Amplificadores Valvulados ????????

Autor Mensagem
SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


mto boa discussão.. esse forum de amplis ainda consegue manter bons papos.. coisa q no de guitarra e pedais resta bem prejudicado.

Eu sou um cara q apesar de ser mto simplista, tenho um certo perfeccionismo com timbre. Acho até q tenho um timbre bom pra quem toca tão mal. Sempre gostei mais de pedais doi q pedaleiras, apesar de ter testado as 2 opções antes de começar a comprar.. é questão de burrice minha mesmo.. vc comprar uma coisa mais inteligente q vc, n compensa, rsrs. Atualmente tenho 3 drives (tds clones), gt2, proco rat e sparkle drive. O gt2 uso principalmente o modo fender, algumas vezes o marshall tb. Proco rat é o meu pedal mais utilizado, e o sparkle uso mais pra algumas jam's blues.. e pra booster. Além disso, tenho um delay e um wah.

Apesar de ser um grande fuçador dos amplis alheios.. e acabar conhecendo já várias coisas.. estou iniciando no mundo dos valvulados.. meu Acedo 296 deve chegar até o final do mês. Meu primeiro valvulado. A escolha foi até racional perto da mística q ronda os valvulados. Até pq, odeio mística. Enfim, às vzs por n ter opção.. e às vzs até por preferir mesmo, geralmente faço shows com SS. Jazz Chorus e uma Crate Gx-120.. têm sido ótimas companheiras. E sempre consigo ótimo resultados.

Porém, o meu estilo de som se desenvolve melhor em valvulados.. Toco numa banda de rock n' roll e blues..fazemos alguns covers, led, deep purple, grand funk..,the doors, pink floyd. Enfim, além de algumas autorais e recentemente um tributo ao Clapton/Cream.. fazer tributo do seu maior ídolo é uma emoção mto grande, hehe.

Vou tentar ouvir os sons do Ogner tb.. assim q chegar a casa o farei, no trabalho n dá.

abraço

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


SaldanhaPessoa

Enfim, além de algumas autorais e recentemente um tributo ao Clapton/Cream.. fazer tributo do seu maior ídolo é uma emoção mto grande, hehe.


Nem me fale, a gente fez um tributo com váras bandas locais e foi tão bom que o organizador que fazer um só com minha banda o Lado Blues, é pra ser no teatro municipal aqui da cidade, todo com produção de 1º mundo, que nem os shows do Cojobas que é uma banda daqui que sempre faz essas superproduções para shows de cover de bandas famosas. A gente tá pra ficar doido pq é tanto um sonho quanto uma trabalheira danada, mas só de pensar que é pra tocar Clapton o mais fiel possivel ao estilo dele, que todo trabalho vale a pena.

tomarock
Veterano
# mar/09
· votar


A galera as vezes generaliza mas ambos os amps tem seus papeis. É fato que prefiro amp valvulado, mas tudo depende da situacao, e deve ser analisado antes de se decidir. Eu tenho um horizon da lifesound, e naquela gama por um valvulado acabei comprando-o. Nao acho sinceramente que tenha feito a escolha certa, pois eu tocava bastante, e o bicho eh muito pesado pra ficar com leva e tras, alem de eu ter um probleminha de coluna. Acabou que deixei ele no nosso studio soh pra ensaios e pra tocar fora eu usava um laney SS, apesar de gostar muito do meu valvulado.

Hoje, eu ainda nao o vendi, mas isso vai acontecer a qualquer hora. Vou pegar um combo valvulado, de no maximo uns 30w, um falante, pra poder carrega-lo sem problemas. Isso pra meu caso acho que vai ser o ideal, ou entao, adquirir uma pedaleira fodona pra usar com o laney. Lembro que antes desse amp eu tinha um vulcano, e conseguia otimos timbres com um v-amp plugado no loop.

Enfim, tudo eh questao de grana, necessidade e bom senso.

viiih007
Veterano
# mar/09
· votar


um ampli valvulado eh akele q tem valvula... axo q isso eh "meio" logico

Van_Lorien
Veterano
# mar/09
· votar


viiih007
Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!

edalko
Veterano
# mar/09 · Editado por: edalko
· votar


pd

edalko
Veterano
# mar/09
· votar


tomarock

Acho que vc está no camiho certo.
Um bom valvulado grande para aguentar situações que exigem mais voume e outro menor para levar daqui pra lá.

Eu tenho um Peavey Classic 20 que nesse quesito de transportabilidade é excelente: ótimos timbre, e peso reduzido.

Para um sonzão mais potente, daí a coluna sofre... mas vale a pena pelo sonzão: Giannini Thunder SOund e Soldano SLO60


Adentrando da discussão, excelente, aliás, dou meu piteco:

Acho que o SS é muito bom no quesito facilidade de uso, pois é um amp mais resistente e de manutenção mais fácil.
Acho que alguns SS mais tops tem uma sonoridade Clean excelente, anda devendo aos valvulados...
Contudo, no quesito drive, eles basicamente são pedais embutidos em seus circuitos, usando ora CI JRC4558D ou TL072.
Daí que não vejo muita vantagem nisso...

Já os valvulados tem no drive o seu maior triunfo, porque é orgânico, rico, cheio de vida (sei que esses adjetivos são meios subjetivos, mas não há outros para definir a distorção do amp).
O drive de SS é seco, meio monótono e não reage muito legal com a dinâmica do guitarrista nem com o pot de volume da guitarra.
E creio que são esses recursos que fazer o valvulado ser tão requisitado.

Além disso, nada mais excitante do que um valvulado quase além do ponto de equilíbrio, ou seja, entre o limpo e o crunch, de modo que é a sua dinâmica que imporá toda a diferença na sonoridade.

Lógico que tem valvulados e valvulados, assim como, SS e SS... pra toda sorte de qualidade e preços.

Além disso, não se pode esquecer toda a diferença de uso de pedais de drive nos valvulados e SS.

Pelo que pude perceber, é mais fácil obter uma embolação do som quando utilizado um pedal de drive com um valvulado meio saturado, o que é mais difícil de ocorrer no SS.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


ogner

Meu querido, q somzasso! O funk rolou legal! Som maduro e mto bem executado, parabéns.

abç

ogner
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

Cara, vc realmente matou!! Estou encucado com o s medios desse amp, minha guita já tem medios pra carai e esse am tb!! Nessa gravação os medios estavam no 0,5..hehehe, quase zerado!! Mas senti falta tb depois de ouvir a gravação!!!

O diabo me disse uma vez que a alma da guitarra esta nos médios!!

Continuarei minha saga pelo timbre dos sonhos!!

ogner
Veterano
# mar/09
· votar


SaldanhaPessoa

Valeu. velhao!! Espero pelos seus sons do Acedo!!!

Abço!!!

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


ogner

Uma das vantagens dos amps com controles de Presence/Contour é justamente essa, você mecher nos médios sem mudar a quantidade deles em sí, não sei como explicar tecnicamente, mas ao menos pra mim dá a sensação que embora o nível de médios se mantem, vc pode mudar a equalização deles com esse controle, como se mechesse o pico estabelecido pelo controle Middle entre os médio-graves e médio-agudos, escolhendo então a melhor forma de realçar o som.

Tem também o fator microfone, na hora de gravar vc tem que conhecer a curva de frequencia dos mics, tem uns mics que enfatizam ou cortam algumas frequencias. Tem gente que nem usa EQ, só grava com vários mics ao mesmo tempo e faz a equalização só aumentando ou diminuindo os volumes dos mics pra dar a quantidade certa de cada frequência.

ogner
Veterano
# mar/09 · Editado por: ogner
· votar


nichendrix

só grava com vários mics ao mesmo tempo e faz a equalização só aumentando ou diminuindo os volumes dos mics pra dar a quantidade certa de cada frequência.


Então, o Lirics da Shure é mais agudo( magrinho ) porem ele ficou posicionado muito no centro do cone dando aquela "ardida" exagerada, ae nem deu pra aumentar o volume dele, o Shure 58 é mais encorpado e ficou com um som legal, porem mais grave e acabou sobresaindo...

Ao vivo nao faltou medio-agudo não!!

Empiricamente vou indo!!

Valeu pelas dicas ae, continue dividindo seu conhecimento!!!
hehehe...

Abço

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


ogner

Se possível eu gostaria de saber mais sobre esse seu amp e as funcionalidades dele, achei boito o timbre e o visual dele. Mas se não rolar por aqui, manda por MP.

MMI
Veterano
# mar/09
· votar


Essa polêmica de válvulas é boa...
Já tive vários amps, alguns poucos SS, um híbrido e alguns valvulados. O som realmente varia e é possível achar bons sons em quase todos, mas existe muita variação na "qualidade" (porque essa "qualidade" remete a gosto pessoal e aí a discussão fica interminável). Hoje, depois de ter e experimentar muita coisa, tenho um padrão de qualidade para o que me agrada em termos de amplificador e falantes. Os falantes também mudam muito o som do ampli, já experimentei Celestion, Eminence, Tone Tubby e outros, acabei com uns Weber que gostei bastante e uma outra caixa com Celestions. Mas voltemos para o ampli...
O legal de um valvulado é, sem dúvida, a distorção/overdrive. Por isso que o pessoal que toca jazz muitas vezes vai para os SS, como o Roland JC120. Para mim, ressalto que é gosto pessoal, a distorção legal tem que ser rica em harmônicos, comprimir o som, ter o ruído característico (que alguns chamam de "serrote") e o que diferencia os tops é a definição das notas. Para exemplificar isso (e experimentar uma distorção), eu pego uma sequencia de acordes dissonantes, com várias inversões como, por exemplo, o Petrucci toca, e cada nota tem que soar bem e sem "embolar" o som. Fazer isso com qualidade, para mim, é uma exclusividade de um valvulado bom, nem é todo o valvulado que faz.
É verdade que já ouvi bons sons de SS, mas para mim não agrada. A distorção que me agrada eu achei em um Mesa Boogie que troquei todas as válvulas, escolhendo uma a uma até achar o ideal. Isso porque cada válvula tem um som diferente, um balanço de graves e agudos diferente e uma distorção diferente. Toquei em um equipamento igual ao meu só com válvulas 12AX7 JJ e não gostei.
Timbre é baseado no gosto e não se discute... Mas basta ver que 90% ou mais dos guitarristas de bandas famosas (que usam distorção) tocam com valvulados. Isso é fato.

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Qual som vc toca e que valvulas você usa?

Eu pensei em botar as 12AX7 da JJ no meu Marshall, mas ouvi dizer que em Combo elas apitam muito, só funcionam direito em cabeçote. Recebi uma sugestão de um pessoal no Harmony Central de usar as Ei no canal limpo porque elas tem a placa alongada, e JJ no canal sujo, porque ela tem a placa mais curta e por isso distorce mais legal.

ogner
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

Cara, aqui esta o site do fabricante e alguns detalhes sobre o amp.

As fotos do site são do do meu amp mesmo. O meu foi o primeiro dessa nova "leva" de amps dos Max, escial quality.
Ele tá com 2 Valvulas 6AM5 e 2 6BQ7 no pré.

http://www.electrontubes.page.tl/Woodstock-20w.htm

Dos opcionais só nao tem o reverb de mola, que dei mole e deveria ter colocado.. hehe.

Abço.

MMI
Veterano
# mar/09
· votar


Qual som vc toca e que valvulas você usa?

Eu pensei em botar as 12AX7 da JJ no meu Marshall, mas ouvi dizer que em Combo elas apitam muito, só funcionam direito em cabeçote. Recebi uma sugestão de um pessoal no Harmony Central de usar as Ei no canal limpo porque elas tem a placa alongada, e JJ no canal sujo, porque ela tem a placa mais curta e por isso distorce mais legal.


nichendrix, toco rock desde os velhos, Sabbath por exemplo, até Dream Theater, Mettalica, Satriani... Isso que me impressionou no meu Mesa Boogie Triaxis, ele tem 2 canais limpos e 6 distorções. Tenho muitos timbres bons. No meu ampli tenho válvulas Tung-Sol normal, Tung-Sol gold, Svetlana, Sovtek, General Electric (NOS) e Electro-Harmonix. As JJ e as originais foram para a gaveta... A GE para o canal limpo ficou bem legal. Daí vai pelo gosto, o timbre que você procura. E tem 12AX7, 12AY7 e 12AT7.
A dica é a seguinte... Claro que essa combinação, que cada diferente válvula tem sua posição certa, não sai da minha cabeça nem da cabeça de ninguém. Não sei de onde você é, mas aqui em Sampa é fácil. Leva seu ampli e sua guitarra preferida numa assistência e com um técnico vai tocando e timbrando seu equipamento. Demora umas horas... Para mim é o ideal e não pago por isso, só o preço das válvulas novas, claro. Depois que aprendi isso, acho que não existe "receita de bolo", não dá para pegar uma marca ou duas e colocar no ampli. É muito legal fazer isso, a gente aprende o som de cada válvula, ouve a distorção de cada uma, o balanço de graves/agudos... O problema é que a gente vai ficando enjoado, cada vez mais perfeccionista com o timbre e um ampli original você sente que falta alguma coisa. Fica aí minha sugestão.

Abraço!

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


MMI

Isso era até opção quando eu morava em Sampa, mas hoje em dia não tem como, aqui eu testo muita valvula na oficina de um amigo meu, mas sempre valvula antiga. Ele é especialista em restauração de rádios, tvs e amps antigos.

Um tempo atrás tinha um cara que foi fazer a manutenção de um equip de rádio antigo que vinha com valvulas Mullard EL34, na mesma hora ele ligou e disse, traz teu Marshall... é bem divertido ficar testando essas combinações, mas em geral não há a opção de comprar a valvula porque ou elas são dele ou de algum cliente.

Dessa forma já testei de tudo, Mullard, RCA Victor, GE, Silvania, Siemens, a maioria das valvulas antigas famosas. Mas na hora de comprar tenho que me contentar com as de fábrica e nem mesmo tenho a opção de testar antes, já que por aqui não vende.

E é mais fácil chover dinheiro do que ele me vender as RCA Victor dele pra eu por no meu Blues DeVille ou alguma Mullard pra eu por no Marshall. E mesmo que venda é aos olhos da cara, hehehehhehehehe.

Enfim, ao menos uma vantagem vai ter de eu ter que voltar a Sampa pra fazer minha cirurgia da coluna, vou poder matar a secura da Teodoro Sampaio e da Santa Efigênia.

menega
Veterano
# mar/09
· votar


galera alguem q entenda de amplificador valvulado!
galera seguinte, preciso urgente de um esquema de um amplificador q
corresponda as seguintes especificaçoes:

Amplificador Valvulado
Fonte de entrada: Willkason 7008
Fonte de Saida: Willkason 4702 8000 PP 12 watts saida UL

Válvulas: saída 2X6L6 entrada 1X12AU7A
se precisar coloco foto do mesmo no meu orkut
abração a todos!!

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar


menega
Vc não sabe o modelo ou marca do amp?

menega
Veterano
# mar/09
· votar


nao possui, nada no chassi tbm!!

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


menega

12W com 6L6?

Estranho pra burro, nunca tinha visto 6L6 em amp com menos de 35W.

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


Nesse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/205371/

as questões estão sendo esclarecidas no aspecto técnico.

Agora, honestamente, quem tem o melhor som de guitarra limpa: Mike Stern ou Mark Knopfler ?

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


Tenho uma experiencia a propor: colocar lado a lado, um amp valvulado qualquer (Marshall, Fender, Laney, Peavey ou mesmo Crate) e um Roland Jazz Chorus 120. Pegue uma guitarra de sua preferencia, cabos e um overdrive low gain qualquer. Conecte tudo ao valvulado primeiro, coloque um volume razoavel no clean, timbre a sua maneira e regule o drive para a posição 10 horas. Toque e perceba o som. Desligue o drive e conecte no JC-120, fazendo os mesmos procedimentos. Toque e ouça.
Tenho a nítida impressão de que haverá uma certa decepção quando o JC estiver ligado.
Note que eu sugeri QUALQUER valvulado razoável, ao passo que o SS sugerido é um clássico.
Não existe meio de comparação entre um all valve e um solid state. São dois sons diferentes.

menega
Veterano
# mar/09
· votar


galera ta ai a foto do bixinho

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=2407007483252259284&pi d=1236652153145&aid=1236626539

MMI
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
As válvulas antigas são bem legais mesmo, mas as que pude experimentar me pareceu bem legais para som limpo. Outras que são legais são as criogênicas, mas por aqui nunca vi, só fora. Pensei em encomendar algumas. Na minha mensagem anterior esqueci de comentar. No meu ampli as JJ que vvocê estava pensando não soaram tão bem, mas tenho umas aqui em casa e o destino foi a gaveta. Achei muito brilhantes. Não sei se de repente, no seu Marshall cairia bem. Também percebi que seu set, especialmente a Gibson que vc mencionou em outra mensagem, não é muito comum. Mesmo assim, vale uma discussão com o pessoal especializado da Teodoro também. Se quiser contatos, telefones e nomes, me avise e conversamos por MP.

MMI
Veterano
# mar/09 · Editado por: MMI
· votar


Ed Gomes
O problema de sua experiência é que o Roland é bem específico para o som dele, limpo. Ele não distorce e nem aceita bem pedais de distorção. Mas é ótimo para os sons limpos dele, por isso que os jazzistas gostam tanto. Já vi o Stanley Jordan fazendo um show com ele e é o som correto para esse som. Já o JC120 que o Hetfield usa ele usa o Mesa Boogie Triaxis customizado (pré-amp) e manda o som para o power do JC120 para os sons limpos. Procura no youtube:
Metallica James Hetfield rack and guitars
Só para entender, peguei o settings do triaxis do Hetfield desse video e copiei no meu que customizei as válvulas, mas mandando para meu power que também é Mesa, valvulado. Só precisei de um pequeno acerto nos graves e médios para que com uma PRS singlecut (captadores passivos, cerâmicos) saísse um som muito, mas muito parecido, muitos diriam até igual. Claro que se for para botar o som bem alto talvez surja alguma diferença mínima. Os sons distorcidos o cara usa outros power amps, Diezel e Mesa 2:90.
Assim, o JC120 é uma lenda e é ótimo para o que se propõe. Mas não adianta pensar em distorção nele. Mesmo assim, concordo que é diferente um SS (pensemos em outros, Marshall, Fender ou o que for) e um valvulado razoável tem sons diferentes sim. Mas o som distorcido e bem definido não é para qualquer amplificador, na minha opinião.
Abraço.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


MMI

No meu ampli as JJ que vvocê estava pensando não soaram tão bem, mas tenho umas aqui em casa e o destino foi a gaveta. Achei muito brilhantes. Não sei se de repente, no seu Marshall cairia bem. Mesmo assim, vale uma discussão com o pessoal especializado da Teodoro também.

Uma vez conversando com o pessoal da Altana Tubes, me disseram que essas JJ só prestam em cabeçotes, pois em Combos tendem a apitar muito, mas como não tem uma pra testar, eu não sei se procede.

Já no Harmony Central e em outros lugares vi comentários a respeito de valvulas da plaquinha longa distorcerem menos que as da plaquinha curta. E que a EL34 da EHX tinham um timbre um pouco melhor que os das Svetlanas porque por serem um pouco menores, comprimem mais o som. Também não sei se procede essas informações tb, mas enfim ao menos dão uma dica de o que testar quando for em SP.

Também percebi que seu set, especialmente a Gibson que vc mencionou em outra mensagem, não é muito comum.

Porque o meu set é não é muito comum?

nyurig3
Veterano
# mar/09
· votar


VIVA!!! VIVA!!! 6 anos se completaram desde que esse topico foi criado, aí vai a premiação!!

http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATcAAAAXoOQxJVhdUa2m5ZwKhfJlp71_ KdQn9rlf4PfWTBtqvX16Lih8Ee4qIp2EHtaapPtsIP4JI6p7IK6ZLB5Ql4d_AJtU9VB8d0 qSFEH73-vlWCz1AYcsux8bTQ.jpg

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


MMI

Concordo que o JC-120 é muito hi-fi para o teste. Jazzistas e alguns blueseiros gostam é do fato dele ter tem um som mais obscuro que os outros SS.
A minha proposição era com relação a forma que um amp reage aos pedais que, de alguma forma, distorcem o som.
Mas podemos substituir por um, por exemplo, Fender (qualquer SS) ou Marshall (qualquer SS).
Fora a questão da reação do sinal em meio sólido ou no vácuo (apenas falando do som), um pedal não "empurra" um SS. No all valve, isso fica bem claro, até fisicamente (voce ve as valvulas acenderem mais quando recebem o novo estagio de pré do pedal). A distorção é mais definida e dinamica, as frequencias são limitadas as necessárias, tornando o som mais "familiar" a nossa memoria auditiva (desde que não sejamos fãs de axé, notorios usuários de SS).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificadores Valvulados ????????