Dicas específicas para otimizar ao máximo essa gravação.

    Autor Mensagem
    BloodyBass
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: BloodyBass


    Ae galera. Andei pesquisando no fórum algumas dicas pra fazer gravação mas fiquei meio perdido e sentindo falta de algo mais específico para o tipo de gravação que eu pretendo fazer.

    Seguinte.

    Minha banda é grande. Temos 2 guitarras, violão/guitarra (ele alterna entre os instrumentos), Bateria, Baixo e Teclado (é instrumental)

    Iremos adquirir uma mesa. Já andei pesquisando marcas e acho que vai ser Behringer. Mas antes de mais nada...que tipo de mesa eu devo adquirir? Me refiro à quantidade de canais e tipos (mono, stereo) além de possiveis potencias ou efeitos dependendo do custo. Mas falem de mesas de no máximo 1000 reais.

    Quanto à amplificação. Nosso set é pobre.

    Guitarra #1 => 2 Meteoros Atomic Drive 20W (isso...2 pra uma guitarra)
    Guitarra #2 => Peavey...não lemro o modelo....25W
    Violão/Guitarra #3 => Oliver 30W
    Baixo => AcWorks 200W
    Teclado => Thor 30W (de baixo)

    Como podem ver...nào temos nada de Caixas separadas com pré's separados para fazermos o tipo "ideal" de gravação caseira.


    Agora o que eu realmente queria que fosse esclarescido.
    Como eu devo proceder na gravação? Pq a única coisa que eu sei fazer é masterizar as trilhas de cada instrumento nos programas de edição de Áudio depois que els já estiverem no PC.

    Mas como devo proceder a gravação (além de como eu devo conectar os instrumentos à mesa/amp etc...)? Eu devo gravar cada instrumento separadamente naquela ordem bateria/baixo/teclado/guitarras? Ou existe uma maneira de gravar em que todos os instrumentos tocam ao mesmo tempo e ainda assim cada trilha vai separadamente para o PC para podermos fazer a edição dps?
    Acho que isso já vai ser automaticamente explicado mas gostaria de saber
    se é melhor fazer por microfonação ou line in. E sobre bateria..que essa ao menos teria que ser microfonada. Qual é a maneira ideal de se microfonar uma com um mínimo de microfones (1...2....3 no máximo)?

    Como viram...nào tenho a mínima idéia de como realizar uma gravação.
    Gostaria de uma ajuda...sem pressa...ainda é um plano futuro...mas estou pesquisando.

    VLw ae galera.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Bom, se entendí bem vc quer fazer uma gravação caseira, certo?
    Creio que o mais simples será gravar direto no PC com toda a banda tocando "ao vivo" (se for possível, claro). Não saco nada de programas de computadores, mas creio que com uma mesa de som e com os instrumentos ligados nela ou microfonados e depois enviando o sinal p/ o PC, será possivel fazer sua gravação.
    Abç

    BloodyBass
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mas uma dúvida que eu tenho é sobre o funcionamento de mesas de som.

    Se eu ligar digamos....3 instrumentos em uma mesa. Eu consigo passar esses sinais pro PC ao mesmo tempo? Tipo....minha intenção é gravar com todos tocando ao mesmo tempo...mas que as trilhas no PC cheguem separadas para que eu possa aplicar efeitos depois.

    É possível?

    king_arthur
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    É possível?
    sim.. mas tem que ter uma placa de som boa.. que tenha bastantes canais.. pra que cada canal na mesa va pra um canal do pc..

    nao tenho certeza, mas acho que eh assim..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    BloodyBass
    Não, pois mesmo que vc separe os canais na mesa, no PC só entrarão dois canais (L e R), a não ser que sua placa tivesse tantas entradas quanto saídas da mesa de som. Mas isso não quer dizer que a gravação vá ficar ruim, apenas que vc terá que ter muito cuidado com os níveis do sinal, com a equalização de cada instrumento (para não haver sobreposição de frequências) e com a microfonação adequada de cada um deles (principalmente da bateria e das guitarras - baixo e teclados podem ser gravados direto).
    Abç

    xiristian
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    kra, ja q a gravaçao eh caseira, num vai ficar legal se gravar tudo ao vivo, tenta fazer um por um mesmo q vai ficar melhor em termos d "qualidade", pois num vai ter como vc separar kda instrrumento no pc, grava uma base, depois kda um vai gravando se guiando por essa base...

    WormKrash
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu estou com 3 placas de som aqui em casa, só esperando pra voltar a ter banda pra gravar por causa disso mesmo. com 3 placas tenho 6 canais, que já é bem melhor que um. quando gravamos aqui eu usei só um canal, foram 4 mics na bateria, equalizei cada um na mesa da maneira mais fina possível. depois guitarra, teclado, baixo e voz. nivelei os volumes e a equalização "harmonica". gravamos dois ensaios, não ficou nada mal para uma gravação caseira. no micro gravei com o cool edit e apliquei mais um equalizador em cima.

    aqui tem um trecho de como ficou:

    http://s30.yousendit.com/d.aspx?id=361NW2IE86QXV11YXN4KSHCSE4

    lembrando que foi feito tudo em ritmo de ensaio... se for pegar pra gravar mesmo, fica bem melhor, ainda mais com mais de um canal final.

    maggie
    Veterana
    # mai/05
    · votar


    BloodyBass
    Acho que a solução pra ti vai ser gravar uma trilha suja, isto é, com o instrumental tocando no tempo todos ao mesmo tempo. Depois usa essa trilha como baliza pra gravar os instrumentos um a um, começando pela bateria e terminando na voz.

    WormKrash
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    maggie

    só completando... pra esse caso de trilha "base", é incogitável a não utilização de um metrônomo, senão não dá certo. quando gravamos dessa forma, foi a trilha original de base.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas específicas para otimizar ao máximo essa gravação.