Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

4 , 8 , 16 ohms , fazem diferença no som?

Autor Mensagem
zerozero
Veterano
# jan/05


se eu pegar um amp com saida de 4, 8 ,16 ohms e ligar em umas caixas dessas impedancias , alguma vai se sair melhor entre essas 3 ? quais saum as vantagens e desvantagens em impedancias altas e baixas?

aratohendrix
Veterano
# jan/05
· votar


não sei se pode te ajudar mas uma vez eu criei este topico

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/67024/

falow

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


pelo que sei a impedancia mais alta reproduz com mais enfase as frequencias mais baixas.

Hammer
Veterano
# jan/05
· votar


pelo que sei, estes valores de impedâncias pouco influenciarão, no tipo de som (mais agudo ou mais grave) que sairá do alto falante. Procura-se casar esta impedância com a impedância de saída de seu amplificador para que se tenha a máxima transferência de potencia(MTP), por exemplo se a impedância de saída de seu amplificador é de 8 Ohms, utiliza-se um alto falante de 8 Ohms para que se possa ter a maior transferência de potencia (MTP) para este alto falante, isto que dizer que você terá seu amplificador trabalhando no máximo.... (dando o máximo que ele pode dar)... se você utilizar um alto falante de impedância diferente de seu amplificador ele não dará toda a potencia que ele daria se estivesse usando um alto falante de impedancia correta..... isto também evita distorções no som.... A princípio é isto....
Outra grande questão de ter estes alto falantes de impedâncias diferentes é que você pode fazer associações de forma que você poderá ligar dois ou mais alto-falantes em um mesmo amplificador. Por exemplo eu tenho um amplificador com impedância de saída de 8 Omhs e pretendo utilizar dois alto-falantes. Eu posso fazer a seguinte associação ligar dois alto-falantes de 16 Ohms em paralelo, ou então dois de 4 Ohms em série, dando um impedância total de 8 Ohms igual a de meu amplificador, tendo assim MTP (máxima transferência de potencia).... Isto é calculado pela mesma lei de associações de resistores... Porém impedância não é a mesma coisa que resistências, apesar de ambas apresentarem a mesma unidade (Ohms), impedanciâncias possuem valores complexos e reais ou um ou outro, enquanto resistencias possuem somente valores puramente reais.
Impedâncias em série: RT=R1+R2
Impedâncias em paralelo: RT=(R1*R2)/(R1+R2) {só pode ser utilizado para o calculo de 2 impedâncias, para três deve se utilizar fórmula geral).
RT- Impedância total.
R1- Impedância do primeiro alto-falante.
R2- Impedância do segunado alto-falante.

drmanjuba
Veterano
# jan/05
· votar


Interessante.... mas se eu ligo falantes de 8ohm na entrada de 8ohm do meu ampli ele dá menos som do que se eu ligar falantes de 4ohm na entrada de 4 ohm (e note que tá tudo casado).
Acontece tambem de eu notar meno volume, mas nuito mais harmonicos e um pouco mais de medio quando eu ligo por exemplo 16ohm na saida de 4ohm (logico que o volume cai um bocado tambem).

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


quando liga 16 omhs na saida de 4 omhs dá mais medio e mais harmonicos (claro frequencia alta), se ligar 16 em 16 (impedancia mais alta) não que os medios iram diminuir mas os graves se acentuarão (e foi o que eu disse acima).
a impedancia mais baixa (4 omhs com 4 omhs) vai enfatizar altas frequencias, na realidade desloca toda uma região de frequencia um pouco mais pra cima e a frequencia mais alta se tem a sensação de maior volume sonoro pelo deslocamento das ondas a uma distancia maior. é onde dizem que a baixa impedancia o ampli rende mais mas aqui envolveria outros fatores de consumo de corrente também que fariam mais potencia em baixa impedancia se o ampli for transistorizado, se for a valvula é só a sensação de maior volume pela enfatização provocada pelo deslocamento da faixa de frequencia.

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar



macaco veio
drmanjuba
Hammer
aratohendrix

vlw


Hammer

por exemplo se a impedância de saída de seu amplificador é de 8 Ohms, utiliza-se um alto falante de 8 Ohms para que se possa ter a maior transferência de potencia (MTP) para este alto falante

isso eu sei , q se deve casar a saida com o falante, mas eu digo assim

por exemplo eu tenho um amplificador q tenha saida de 4, 8 e 16, e eu tenha uma caixa 2x12 (com 8 ohms de cada falante), q eu possa ligar de duas maneiras , a pimeira em serie e a segunda em paralelo

isso podera gerar 4 ohms ou 16 ohms, então eu queria saber se em 4 ou 16 ohms vai ter alguma diferença?

KPF
Veterano
# fev/05 · Editado por: KPF
· votar


A potência final entregue pelo amplificador é inversamente proporcional à impedância. Por isso quando um alto-falante de 16 ohms por exemplo é conectado a uma saída de 8 ohms os médios parecem ter se acentuado. O fato é que a potência diminuiu, agora o amplificador tem de suprir os graves com menos potência que com um alto-falante de 8 ohms.
No entanto, se ligar um de 4 ohms numa saída de 8 a potência irá praticamente dobrar, mas o risco de danificar o amplificador é total.
É só entender que a impedância pode ser comparada a uma barreira para a reprodução do som; quanto maior, menos som; quanto menor, mais som. Mas nunca esqueça que deve-se mantê-la dentro dos limites do equipamento.

Abração!

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# fev/05
· votar


no impedancia naum tem nada a ver com o som produzido, isso só serve para queimar saidas e falantes........deveria haver um padrão p/ isso,

Tazima
Veterano
# fev/05
· votar


Impedância é normalmente confundida com Resistência de um falante, porem é de natureza bem mais complexa. Resumindo, como não existe um condutor ideal, todo equipamento sobre com uma oposição (ou resistência) a passagem de corrente elétrica, que pode se manifestar em forma disspativa e/ou de armazenamento (Capacitores e Indutores). Um simples cabo apresenta essa característica a capacitância e indutância.

Em amplificadores transistorizados (Sem trafo de saída) não há uma impedância de 4, 8 ou 16 ohms como muitos pensam, o que ocorre é o limite de dissipação da etapa de saída poderá suportar. No meu ver, o que ocorre na percepção de diferenças na resposta a freqüência é que quanto menor a impedância na saída, haverá uma necessidade de uma potencia bem maior para poder se reproduzir os graves, os motivos são vários, desde fonte do amp até desenhos da PCI aos cabos que vão ligar o falante. Uma analogia seria, um chuveiro de mesma potencia em ligações em 110V e 220V. Em 220V a corrente circulante será a metade, o que irá reduzir a queda de tensão no aparelho (Utilizando a mesma bitola de fio), em fim, há diversos fatores que acho que contribuem para essa diferença, e como o Colega Hammer disse, na teoria não há o que mudar no som, a questão são as variáveis no caminho, pois nada é ideal...

Com valvulados também ocorre este efeito, veja que o enrolamento secundário do trafo de saída geralmente é enrolado com o mesmo fio, ou seja, em 4ohms a corrente será maior do que em 16ohms, por exemplo, vejam só que interessante:

P = r . i^2

Tomando um amp valvulado de 50W de potencia de saída:

50 = r . i^2

Corrente no secundário e na bobina do falante de 4Ohms

50 = 4 . i^2

i = sqrt(12,5)
i~3.54A

Corrente no secundário e na bobina do falante de 16Ohms

50 = 16 . i^2
i = sqrt(3,125)
i~1,77A

Claro, que para calculos aqui estou tomando uma carga resistiva fixa, não que um falante se comporte assim...

Resumindo: Maiores impedância de saída, na pratica, gera uma menor distorção/atenuação das baixas freqüências.

Lembrando que tudo que escrevi aqui não esta escrito em algum lugar, ou pelo menos que eu tenha lido, foram obtidas de experiências com o tempo, pois na teoria isso não existe.

Desculpe pelo tamanho do post...

Abraços...

Tazima

Clinton_Jacks
Veterano
# fev/05
· votar


como ligo 8 falantes de 8 ohms, pra q tds juntos tenha 8 ohms pra liga no amp? a impedancia de saida do amp é 8 ohms! seria em Serie?

KPF
Veterano
# fev/05 · Editado por: KPF
· votar


Observe que um amplificador de 100 w não vai alimentar 4 falantes com 100 w . . . tem que observar a potência para não ficar feio...

Teria que fazer três associações ... duas associações em paralelo e estas em série uma com a outra.

Ou duas associações em série, uma em paralelo com a outra.

Se quiser ligar tudo em paralelo tb pode, vai ficar um som porreta, mas com certeza vai queimar seu amplificador. Se estiver com raiva, faça isso.

Abração!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a 4 , 8 , 16 ohms , fazem diferença no som?

288.506 tópicos 7.531.121 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital