MONTANDO UM VALVULADO (MESA BOOGIE)

Autor Mensagem
valvulado
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
Você tem idéia de como será o trafo do "Poweramp Section" que eu tenho que fazer? do esquema que você me passou...

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


Aquele é o trafo de saída do amp... É um transformador pra 4x6L6 no primário. secundário com 4, 8 ou 16 Ohms (depende das caixas que vc quer ligar).
O primário são 2000 Ohms se não me engano...
Entra em www.audiolink.com.br que lá tem pra vender. o modelo que serve é o TS100-B. custa 279 reais (meio salgado).

o trafo de power eu dei uma olhada... tenho quase certeza que é uns 340+340, pois o +B é de 415V. no esquema diz que esse +B pode variar 20%, então esse valor não é tão crítico. algo em torno de 340+340 deve servir...
Além dos 340+340, ele tem 50v para o BIAS, 5V para o filamento das retificadoras e 6.3V para o filamento das outras válvulas.

Se vc levar essas especificações pra alguém que controi trafos dá pro cara fazer numa boa...

As correntes devem ser as seguintes:
340+340: 150mA devem dar
6.3v: 4A
5v: 4A
50v: uns 30 mA devem ser suficientes...

Red Baron
Veterano
# fev/05
· votar


Alguém tem o esquema do Single Rectifier??? Tava pensando em construir um de 50W, pq 100W prá mim é muita coisa!!!
Queria fazer um combo com apenas um falante de 12', por isso acho que um de 50W já estaria de bom tamanho!!!

MagoMerlin
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
Legal, eu também estou montando um JCM 800, só que de 50 Watts e com EL34. O Mark IV deve ser uma beleza, mas o problema é que tem muita válvula, vai sair meio caro para montar né !?!

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


Red Baron
Dá pra adaptar o power amp pra funcionar em 50W também. o custo de um de 50w é pouca coisa menor, compensa mais fazer um de 100w com chave para funcionar com 50w.
O mark IV tem 100w e tem só um falante de 12".

MagoMerlin
O mark IV são 5 12ax7 e 4 6L6 totalizando 9 válvulas. um JCM800 de 100w tem 3 12ax7 e 4 6L6... no fim das contas o JCM800 tem só 2 12ax7 a menos... cada uma custa uns 35 reais, não muda muita coisa não...

Red Baron
Veterano
# fev/05
· votar


Nesse site mostra a montagem de um Soldano X88R, nele fala sobre os VTL usados nesse amp!!!
http://www.winisp.net/dmitriy/x88r/
Pode servir de inspiração para o Mesa!!!

MagoMerlin
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
Hehe, por isso que estou fazendo um de 50 Watts !!! Acho que 100 Watts é meio exagerado para mim !!!

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


MagoMerlin
eu to fazendo um de 8W hehehe
quando eu terminar vou apelar e fazer um de 100w logo.. to pensando se faço o JCM800 que é mais simples ou se parto pro Dual Rectifier logo duma vez (isso sim vai dar trabalho)

MagoMerlin
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
Acho que não vai dar muito trabalho não, você já conhece a parte mais difícil, para você vai ser moleza, o problema é o $$ isso sim é complicado !!! Tem o soldano também, mas entre um Soldano e um Mesa eu prefiro um mesa !!!

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


poizeh, o problema maior é o $$$ hehehehe vai sair meio carinho...
já pensei em montar o soldano tb, mas já que é pra gastar dinheiro vou montar o mesa logo duma vez...

projeto complicado é esse aqui: fiquei de queixo caido.. deixou mesa boogie no chinelo

http://www.dogstar.dantimax.dk/tubestuf/dzindex.htm

valvulado
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
putz, esse Dogzilla é um monstro, pirei! heuaheuiahaeiu
pois entao, pra montar um valvulado ja se gasta muito, entao pra escolher um e pra gastar, vou montar logo o dual, vai dar trabalho, mas uma hora sai, tou trabalhando no esquema aqui
Vocês tem idéia dos falantes que ficam bom pra colocar nele? Sao 4 falantes, neh? Alguem conhece uma marca que seja boa quanto o Celestion, mas não seja tão caro...

valvulado
Veterano
# fev/05
· votar


e quanto as valvulas, quais sao as melhores das 12AX7A , 5U4G e 6L6?

Red Baron
Veterano
# fev/05
· votar


Valvulado
Quanto os esquemas estiverem prontos, tem como vc postar aí prá galera???
Em relação aos falantes, acredito que os eminence da série Patriot/Red Coat são uma boa pedida!!!
http://editweb.iglou.com/eminence/eminence/pages/products02/patriot/pa triotredcoatmain.htm
O distribuidor desses falantes no Brasil é uma tal de Torau, que fica em São Paulo!!!

Torau Equipamentos
Rua Santa Ifigenia 169/173
Sao Paolo 01207-001
Brazil
Telephone: 0055 11 3326 2923 or 0055 11 227 3022
Fax: 0055 11 3311 07 05
email: torau@uol.com.br
email: vendas@torau.com.br
web: www.torau.com.br

Red Baron
Veterano
# fev/05
· votar


Dá uma olhada aqui tb, tem uma tabela de substituição dos falantes pelos eminence!!!
http://editweb.iglou.com/eminence/eminence/pages/resources02/guitarXre f.htm

MagoMerlin
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
Jesus amado, imagina quando o cidadão tiver que trocar as válvulas dele !!!

valvulado
Veterano
# fev/05
· votar


Red Baron
Quando levantar os esquemas eu posto aqui, qdo resolver tudo, sobre as valvulas, falantes, chaves, trafos,etc, por enquanto tou so pegando informações, tou dando uma olhada no eminence (Patriot/Red Coat) , qual é melhor o selenium ou esse?

Renato gomes
Veterano
# fev/05 · Editado por: Renato gomes
· votar


MagoMerlin
meu deus do ceu! o cara vai gastar uma grana alta!!! esse projeto usa muita válvula caríssima! e são 18 válvulas hehaehehehe

cara, os falantes eminence dizem que são excelentes... (nunca vi ou ouvi)..
alguns falantes da selenium analizando a curva de frequencia deles parecem ser excelentes tb... tem muita gente que fala muito bem deles (cacildo poncio por exemplo) e tem gente que fala mal deles, mas eu não sei se os falantes realmente deixam a desejar ou se é aquela mania horrível de achar que tudo que é nacional é de baixa qualidade, o que não é verdade... tem gente que se deixar dá a bunda pra gringo... por isso q esse nosso Brasil não vai pra frente.

eu comprei um selenium 12pw3 pro jcm800 (em classe A) que to construindo e assim que terminar de montar posto aqui as minhas impressões do falante..
quanto à parte estética dele.. eu achei o selenium mais bem construido e resistente do que o celestion da caixa mesa boogie de um amigo meu (tem gente que vai me bater por ter dito isso, mas achei mesmo hehehehe)

valvulado
assim que terminar de montar meu jcm800 vou partir pro dual rectifier.. eu já comecei a decifrar aquela switching matrix dele e comecei a desenhar o layout da placa dele (eu demoooooro nessa parte... hehehe)
quem sabe podemos trocar umas informações...
esse meu amigo que tem a caixa mesa boogie tb tem um dual rectifier... vou ver se dou um jeito de convencer ele a abrir o bixo pra tirar umas fotos de dentro.. vai ser dificil, o cara é osso duro de roer...

MagoMerlin
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
É, vou ficar só no JCM 800 msmo, e quem sabe um dia um Mesa Boogie igual o de vocês.

valvulado
Ajudando na pesquisa; Achei este site:
http://www.proguitar.de/ProGuitarPreisliste/Amps/AmpPreisliste.html

Tem um monte de foto de ampli, até do Triple aberto !!!

Abraços

Renato gomes
Veterano
# fev/05 · Editado por: Renato gomes
· votar


o que eu não entendo é que todo mundo diz que placa de amp valvulado tem que ser ponto-a-ponto com ligação de fio senão dá capacitancia parasita, se for em circuito impresso tem que ser ponto-a-ponto com as trilhas bem grossas...
o dual rectifier é em circuito impresso com as trilhas bem fininhas, parece trilha de placa-mãe. e não é ponto-a-ponto...

meu jcm eu to fazendo em circuito impresso ponto a ponto com as trilhas bem grossas.

MagoMerlin
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
Também não entendo isso, quase não sobra lugar nem para as válvulas no bichinho e no entanto não se nota muito ruído !!!

O meu também estou fazendo ponto-a-ponto, mas acho que não existe muita diferença isto não, pois se notarmos a espessura dos lides dos componentes e amassarmos bem ele, fica uma trilha bem fininha hehe !!!

valvulado
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
e ae, tou precisando saber qual é o trafo de choke que vai nele? no projeto não tem as especificações dele, vc faz idéia? =)

Red Baron
Veterano
# fev/05
· votar


Galera, esse esquema do Dual é do de dois canais, será que alguém tem o esquema dos novos Rectifiers (Dual e Triple) de três canais!!!
Esse site é de dois canais!!!
http://www.tube-town.de/diy/dual_rectifiers/dual_rectifier.html
Esse é de três!!!
http://home.arcor.de/guido.boehne/Boogie%20new.htm
Alguém sabe se há muita diferença em termos de som???

Red Baron
Veterano
# fev/05
· votar


Será que perde muito no som se deixar ele somente com retificação com diodos???

Renato gomes
Veterano
# fev/05 · Editado por: Renato gomes
· votar


valvulado
boa pergunta... :)
no site www.audiolink.com.br tem um artigo explicando como calcula o choke... ainda nao tive tempo (nem saco hehehe) de ler... vou dar uma lida assim que possivel...

Red Baron
perder som não perde... inclusive com diodo dá mais punch no som.
na retificacao com valvulas vc tem um certo efeito de compressao do som no power.. os diodos nao fazem isso. basicamente é essa a diferenca...

edivanem
Veterano
# fev/05
· votar


o trafo do dual tem a saida com 350/350, 400 mA ja seriam o suficiente, e o 6.3V co, 6 ampares está perfeito, pode se usar com 8, caso queira, mais tarde troca as 6l6 por EL34, e também tem 50 volts, derivados dos 350, que vai pro bias.

silvio_rp
Veterano
# fev/05
· votar


Talves nos amps da Mesa boogie eles adicionam alguma circuito no circuito de amplificação para compensar a capacitancia gerada pelas trilha. Isso nao deve ser dificil de projetar quando se tem engenheiros bem pagos trabalhando hehe.

MagoMerlin
Veterano
# fev/05 · Editado por: MagoMerlin
· votar


Renato gomes
E aquele Triamp da Hughes e Kettner? Não faz o gênero? Dizem que é bom, até o Tio Lifesound do Rush está usando ele. Tem os esquemas na net, com placa e tudo mais.

Seria legal uma mescla entre os dois. O Triamp e o Mesa.

navalvula
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
ai pra você que tem muita vontade de fazer um mark me parece que o esquema que ta nesse site é o pré dele completo todo em pcb.

http://www.sama.ru/~gorath/ggear/project_mark5.shtml

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


MagoMerlin
cara, não conheço esse amp... é bom? vou dar uma procurada nele aqui...

navalvula
muito obrigado! já dá pra tirar mais umas informações daí... um dia eu chego lá! hehehe
pena que o site está escrito em alguma lingua indecifravel!

MagoMerlin
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
Então, eu nunca ouvi um ao vivo, tem alguns samples no site. O pessoal que comprou fala muito bem dele na harmony central.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MONTANDO UM VALVULADO (MESA BOOGIE)