Qual a diferença do loop de efeitos em série e em paralelo?

    Autor Mensagem
    bulldog
    Veterano
    # mar/05


    Tipo: Um desses dois tipos de loop não seria a mesma coisa que ligar alguns efeitos (como equalizador, por exemplo) no input do amp? Qual seria a função então?

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    obs: usei a busca e não achei resposta.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Em série é em seqüência, um após o outro.

    Em paralelo eu vou dar a oportunidade pra outra pessoa responder (hehehehe)

    Schenker
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bulldog

    Bem, vamos lá, vou tentar ser sucinto e ao mesmo tempo elucidativo:

    O loop em série interrompe o sinal entre o preamp e o poweramp, inserindo os efeitos entre eles. Isto significa que todo o sinal do preamp passa pelos processadores através dos efeitos e é re-alimentado na seção de potência. É basicamente uma estrada de mão única, indo de um lugar para outro.

    Já no loop em paralelo ele tem dois caminhos do preamp até o poweramp. Um caminho é a conexão direta do preamp para o poweramp, como se o ampli não tivesse um loop na verdade (algo como um “true-bypass”). O outro caminho manda o sinal do pré para os processadores de efeito (via loop) e então depois manda para o power, mixando o sinal “seco” (não processado) com o sinal “molhado” (processado). Por isto o loop de efeitos em paralelo possuem um botão de “mix” (ou nível/level), para vc poder escolher a quantidade exata de efeito que quer no seu sinal. Apesar de todo o sinal estar passando pelos efeitos, o seu timbre ainda vem do não processado, já que vc vai adicionando aos poucos a quantidade de efeitos que se quer.

    Agora, qual usar? A maioria dos atuais processadores modernos, que possuem alta resolução de definição de sinal (18 ou 24 bits), já tem um botão de mix level, no qual vc pode usar para determinar a quantidade desejada de efeito, além de já serem “true bypass”, neste caso pode-se usar o loop em série sem problemas.

    O loop em paralelo é bom para usar quando vc utiliza pedais antigos e/ou que não tenham controle de nível da quantidade de efeito, ou efeitos que possuem uma qualidade de processamento mais baixa, o que pode levar a uma certa degradação do seu timbre, o que é absolutamente indesejável.

    Eu particularmente, prefiro o em paralelo, já que vc pode adicionar a quantidade exata de efeito e não comprometer o seu som. Mas, este tipo de loop não funciona muito bem com efeitos que alteram o volume do sinal, como tremolo, compressor ou noise gates ou ainda, quando a mixagem entre sinal processado e seco pode causar um problema de alteração de fase. Tecnicamente, quando vc coloca o botão de mix no máximo, era para funcionar como um loop em série, mas isto não acontece (não me pergunte por que, meus parcos conhecimentos de eletrônica não me permitem explicar, sorry . . .).

    Espero ter ajudado, abraços.

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Schenker
    Valeu!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença do loop de efeitos em série e em paralelo?