

CI de potência ==>> TDA 1514A

Output ==>> 25w rms @ 8 ohms


Grato

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


renato_mont
baixe o data sheet do CI que deve dar o consumo em amperes e da pra ter uma ideia (o circuito nao tem que ter necessariamente o consumo especificado no data sheet), a minha sugestao eh que leve o trafo original na loja e compre um exatamente do mesmo tamanho das placas e largura do nucleo e com a tensao igual ou ligeiramente maior, mas antes veja no data sheet o maximo suportado pelo CI e se apos retificar nao vai ultrapassar o maximo. se tiver que optar entre um de 18 0 18v e um de 22 0 22v (qualquer um serve) mas a tensao maior significa corrente menor, a proximidade no tamanho do nucleo tambem dara um proximidade no calculo pois a ideia na construcao de um trafo eh obter maior corrente sem experdicio de material. se nao tiver o trafo original, ai so no data sheet mas nao sera o valor maximo. depois que comprar o trafo ligue ele sozinho (sem circuito nenhum) por meia hora pra ver aquecimento, ruido, vibracao, variacao de tensao quente e frio, etc. acredito que para 25w deve estar em torno de 800 mA a 1,4 A nao passa disso.

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


renato_mont
1 A

renato_mont
Veterano
# jun/05
· votar


valeu pessoal, grato pelos toques.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transformadores