Saturação de Valvulas

Autor Mensagem
macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


dizem que esse livro da radiotron é uma cassetada, coisa pra ficar lendo um ano inteiro, agora é de admirar o cara nunca ter aberto um trafo - que falta de curiosidade. nem pra comparar com o que ele faz!

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
hehehe verdade neh... engenheiro sempre tem dessas de desmontar as coisas pra ver como eh... valeu pelo link, vou ler lah, e também um camarada lá dos states me passou umas infos de como calcular aqueles valores baseado naqueles charts de curvas características das válvulas... amanhã vou ver se faço as contas, deduzo umas fórmulas e depois dou um jeito de passar pra galera... não sei se aqui vale a pena por pq eh um forum de músico, mas lá no grupo de [valvuladosbrasil] deve ser uma boa. Vc assina lá?

sds

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


se vai descobrir quem eu sou lá pelo link

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
bom ja aprendi a bagaça... essas impedâncias são dadas pelo 'slope' das load lines que vc traça em cima daqueles gráficos de curvas características... coisa bem bacaninha... vou escrever essa desgraça qqr hora.

Passoka
Veterano
# nov/04
· votar


bom ja aprendi a bagaça... essas impedâncias são dadas pelo 'slope' das load lines que vc traça em cima daqueles gráficos de curvas características... coisa bem bacaninha... vou escrever essa desgraça qqr hora.
hmmmmm, faz sentido hein, uma vez que a impedância dos falantes varia conforme a velocidade que vc tenta empurrar ou segurar o ar. Uia

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


faça um pequeno artigo e coloque la no valvulados na pasta teoria, porque muita gente se perde no ingles e na net tem muita coisa mas quase nada em portugues. eu ainda pretendo por umas coisas la tambem.

helciof
Veterano
# nov/04 · Editado por: helciof
· votar


b0fh
Se voce conseguir tirar essa potência escrita ai do lado,
meu camarada , voce acaba de descobrir a nova Lei de Ohm!
Va 450v, Vg2 375v, Vg1 -36v, Zout 5,000ohms, Pout 58W (ERRADO)

Com 450V em placa , e 5KOhms de impedância, só dá para tirar
40,5 Watts, com rendimento de 100% do seu amplificador, o que é improvável. Pense melhor ou caia na pista pra aprender!
Não confundir "impedância de carga" com "resistência de placa"!

helciof
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
Você daria uns U$200 na época pra pra fazer experiência?
Eu não.
A minha competência em física e matemática me dotaram com capacidade suficiente para entender a maioria dessas baboseiras.

helciof
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
Na verdade, par um transformador de força, que trabalha numa frequência fixa , exemplo 60Hz, o núcleo para uma dada
potência , tem a mesma área, independente da voltagem de entrada e saída.
Para os transformadores de áudio, leva-se em conta a indutância na frequência mais baixa que se deseja reproduzir.
Logo, para não comprometer a resistência do primário, com muitas espiras, o que aumenta as perdas, aumenta-se a área do núcleo também, em conjunto.
Por exemplo:
Num trafo com área de 25cm², umas 2500 espiras no primário, obtem-se aproximadamente uma indutância de 10Hy, mas para o mesmo número de espiras para um núcleo de 32cm², pode-se chegar a 25Hy.Depende do tipo de núcleo , do enrolamento, da distribuição das camadas!

helciof
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
O tamanho do núcleo é uma função da potência, tá certo, mas entra também a indutância.
Quando se trabalha com frequências muito baixas, do tipo áudio em torno de 15Hz, a indutância vista por amplificadores valvulados , por exemplo, em baixas frequências, deve ser alta, pois senão, o circuito veria uma baixa impedância (2*Pi*f*L=Alto Z), e aí, é como um curto.
Então se aumenta a área do núcleo, para não se almentar só número de espiras, pois fica impraticável as vezes.
Para se ter uma idéia a área é :
A = Raiz W/0.22, onde A=mm²

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


Se voce conseguir tirar essa potência escrita ai do lado,
meu camarada , voce acaba de descobrir a nova Lei de Ohm!
Va 450v, Vg2 375v, Vg1 -36v, Zout 5,000ohms, Pout 58W (ERRADO)

Com 450V em placa , e 5KOhms de impedância, só dá para tirar
40,5 Watts, com rendimento de 100% do seu amplificador, o que é improvável. Pense melhor ou caia na pista pra aprender!
Não confundir "impedância de carga" com "resistência de placa"!


Você daria uns U$200 na época pra pra fazer experiência?
Eu não.
A minha competência em física e matemática me dotaram com capacidade suficiente para entender a maioria dessas baboseiras.


caramba quanta humildade hein... você por acaso é parente do allan fly?
apesar disso, vou responder educadamente, pelo menos desta vez. e por favor, tenha a cortesia de ler entender antes de replicar.

segundo suas palavras:
450v em placa com 5kohms de impedancia dá pra tirar no máximo 40,5 watts do amplificador com rendimento de 100%.

Isso até seria verdade, em algum mundo ideal. O problema aí é que você não falou nada sobre a topologia do amplificador nem sobre a classe de operação dele.

Por exemplo, num single ended com el34, temos uma configuração bem típica:
El34 Class A Single Ended (1 tubo)
Vga = 250V
Vg2 = 265V
Vg1 = -13.5
ZOut = 2,000 ohms
POut = 11W
THD = 10%

Segundo a tua teoria, nessas condições o amplificador seria capaz de entregar 31.25 watts. Obviamente errado, porquê dada a topologia SE, que consegue entregar no máximo metade da potencia dissipada pela válvula em idle (26.5 watts no exemplo), perdas, etc, no fim sobram míseros 11 watts...

Mas isso não tem nada a ver com a linha de operação que vc contestou acima... aquela é para EL34 em push pull (um par). Recapitulando:
EL34 Class AB1 Single Ended (2 tubes)
Va = 450v
Vg2 = 375v
Vg1 = -36v
ZOut = 5,000 ohms
POut = 58W
THD = 6%

Que, diga-se de passagem está CORRETÍSSIMA, pois eu simplesmente copiei isso do datasheet da EL34, não tou 'inventando' nada.

Aplicando a sua teoria, vamos calcular o rendimento MÁXIMO desse amplificador. Lembre-se que por ser push-pull, cada válvula 'enxerga' uma impedância refletida que é 4 vezes menor que a impedância do primário (5k ohms), logo, cada válvula estaria acoplada a uma carga de 1250 ohms.

P = 450*450/1250 = 162 (watts)

Ou seja, se fosse em classe B poderíamos tirar 162 (!!!) watts de um par de EL34 @ 450v

Obviamente, não é bem assim que funciona. Essa potência de 58 watts é dada pela variação da corrente na válvula, que varia entre 60mA e 204mA nessa condição de operação. Logo, a potência teórica desse amplificador seria uns 65 watts... novamente, devido as perdas sobram 58 watts de potência útil.

Quanto ao cálculo da impedância, é necessário traçar linhas de carga no gráfico de curvas características da válvula... É meio foda de explicar aqui em 'modo texto', mas basicamente pra push-pull você traça uma load line do 'joelho' da curva de Vg1 = 0V até o ponto (Va, 0). A inclinação dessa curva vai te dar a impedância ideal para a válvula em push-pull (1/4 da impedância do primário do trafo de saída) - (na verdade, vai te dar um pouco menos que a ideal, normalmente usa-se um pouco mais do que o resultado desse cálculo).

Em single ended, a load line deve ser traçada do 'joelho' até o ponto de operação em idle da válvula (Va, Ia), novamente a impedância ideal será um pouco mais do que o 'slope' dessa linha.


Bom, é isso... qualquer dúvida, pergunte.

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


caro Helciof - não se trata de dar 200 dolares num trafo só pra abrir pra experiencia (se foi isso que voce quiz dizer) e nem tão pouco da sua capacidade de entender bem estas "babozeiras", sorte sua de ter tamanha facilidade, eu por exemplo sou meio lerdo com contas, racionio lento em matematica mas não detesto, mas parece um tanto esquizito alguem que enrola trafos nunca ter aberto um ou ter tido a oportunidade da observação de um por dentro até pela oportunidade de uma reforma em algum. Ainda não conheço os seus trafos mas conheço gente que enrola (muito bem) mas que já confessou que nunca calculou nada, foi colecionando copias de trafos que abria e reformava. Acredito que seus trafos possam ser bons, talvez até melhores que de alguns aparelhos mas uma comparação seria quase impossivel, teria que ter amplis iguais com diferentes trafos. devo parabeniza-lo pelo seu trabalho, eu tenho apenas nivel tecnico de eletronica e me daria por satisfeito se conseguisse acompanhar (e tivesse paciencia) metade daquela quantidade de contas que tem no Radiotron. infelismente então dentro minha humilde compreenssão mas repleto de curiosidade abro tudo que vejo pela frente e assim vou aprendendo sempre um pouco mais. aqui mesmo com essa discussão estou aprendendo.
abç

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


mas então, nenhum comentário/ressalva? case closed?

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


é acho que caso encerrado

Manjuba
Veterano
# dez/04
· votar


Que viagem... ...galera, me exmpliquem o seguinte... ...se um amp com 6l6 fica com menos volume quando mudo pra el34, por que naum acontece o contrario, já que de acordo com vcs a el34 tem mais potencia?

Outra, qual o site dos trafos hein?

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


Manjuba
cumé que é? vc troca as 6L6 por EL34 e fica com menos volume?
mas que amp é esse? nem todos dá pra fazer isso.

sds

GuinGo
Veterano
# dez/04
· votar


Quer um conselho para conseguir uma "boa" saturação em seu ampli valvulado,..no meu caso eu coloco a chave de 220v e ligo na tomada 11v,..importante não errar senão pimba!
meu ampli valvulado eu mesmo construi com apenas 2 valvulas 5AQ5 E 6AV6 no formato "RABO QUENTE", e um simulador de falantes na saída para conectar a mesa de som..o som fica super legal

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


GuinGo
vc eh doido... a menos q vc não tenha a menor dó de detonar as válvulas, não faça isso não.

btw, cume q vc fez um rabo quente com essas 2 válvulas ai? mesmo em série são só 11 volts de filamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Saturação de Valvulas