Como isolar os pots do chassis ao construir um amplificador ?

    Autor Mensagem
    minion
    Veterano
    # abr/05


    Após meses acompanhando o forum de amplificadores, estou nos finalmentes para encarar a contrução de um ampli valvulado (HO)... Preciso de idéias de como isolar os potenciometros do chassis (inox), tipo: Que material usar na isolação, qual a dimensão do material utilizado, diâmetro dos furos, onde encontro o material...

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    minion
    Aterre o chassis.

    mclasta
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    minion....
    Como assim isolar? os potênciômetros são ligados ao terra.... GND no esquema, o terra deverá ser ligado ao chassis, e o plug do terra do seu cabo dfe energia deverá estar ligado à placa, onde tenha um gnd da vida, repare que todos os gnds estarão ligados à este mesmo...... Ligue o seu ampli sempre em um bom aterramento.......... detalhe: não use o mesmo aterramento da rede elétrica "neutro", são coisas diferentes..... e não ligue o GND ao neutro....... dá ruído, aumenta 20% a chance de nada ir bem ou queimar seu equipamento......... faça como se deve fazer........
    se vc não nmanjar nada de aterramento, tem um montão de sites que falam sobre Harmônico da rede elétrica, ascilações de energia, tipos de aterramentos em regiões e solos diferentes, como medir seu aqterramento, como eliminar harmônicos da rede elétrica (um problemão), rádio-interferências, etc..... é só procurar........
    Espero que tenha algo haver sua pergunta com isso..... senão esclarece melhor aí o que vc quer saber........

    b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    quem disse que precisa isolar os pots?!?!?!

    minion
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Pessoal, se vcs puderem ler o forum (http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/44807/p3) e comentar... é onde o Cacildo Poncio escreve para o Fernando Bello (4/Jun/04 1:13:02), o assunto é Star Grounding, se não acharem eu reescrevo aqui, é me só dar um toque.
    Talvez não tenha caido a ficha para mim sobre o conceito de Star Grounding, ah... andei lendo algo em (http://www.geofex.com/Article_Folders/stargnd/stargnd.htm) e em (http://www.aikenamps.com/StarGround.html).

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    todas a peças e partes metálicas ficam encostadas no chassi sem isolamento, ou seja fica tudo aterrado pois o chassi esta conectado ao terra numa soldagem feita no ponto estrela (star grounding), do ponto estrela parte um unico fio terra (ou trilha se for circuito impresso) que vai aterrando os componentes (aqueles que serão aterrados no esquema)mais ou menos numa linha só até morrer no jack de entrada.

    minion
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Então..., nos artigos de Star Grounding que me referi anteriormente (Geofex e Aikeamps) entendi que é aconselhavel isolar os jacks de entrada e do falante (claro, isto se a carcaça do jack não for de material isolante) e ligar o terra do jack no ponto de concentração de terra da etapa em questão, bem, seguindo este raciocínio já li uma vez neste forum (e eu entendi) que alguem já usou uma placa de circuito impresso sem a parte de cobre e usou como se fosse um sobre painel no chassis, onde nele se fixavam os pots e jacks, deixando desta maneira eles isolados do chassis, podendo então ligar os terras e carcaças dos pots no ponto de concentração de terra escolhido.

    Espero ter deixado mais claro o assunto... ou não????

    Pessoal este assunto de Star Grounding pode ser coisa muito detalhista e tal..., mas como estou montando o ampli do "nada" gostaria de estudar esta viabilidade antes de sair fazendo.

    Obs.: Dei uma procurada no forum sobre o assunto de usar placa de fenolite para isolar pots mas ainda não achei..., mas continuo achando que foi neste forum que eu li.

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    os jacks isolados do chassi é bom mas o terra deles não precisa esticar um fio até no ponto estrela, simplesmente liga um fio até um ponto terra na placa (seja ela circuito impresso ou ponte ou ponto) perto (do lado) da terminação do terra que voce veio trazendo pelo circuito desde o ponto estrela. pois ai este ponto de entrada terra vinda dos cabos estará justamente o mais distante do terra do chassi.
    isolar os pot do chassi é burrice, a carcaça metalica dos pots ficam encostadas no chassi (aterradas), se algum pino de conecção de pot tiver que ser aterrado (no volume por exemplo) este pino deverá ir num ponto terra do circuito (e não no chassi). alguns soldam um fio rígido nas carcaças dos pots e ligam no ponto estrela, também não precisa, o fio soldado atraz dos pot é muito mais para eles não rodarem se o parafuso afrouxar (e apertar no momento da montagem) do que melhorar o aterramento (tiraram conclusão errada), palavra de macaco veio.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    isolar os pot do chassi é burrice(2)

    palavra de macaco veio.
    É lei.

    minion
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Quando eu disse em isolar os pots do chassis seria fixá-los em um material isolante, tipo uma placa de circuito impresso (sem o cobre é claro). Agora se o benefício de se isolar o pots é praticamente imperceptivel, acho que não vou nessa não, agilizando desta maneira a minha construção.

    SecoBlues
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    deixa ver se eu entendi. O star grounding reduzem os ruídos??? Vale apena fazer isso num valvulado antigo? Os nacionais por exemplo?

    mclasta
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    SecoBlues
    Claro que vale..... o que acontece é mais ou menos o seguinte....
    Quando você aterra o negativo do seu equipamento, você aumenta a diferença de potencial entre o positivo e o negativo, já que vc eliminta toda a corrente e tensão do negativo...... isso faz com que o equipamento trabalhe mais próximo da diferença de potencial para a qual ele foi projetado, tornando o ruído mais baixo, já que a maioria do ruído, como hammer, que é aquele barulhinho que some quando vc põe a mão em alguma parte metálica do seu instrumento, é causado por essa tensão onde não devia existir............
    O ponto estrela, faz com que não haja diferenças de potencial entre cada ponto aterrado, se vc ligar cada ponto um depois do outro, e depois aterrar tudo, como um fio que vc vai passando e soldaNDO, VAI CAUSAR UMA DIFERENÇA DE POTENCIAL "quase nula", mais causa, que causará algum resto de ruído, é eficiente tb, porém menos....... vc colocar tudo aterrado pela mesma distância do mesmo ponto em comum, vc causa uma igualdade na resistência enter o ponto e os negativos, assim igualando tudo, e ficando bem melhor....................

    SecoBlues
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: SecoBlues
    · votar


    mclasta

    cara muito interessante isso que vc falou. Agora ta ficando mais claro. hj mesmo vou abrir meu tr-II. Bom primeiramente. Acho que o primeiro circuito é o jack de entrada, precisam ser aterrados na estrela?
    Depois os cabos blindados de sinal (manda pro 1° estagio e terminam no tone stack). E os pot que tem aterramento na carcaça (falo dos terminais, não da carcaça deles) , precisam tb? Bem acho que vou ter que fazer um mapinha. hehheheh
    abraço

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mclasta
    desculpe discordar em parte, cada um monta seu ampli a sua maneira e este assunto sobre aterramento e ponto estrela tem muito mito e muitas historias, penso que o ruído que voce atribui com nome de hammer (confesso nunca vi esse nome) descrito como ruido ao tirar a mão das cordas, o fato de tudo estar aterrado em único ponto comum não eliminará pois ele não é gerado por diferença de potencial interno no ampli e sim por ma blindagem externa aliada a alta impedancia de entrada.
    o ponto estrela vai atuar diretamente no ruído humble (que chamamos de humm) de 60herts da rede (é seus harmonicos mas pouco) e no efeito indutivo dos trafos sobre a linha de entrada em parte do circuito onde a amplificação ainda está pequena. no ponto estrela morre o terra da fonte, terra de blindagem interna de trafos, terra do ponto medio da alimentação de filamentos (e que é AC ainda por cima), ao conectar o terra do jack de entrada no ponto estrela voce esta conectando via direta cabo de entrada indo aos captadores aumentando a possibilidade de maior humm na entrada do circuito. justamente no extremo mais distante do ponto estrela é que ficariam o terra do jack de entrada seja este ponto distante, uma linha terra separada ou o ponto mais distante do proprio chassi (como amplis antigos com jack de metal). alguem já viu algum ampli em que os jacks de entrada estão perto da fonte?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como isolar os pots do chassis ao construir um amplificador ?