Regulagem de Bias

Autor Mensagem
cibonato
Veterano
# jul/05
· votar


Beatlemaniac, esse assunto de bias é um pouco polêmico.

Nessa página http://www.tone-lizard.com/ há algumas explicaçoes sobre bias, na verdade estao "desvendando alguns mitos" sobre o bias.

Existe um método famoso que é colocar um resistor de 1 ohm no catoda das válvulas de potência (1 em cada válvula) e medir a tensao que passa por alí. Usando entao a Lei de Ohm (V = RxI) você pode saber a corrente que está usando a válvula. De acordo com a página acima esse método nao é 100% certo porque vocè estaria medindo algo mais que somente a corrente. Se nao estou enganado esse método se chama "Cathode-Resistor Method".

Depois existem outras maneiras, usando um osciloscópio e outros que nao conheço. Olhe na página da Aiken (http://www.aikenamps.com/), ne seçao de documentaçao há um texto falando sobre como fazer o bias.

Se o seu caso concreto é um JCM800, olhe a página http://www.tone-lizard.com/Marshall_bias.htm.

Até mais,

Miguel D.

Rolives
Veterano
# jul/05
· votar


Tem fotos de valvulas ja desgastadas pra nós darmos uma olhada?

Espiridião
Veterano
# jul/05 · Editado por: Espiridião
· votar


adriano_carvalho
Não adianta procurar pelo cacildo por aqui, porque depois de um entrevero com um moderador, acho que ele ficou ressentido, rapou fora desse fórum e pra que ninguém mais estragasse a brincadeira dele, sumiu do mapa.

b0fh
Veterano
# jul/05
· votar


pra mim o método do resistor de 1 ohm é o mais garantido. se não quiser 'detonar' o amp pra por o resistor, faça uma gambiarra (bias probe) usando a base de uma válvula velha e um soquete.

Rolives
Veterano
# jul/05
· votar


como assim resistor de 1 ohm é obs: manjo um pouco de eletronica

cibonato
Veterano
# jul/05
· votar


Rolives, supostamente você liga um resistor de 1 ohm entre o catodo de cada uma das válvulas de potência e o terra. Entao você estaria (repetindo, supostamente) a corrente que a válvula está usando.

Olhe nesta página http://www.aikenamps.com/WhatIsBiasing.htm e você verá como é esse método do resistor de 1 ohm.

Até mais,

Miguel D.

Cebolas Alhos
Veterano
# set/06
· votar


Aproveitando esse tópico...
Achei interessante esse lance dos Mesa Boogie serem "fixed bias",então meio que sai pra procurar algo a respeito disso pra tentar entender como isso funciona.Acabei achando no próprio manual do Dual e Triple Rectifier,onde o Randall Smith da explicações a respeito desse tema(uma grande explicação na verdade).
Pra falar a verdade o que eu consegui entender(que foi pouco pq meu ingles é péssimo) é que ele explicou muito, mas acho que a verdade é que isso é mais um meio de conseguir dinheiro dos seus consumidores, em práticamente "força-los a compra suas valvulas que são as unicas que serviriam pra esses amps,que no caso são as 6L6 STR-440.

Quem sacar mais de ingles e tiver paciencia de ler pegue o manual do dual rectifier no site abaixo e comentem por favor:

http://www.mesaboogie.com/manuals/3chRecto.pdf

tá no tópico "bias adjustment".

Grande abraço.

carlos adolphs
Veterano
# set/06
· votar


Cebolas Alhos
Buenas!Na verdade o Randall apenas explicou que como o bias de seus amps foi fixado no valor padrão de - 52V, ele desenvolveu em conjunto com a Sylvania, uma série especial de válvulas 6L6 chamadas de STR415, que possuem características mais robustas e são selecionadas via programa de computador, que casa as unidades.Via de regra, ele puxa a brasa para seu assado, porém deixa claro que podem ser usadas outras marcas, já que as válvulas são casadas pela corrente e não pelo bias, desde que se faça o "casamento".Recomenda as dele porque isso já foi feito em fábrica.Um abraço!

AugustoPedrone
Veterano
# set/06
· votar


Hoje eu peguei um Mesa Subway que tava com as válvulas - novas Groove Tubes "Sovtek" EL84 - incandescendo.

O dono falou que reparou isso depois que trocou o par de saída.

O motivo...bem...o amp não tem ajuste de bias..hehe.

Tive que na marra colocar no novo ponto das válvulas novas.

Abraços.

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Hoje eu peguei um Mesa Subway que tava com as válvulas - novas Groove Tubes "Sovtek" EL84 - incandescendo...Tive que na marra colocar no novo ponto das válvulas novas.

explica como eh isso!!!
fiquei curioso!

Jota Hemerson
Veterano
# nov/13
· votar


Desculpem se não é aqui o lugar para fazer essa pergunta mas vai lá..
Tenho um peavey 6534+ com El34
e gostaria de colocar 6l6.
O que me dizem?
Me dúvida esta no ajuste de BIAS...
Alguém sabe como ajustar essas bias?
Se preciso realmente fazer isso?
Eu não queria um som muito estridente..
Obrigado!

Jota Hemerson
Veterano
# nov/13
· votar


Desculpem se não é aqui o lugar para fazer essa pergunta mas vai lá..
Tenho um peavey 6534+ com El34
e gostaria de colocar 6l6.
O que me dizem?
Me dúvida esta no ajuste de BIAS...
Alguém sabe como ajustar essas bias?
Se preciso realmente fazer isso?
Eu não queria um som muito estridente..
Obrigado!

Ismah
Veterano
# nov/13
· votar


Talvez se eu souber o que são as ditas BIAS eu saberei ajudar mais...

Will Bejar
Veterano
# 15/jan/24 16:31
· votar


Se o amplificador não tiver regulagem de BIAS, é só trocar por um par "casado" e boa?

Will Bejar
Veterano
# 15/jan/24 16:31 · Editado por: Will Bejar
· votar


Se o amplificador não tiver regulagem de BIAS, é só trocar por um par "casado" e boa?

Edit: em tempo, é o meu velho Giannini Classic T.

makumbator
Moderador
# 15/jan/24 16:47
· votar


Will Bejar

Oi, é o que eu faria.

Will Bejar
Veterano
# 15/jan/24 17:00
· votar


makumbator
Valeu, mano!
Vou ver aqui se tem ou não. Eu lembro de ter visto uma foto do amp aberto, mas, vamos lá... abrir de novo!
Eu não lembro de ter visto uma chavinha que permitisse mexer nisso. Eu li que é uma característica de alguns amps de 30w (algo assim) pra menor potência.
Tomara que seja, aí eu economizo um trocado! rs

makumbator
Moderador
# 15/jan/24 17:02
· votar


Will Bejar

Não tem manual dele?

Will Bejar
Veterano
# 15/jan/24 18:48 · Editado por: Will Bejar
· votar


makumbator
Não tem manual dele?
Carai, mano... Não sabia que o manual tinha essas informações... :/

Em caso de reposição, substituir por um par casado de mesmo modelo e marca para manter o desempenho original, pois este amplificador tem polarização fixa (não tem ajuste de bias).

makumbator
Moderador
# 15/jan/24 19:01
· votar


Will Bejar

Então matou. É isso mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Regulagem de Bias