O que timbra mais?

Autor Mensagem
aratohendrix
Veterano
# out/04 · Editado por: aratohendrix


Ae, queria saber o q timbra mais, as valvulas do pré ou do power, e se um amp hibrido vale a pena.

valew

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


uma valvula sozinha no pré são dois estagios de pré-amplificação e dependendo dos componentes de equalização ao redor eu diria que "timbra mais" (não acho que seja este o termo). as valvulas do power dão saturação e compressão. no meu entendimento de eletronica penso que o power dão mais a caracteristica de um ampli valvulado. acho amplis hibrido um engodo pois uma coisa completa a outra.

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
e tipo, vc pode me informar se o sinal da guitarra soh passa pela valvula quando eu aciono o canal de distorção do amp, ou eu tenho o clean da valvula?

q tipo, eu poderia usar um pedal para saturar o pré e ter uma distorção legal?

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


tem o clean da valvula, a distorção será feita por diodos apos o clean (seja este clean vindo de valvula ou transistor), geralmente é assim, quando digo que acho um engodo amplis com pre a valvula e potencia a transistor é porque com um bom circuito de pré transitorizado se consegue "aproximar" ao pre da valvula .
já as valvulas da potencia não tem transistor de potencia que faça igual.
os pedais tube screamer e overdrive (sem estar no máximo nos controles) é a tentativa barata e longinqua de lembrar um som de valvula

aratohendrix
Veterano
# out/04 · Editado por: aratohendrix
· votar


hum, eu tava pensando nisto mesmo, de usar um MXR+(montado), ou um Tube Screamer(q pretendo montar), pra saturar um amp hibrido.

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


pow, eu tava afim de comprar um amp ateh uns 650, pra tocar rock classico, tipo Ledzeppelin, e quando saturado algo q chegue a dar pra tocar ozzy/randyrhoads, quer dizer, o bom pra mim eh um Marshall SuperLead 1959, mas eu naum tenho tdo isso, entaum eu queria saber de um, considerando artificios, usando um GT2 junto, usando tube screamer, etc
SS?hibrido?
marcas?

eh soh por curiosidade lembrando, vai demorar um pouco preu comprar, mas jah ir pensando eh bom.


valew ae

Fly Never Die
Veterano
# out/04
· votar


aratohendrix

Sabe o que rola cara?

Os cars metem pedais analógicos nos amplis, isso mesmo, o que entra é o sinal saturado por transistores.

Esse sinal que os puristas chamam de lixo,é o que entra sim.

Esse "lixo", é pré-amplificado e recebe nuancias em determinadas frequencias no circuito de pré-amplificação (seja ele valvuladoou transistorizado).

Esse "lixo" agora tratado e maquiado pelo pré, é enviado para o power valvulado. O Power valvulado misteriosamente transforma esse "lixo" em "ouro", ressaltando harmonicos que são afirmados serem pobres nos transistores. Como? Mágica, o sinal transistorizado e maquiado agora vale "ouro"? A valvula é capaz de extrair harmonicos pares até então inexistentes nos sinais advindos de circuitos transistorizados?

Como explicar o timbre de um MXR distortion entrando em um valvulado e saindo com harmônicos pares? O SS não matou os harmônicos pares? Ele não só gera harmonicos impares que são não musicais? Mistério.

Reflita amiguinho. Não é muito difícil identificar certas lorotas.

Se vc quiser usar um valvulado e ter um som valvulado, então use ele limpo, sem alteração no sinal que entra. Quase ninguém faz isto, ou seja, não use pedais, principalmente os transistorizados tipo GT2, Tube Screamer, mxr, ETC....

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


Fly Never Die
eh, tdo eh mto relativo, mas escuta, o pedal naum simplesmente aumenta o volume do sinal e satura a valvula?do pré?

fiquei ateh meio perdido agora quanto ao clean, q tipo, o clean de valvula, parece ser mais "bonito" do q do SS, mas eu sei q existem SS q tem cleans lindos, mas o q entra eh, eu vo compra um desses meteoro, warm da vida, no max um peavey, dai a ideia seria ligar um pré valvulado no sendreturn, para ter aquele clean "bonito" da valvula, mas acho q esta ideia esta meio equivocada...

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


e tipo, eu digo usar um GT2 no caso, pela simulação mesmo, soh ainda naum me convenci de q este pedal simula fielmente um marshall.

Hammer
Veterano
# out/04
· votar


o som vintage como disseram no forum "texto legal sobre valvulados" diz que o som mais bonito é o timbre do power..tanto é por isso que guitarra tem fama de incomodar os vizinhos.

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


Hammer
valew,

quem souber mais sobre isso, ou GT2 fale por favor.

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


sobe

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


sobe de novo

Fly Never Die
Veterano
# out/04
· votar


aratohendrix
eh, tdo eh mto relativo, mas escuta, o pedal naum simplesmente aumenta o volume do sinal e satura a valvula?do pré?

Sim, mas veja bem o sinal foi amplificado (aumentado) por transistores e estes são ditos "matadores de timbres" pois é afirmado pelos puristas que eles geram apenas harmônicos impares e não os pares gerados pela não linearidade da valvula.
É um paradigma difícil de compreensão. Ou as afirmativas básicas sobre SSxValvulas estão erradas, ou o uso de booster na entrada é equivocado.

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


Fly Never Die
Hum, ta, mas num amp hibrido, quando eu ligo o canal de distorção(sem pedal), dai eu tenho a distorção somente da valvula, naum, pq o q faz a distorção dai sao os diodos entaum eu naum vejo função nenhuma nos hibridos, alias q eles sao uma enganaçao como disse o amigo lah em cima eu jah desconfiava a mto tempo.

eh, se eu for comprar acho vai ser SS mesmo

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


não confunda tudo, todo sistema amplificador, seja valvula ou transistor, aumenta um sinal e todos os hamonicos desse sinal, a valvula aumenta todos na mesma proporção, o transistor aumenta em proporção diferente, os impares saem mais alto que os pares alem de não conseguir aumentar legal (pares e impares) os harmonicos de frequencia muito elevada.
a diferença só será muito notada em muitos estagios de amplificação em sequencia e potencia, isto é se voce usa um booster de um ou dois integrados (ou transistores) a perca dos hamonicos pares seria irrisoria, já num sistema de 100 watts dá pra notar.

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio

eh, soh q eu acho q se vc colocar um amp de uns 50W e colocar um valvulado de uns 15W vcs jah sente a diferença neh?

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


aff, to cada vez mais confuso.

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


sente a diferença sim mas tem muitos outros paramentros em jogo, não só os harmonicos do sinal,
a valvula comprimi o sinal, o transistor não.
a valvula atrasa o sinal (isso mesmo, delay), o transistor não.
a valvula amplica graves, medios e agudos (simplificando a teoria) por igual, o transistor desigual (os medios saem muito mais alto).
a valvula não deforma a forma de onda do sinal, o transistor deforma (tem por uma porção de componentes eletronicos no circuito pra ficar corrigindo).
e mais alguns que eu não me lembro. quando a intenção e obter de um ampli transistorizado um som parecido com valvulado tem que pegar os parametros deficientes no transistor e melhora-los, ai está a diferença entre o timbre de um cilotron e um fender princeton por exemplo. palavra de macaco veio

aratohendrix
Veterano
# out/04 · Editado por: aratohendrix
· votar


Ta, entaum vamos voltar a questão principal, com ateh uns 700 vai, eu compro um amp hibrido, ou um bom solidstate?, e tipo, encontrei ateh peavey de bom preço, mas eu poderia acabar comprando um meteoro tbm.

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


sinceramente não levo muita fé em ampli nacional não. os estrangeiros (os de nomes conhecidos) são muito mais bem confeccionados, alguns tem uma montagem impecavel. quando voce abri um ampli nacional por dentro, nas porcas dos parafusos falta arruela, tem sempre um componente pendurado, coisas desse tipo, já perdi a conta de quantos eu já abri e posso afirmar.

Passoka
Veterano
# out/04
· votar


Bom, não li tudo mas é o seguinte, não tem essa o que timbra mais. existem sons que vem do pré, outros que vem do power e o outros da guitarra.

aratohendrix
Veterano
# out/04
· votar


eh, um peavey antigo SS, um laney SS, quem sabe ateh um vox pequenininho SS, acho q isso seria lucro neh? pq alem disso dai soh sendo valvulado mesmo, jah q hibrido naum da o timbre de valvula

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


aratohendrix
Amigo, acredite em mim em uma coisa, e lembre-se disso por toda a sua vida, pois há muita mentira nisso tudo ...
Há sons melhores e sons piores, amplis bons e ruins, pedais bons e ruins, valvulados, transistorizados, de CI's e digitais, vc pode combinar ou não, digital com analógico pra achar o seu som...
Mas timbre, amigo, se faz na mão. Guitarrista com atitude e estilo, tem o timbre pronto na mão. O resto é estória de viadinho que paga pau pra cabeludo viado.

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


o termo timbrar não é um termo adequado, façam a seguinte experiencia, de madrugada quando estiver bastante silencio toque acordes na sua guitarra desligada, se possivel encoste o queixo na madeira pra sentir bem o som, agora plugue ela em varios amplis e tente descobrir qual reproduz mais aproximadamente o som que voce escutou com ela desligada. ai poderá saber qual "timbra" melhor.

aratohendrix
Veterano
# nov/04
· votar


valew ae tdos, alguem quer dar sua opinião quanto aos hibridos, SS e valvulados?sobre "timbres"?sobre marcas, modelos?

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


híbrido é para aquele cara que naum saca nada de ampli e tá na dúvida se compra solid state ou valvulado, ai pega logo um híbrido que as duas coisas.

bach
Veterano
# nov/04
· votar


valvulas do power com certeza

Fly Never Die
Veterano
# nov/04
· votar


Amiguinho, é como falei. Tube Screamer ou similar na entrada de valvulado, fornece o sinal já clipado pelos transistores, não há como reverter este sinal e dizer que a valvula de Power vai gerar um smooth overdrive de um sinal já clipado, no máximo uma alteração de attack/decay em certas frequencias do sinal. Neguinho vai bater cabeça e contrariar tudo o que foi dito sobre transistor X valvula para tentar tapar o sol com a peneira.

Uma vantagem do valvulado é no uso de stacks e paredes de amplificadores. O som vai a volumes estúpidos sem uma distorção harmônica ou degradação do sinal que seja sensível, ao contrário do transistor. Mas veja bem isto é para apresentações cavalares em ambientes enormes e com uma massa muito grande de expectadores.

Fly Never Die
Veterano
# nov/04
· votar


Se vc for usar um valvulado sem efeitos na entrada like Angus, realmente vai pegar o som original. Logo poderá microfonar o bichinho e tocar direto.
Se botar latinha prá empurrar, esqueça.
Pense bem e compare bastante antes de comprar um ampli, pode ser que o dinheiro empatado em um elefante branco seja jogado fora.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que timbra mais?