De 1x12 para 2x12

    Autor Mensagem
    sevensinss
    Veterano
    # mar/05


    Galera minha duvida é o seguinte eu tenho um ampli. de 50w com um falante de 12 gostaria de saber se eu colocasse uma um falante de 12 nele ele aguentaria mais os volumes mais altos, nao digo em termos de potencia que é claro que vai continuar 50 w mais se ele aguentaria o volume maixmo sem peidar.

    navalvula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    não vai adiantar, ampli transistorizado não aguentar por no maximo mesmo.

    kooala
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Boa tarde Amigos,

    Resolvi ressuscitar este tópico para fazer uma pergunta que talvez seja duvida de muitos.

    Eu comprei um Head Ibanez TSA de 15wts valvulado com chave para redução de potencia para 5wts, preciso agora fazer uma caixa para enfim poder tocar.

    Escolhi o alto falante EMINENCE GB128 LEGEND GUITAR SERIES, porem não sei se faço uma caixa 1x12 ou 2x12!!!

    Pelas informações citadas acima o qual seria a VANTAGENS e DESVANTAGEM se eu optasse pela 1x12 e o pela 2x12?

    Preciso da ajuda dos amigos guitarrista mais experientes.

    Atenciosamente,
    Jacson Amorim
    65 99318-3193

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    kooala

    1x12 é mais barata, tem menos volume pra tocar em casa e é mais leve pra carregar.

    2x12 é mais potente pra tocar com banda, pode misturar 2 falantes para chegar num som mais bacana, mas é mais cara e pesada de carregar. Tudo depende do que vc precisa.

    rafael_cpu
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    kooala

    Eu tenho um combo com 2x12 e uma caixa 1x12 com Celestion V30 na qual meu head fica ligado.
    Quase peguei uma 2x12 no lugar desta na época...

    Acho que as vantagens do cabinet 1x12 é que ocupa pouco espaço, é bem mais leve para carregar, entrega volume suficiente para a maioria dos casos e o preço que é menor.

    A 2x12 já permite de repente mesclar falantes, o que pode ser bem interessante, e vai entregar mais volume - grosseiramente falando.

    Então, avalie qual será o uso principal (casa, pequenas apresentações, estúdio, etc.) e qual o capital que você pretende investir.

    T+

    Ismah
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Pelas informações citadas acima o qual seria a VANTAGENS e DESVANTAGEM se eu optasse pela 1x12 e o pela 2x12?

    Em volume a diferença não é tanta... A diferença maior se dá por conta de timbres... A caixa maior, os dois AF's... Isso dá um som bem diferente no campo próximo.
    Captando a diferença é notável para caixas fechadas, e bem mais sutil para abertas. No caso das fechadas, basicamente varia a questão de graves, pela sintonia da caixa ser mais baixa... Nas abertas, se comportam como uma placa praticamente (baffle) há um leve aumento nos médio-graves, pois temos uma placa maior...

    E obviamente, há uma interação entre os AF's que mudam o timbre, por haver uma interação. Pessoalmente, eu gosto de 2x12"... Acho o som das 1x12" muito marcado dos anos 60 pra trás, mas claro, depende sempre do amp também... Tradicionalmente, nos anos 60 que surgiram os paredões...
    Fender com 2x12, 2x15 (verticais muitas vezes), 4x10, 4x12 ("horned")... Marshall, que praticamente fez o rock, começou nos 2x12 e 1x12 (gosto muito do timbre da partiu para os 4x12 e 8x12...

    Muita gente gosta de colocar dois AF's diferentes, mas isso implica em ter de captar os dois, para que se tenha a referência mais exata do que acontece no PA, coisa que raramente acontece. Se com referência, existe a chance de fazer cagada, SEM referência...

    O resto já foi dito: depende do uso, finalidade etc

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/18
    · votar


    sevensinss

    Tudo que os amigos acima já citaram... A incluir apenas:

    Seja para 1 ou 2 falantes, assegure-se de conseguir um bom projeto. As medidas corretas de uma caixa, assim como sua construção, são tão fundamentais e importantes quanto os falantes.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/18
    · votar


    kooala

    Dica: Não deixe seu número de telefone ou endereço de e-mail.
    Não é proibido, nada disso - As pessoas podem te responder por aqui.
    Mas você pode ter problemas futuramente expondo seu contato (spam).
    Se for da sua vontade, posso editar pra você.

    Quanto a sua dúvida, eu sigo o mesmo conceito simples do Iversonfr.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a De 1x12 para 2x12