Enrolar transformador de força - dúvidas

    Autor Mensagem
    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/05


    E ae pessoal,

    Vou iniciar o enrolamento de um transformador de força e gostaria de uma dicas de quem
    puder ajudar:

    1) O sentido dos enrolamentos é sempre o mesmo ? Ou tenho que inverter os secundários ?

    2) Entre o primário e o secundário devo colocar uma camada de papel alumínio aterrado ?

    3) Depois de pronto o trafo, é válido passar uma camada de folha de cobre aterrada em
    volta dele ? Qual a finalidade disso ? O uso das canecas externas (tampas) tem o mesmo
    efeito ?

    Agradeço a ajuda. Abraços.

    Augusto Pedrone.

    glaucius
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    AugustoPedrone

    eu ja enrolei alguns trafos então talvez eu possa te ajudar........

    1)nos trafos q enrolei botei no mesmo sentido e não deu problema nenhum......eu ja ouvi falar de inverter os enrolamentos mas "acho" q não faz diferença.

    2)eu só botei uma camada de papel aluminio num de saida SE q enrolei mas nos de força eu não botei......mas teoricamente seria uma boa botar principalmente antes do filamento (se o trafo for para valvulado)inclusive ja vi alguem aqui do forum falando q ja viu isso num willkason.

    3)quanto a isso não sei te dizer......mas "acho" q não faz diferença.......as tampas eu penso q sejam mais é estetica e proteção contra batidas......inclusive os trafos internos não tem esse tipo de isolação ex(tv,radio,videogames,etc).

    espero ter ajudado

    abraço

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    sendo de tomada central tem que inverter o sentido, e a tomada central envolve os dois enrolamentos morrendo por cima, isso se for bobinas separadas (alta tensão de secundario), se for baixa tensão (menor que a do primario) ai o melhor é o enrolamento bifilar que enrola os dois juntos mas pega a tomada central no inicio de um enrolamento com o final do outro.
    entre o primario e secundario apenas um papel mais grosso, metal ai vai é atrapalhar a indução.
    se tiver tensão que não será retificada (filamentos) ai é conveniente enrolar uma camada de papel metalico e aterrar mas essa espira metalica não deve se encontrar, ou seja ela deve ficar curta não fechando totalmente o enrolamento (1/2 cm aberto), se ela se encontrar é como ter um espira em curto (pois está entre enrolamentos).
    depois de pronto pode substituir as canecas por uma folha de lata envolvendo a bobina e soldada e se estiver aterrada encostando nas ferrites melhor.

    DJ ROMZYH
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    DEUS ME LIVRE !!!

    É MAIS FACIL LIGA A CAIXA EM UM ESTABILIZADOR DE COMPUTADOR QUE JÁ ESTÁ ÓTIMO.UM ESTABILIZADOR DE ATÉ 80~Hz JÁ É PERFEITO.ELE AJUDA QUE AS CARGAS NEGATIVAS SEJAM ENVIADAS PARA A REDE ELÉTRICA.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    fala macaco veio

    obrigado por mais essa...

    O trafo que vou enrolar é exatamente esse..um enrolamento de alta tensão e um de baixa para os filamentos. O de alta tensão tem tap central. Mas não entendi bem a parte que vc diz "sendo de tomada central tem que inverter o sentido, e a tomada central envolve os dois enrolamentos morrendo por cima, isso se for bobinas separadas "

    Dá uma luz nesse procedimento !!!

    Abraços.

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    a alta tensão é enrolada primeiro junto ao nucleo, enrola o primeiro secundario começando e em um lado do carretel (a ponta que finalizar já um terra, deixe ela separada no meio), enrola o segundo secundario começando no outro lado e assim ficará na outra direção (essa outra ponta final é o outro terra), junta essas duas pontas terra e faz o tap, as duas pontas terra assim morreram por cima de seus enrolamentos.
    o ideal é q o numero de camadas dê um numero par , porque ai os enrolamentos vão e voltam terminando sempre na mesma beirada do carretel.
    o restante, primario, secundario de filamentos, tensão de bias, segue num sentido, o mesmo sentido que começou o primeiro secundario. escolhe-se ai outras beiradas para começar.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ok macaco veio
    Entendido 100% muito obrigado mais uma vez.

    Abraços.

    Augusto.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Devo inverter o sentido da máquina de enrolar (furadeira adaptada) para enrolar o segundo secundário de alta né ???

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    eu retiro o carretel e viro ao contrario no eixo, assim o rotação permanece do mesmo lado, ao enrolar parece que está desenrolando a bobina anterior ou voltando pelo caminho dela (claro que o papel cobre mas sem o papel parece isso).
    o ideal é ter as duas mão livres e com esquerda segura uma palheta de guitarra sobre a camada que esta sendo enrolada como separadora de distancia entre as espiras.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ok ! Entendido.

    E a camada de papel metálico sobre o enrolamento dos filamentos ? Ela deve ficar antes do enrolamento (por baixo), depois do enrolamento (por cima) ou fazer um sanduíche-íche nele (em cima e embaixo) ?

    Obrigado.

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    o enrolamento de filamentos é o último por cima de tudo, antes de enrolar ele é que vai a blindagem de papel metalico, ou seja por baixo, não deixe as pontas dessa folha de aluminio transpassarem, deixe uma abertura como falei la em cima e encoste o fio que sera aterrado na folha, o ideal é folha de cobre pois pode soldar o fio, se essa folha metalica transpassar formando uma espira em curto o trafo esquenta.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Aproveitando o tópico.

    Pessoal quero enrolar um novo transformador de força pro meu clone de Bassman 59' porque esse deve ter ficado enrolado errado quando eu o fiz, sei lá devo ter usado um densidade de corrente errada na hora dos cálculos porque em pouco tempo (por volta de 1hora) ele já tá quente de eu não aguentar ficar com as costas da mão em cima dele por mais que alguns segundos, e é sobre isso que venho perguntar sempre uso a densidade de corrente A/mm² = 3.

    É o correto pra essa aplicação ?

    Essa calculadora online de trafos de força aqui funciona:

    http://www.py2bbs.qsl.br/calc_transf.php

    Trafos de força para valvulados tem algum macete pra ajudarem na diminuição de ruído além dos triviais como CT¨nos filamentos e alta ?

    Penso seriamente em poder ter duas opções de retificação dessa vez. (válvula e diodo)

    Abraços

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    Usando densidade de 3A, vc deve estar comprando núcleos na NASA. Nos ferros de 10000 gauss, que são os mais comuns no mercado(mesmo assim considerados de "grão orientado"), para efeitos de cálculo, use 1,5A, mais "pé-no-chão".Dá um lida aqui:

    http://www.eletrocalc.tirech.com.br/eletrocalc/index.php?option=com_co ntent&view=article&id=3&Itemid=4.

    Abcs.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Hahaha tá explicado então mestre o porque do meu transformador está esquentando tanto! Esse método de cálculo que uso aqui foi me passado por um professor de escola técnica federal...

    Adentrando mais nesse assunto quanto maior o número de densidade mais eficiente terá de ser o ferro então ? seria basicamente isso ?

    Grato pelo link mestre! Vou calcular o meu novo trafo em cima das informações dele ok ?


    edit

    Mestre nessa formula aqui:

    S= 1,2 x raiz quadrada da potência do primário

    posso substituir esse "1,2" ai pelo 1,5 citado pelo sr. ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    Não te afoba...ehehhe!leia e entenda.O S em questão é área do núcleo,não corrente de saturação, o valor é 1,2 mesmo x a raiz quadrada da potência do primário.A densidade aparece como B.A densidade é inerente ao ferro e não o contrário.Vc não a calcula e aplica ao ferro, e sim, compra o ferro já sabendo o valor que vc precisa, os Gauss tem a haver com isso.Não adianta vc querer que o ferro responda ao seu cálculo se a liga dele não é boa(ferro silício).O aquecimento sempre virá, por isso vc tem que dimensionar bem o empilhamento, sempre dando uma margem de 20%.Isso é dado na fórmula, quando admitimos 80% de rendimento(0,8).Embaixo dele, vc vai encontrar os 1,5 A.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Hahah ok mestre lerei com mais calma posteriormente. Mas gostaria de saber como posso ter certeza de que o ferro que irei utilizar aqui é de grão orientado ou não ? Porque pra efeitos de cálculo eu preciso saber com que tipo de ferro estou lidando, talvez seja até por isso que o meu antigo transformador esteja esquentando tanto também.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    Bom, ferro de trafo, ou vc compra especificado ou se for reaproveitado, ao desmanchar as bobinas, tem que contar as espiras, para estabelecer a relação.Tenha sempre em mente que quanto mais vc empilha o núcleo, menos espiras, em termos, vc usa.Quando não conheço o ferro, uso 3,5 espiras por volt, que não fica muito longe do real.Abcs.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    Mais literatura:
    www.coe.ufrj.br/~isaac/Eletricidade_bASICA/.../Circ_magneticos.pdf

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Esse último link não consegui acessar.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    Veja aqui:
    www.dee.feb.unesp.br/~aquino/Eletromag_I/Cap13/Cap13.pdf

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    Aqui:
    www.ufsm.br/materiais/Aula21.pdf

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Filipe Reis
    Mais uma coisa, quando teu professor falou sobre a densidade de 3A/mm², ele se referia a Sigma, que é a densidade dos condutores, usada no cálculo do fio AWG a ser usado e não do núcleo.Abcs.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    carlos adolphs

    Ok então mestre demorei a responder por que estou lendo com calma esses links que me passou pra ver se consigo absorver alguma coisa.

    serginho33
    Membro
    # jul/13
    · votar


    pessoal alguem sabe enrolar um trafo 45x45 7amps quanto me cobrariam ?? ou me endique alguem ???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Enrolar transformador de força - dúvidas