Giannini Tremendão III - Que válvula usar?

    Autor Mensagem
    Alandbm
    Veterano
    # fev/05


    Oi pessoal....
    Recentemente descobri essa relíquia mofando na oficina do meu tio (que é técnico de eletrônica)... Um Giannini T3.
    Ele está sem 1 condensador, sem transformador e sem as válvulas de potência.... Estive pensando em restaura-lo...
    Qual a válvula de potência que ele usa?
    Essa válvula pode ser substituída por outro modelo, compatível, mais barato?
    Quantas válvulas ele realmente usa para tocar? Aqui no forum tem gente que diz para a potência são 2, as outras 2 são para os efeitos....
    Qual o preço aproximado? E onde posso comprá-las?
    Por favor me ajudem....
    Até mais

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    terá mais problemas com os transformadores se estiverem faltando todos, serão mais caros que as valvulas, as de potencia são as 6L6 mas se não tiver o transformador de saida e tiver que comprar um (ou mandar fazer) poderá optar por outro modelo de valvula se quizer.

    bulldog
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Outro modelo compatível mais barato que uma 6L6???? Acho que não. Mas você pode comprar umas 6L6 chinesas. Esse amp deve usar 4 6L6GC na potência. Eu tinha um Tremendão II e usava ele com 2 6L6, mas acho que todo mundo aqui vai dizer que não é recomendável... E acho que não é mesmo.

    Preço aproximado de uma 6L6GC Sovtek: uns 50 reais.
    Chinesa: Deve ser menos da metade.

    Pode comprá-las: Em São Paulo em vários lugares, por exemplo, Valvolândia http://www.valvolandia.com.br/
    Pela internet, tem vários lugares, por exemplo: http://www.musictechbrasil.com/home/home.htm

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    bulldog
    imagina cara, usar o tremendão com 2 válvulas não só é recomendável, como eh questão de bom senso... economiza $$$ e os tímpanos.

    eu uso o meu assim também.

    não tem erro não...

    agora sovtek eh fria... com 6l6 da JJ/Tesla que eh outro mundo... e nem eh tao + cara.

    cheers

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    b0fh
    bom mas vamos dar uma analizada, o trafo de saida foi calculado para um par de 6L6 de cada lado, logo as placa em paralelo daria uma resistencia de placa menor e o trafo teria um fio mais grosso com metade da resistencia, se ligar só uma de cada lado não estaria dando uma regaçadinha nas coitadas?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    macaco veio
    Também acho, mas como não sou expert em eletrônica... Deixo a discussão para os que sabem mais.
    Abç

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    macaco veio
    tem erro não... eu explico:

    a 'judiação' em cima da válvula só depende de como vc regula o bias, ou seja, da corrente de repouso em cima delas multiplicada pela tensão de placa. Tirando um par de 6L6, o trafo de força trabalha um pouco mais folgado, e a tensão de placa sobe um pouco (mas nada espantoso... deve subir uns 10 volts, no máximo 20)... O ponto de bias deve permanecer o mesmo (o tremendão eh bias 'fixed')... no fim das contas aumenta só um tiquinho a dissipação, nada que assuste (ainda mais você, que usa o método da placa vermelha pra setar o bias né camarada!)

    quanto ao trafo de saída, a coisa até melhora... como tá rolando só metade da corrente pelo primário, a resposta em frequência melhora, e o trafo trabalha folgado. só que o casamento de impedância vai pro espaço... se você tinha a impedância casada com 8 ohms com 4 válvulas, com duas essa impedância vai casar com 16 ohms... ou seja, você estaria ligando somente metade da impedância que as válvulas 'pedem'... o único efeito disso que eu notei eh que o grave do amp fica bem + forte.

    bom, eh +- isso... e não inventei isso não, peguei de várias fontes... antes eu tinha essa preocupação também, mas depois de meses de experiências com isso no tremendão, já vi q não pega nada mesmo.

    cheers

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu sempre me encuquei com o fato de tanto preciosismo na hora de calcular o enrolamento primario dos trafos versus resistencia de placa pois se põe duas funciona põe quatro funciona, qq numero de espiras nesse intermediario serviria bastando compensar a impedancia pros falante no secundario. neste caso ai tem se então um trafo superdimensionado para duas valvulas, li não me lembro onde (acho que foi no john tyrone) que o fio mais grosso ajuda a enfatizar as frequencias mais graves mais a ferrite sobrando! virou um ampli de baixo.

    fabio_gravata
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    estou para trocar as valvulas do meu duovox 120g
    qual a marca de 6l6 mais recomendada?
    as sovtek realmente não valem a pena?

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fabio_gravata
    não.
    se for comprar das novas, compre JJ/Tesla. é muito boa.

    Alandbm
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Obrigado pelas respostas pessoal, mas agora tem outras perguntas...
    1 - Quer dizer que se ele funcionar com duas válvulas ele vai ter um som mais grave?
    Se for isso, melhor ainda, que quero ele pra baixo mesmo!
    2 - Agora.... tem algum problema em se usar apenas uma caixa acústica? Vocês sabem né, dinheiro é curto e num vou poder fazer as duas, pelo menos não agora...
    3 - Ele só pode ser ligado estando conectado a caixa acústica?
    Eu não tenho a caixa acústica ainda, vou fazer depois que conseguir fazer o tremendão funcionar...
    4 - Quais os cuidados na hora de ligar a primeira vez?
    Eu ouvi falar que tem que ter um aparelho pra ligar um ampli valvulado, para "subir" a voltagem pouco a pouco, para que não haja perigo de queimar... Que aparelho é esse?
    Obrigado pessoal

    fabio_gravata
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Alandbm
    parece que não se pode ligar amplis valvulados sem o mesmo estar conectado a caixa.

    b0fh
    e quanto as valvulas svetlana? são legais?

    obrigado pelas respostas

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fabio_gravata
    já foram boas, mas dizem que mudaram a fábrica recentemente e a qualidade caiu... tem que ver.

    a JJ não tem erro.

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Alandbm
    tem que ligar pelo menos uma caixa nele, senão o transformador de saída vai pro saco

    ymen
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    o tremendão usa 4 valvulas 6l6gc na potencia, usando 2 ele não vai ter o mesmo rendimento e o amplificador não vai trabalhar como foi projetado, seria semelhante a um carro de 4 cilindros funcionar com 2, vai gastar menos, andar mais devagar e exigir mais do motor.
    O tremendão não é aconselhado para baixo, mas se vc quiser usar ele para baixo aconselho modificar o pré amplificador de um dos canais copiando o esquema de pré do bassman ou thundersound, isso é simples de fazer.

    eletroamp13
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Pessoal, falando em válvulas para o T3, apareceu aqui um dos clássicos com apenas duas 6n3C da reflector. Ou seja, 6n3C = 6P3C .

    No entanto, essas válvulas equivalem a 6L6GB não é mesmo?

    O correto seria colocar 6L6GC pelo fato da tensão de placa ultrapassar os 400V, é isso?

    eletroamp13
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Pessoal, apareceu um T3 clássico aqui na manutenção. Ele veio com apenas um par de 6L6. No entanto, são duas válvulas da Reflector, 6P3C (ou como está no vidro 6n3C). Até onde pude perceber pelos datasheets essa válvula equivale a uma 6L6GB, que trabalha com uma tensão limite de placa menor que a da 6L6GC.

    A tensão de placa do tremendão ultrapassa os 400V, então seria mais recomendável que se use as GC não é mesmo?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    eletroamp13
    Use as SOVTEK 6L6WXT+
    https://www.tubesandmore.com/sites/default/files/associated_files/6l6w xt-sovtek.pdf
    Abç

    eletroamp13
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Sugeri a troca. Estou no aguardo da aprovação do cliente. Obrigado pela dica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Giannini Tremendão III - Que válvula usar?