Questão de Potencia

Autor Mensagem
aratohendrix
Veterano
# dez/04


Bom, criei este topico pra cabar de vez com duvidas de potencia, quanto é necessario de potencia em tal lugar? quanto q da pra ficar tranquilo e tdo mais.

valendo tbm assuntos do tipo, SS rende menos, valvulado rende mais, e viceversa.

Obrigado

Centauro
Veterano
# dez/04
· votar


Desculpe, prá começar poderia dizer o que é SS. (por acaso é amplificador transistorizado ou é híbrido?)

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


Centauro

SS= SolidState= trasistorizado

;-)

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


vamo lá gente

bebm
Veterano
# dez/04 · Editado por: bebm
· votar


Vo falar oq eu acho:

Bons SS geram uma potência RMS verdadeira... exemplo vivo disso são os Fenders, quem já tocou em um sabe como é imprecionante o som dos amps... Tipo o Deluxe 112, Frontman... o som é impactante, é de imprecionar... mas os valvulados tem um som mais limpo mais claro na MAIORIA das vezes... e isso influencia...

Quando vc tem um Amp de alta qualidade, fidelidade, um bom pré, uma boa potência um bom alto falante... esse conjunto gera um som limpo claro, tanto em SS quando em Valvulado... e então você não necessita de tanto volume no amp... mas isso ocorre com mais frequencia e melhor nos amps valvulados então 50w num valvulado tá de bom tamanho pra tocar em QUALQUER lugar... vide Herbert Vianna que tocou em seus maiores shows usando um pequeno Vox AC30... de 30w! Que já é um absurdo! Vc NUNCA vai usar 50w... mais é legal o amp trabalhar com uma folga... dexar ele esguelando pode prejucar o timbre! O sistema é assim o:

O amp de 50w atende a necessidade pra quando vc for tocar em lugar pequenos e médio-pequenos... isso pra vc né... pq esperasse que o show sempre tenha um P.A... mas se não tiver é pq o show é pequeno logo 50w também da e sobra! Mas e quando vc vai tocar num lugar grande!? Quando vc vai tocar num lugar grande o amp mais vai servir para vc tirar o som que vc gosta mesmo... pq geralmente em shows de porte maior e medianos tem-se o side e o amp é microfonado(como de costume) mas o som que vc vai escutar em todo o palco é o som do Side... isso se vc não estiver tocando com retorno de ponto... neste caso vc fica com um fonezinho no ouvido pelo qual vc escuta tudo que vc quiser... agora vc pode também montar uma parede de amps ai não vai mais haver a necessidade de retorno da sua guitarra em nenhuma via, mais isso exige um certo dinheiro! hehehehehehehehehehe

Resumindo... o amp de 30w a 50w, de boa qualidade(em TODOS os aspectos, e de preferência valvulado - pois estes geralmente tem um som melhor) atende a qualquer necessidade... nos show pequenos ele vai te fornecer retorno tranquilamente... nos shows grandes passa a ter-se no palco o side field... e sem contar que 50w RMS já é coisa PRA KCT!! É MUITO alto... se vc colocar isso no toco o chão treme... janela estora... é uma coisa absurda!

Glossário:

SS - Solid State(Amp transistorizado)

RMS - Root-Mean-Square(potência real)

SIDE FIELD - O side é um "P.A" que fica no palco virado para os músicos ele é composto por duas vias, left e right, assim as pessoas do lado direito do palco podem escutar diferente das do lado esquerdo. Ele serve para que o som que vai pra mesa de som volte para os músicos da forma e volume que os músicos quiserem... pois muitas vezes em um palco grande... torna-se dificil escutar a bateria... a guitarra do cara que está do outro lado, o baixo etc... então joga-se os sons no side!

RETORNO / RETORNO DE PONTO - Quando vc vai tocar é normal você ter deitado no chão um monitor de som para você, ele é seu retorno... e vc escolhe oq vai escutar por ele(eu particularmente gosto da voz do vocalista mais baixo e da minha voz na minha via, só)... o retorno de ponto nada mais é do que um pequeno fone(dakele estilo diskman que entra no ouvido) ligado a um transmissor... oq vc escutaria pelo seu monitor de som de palco... vc escuta nele...

VIA - Via é a capacidade que a mesa tem de enderessar o som para cada caixa independetemente... vamos supor uma mesa com 8 vias... você pode ter 8 monitores de chão no palco(retornos) e em CADA UM escutar uma coisa diferente... em um só o baixo... no outro á bateria e a voz do vocalista... geralmente em palcos com uma boa estrutura cada integrante da banda tem uma via para ele + side field...

Resumindo: 50w da e sobra em um bom amplificador, seja SS ou Valvulado. Porém amps valvulados geralmente tem um som mais nitido, definido... então essa potência é 100% aproveitada oq torna 50w num valvulado melhor ainda!

caiohleal
Veterano
# dez/04
· votar


Td vai da grana, doq vc toca e a quanto tempo toca...
claro q um amp maior vai te dar mais qualidade, falantes de 12' dão um som bem mais encorpado e definido, pra quem ta no cenário do rock ou metal eh bom ter pelo menos um ampli de 80w (oq eu considero o mínimo) pra poder tocar em lugares q nem sempre oferecerão uma estrutura adequada.
Pra estudar ñ vejo nada melhor doq um ampli de 15w ou 20w. Mais q isso eh capaz de piorar a partir do fato q vc terá q usar o amplificador em um volume muito baixo para poder estudar legal (pq ninguém estuda com o som no talo)
bom, se tiver alguma duvida ai ou alguma coisa q vc acha q eu devia ter falado eh soh pedir

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Tipo oq ele falou do falante é fato... mas vale lembrar que potência nada tem a ver com o tamanho dos alto-falantes...

O voz AC30(30w) tem 2 alto-falantes de 12", o Fender Deluxe 112 Plus(100w, "meu" amp) tem 1 de 12"... agora já o BassMan da fender tem 50w e 4 altofalantes de 10"!

Ou seja... tem várias combinações...

E descordo em um ponto... do caiohleal... não acho que pra tocar metal tem que ter no minimo 80w... acho que potência nada tem haver com estilo de música... os falantes eu concordo... mais 80w é mais que o necessário... é oq eu falei 50w RMS é ALTO PRA KCT!! Muito mesmo! É pq a galera n tem muita noção mesmo! Mas isso é MUITA coisa... mas é como eu já disse... o amp mais potente trabalha com mais folga pra gerar volumes mais altos!

Pra vcs terem ideia... o cara que toca com meu pai tem um The Twin da Fender ele é 100w... um dia brincando no estudio do cara a gente coloco o amp no 6!(Veja bem, pouco mais da metade da potência dele) e era uma coisa tão absurda que o amp ANDAVA... ele vibrava e saia andando!! Concluindo não tem nem COMO usar 80w de potência... 50w é mais que o suficiente eu acho!

caiohleal
Veterano
# dez/04
· votar


bebm
eu sugeri o estilo pelo fato de q quando se tem bandas assim vc geralmente toca em lugares mais "merrequinhas" e ñ q a potencia va ter alguma a ver com um som melhor pro estilo ;)

bebm
Veterano
# dez/04 · Editado por: bebm
· votar


Ah sim! :)
Agora entendi!

Desculpe qualquer coisa ae então!!

caiohleal
Veterano
# dez/04
· votar


capaz, acho q fui eu q me expressei mal
mas eh isso ae ;)

leodacosta
Veterano
# dez/04 · Editado por: leodacosta
· votar


Cara eu tb estou nesse dilema...

eu tenho banda e toco desde 97 (sou "garoto"), mas pelo menos no que se refere a amps SS, acho 30 watts "pouco" pra shows, etc...

Atualmente eu tenho um Warm Music 208 GT (60 watts) e acho ele fraco pra shows e suficiente pra ensaios. Talvez eu ache isso pq não gosto de ter retorno do amp pro palco pelo side, pois acho que muda o timbre que eu tou tirando (cisma minha?)... prefiro ouvir o som do falante do amp direto.

Pretendo comprar um amp valvulado "definitivo" até o começo de Janeiro e não sei exatamente a potência que eu devo ter... acho que quero (ótima essa colocação, hehe...) algo em torno de 70, 80 watts, pra não ter problemas com potência.

Se fosse um SS (ou híbrido), eu ia querer pelo menos 100 watts, isso caso fosse um gringo que saturasse menos quando esguelado, e pra um amp nacional (que eu fujo pela experiência própria), acho necessário um de 200 watts, por causa da baixa qualidade de som deles quando vc força o bicho... Acho a "folga" importante pros SS.

Centauro
Veterano
# dez/04
· votar


bebm
Muito bom o que você postou.

framerate
Veterano
# dez/04
· votar


ouvi dizer que o marshall jcm800 de 50 na verdade pode dar até 75 watts com 2 valvulas de power será mesmo? se for é uma boa opção
eu vi na tubeamps
http://www.tubeamps.com.br/jcm_info.htm

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


eeeeh minha vez de meter a colher nesse angu ai... lá vai.

primeiro, precisamos diferenciar dois conceitos : POTENCIA e SPL

POTENCIA é uma característica do amplificador, bem definida, medida em watts, etc, etc.

SPL (Sound Pressure Level, ou nível de pressão sonora) é uma característica do amplificador + caixas, medida em dB. SPL é o 'volume' do amplificador, aquela famosa 'porrada na orelha'. Qundo você quer um 'amplificador mais forte' ou 'que fale mais alto que a batera', você está procurando um amplificador com mais SPL, não necessariamente com mais potência.

Exemplo tosco só pra fixar a idéia:

pegue um amp de 20 watts, ligue num alto falante de 8"... dificilmente será possível cobrir uma bateria. Agora ligue ele numa 4x12 com falantes eficientes (JBL, por ex)... com certeza dá pra 'cobrir' uma bateria deste jeito... com um amp de 20 watts.

Moral da história: quando você procura 'potência', na verdade você está procurando 'pressão sonora'.

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


agora sobre o famigerado mito de que

'watts valvulados falam mais que watts transistorizados'

o que acontece é o seguinte: a medida em 'watts' de um amplificador é medida 'antes do clipping', ou seja quando se diz que um amplificador tem 5 watts, isso significa que ele é capaz de entregar 5 watts antes da sua etapa de saída saturar.

Uma etapa de potência SS satura como 'hard clipping', ou seja, a onda é 'cortada' no ponto da saturação e vira um 'plano'. Isto além de soar uma merda, (porque a onda fica descontínua, gerando trocentos harmônicos da alta ordem) limita em exatamente 5 watts a potência entregue pelo amplificador.

Uma etapa de potência valvulada satura como 'soft clippint', ou seja, a onda é achatada 'suavemente', não vira um plano como nos SS. O som deste tipo de saturação é legal, rico em harmônicos pares de baixa ordem. Eventualmente, ao se exigir mais e mais da potência valvulada ela também acaba atingindo o 'hard clipping', ou próximo dele.

Moral da história:

uma potência SS de 5 watts entrega 5 watts antes do 'hard clipping', onde o som fica uma merda, logo, a utilidade dela acaba em 5 watts.

uma potência valvulada entrega 5 watts antes do 'soft clipping', onde o som começa a ficar 'interessante' para os roqueiros (distorção de power valvulado). Provavelmente essa potência irá conseguir entregar 10 watts antes de atingir o 'hard clipping', e, para quem gosta de distorção, o melhor dessa potência se obtém entre 5 e 10 watts.

por isso é que dizem que 'watts valvulados' falam mais que 'watts transistorizados'

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


vcs acham q um amp 2x8 de 50W, perde mto pelos falantes serem de 8?

e quanto aos ohms nesses 2x8?

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


vcs acham q um amp 2x8 de 50W, perde mto pelos falantes serem de 8?

e quanto aos ohms nesses 2x8?


Além disso, vejm se meu raciocinio ta certo:

pra maioria das ocasiões eu não vou precisar dos 50W no talo, dai provavelmente os falantes não vão "peidar" nos graves, correto???

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Pelo fato dos falantes serem de 8 sim... não sei, se perde nem ganha... o som fica diferente... o Blues DeVille por exemplo são 4x10 e ele tem um dos sons mais bonitos que já vi! Mas 2 de 8 vai gerar pouco grave... a não ser que por interferência de ondas ele gere um grave legal... mas ia é "mentira" na captação por mim dele, vai se colocar esse mic em frente e um falante só... ai o grave gerado por interferência some...

Segundo a explicação do B0fh, com 2x8 vc não vai ter pressão sonora... logo vc não vai conseguir um som com punch, gordo! :)

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


aratohendrix
o se perde... alias, que amp eh esse de 50 watts com 2 de 8? eh aqule famoso da warm music?

se ele permitir desligar as caixas e ligar numa externa, experimenta ligar numa 4x12 pra tu sentir a diferença.

é como eu falei lá em cima, só potência no amp não adianta.... pra dar a porrada na orelha tem que ter falante.

cheers.

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


aratohendrix
quanto aos ohms... normalmente as potencias SS vem escrito no jack qual é a impedância mínima que vc pode usar... essa impedância mínima é que vai te dar a potência máxima do amplificador.

nas valvuladas, recomenda-se ligar exatamente a impedância que vem escrita no jack. vc pode até ligar uma impedância menor, se quiser (fica com uns graves irados), mas impedância maior eh roubada, não ligue.

cheers

ellmusa
Veterano
# dez/04
· votar


oq vcs acham de um amp da tagima todo valvulado com 1x12 e 50w?

ellmusa
Veterano
# dez/04
· votar


só pra quem não conhece! o timbre da Tagima é semelhante ao laney!

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


ellmusa
cara esses amps antigos da tagima na verdade são de 30 watts, não 50... operam com um quarteto de el84 em push-pull, aproximadamente 30 watts.

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


citei como exemplo os nacionias wamrmusic 208gt e o meteoro space guitar.
fda q a industria nacional quase não usa falantes de 10, dai é ruim.

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


q amp importado na faixa dos 30W a 50W, barato vcs recomendam?

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


aratohendrix
laneys VC e LC :)
o preço é bem razoável, especialmente usados.

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


b0fh
+ou - hein, sendo valvulado, um de 30 W ja sai uns 1500 pra cima, isso pra mim seria caro ja, valvulado é p/ daqui a um tempo.

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


b0fh
E uma coisa mais humilde, SS mesmo, mas com um circuito bom ai, qual q vcs acham?

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Ué tem o laney Hibrido o TF200 tem um som lindo na minha opinião... é um dos melhores hibridos que já toquei... ele usado tu consegue por ums 1000 conto eu imagino... ele é 65w...

Se não tem o Fender Frontman 25w, ele novo é ums 800 conto eu acho... barato né!? Não se engane pq esse fender é um absurdo de alto! heheuaheuaheuaheuhae
É estranho como os Fenders falam tanto... é impressionante! :P

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


bebm
interessante esse fender cara, vo da uma procurada, usado então ele deve estar mais barato.

e dai não tem aquela coisa de fender não ser mto bom pra sons pesados né?

se bem q o q gosto de levar é um LedZeppelin.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Questão de Potencia