REVERB DE MOLA???

    Autor Mensagem
    Centauro
    Veterano
    # set/04


    O que é reverb de mola e qual a diferença? Alguns Amps trazem este recurso e gralmente são mais caros. Vale a pena?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Centauro
    Reverb de mola é um dispositivo eletro-mecânico no qual o som é transformado via um conjunto de molas. Se vc aprecia o som vintage é mais indicado, mas pode-se conseguir bons sons com reverb digital (embora nem todos concordem com isto).
    Abç

    Centauro
    Veterano
    # set/04
    · votar


    O reverb digital consegue fazer o mesmo som do de mola? Qual será que dá mais profundidade e peso ao som? Ouvi dizer que o amp com este reverb é mais delicado para transportar, será que é verdade?
    Valeu Mauricio Luiz Bertola

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Centauro
    Ñão, o reverb de mola é mais "vintage", mas vc pode tirar um bom som com o digital mesmo, e de fato o reverb de mola é frágil.
    Abç

    bach
    Veterano
    # set/04
    · votar


    enquanto o reverb de mola soh consegue 1 tipo de de reverb (de mola) os digitais conseguem reproduzir n variedades de reverb. mas se vc vai usar um digital pra simular um de mola pega o de mola q eh bem melhor.

    ThE_Fe4r_guitar
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    huhuahua o reverb do meu 208gt agora eh uma dist d blues...do nd aconteceu issu..huahauhahu

    mai num vo usa mais o pré desse amp..hehe

    ThiagoCanoa
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    huhuahua o reverb do meu 208gt agora eh uma dist d blues...do nd aconteceu issu..huahauhahu

    mai num vo usa mais o pré desse amp..hehe


    huahuaahushuahu o 208gt e seus mistérios
    o reverb do meu parou de funcionar, reverb de mola é bem fragil mesmo. mas parece simples de consertar, uma vez arrumaram o meu de graça. ainda sobre o 208gt, o canal de drive do meu virou tipo um teremin huehuehuehu. ele fica fazendo um som agudo e o pitch muda quando mecho nos knobs, bizarro.
    agora to com um fender frontman, o reverb dele chegou funcionando perfeitamente, aí no segundo dia parou de funcionar. fui passar o fim de semana fora e quando voltei ele tava funcionando, mas no outro dia parou. apesar de ser um grande apreciador do timbre, to quase desistindo do reverb de mola. por falar nisso, alguem sabe de alguem q conserta reverb de mola em belo horizonte?

    Mariana_J
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ThiagoCanoa

    Olha a data !

    moreno_jambo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    é... pela data,ele ja deve se estar com uma boa noção de reverbs... .,rs

    tatus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Para os que tem experiência com reverb de mola e estiverem afim de ajudar, gostaria de saber qual o melhor reverb de mola que tem. Não digo marca ou especificações de impedância e circuito.
    Quero saber na questão das molas mesmo, se os melhores são os maiores com 3 molas, os menores com 3, os maiores com duas, os menores com 2 e etc... Quero comprar um que vai servir em qualquer ampli que eu experimentar, é que estou brincando com umas valvuletas aqui e queria comprar um só saca.
    Valeu!

    Ramsay
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Centauro

    O reverber de mola é a maior enganação que existe!! (hoje em dia).
    Ele é utilizado há muito tempo, tanto em amps solid state como em valvulados porque é de praxe, ou seja, virou padrão, mas um padrão que de tão antigo é retrógrado!!

    O som da guitarra vibra um transdutor de entrada da unidade de mola, que sacode as molas e esse sacolejo com um retardo é recebido por um transdutor de saída, só que o som recebído perde muito em relação ao original, seja em graves, médios, mas, um pouco menos em agudos !!

    E o pior é que certos pedais modernos, como o Boss RE-20 tenta imitar essas deficiências dos reverb de mola, eu tenho um e não faz parte do meu pedalboard, apesar do delay analógico dele ser muito bom!!

    Fuja dos reverb de mola pq eles são (como dizer??) como utilizar um abano de mão ao invés de um ventilador (reverb digital)!!

    Gilmourist
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Dúvida: o reverb de mola interfere no som quando desligado ou no mínimo?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Gilmourist
    Não.
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Ramsay

    Mas muitos gostam dessa degradação e imperfeição das molas. O mesmo se dá com delays de fita(já tive um da Roland, gigante,e que tinha um som todo particular). São apenas mais possibilidades. Assim como o reverb e delay digital também tem suas qualidades(fidelidade sonora e baixo ruído, característica presente nas boas unidades desse tipo). Essa fidelidade é encarada para alguns como um "defeito", pois desejam as "inconsistências" das molas ou fitas.

    Na minha opnião, tem que continuar a existir delay/reverb digital, analógico, de fita, de mola, e o escambau!

    Assim como não vejo problemas na convivência de amps valvulados, SS e os modelos novos que integram simulações digitais(que muitos chamam de amps digitais)

    wiskeria
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dizer que reverb de mola não presta é totalmente errado, basta vcs sacarem aquelas musicas do filme pulp fiction para saber o que um reverb de mola é capaz de fazer
    Vale dizer que o reverb de mola para guitarra soa mais natural que um digital, por isso os amplis ainda usam o de mola.

    tatus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Então, mas qual são os reverbs mais utilizados e famosos, os de 3 molas, 2 molas, grandes, pequenas?

    wiskeria
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: wiskeria
    · votar


    um dos reverbs mais famosos é o do twin reverb, longo 2 molas, accutronics. Mas tem reverbs pra todos os gostos, vc na real que deve saber qual reverb procura. No youtube tem exemplos de tudo que é tipo de amp, reverbs, etc...
    Ahh, cada tipo de reverb só funciona para determinado amp!

    tatus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Então Wiskeria eu gostei de vários, por vídeo fica difícil as vezes e eu não tive a oportunidade de ver muitos amplis ao vivo e saber os tanques que eles usam, etc...
    Tô procurando mesmo por opiniões, para não ter que comprar vários, até porque o dinheiro não dá. A questão das impedâncias da para contornar.
    valeu

    edneyhelene
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Eu particularmente não gosto do Reverb de mola....prefiro um digital que tem em pedais, som mais moderninho, pra metal moderno é o que há! abrax

    AllanGouveia
    Membro
    # jul/14
    · votar


    edneyhelene
    Vey, desenterrou o tópico pra que? A pá de ouro é sua!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a REVERB DE MOLA???