Montagem de amplificador valvulado 50W

Autor Mensagem
enigmabox
Veterano
# jan/05 · Editado por: enigmabox


Tô montando um amplificador valvulado baseado no Marshall 2204/1959/1987 com 2 12AX7 no pré/equalização, 1 12AX7 defasadora, 2 EL34 na saída, 1 5U4 retificadora, na saída estou usando um transformador de saida Ultralinear ou HiFi.
Acho que deve dar uns 50W de potência. os tranformadores que peguei eram de um amplificador Delta404, que eram bem parecidos com os do projeto do Marshall.
Alguem sabe se os amplificadores Marshall desta época são bons pra Blues ou timbre vintages ou será melhor usar estagios de pré amplificação/equalização dos amplificadores Fender??
Outra duvida....Fica boa a montagem com ponte de terminais ou é melhor placa de circuito impresso para os componentes??
Obrigado

filipethadeu
Veterano
# jan/05
· votar


o srv e o jimi hendrix, usaram marshall, isso te ajuda?

enigmabox
Veterano
# jan/05 · Editado por: enigmabox
· votar


Bom..pelo menos gosto do som do Jimi Marshall Hendrix!!!
Acho que com a minha guitarra strato creme, deve dar uma boa combinação!!!
Já tenho todos os componentes e o chassi montado, agora só falta definir se monto o ckt com pci ou ponto a ponto.
O.O
¨

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


se tem o esquema bem definido e não vai ter que trocar componentes para experimentação faça com circuito impresso com trilhas largas na alimentação, nas bordas da placa use o ilhos que tem o nome de arrebite para bolsas etc, o miudinho de dois milimetros, são duas peças que se unem mas é usada um lado só, a outra parte esperdiça, na minha cidade eles vendem o milhar e vendem um lado só (se o freques quizer) pra ser usado como ilhos para soldar os fios.
alguns caras que montam retiram toda a face cobreada da fenolite para depois colocar ilhos e passar fios por baixo fazendo o ponto a ponto, hora que burrice se ja tem o cobreado por baixo.

enigmabox
Veterano
# jan/05 · Editado por: enigmabox
· votar


Valew pela dica MacacoVeio, Eu vi algumas fotos na internet da placa eletronica do plexi1959/1987. Mas vou montar com pci de fibra de vidro, pois a de fenolite pega umidade com o tempo e se torna condutiva.
Eu acho o sistema ponto a ponto mais facil de montar, mais dificulta na manutenção. O sistema de placas pci é mais profissional, mas a placa tem que ser bem desenhada, pois poderá haver muita capacitancia parasita, assim haverá problemas de oscilações...
Quanto ao esquema, vou usar a saida de audio e fonte do Delta404, que é bem parecida com o Marshall 50W. O pré-amplificador/equalizador do Marshall eu já tinha montado provisoriamente com ponte de terminais em outro chassi provisorio. Mas agora tô desenhando a placa para montagem em PCI no chassi novo.
Vou montar duas opções de retificação na mesma placa, usando a 5U4 ou diodos 1N4007, como é feito no amplificador MesaB.
O que me preocupa é a tensão alta quando usa retificação a diodo, pois deve chegar teoricamente a 622volts!!! Será que a EL34 aguenta?

b0fh
Veterano
# jan/05
· votar


enigmabox

o melhor acho que é montar em placas com ilhoses, que nem nos fenders e gianinnis antigos... é fácil de dar manutenção e fazer experiências depois.

Ponte de terminais tb quebra um galho, já montei um amp assim.

622 volts? qual é o secudário desse transformador? A el34 aguenta sim, mas o resistor de 'sag' para o preamp vai ter que ser aumentado se a tensão B+ for alta assim.

sds

enigmabox
Veterano
# jan/05 · Editado por: enigmabox
· votar


bofh,

O trafo tem saida 440x440V se ligado em 110V, mas aqui a tensão da rede é 126V, então, com retificação 5U4, sem carga, com filtro de capacitor de 24uF x 900V (2x47uF em serie)tá dando 620Vdc.
A saida do trafo tá dando quase 500V em 126V de rede.
Acho que vou botar um resistor de fio na entrada do trafo ou usar estabilizador pra baixar a tensão de entrada.
A tensão de filamento está por volta dos 6,6V.
Não sei se o amplificador Marshall trabalha com essa alta tensão.
Se eu botar diodos, a tensão vai subir mais, podendo passar dos 680V.
Para o preamplificador, acho que vou montar um ckt com transistor de alta tensão para abaixar para 350Vdc.

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


enigmabox
pode mandar mexer no trafo, ta alta demais
não acredito nessa coisa de capacitancia parasita não, se existissse isso as proprias pernas dos componentes ja teriam essa capacitancia parasita, os fios uns do lado do outro etc, (não sei quem inventou isso), para que por ventura aja alguma oscilação provocada por algum circuito ressonante e esta esteja na faixa de frequencia audivel o valor de algum capacitor para isso ocorrer deveria estar na faixa acima de 47pf.
trilhas de pci não vai dar isso nunca, se fosse assim coitado das placa mãe de computadores.
uma pci de fibra (realmente melhor) com ilhoses para os fios fica bem mais limpo, os componentes organizados e mais profissional.
essa é minha opinião

enigmabox
Veterano
# jan/05 · Editado por: enigmabox
· votar


macaco veio
Este trafo já trabalhava com duas EL34, no amplificador Delta 404. Eu vi um datasheet da EL34 que falava que ela suporta até 800V.
Mas vou fazer um CKT transistorizado para abaixar os 620V para 350V para as valvulas 12AX7.
Eu já montei varios CKT transistorisados e valvulados para RF e o fundamental é a blindagem.
Concordo com sua opinião de montagem, em audio não há muito problema com capacitancias parasitas mas são grande problema em circuitos de RF, onde a disposição dos componentes tem que ser bem pensadas e em alguns casos fazer neutralização das valvulas. Por segurança, estou colocando resistores supressores nas grades de entrada e screen da EL34.
Outro detalhe é montar os trafos de fonte e saída defasados em 90 graus, mas acho que isso é necessário somente para tranformadores sem brindagem, que não é o meu caso.
Já calculei o tamanho da placa, que deve ficar por volta dos 5 x 20 cm. Já fiz em rascunho da placa e vou passar o desenho para o programa Windraft_Winboard, para finalizar.
Vamos ver o que sai....

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


bom essa voltagem ai eu não sei não, é alto pra kct. a maioria dos valvulados quando é alto não chega a 600v.
a posição dos trafos defasados é boa se estiverem perto demais mesmo com blindagem. faça um bom trabalho, boa sorte.

enigmabox
Veterano
# jan/05 · Editado por: enigmabox
· votar


macaco veio
Quando te passei a voltagem da fonte, foi sem nenhuma carga. Eu acho que quando as valvulas começarem a consumir corrente, a tensão deve cair um pouco.
Outra coisa que vi no esquema do Delta404, que tinha um resistor de 25Kohms por 50W na fonte. Acho que era para sempre haver um consumo minimo de corrente, para não ter essa tensão alta.
Eu estou usando um chassi de 40x20x5cm e os trafos estão um em cada canto do chassi.
Eu não sabia do detalhe em colocar os trafos defasados....Quando vi na internet, já era tarde, eu já tinha furado no chassi para passagem dos cabos.
Vou ver se consigo montar a placa esta semana...tô cheio de trabalho...
Um abraço
:)

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


tem razão, a tensão cai um pouco com o restante do circuito consumindo.
trafos defasados só quando estão muito proximos mesmo.
abç

enigmabox
Veterano
# jan/05
· votar


macaco veio

Comprei um par de valvulas JJ/Tesla EL34L e uma 5U4GB Electro. Harm.
Será que estas valvulas são boas?
Antes de montar o amplificador com as valvulas novas, vou colocar as originais usadas da RCA para testar.
Um abraço

ZAS
Veterano
# jan/05 · Editado por: ZAS
· votar


Eu vou montar o AX84 P1 ou o High-Octane (Vocês acham que é um bom ponto de partida?), pra começar...
Pra montar amplificadores a gente encontra todos os componentes (principalmente válvulas) aqui no RJ? Onde encontrar Chassi, por exemplo? Transformador só mandando enrolar?
Tenho vários projetos parados por falta de componentes :-(

enigmabox:
Esse projeto que você está montando tem em allgum lugar na Internet pra gente dar uma olhada?

glaucius
Veterano
# jan/05
· votar


ZAS
Eu vou montar o AX84 P1 ou o High-Octane (Vocês acham que é um bom ponto de partida?),

acho q sim.......eu to começando com ele......



Onde encontrar Chassi, por exemplo?

o chassi ou tu faz,manda fazer, ou compra forma de bolo q tenha as medidas desejadas isso se tu achar alguma.......

Transformador só mandando enrolar?

é.....a não ser q tu tenha conhecimento sobre esses transformadores.......mas mesmo assim é complicado enrolar........

enigmabox
Veterano
# jan/05 · Editado por: enigmabox
· votar


ZAS

Eu peguei esquema do 2204 da Marshall que é bem parecido com o do famoso JCM800 na internet e estou fazendo algumas modificações. Veja no site:


http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/instrumentos.htm


que tem bastante informações sobre amplificadores.

O meu chassi fiz de uma chapa de galvanizado, que depois de dobrar, lixei e pintei de preto fosco, o lado externo. Digo que ficou bem firme, vai aguentar o peso dos trafos.

ZAS
Veterano
# fev/05
· votar


Eu peguei esquema do 2204 da Marshall...
Eu olhei lá, mas não encontrei o "2204"!
Não é melhor pegar um que tenha, além do esquema, lista de material, layout, fotos...? Ou você já tem experiência o bastante pra montar só a partir do esquema?
Aqui no Brasil a gente não encontra garolite, fenolite ou fibra de vidro com 3,2 mm de espessuara? E turret, também a gente não acha? Vou ter mesmo que tirar o cobre de uma placa com 1,6 mm e nela usar ilhós?

[]'s
ZAS

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


ZAS
Tenho 19 anos de experiencia em eletronica, já montei varios transmissores de RF a valvula, mais ainda não tinha montado um amplificador valvulado para guitarra, então decidi queimar um pouco de estanho nas placas!!!
Achar esquema, layout, desenho de placas na net tudo pronto é meio dificil, pequei o esquema do pré-amplificador 2204, usei mais uma 12ax7 como defasadora e um par de El34 na parte de potencia e estou usando os trafos do Delta404, além disso estou fazendo fonte regulada para as valvulas pre-amplificadoras.
Fui passando de site em site e fazendo download de todos os esquemas que via pela frente....hehe.
Dê uma olhada no site abaixo, que contem o pre 2204:

http://www.kbapps.com/audio/schematics/tubeamps/marshall/2204prea mp.html

Montei os componentes em placa de fibra de vidro de 2mm. Só não soldei o soquete das valvulas na placa, pois não gosto disso, fiz a conexao da placa e soquete das valvulas com fios.

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


Digo aos interessados, que o amplificador já está sendo testado, só falta ajustar o bias/corrente de repouso das EL34.
Fiz também uma fonte regulada a zener para ter 300V para as 12ax7.

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


enigmabox
se voce fez tudo que falou acima deve ter ficado precioso demais, duas retificações e ainda fonte regulada! no caso essa fonte regulada seria para a opção de quando tiver usando diodos solidos, pois com a valvula diodo não iria por agua abaixo a ideia do sustain pela queda de tensão? (ainda que na potencia continuaria normal esse efeito)

enigmabox
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio

Fiz está proteção com dois diodos zener 150V x 5W em serie, protegendo os capacitores de 47uFx450V do circuito preamplificador, porque se ligo o +B sem ter aquecido os filamentos, vai 600V pros coitadinhos dos capacitores....
A fonte principal com carga, caiu pra mais ou menos 480V e utilizei 4 capacitores de filtro de 47uF x 450V (ligados 2 em serie + choque +2 em serie) pra suportar os picos de tensão.
Aos poucos tá saindo...agora falta a caixa de madeira pra abrigar o amplificador.

ZAS
Veterano
# fev/05
· votar


ajustar o bias/corrente de repouso
Não tem como colocar aqui um "passo a passo", umas dicas de como fazer esse "ajuste fino"?

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


eu ajusto pelo famoso método da placa vermelha

ZAS
Veterano
# fev/05
· votar


método da placa vermelha
E como é esse método, não tem um tutorial...? Além das dicas que a gente encontra pra montar (muitas tenho aprendido aqui mesmo), seria bom também aprender ajustar. Não é?

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


para se regular um bias não precisa ser tão criterioso como alguns são pois acontece o seguinte, voce coloca um par de valvula e regula com todo o critério de medição, ai então troca a valvula e a sua regulagem já sai fora do que tava antes ou mesmo com as mesmas valvulas a medida que elas vão se desgastando supostamente teria que regular de novo.
Se no ampli o ajuste é fixo (não tem pot pra regular) já está fixo por quem montou e nada pode ser feito a não ser variando um determinado resistor (trocando ele), se há um pot para ajustar eu ajusto da seguinte forma (sempre fiz assim): meço a tensão total que vai para as placas das valvulas (exemplo 450v) então meço em cima do pino do meio do pot de regulagem e ajusto até obter 10% negativo (-45v), com este valor (10%) elas não envermelharam a placa, o bias também regula um certo ganho do ampli, assim se colocar mais negativo o ganho cai e segundo alguns dá uma sobrevida as valvulas de potencia dando uma certa folga nelas, se fizer mais positivo (menos negativo) o ganho aumenta, então aqui o teste é ir tornando menos negativo ate elas (ou uma delas começar a envermelhar o centro) mede-se o valor no pot e vê a diferença, se a diferença for pequena mantem os 10% se for grande coloca-se um meio termo, na prática volta o pot até elas pararem de envermelhar.
Se no ampli o ajuste é fixo, tira-se o resistor, coloca um pot, regula, depois troca o pot por um resistor igual a encontrada no pot.
o outro metodo criterioso usado daria uma precisão maior só que penso que o bias fica regulado no limite (bobeou um pouquinho envermelha).
este metodo pode ser meio picareta mas funciona e os 10% eu não inventei, tem site falando isso (mas eu já tinha chegado a essa conclusão).

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


Pra quem tem multimetro bom, coloque em escala de mA e meça a corrente consumida pelo tap central do trafo de saida. A corrente lida será a somatorias do consumo das valvulas(corrente de placa/screen). Ou coloque um resistor de 1ohms nos catodos das valvulas e meça a tensão lida neste resistor, depois use a formula: I=V/R para saber a corrente consumida. Assim saberá a corrente de consumo de cada valvula.
Mas vejam que cada valvula tem uma dissipação maxima de placa, por exemplo a EL34 tem de 20 a 23W dependendo do modelo. Então verifique a tensão de alimentação e multiplique pela corrente consumida para saber a potencia dissipada pela placa da valvula.

ZAS
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio
"para se regular um bias..."

enigmabox
"Pra quem tem multimetro bom, coloque..."

Eu vou acabar aprendendo mesmo :-)

enigmabox
Veterano
# fev/05
· votar


ZAS
"Pra quem tem multimetro bom, coloque..."
Digo isso para não ter surpresas em utilizar multimetros com baixa isolação, pois a medição será feita diretamente no +B.
O mais seguro é medir a tensão do resistor de prova que será colocado entre o catodo e o terra.
Lembrem que a alta tensão presente nestes circuitos valvulados podem causar graves acidentes a pessoas que tenham pouca experiencia em circuitos com alta tensão.

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


tenho uns 3 digitais queimados aqui, se deixar a ponta de prova dar pequenos pics falhando na hora de encostar no local é queima na certa, principalmente onde entra no trafo de saida. melhor usar analogico.

Rodrigo Vieira Mendes
Veterano
# abr/05
· votar


quer construir ampli valvulado baratinho??
entre no meu log....e veja as fotos.

http://fotolog.terra.com.br/guingo_br
ou guingo_br@yahoo.com.br

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montagem de amplificador valvulado 50W