Saturação de Valvulas

Autor Mensagem
b0fh
Veterano
# nov/04


6L6GC satura + fácil

a EL34 tem o maior ganho;

e a 6550 eh a mais forte das 3 (80+ watts por par)

sds

Alexandre Souza
Veterano
# nov/04
· votar


b0fh
e as 12ax7 que são as usadas no dr drive e em vários amps, saturam fácil? E o ganho?
Valeu...

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


Alexandre Souza
cara esse lance de 'saturar fácil' é meio vago... depende mais do circuito do que da válvula.
a 12ax7 satura com algo como 2-3 volts de AC no grid, se me lembro bem... mas ainda assim depende do circuito, do bias, etc.

sds

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


ah, o ganho de uma 12ax7 típica eh 100x, mas no circuito dá bem menos que isso tb.

sds

Alexandre Souza
Veterano
# nov/04
· votar


b0fh
Cara, é que eu naum manjo nada desse lance, mas estava afim de comprar um dr drive, o que vc acha dele? Dá uma saturação legal sendo usado como pedal de dist??

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


Alexandre Souza
Na verdade o som 'heavy metal' é uma distorção mais característica de solid-state do que de válvula. Se é isso que vc quer o melhor é um metal-zone, rat, mxr da vida, ou mesmo o gt-2. Agora se vc quer uma distorção mais leve, tipo blues, overdrive, é melhor valvulado msm, fica mais autêntico.

sds

gustavo macaco
Veterano
# nov/04
· votar


toquei no 5150 e chorei

flavio
Veterano
# nov/04
· votar


A quantidade de valvulas do Pre-Amp eh proporcional a quantidade de ganho(distorção)?????

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


gustavo macaco
chorou pq?

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


flavio
sim... quanto mais estagios em cascata, maior fica o ganho e a distorção.
acho q o recorde de estagios eh o amp q o gustavo macaco tocou e chorou, o 5150... tem 6 ganhos em série no preamp.

Randy78
Veterano
# nov/04
· votar


porque ninguém coloca 10 ou 20 valvulas no pré? eu imagino que não deve ficar bom, se não alguém ja teria feito, mas o que aconteceria? existe um limite para o número de valvulas?

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


Randy78
po cara, quem disse que tanto ganho assim eh bom? o som fica tão comprimido que fica quase impossivel dizer q eh uma guitarra... fica mais pra uma onda 'sawtooth' de sampler... haha.
Pra mim, 3 ou 4 estágios eh mais do que suficiente... eh o que a maioria usa por aí . De que adiantaria colocar 20 válvulas no pre e acabar com um som de sei-lá-o-que? hehe.
Mas na teoria vc pode colocar infinitas válvulas em série, contanto que vc reduza a tensão na entrada do estágio pra algo aceitável com um divisor de tensão.

sds

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


la em cima tá errado 6L6 tem mais potencia que EL34 e quem satura mais é a EL34

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
verdade?

Que eu saiba tanto as 6L6GC quanto as E34L da JJ-Tesla (produção atual) podem dissipar 30 watts nas placas. Os dados antigos indicam 30W para a 6l6-GC e 25 watts para a EL34. Mas isso não quer dizer absolutamente nada sobre o quanto um par de válvulas pode gerar de potência na saída em push-pull classe AB1.

Olhando os application data no Duncan, achei para a 6L6:

Va 450v, Vg2 400v, Vg1 -37v, Zout 5600ohms, Pout 55W

Que eh o que a esmagadora maioria dos amps com par de 6L6 em classe AB1 usa. E como a 6L6 eh limitada a 500V na placa, logo não dá pra tirar muito mais que isso mesmo. (talvez uns 60 watts trabalhando no limite).

Já para as EL34 (todos em classe AB1) :

Va 450v, Vg2 375v, Vg1 -36v, Zout 5,000ohms, Pout 58W
Va 475v, Vg2 400v, Vg1 -36v Zout 4,000ohms, Pout 70W
Va 725v, Vg2 375v, Vg1 -39v, Zout 11,000ohms, Pout 90W
Va 775v, Vg2 400v, Vg1 -39v, Zout 11,000 ohms, Pout 100W

Logo, a EL34 com a mesma tensão de placa da 6L6 já 'põe pra fora' 3 Watts a mais que a 6L6GC. E aumentando a tensão de placa podemos tirar 70, 90, e até 100 (!!) watts de um par de EL34!

Interessante não? Moral da história : dissipação máxima de placa e potência de saída em classe AB1 são coisas totalmente diferentes.

Ah, antes que eu me esqueça, a THD de um par de EL34 é sempre maior (5-6) do que a de um par de 6L6GC (tipicamente 1.8), isso quer dizer que a EL34 sempre tem uma distorção maior no sinal quando usada em AB1. Logo, a 6L6 é uma válvula mais 'hi-fi' do que a EL34. Por isso que os roqueiros de plantão sempre preferem os marshalls e as EL34 :)

cheers

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


ah, so pra complementar, sobre as 6550.

Com 450 volts na placa um par de 6550 consegue 'entregar' 70 Watts @ 4000 ohms
Com 550 volts na placa, 100 watts @ 4500 ohms

essas válvulas são bem cavalas... mas não sei qual é o Va-max delas... alguem sabe?

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


respondendo a mim mesmo, se a 6550 for realmente equivalente a KT88, o Va-max dela deve ser 800v. Imagina o quanto não daria pra tirar de potência de um par delas a uns 750v. hehe.

Ah, a THD das 6550 eh algo como 2 - 2.5... tá no meio das 6L6 e EL34.

cheers

BRNz
Veterano
# nov/04
· votar


Randy78
porque ninguém coloca 10 ou 20 valvulas no pré? eu imagino que não deve ficar bom, se não alguém ja teria feito, mas o que aconteceria? existe um limite para o número de valvulas?
Quem eh q vai pagar a conta de luz?!? e... quem vai espera esses negocio tudo esquenta?!?

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


bom pelo menos voce concorda que a 6L6 é mais Clean, cara, são valvulas diferentes uma é tetrodo a ou outra é pentodo e a 6L6 suporta mais de 450 volts, vai nos 550 facil (valvula boa), so comparei 6L6 e EL34 porque foi as que eu ja mexi na decada de 70 e 80 . as outras so tenho conhecimento por artigos lidos. mas a potencia em si é muito relativo dependo de n fatores num projeto (não só das valvulas)

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
sim, 6L6 eh beeem mais clean msm...
6L6GC eh uma válvula bem + 'linear' que a EL34. Provavelmente porque ela tem placonas grandes e o catodo dela não deve ser tão quente (900ma de filamento), logo tudo fica mais 'sob controle'... e também a 6L6GC eh um KT mesmo (kink-less tetrode).

Já a EL34 tem placa menor, mas o filamendo da FDP puxa 1.5A (quase o dobro da 6L6)... e ainda por cima ela eh um pentode de verdade, com conexão externa para o supressor... Pra completar dá pra socar até 800 volts na placa dela... Eh bem mais 'nervosa' que a 6L6. Por isso ela tende a distorcer mais. E atente que NÃO é distorção por staturação, é distorção no clean msm. Pra saturar uma EL34 precisa de MAIS volume que uma 6L6 com certeza.

sds

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


a 6L6 é uma tetrodo de feixe dirigido (beam tetrodo), a placa é mais afastada (acho que é dividida em duas partes, uma coisa assim) este afastamento que faz ela ser mais clean, já li isso mas não me lembro onde foi.

GreatKingRat
Veterano
# nov/04
· votar


N minha opinião o som distorcido mais legal eh das EL84 (mais elas têm tanta potência de saída)......

Passoka
Veterano
# nov/04
· votar


N minha opinião o som distorcido mais legal eh das EL84 (mais elas têm tanta potência de saída)......

vc quer dizer não tem tanta potência?

Passoka
Veterano
# nov/04
· votar


b0fh
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

sabia que vc ia pirar quando falassem que vc tava errado sobre isso. Cara foi garimpar os dados todos das válvulas :P

GreatKingRat
Veterano
# nov/04
· votar


Isso, ñ tem tanta potência, (amps em classe A soh tiram 5/6watts de uma delas)

helciof
Veterano
# nov/04
· votar


Se voces querem saber quanto uma válvula pode entregar de potência na saída, respeitando é claro, seus limites absolutos máximos das caracteristicas dadas pelo fabricante,
use a seguinte fórmula:

P=V²/Rl ou P=V²/Zl ou P=V²/Zout, onde;

P= Potência em "Watts", V=(+B)em "Volts", Rl,Zl,Zout= impedância de carga vista pela vávula em "Ohms"

Exemplo:
+B=350 V, Zl=5000 Ohms => 350²/5000= 24,5 Watts.
Sem mistério!

Se fizer as contas de alguns comentários, sobre este assunto,
alguém vai descobri erros!
Veja abaixo o que encontrei!

Va 450v, Vg2 375v, Vg1 -36v, Zout 5,000ohms, Pout 58W (ERRADO)
Va 475v, Vg2 400v, Vg1 -36v Zout 4,000ohms, Pout 70W (ERRADO)
Va 725v, Vg2 375v, Vg1 -39v, Zout 11,000ohms, Pout 90W (ERRADO)
Va 775v, Vg2 400v, Vg1 -39v, Zout 11,000 ohms, Pout 100W (ERRADO)

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


helciof
errado? tá doido? esses dados são dos datasheets das válvulas, bicho. Olha lá no tdsl.duncanamps.com. Acho que os negos das RCA e GE da vida dos anos 40,50,60,... deviam saber mais sobre isso que eu ou vc... eh laia. cada uma...

Tua fórmula é que eh furada. Pensa na topologia de um estágio de saída push-pull... tem uma válvula de cada lado do trafo de saída... essa impedância que tá listada aí é a do enrolamento completo, cada válvula tá acoplada apenas em metade do enrolamento... mais correto seria algo como

P = 2 Va² / Zout

mas isso seria em classe B... em classe AB1 sempre vai dar menos porque o bias é regulado de forma que se obtém menos potência mas a integridade do sinal fica melhor... bom não vou colocar aqui a teoria de estagios push-pull e de classes de operação dos mesmos, mas vc pode procurar isso na net.

Ah e antes q vc diga q a minha fórmula é furada, eu sei que tá. A fórmula verdadeira pra calcular isso eh bem mais complicada, envolvendo um monte de parâmetros das válvulas, como resistência de placa, transcondutância, ponto de operação (bias), correntes de catodo e screen, etc... Inclusive esse Zout é calculado por aí. Se um dia eu achar essa teoria de forma decente na net posto aqui pra vcs lerem.

Agora mano, pegar uma formulinha besta de lei de ohm e querer provar que o application data dos datasheets das válvulas está errado eh brincadeira né? Fala sééééééério.

sds

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


helciof
hmm só pra pegar mais no pé, vi agora q vc tem um site onde vc vende trafos, e tem um tópico seu dizendo q vc aprendeu tudo no radiotron designers handbook, que nunca desenrolou um trafo pra aprender, etc...

Me espanta muito você que leu o radiotron de cabo a rabo (eu nunca nem vi esse livro, hein, so ouvi falar, sou 'moleque' comparado com a geração dos valvuleiros) contestar dados que provavelmente tão lá mesmo (se não lá, com certeza tão nos 'receiving tube manual' da vida, esses eu já fucei). Fica difícil de acreditar neh. O cálculo dessas linhas de operação aí que eu postei antes envolve teoria de linhas de carga (que eu ainda preciso aprender, bleh, so ler datasheet tá ficando meio bitolante pra mim... haha), não eh uma trivialidade tipo lei de ohm...

Mas sinta-se a vontade pra defender a sua teoria aí, forum eh pra isso mesmo...

sds

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


num tô intendeno, e a eficiencia do trafo versus tamanho do core não leva em conta na potencia?

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
entra se vc quiser saber a potência entregue na carga (falante)... agora não sei se essas application data consideram o Pout na carga ou no primário (acredito que seja no primário, ou que eles considerem um transformador casadinho no cálculo), preciso achar essas merdas de fórmulas... :) Vc não tem isso aí nao? Ou conhece quem tenha? Na net ta embaçado de achar.

cheers

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


no www.funwithtubes.net tem explicações sobre cada estagio

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Saturação de Valvulas