110V ou 220V - tem diferênça???

Autor Mensagem
Badoe
Veterano
# fev/08
· votar


DotCom
E como faço isso?

leozitho
Veterano
# dez/09
· votar


Olá,

Achei muito interessante este tópico e gostaria de aproveitar a ajuda dos amigos para esclarecer uma dúvida que tenho a algum tempo.

Eu comprei uma haste metálica e fiz um aterramento na minha casa, mas uso esse aterramento apenas na tomada do meu PC.

A minha dúvida é se eu posso usar este mesmo aterramento ligado a mesma haste metálica, e usando a mesma fiação, para interligar a outros equipamentos, como chuveiro, micro-ondas, ar-condicionado, etc... E se isso é o correto ou se trás algum tipo de risco ou interferência.

Pois eu pensei em subir um fio ligado a esta haste para cima de casa, igual é a fiação elétrica, e depois interligar nas tomadas e equipamentos.

A tensão da minha casa é 110V.

Agradeço a quem puder esclarecer essa minha dúvida.

Abraços!

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


leozitho
O ideal é você chamar um eletricista.
Estou em viagem, quando chegar em casa eu vou dar uma lida na norma pra tentar dar uma esclarecida maior.

harpsychord
Veterano
# jan/11
· votar


"Tópico Lázaro" (levanta-te e anda) sendo ressuscitado mais uma vez (já que o assunto é energia)...

Comprei um amp novo e ele é 110. Moro no Ceará e aqui é 220.
Não sei se por isso, mas estou notando muito mais ruído agora do que com meu antigo amp (kute 25).

Escrito atrás do amp: 120V~/460mA / 50 - 60 Hz
Max. power consumption 65 VA

Ele tem 60w de potência.
Estou ligando em um estabilizador de PC com tensão de saída de 115v +/- 5%.
ATERRAMENTO ZERO

1 - O que posso fazer para melhorar essa situação?
2 - Um módulo isolador pode me ajudar?
3 - Se eu quiser comprar um transformador no ML (pra não andar carregando o estabilizador) pode ser de 60w ou devo por garantia comprar um mais "potente"?

Valeu

harpsychord
Veterano
# jan/11 · Editado por: harpsychord
· votar


Acabei de ler em outro tópico o DotCom falando do lance de estabilizador ficar só estalando e alternando e tal (acontece comigo), mas o módulo isolador também faz isso?

Se for pra escolher um trafo, qual a melhor especificação para mim?
Já tô pensando é em vender essa po***!!!

DotCom
Veterano
# jan/11
· votar


O ruído é um ZUMMMMM ou é um BZZZZZ??

harpsychord
Veterano
# jan/11
· votar


O esquema é o seguinte, ainda estou conhecendo o amp.

Quando ligo no IN normal, o ruído é bem aceitável, até mesmo com o Gt2 e o tube drive ligados juntos, mas quando experimento no RETURN do amp tenho que aumentar muito o volume ou na x-vamp ou nos pedais, aí o ruído fica bem grande e é mais para o hummmmmmmmmmm, meio ennnnnnnnnnnnnnnn.

Experimentei no RETURN para diminuir o número de prés, que dão uma distoção meio estridente, provavelmente pelo gt2 que tá na hora de sair do set.

Na verdade o que mais me incomoda agora são os estalos do estabilizador que corta o sinal (a x-vamp também é 110 e vai no estabilizador).
O módulo isolador faz isso tb?

harpsychord
Veterano
# jan/11
· votar


O tipo bzzzz até faz, mas apenas quando eu não estou pegando nas cordas.
Esse é o do aterramento, certo?

rafael_garcia
Membro Novato
# ago/15
· votar


Pessoal, aproveitando esse tópico aqui para não criar outro...

Comprei meu primeiro ampli valvulado, um Borne Clássico T7 que vou usar apenas em casa para estudo, com volume baixo...

Acontece que a tensão aqui de casa é 220V, mas medindo com um voltímetro na tomada que irei usar o ampli, que é uma tomada aterrada, num dia ficou oscilando entre 203V e 208V e no outro dia ficou entre 205V e 210V... É normal isso? Achei pouco.. Pensei que o mínimo seria 215V.

A questão é: isso vai prejudicar em alguma coisa o ampli? Vai influenciar na qualidade do som?

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


É normal isso?

Teoricamente não, na prática é...

isso vai prejudicar em alguma coisa o ampli?

Prejudicar vai, mas não no sentido de estragar, e sim de ter perdas. Vc terá um headroom um pouco (<10%), devido a potência reduzida (menor tensão de placa, resulta em menor potência).

A princípio, uma tensão menor não é problemática. O oposto é bastante arriscado de transformar seu amp numa torradeira.

Vai influenciar na qualidade do som?

Se você partir do princípio que som bom, é som sem alteração nenhuma (o que JAMAIS terá de um amp de guitarra), não. Mas como eu disse, vai ter menos potência. Na prática tu só perceberá (e ainda talvez) o menor headroom, o resto é só na bancada de testes.

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


rafael_garcia

Compre um estabilizador de computador (NÃO É O FILTRO DE LINHA, AQUELA BARRINHA CHEIA DE TOMADAS, É O ESTABILIZADOR) que atenda a potência que o ampli consome e vai atenuar esse problema.

Não se assuste pois o estabilizador vai ficar fazendo "clec, clec,clec", é o barulho do chaveamento dele, ao estabilizar a tensão.

rafael_garcia
Membro Novato
# ago/15
· votar


Ismah

Entendi, acho que não é tão grave então, já que vou usar apenas de boa em casa mesmo. Valeu cara!

sandroguiraldo

Aí no caso eu usaria ele no 110V então? Na casa do meu velho tem um estabilizador de 1000va parado lá, assim que for lá vou ligar ele e testar com o voltímetro pra ver como fica. Valeu!

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah

Velho, e uma tensão mais baixa ( aqui em casa acontece isso tb ) pode gerar ruidos no amp? Imagino q tensao alta certamente gera, certo? Mas baixa, tb gera?

Oq na rede eletrica gera ruido no amp...Apenas o aterramento xexelento, ou essa variação tb??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 110V ou 220V - tem diferênça???