Caixas com falantes rotativos

Autor Mensagem
HAL9000
Veterano
# fev/05


Alguem aqui sabe onde eu posso encontrar algum projeto de alguma caixa com falantes rotativos, tipo uma leslie?

bulldog
Veterano
# fev/05
· votar


http://www.captain-foldback.com/Leslie_sub/leslie_schematics.htm

HAL9000
Veterano
# fev/05
· votar


bulldog

valeu... :D

HAL9000
Veterano
# fev/05
· votar


na verdade eu procurava os esquemas do gabinete e não os do cirquito...
alguém?

glaucius
Veterano
# fev/05
· votar


nesse site aqui tem fotos do gabinete.......não é o esquema mas da para tirar uma base.......

http://www.oaktreeent.com/web_photos/effects/Leslie_45-47_Organ_Speake r_collage.jpg

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


glaucius
puta q pariu deve custar uma fortuna pra montar uma... esses caras eram doidos.

barci
Veterano
# fev/05
· votar


EU vi o som da que a Meteoro tá montando.... É um som muito louco !!!!!!! dizme que custa masi de 8.000 reais e é 1/3 do que custa uma original !
Acho melhor usar a do meu x-vamp..... que custou 70 dolares.

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


merdeoro vai montar leslie agora? vixe. os negos devem tar nadando na $$$ mesmo pra partir pras cabeças assim hauhauahuah

HAL9000
Veterano
# fev/05
· votar


mais alguém poderia me ajudar?

glaucius
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh
puta q pariu deve custar uma fortuna pra montar uma... esses caras eram doidos.

é mesmo.......mas deve ser massa ter um "móvel" desses em casa.......

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


glaucius
hehehe pena que não herdei um dos meus antepassados... ia ser rlz

barci
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh
tb acho coisa de maluco, mas que o som é legal é sim... será que venderam alguma ? Parece um armario, o acabamento é muito bonito.
Quem precisa disso ?

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


barci
a galera antigamente usava essas caixas com orgao... dá um efeito de chorus mto loco, bem melhor q de pedal ou coisa q o valha... o pessoal usava com órgão, mas tinha nego q usava com guitarra também.

leslie rlz.

barci
Veterano
# fev/05
· votar


sim o som é muito louco mesmo !

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# fev/05
· votar


Sinceramente, quem sou eu para falar alguma coisa mas acho que com um pouco de engenhosidade se monta a parte mecânica de uma leslie com relativa facilidade...
eu sei que a corneta de agudos é um driver ligado em uma corneta dupla que roda (só a corneta roda, o driver fica parado) acionada por um motor como se pode ver nas fotos porém uma metade da corneta é oca e só serve para balancear o conjunto pra não chacoalhar. A parte de baixo eu sei que é um falante de 10 ou 12 não sei com a boca virada para uma espécie de cilindro com abertura em um lugar só de lado para o som sair, também ligado a um motor
é bem simples a parte mecânica, pra quem tem as manhas de fazer trabalhos manuais deve ser bico... é só arrumar dois motores bem silenciosos e reproduzir as cornetas e o cilindro dos graves... Eu quero fazer uma dessas já tem tempo... Estou estudando ainda o tipo de motor, depois vou partir para os dutos (corneta e cilindro) depois partir para a parte mecânica, que com rolamentos e correias e buchas não deve ser grande coisa pra fazer... Se alguém tiver interesse em trocar idéias...
Só não acredito q a Meteoro está querendo 8.000 numa bicha manjada dessas...
Daqui a pouco eles tão lançando clone do hammond b3 tb...
esse sim é sinistro de fazer um (mais ainda de manter ele funcionando beleza)
meu MSN é andersen@buynet.com.br
Abraços

barci
Veterano
# fev/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva
Pelo que sei essa corneta com motor é importada e custa os olhos da cara.... O Gabinete (armário) é lindo),,,,,

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# fev/05
· votar


barci
é importada e custa os olhos da cara msm, disso eu tenho certeza...
O gabinete é lindo, realmente muito trabalhado....

Mas, ao meu ver, a gente tá procurando minimizar custos e obter "aquele som" de leslie portanto o gabinete pode ser substituído por algo menos ostentoso, podemos pesquisar no mercado de motores nacionais o que temos disponíveis e produzir as cornetas de maneira artesanal, não concorda?
No meu caso a estética não importa muito, o que importa é o som...
Se a gente, trabalhando em conjunto, conseguir prototipar alguma coisa que dê um som de Leslie e botar na net, cada um poderá montar o gabinete no estilo que quiser.
A minha idéia passa longe de usar alto-falantes Jensen e motores importados, é reduzir custo mesmo e acho que podemos chegar a resultados muito bons com base em adaptações...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva
A construção de uma caixa dessas seria uma grande "aventura". Creio que o maior desafio seria a redução a níveis ótimos do ruído gerado pelo motor, assim como da interferencia eletroestática. Resolvidas essas questões, o resto seriam problemas de projeto, "resolvíveis" na prática.
abç.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# fev/05
· votar


é, eu nunca vi uma leslie de muito perto para ter a oportunidade de fuçar ela bem mas naquele site q tem os manuais tem uns manuais de serviço q detalham legal a construção delas... Como nunca cheguei perto não sei mais ou menos qual é o nível do ruído dos motores....
acho que o problema de interferência eletrostática não deve ser muito grande dependendo do motor, tem uns motores bem silenciosos que já vi por aí... temos que ir pensando aonde já vimos motores silenciosos e o torque que eles entregavam...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva
Eu já ví uma na antiga Gang usados, junto com um Hammond que era do Caçulinha e estava para venda em consignação. Ela é do tamanho de uma penteadeira mas não ví seu interior nem ela ligada. Se vc procurar na internet acho que vc acha um site ou dois sobre os Hammonds e essas caixas. A Fender tambem fabricou, nos anos 70, uma rotatória que era bem menor que as Leslies.
Abç

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# fev/05
· votar


Hmmm
boa, vou pesquisar sobre essas fenders...
talvez eles tenham soluções mais simples para algumas coisas, não é mesmo?
Pelo q vi o motor é parecido com o que é usado em Toca-discos, pelo menos a construção dele, claro que teríamos de arrumar um motor maior do que um de toca discos mas são bem silenciosos, são parecidos tb com o que tem no meu gravador de rolo Akai-4000d...

barci
Veterano
# fev/05
· votar


a ideia de usar um motor de toca discos é bem legal, mas pelo que vi na corneta ela fica rodando em cima do drive, isso que seria a dificuldade. Relamente podia ser qq madeira, ate um compesado que saíria legal.

Caracteristica tecnicas da da Meteoro:
70w rms Valvulado
alto-falante de 15"
71k
740x1405x520 mm

Deve ter algum crossover para divisao de frequencias.

Resolvendo o probelam da corneta acho perfeitamente reproduzível.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# fev/05
· votar


barci
é, Acho que falante de 15" é muita coisa, talvez um de 12" com uns 40w
pra diminuir o peso...
Bom, fixando o driver e colocando a corneta para dirar livre em cima do driver com pouca distãncia acho que não é muito complicado...
precisamos descobrir que nome dá-se a este tipo de motor que equipa toca-discos e toca-fitas de precisão e descobrir se existe algum modelo tupiniquim deles com tamanho e torque maior...
Acho que se estamos buscando funcionalidade e custo mais baixo teremos que trabalhar com potência mais baixa também e uma caixa menor...
afinal hoje em dia com os sistemas de PA 2 mics resolvem a microfonação de uma leslie facilmente e 40 ou 50w são mais que suficientes para ensaios.
Abraços

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# fev/05
· votar


Ninguém mais vai dar um palpite não???
Não estou com tempo mas assim que estiver vou coletar mais dados...
Aguardo as manifestações de vc's

HAL9000
Veterano
# mar/05
· votar


Mais uma dúvida: se a caixa fosse usada para guitarra, haveria a nesecidade de usar um driver de médios?

glauber
Veterano
# mar/05
· votar


HAL9000
com um falante de 15, é bem recomendado algum falante ou drive para médios...

HAL9000
Veterano
# mar/05
· votar


mais alguém? eu pretendo usar um de 12.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# mar/05
· votar


Cara, ao invés de um driver de médios é só a gente diminuir o tamanho do falante, não acha que é mais viável? E é mais fácil construir a parte mecânica se ela for menor (motores menos potentes, menos massa pra girar)
Que tal?
Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caixas com falantes rotativos