Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Estudio caseiro, o que usar (isolamento acustico)

      Autor Mensagem
      Iversonfr
      Veterano
      # 24/jul/16 23:24
      · votar


      A.Sim
      E, lembrando as aulas de Engenharia Civil, "tijolo" é o maciço, ou o à vista de 21 furos. Tijolo "furado" é chamado "bloco de vedação".

      Isso é regional creio eu. Aqui na minha região tudo é "tijolo", aí quando se pergunta qual "tijolo" a pessoa se refere, aparece o tijolinho maciço, bloco cerâmico, bloco de concreto etc. Que fique claro que nenhum desses é bom para isolamento sozinho pensando em estúdio, com exceção do maciço virado com 20cm IMHO.

      Ismah
      Veterano
      # 25/jul/16 10:24
      · votar


      O.o

      Vocês moram numa zona de conflito armado, ein...

      ENKI
      Membro Novato
      # 26/ago/16 10:58
      · votar


      Olá pessoal, preciso de uma ajuda com respeito a isolamento acústico...

      Estou montando um pequeno Studio (5,20 x 2,90) e minha preocupação principal é o teto, pois já consegui isolar as duas portas e a janela com certa eficácia.

      Explicando: se trata de uma casa alugada, muito antiga e muito simplória, com forro paulista de somente 2m de pé direito, embaixo de um telhado de zinco. Isso significa que não há nenhuma possibilidade de construção de outro telhado ou outro forro, o dono não aprova. Portanto, é esta a estrutura que tenho mesmo.

      O que fiz até agora foi colocar sobre o forro paulista duas camadas de placas de lã de vidro, totalizando 10 cm. Já comprei espuma casca de ovo para colocar na parte de baixo do forro. Ainda não fiz o teste para saber, mas acredito que não será suficiente e tenho um vizinho bem chato. Qual outro recurso poderia utilizar além da espuma e a lã de vidro nesse forro?

      newfordinho
      Veterano
      # 25/set/16 23:22
      · votar


      Enky
      Vc colocou 2 placas sobre o forro...dever ser suficiente pra isolar! Deve ser lã de rocha, não? Aquela escura? Um outro forró de gesso acartonado seria bom pra melhorar o isolamento. Como vc isolou a janela?

      newfordinho
      Veterano
      # 27/set/16 19:20
      · votar


      Olá
      Pesquisando vi a espuma sonique insulation que pelas especificações diminue até 20dB....

      Ismah
      Veterano
      # 29/set/16 03:43
      · votar


      20dB em que faixa de frequência?

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 29/set/16 08:15
      · votar


      E tem que ver a que condições se consegue essa redução toda. Em um quarto fechado, não adianta vc isolar as paredes e deixar frestas, por exemplo

      Clasher Man
      Veterano
      # 08/nov/16 22:34
      · votar


      Olá, colegas!

      Esse tópico é uma espécie de síntese do tema no fórum. Ajuda demais!
      A maior parte das salas de estudio é construída em imóveis com paredes de alvenaria. Contudo, estudo a possibilidade de montar um estúdio com 2 a 3 salas em um salão onde seria necessário construir a divisão entre uma sala e outra com paredes duplas em drywall (gesso - lã de rocha - ar - gesso).
      Para ilustrar: a parede de fundo do salão, com 13m será dividida em três partes: na esquerda uma sala de 5x6, na direita outra de 5x6 e ao centro a técnica com 3x6. Para cada sala de ensaio, uma em cada canto, será necessário subir duas duas paredes com drywall recheadas de lã de rocha para limitar os espaços. Entre as duas ficará a técnica.
      A dúvida óbvia é: as paredes falsas que ficarão entre a sala 1 e a sala técnica, e entre a sala 2 e a sala técnica serão suficientes para isolar o som, ou seria possível que houvesse vazamento suficiente para uma sala atrapalhar a outra?
      Se alguém já tiver passado por uma experiência semelhante, agradeceria muito a força.

      Abraços!

      Ismah
      Veterano
      # 10/nov/16 02:56
      · votar


      A ideia são dois ambientes tratados com uma técnica no meio?

      Se sim, os vazamentos podem ocorrer sim, dependendo de vários fatores, entre eles o volume que se toca em cada sala. Além disso, é preciso ver a necessidade de silêncio na sala técnica: para ensaios, sem problema, vai tranquilamente, mas para gravar não rola.

      Clasher Man
      Veterano
      # 10/nov/16 06:53
      · votar


      Ismah
      Exatamente, obrigado! São duas salas tratadas com a técnica separando as duas.
      A princípio, considerei a ideia de construir duas paredes duplas recheadas com lã de rocha entre cada ambiente (gesso - lã - ar - gesso / gesso - lã - ar - gesso), mas fiquei com receio de fazer um investimento exagerado com custo X benefício ruim. Mas considerando a possibilidade de realizar gravações, talvez seja a única saída viável, não?
      Pelo menos não me ocorreu uma alternativa à ideia ainda...

      Ismah
      Veterano
      # 10/nov/16 07:37
      · votar


      Eu acho um desperdício duas salas, compartilhando uma técnica, de todo modo não conseguirias usar ambas gravando ao mesmo tempo, o que abre espaço para problemas.

      Isolamento acústico não dá para se falar em custo benefício. Ou isola ou não, e é caro.

      Agora te pergunto... A ideia é isolar de que com essas paredes?? Apenas uma da outra?

      Clasher Man
      Veterano
      # 10/nov/16 14:38
      · votar


      Ismah

      Sim, é um investimento que sai caro e é indispensável, sem dúvidas. Como é minha primeira iniciativa nesse campo, as referências são para evitar tanto de fazer uma estrutura insuficiente e me gerar dor de cabeça, quanto de construir um Bunker nuclear pré apocalíptico desnecessário! Rs

      A técnica teria de ficar entre ambas, pois é o único espaço que disponho para isso. Se construi-la no canto, as duas salas de ensaio ficariam parede a parede, e acredito que seria pior. Além disso, não gostaria de deixar a mesa de som nas mãos das bandas. Por mais que exista a encheção de regular a cada novo ensaio, é uma questão de zelo pela saúde dos equipamentos, entende?

      Agora quanto ao isolamento, além de isolar o som uma da outra, a área do estúdio possui residências, e fica em uma rua com fluxo moderado de carros. Assim, também há a preocupação de evitar que entre ou saia muito ruído...

      macaco veio
      Veterano
      # 11/nov/16 00:48
      · votar


      Minha opinião - Se não tiver janela nenhuma o som de uma sala não será ouvido na outra pois está separado com uma sala no meio. A sala 1 de gravação leva uma parede simples para a sala de tecnica com janela de vidro (por causa da janela de vidro nunca fica bem isolado mesmo que a parede seja grossa). A sala de tecnica teria uns 3 x 4 e os 2 metros restantes é um corredor de comunicação entre todas a salas (não pode ter porta direto entre sala 1 e sala de tecnica, tem que ser sala - corredor - tecnica, duas portas). A sala 3 é que deve ter parede grossa entre ela a tecnica com a porta para o corredor (sala de ensaio apenas). Ar condicionado (ou simples ventilador) sanfonado por cima pra não vazar som.

      Clasher Man
      Veterano
      # 14/nov/16 15:31
      · votar


      macaco veio

      É exatamente esse o ponto: meu receio é que o som de uma sala passe pela técnica e chegue a afetar a outra, caso eu utilize apenas uma parede com duas placas de gesso e lã para separar cada ambiente. Gostei da sua sugestão: se vazar alguma coisa de som da sala de gravação para a técnica, não tem tanto problema (uma parede dupla com vidro aqui então). Já um vazamento da outra sala, principalmente em momento de gravação seria mais complicado (duas paredes duplas, nesse caso).
      Quanto ao corredor, a ideia é ótima, mas não será necessária: há um espaço no salão em frente às três salas, onde ficarão as 3 portas, como se fosse um grande corredor. Nenhuma porta terá de ficar de frente para a outra, portanto.
      A única variável não resolvida ainda é o vidro da sala de ensaios com 2 paredes: ele vai ter de estar lá, pois não vou deixar a mesa de som dentro da sala. O lance vai ser investir umas Dilmas (ou Temeres?) a mais em vidros mais grossos e possivelmente com mais camadas.
      Senhores, agradeço demais as ideias. Assim que houver resultados posto aqui!

      chris rocky
      Veterano
      # 22/fev/17 23:41 · Editado por: chris rocky
      · votar


      Senhores, tenho projeto semelhante ao clasher man, mesmo princípio: duas salas de ensaio/gravação (bandas de pop/rock, rock, metal, etc..) com uma técnica no meio. Meu espaço é de 14 metros de largura e 6,5 de profundidade sobre estas medidas dividirei os espaços (técnica ao centro e as duas salas de ensaio/gravação em cada lado). Cada sala de ensaio terá em torno de 5m de largura por 6m de profundidade. Meu pé direito dentro da sala será em torno de 3,7m.

      Em relação a isolamento pretendo fazer as salas da seguinte maneira: parede tijolo macico de 9cm (incluindo reboco ficará em torno de 12cm) espaço de 08cm com lã rocha, outra parede de gesso acartonado dupla (12mm cada parede de gesso) totalizando 10cm com recheio de lã de rocha. Com relação ao teto será duplo com gesso nos mesmos moldes da parede espaço 10cm com recheio de lá de rocha e laje. Obviamente utilizarei portas duplas acústicas. Isso bastará para isolar ou preciso de mais proteção para não vazar som?

      Minha maior dúvida é em relação ao piso pois tudo isto será feito no primeiro andar de minha casa. Minha idéia é ter o mínimo de som vazando para baixo. Pela questão do peso como acima descrito utilizarei gesso nas paredes e no chão, além da laje, pensei em usar piso flutuante de compensado naval (25mm) sobreposto com lã de rocha por baixo para dar o efeito massa mola massa. Farei este piso como manda o figurino, tiras de borracha, sarrafos de madeira, tiras de borracha e só então as camadas de compensado sobrepostas. Então minha maior dúvida reside neste piso (compensado naval duplo), será que ele vai atenuar muitos decibéis ou seria melhor usar outra solução no piso? Partindo do princípio que irei tratar as salas de modo a reduzir o spl e tornar a sala mais neutra apesar de saber que o nível sonoro estará por volta dos 100, 120dbs neste tipo de ambiente. Se alguém puder ajudar agradeço.

      Ismah
      Veterano
      # 24/fev/17 03:02
      · votar


      Creio que conseguirá reduzir pra metade o som vazado se nenhuma viga ressonar.

      Iversonfr
      Veterano
      # 24/fev/17 23:53 · Editado por: Iversonfr
      · votar


      chris rocky

      Eu faria duas sugestões que não encarecem taanto a obra analisando como um todo, e faria uma diferença absurda. A primeira é virar esse tijolinho maciço pra parede ficar com 20cm, isso até encarece sim mas a diferença seria muito grande no isolamento. A segunda é usar uma laje mais espessa mesmo que não precise baseado pelo vão, com 16 ou 20 se for enchimento cerâmico. Se tiver condições de fazer uma maciça logo duma vez com 15cm é melhor ainda, pois a treliçada tem geralmente 4cm a 5cm apenas de capa que é o concreto propriamente dito, o resto é enchimento cerâmico ou isopor entre vigotas dependendo do fabricante. O consumo de concreto aumenta muito pouco num cômodo pequeno desse no caso de laje treliçada. Lembre-se que o que isola é massa, então fazer a parede e laje mais espessas melhora muito mais que qualquer alternativa. Também vale considerar que o aumento do custo seria muito pequeno quando comparado ao valor total da obra, pois vc vai gastar dinheiro mesmo é com acabamento e equipamentos, estrutura será a parte mais barata e no caso de isolamento, a mais efetiva. É muito mais caro fazer um gesso como vc mencionou do que aumentar 5cm a espessura de uma laje por exemplo. Abs!

      chris rocky
      Veterano
      # 01/mar/17 23:52
      · votar


      Agradeço as dicas Ismah e Iversonfr estive fora por isso demorei a responder. Pois é, uma atenuação de 60 dbs seria um pouco abaixo das minhas expectativas/necessidades em se tratando de sons variando entre 100 a 120, 130dbs. Com certeza o piso será meu calcanhar de aquiles. Realmente uma laje maciça de 15cm poderia aumentar o poder de absorção em detrimento de uma laje treliçada eu já venho lendo/pesquisando esta alternativa e concordo contigo Iversonfr, pois como farei apenas um piso suspenso com madeira dupla e provavelmente com uma camada de de gesso entre elas (para aumentar a massa deste piso). Quanto as paredes sei que ganharei alguns preciosos dbs fazendo a parede mais grossa (20cm), mas ainda, estou propenso ao modelo do tijolo maciço deitado com reboco na espessura de 11, 12 cm. Até pq o gesso duplo vai ter recheio de lã de rocha, assim como entre a parede de gesso e a de alvenaria.

      Minha intenção é ter um volume de 30 até uns 40dbs no máximo dentro de casa pra não ficar desconfortável. Esse lance da viga ressonar pode ser tenso, sei que o ideal implicaria em ter uma construção separada totalmente (casa e estúdio). Bem ainda estou na fase de pesquisa e leitura para depois iniciar as consultas com pessoal especializado na área (engenheiros e arquitetos). Mas pelo menos quanto a laje já estou 100% certo que será maciça mesmo.

      chris rocky
      Veterano
      # 03/mar/17 23:56
      · votar


      Ainda quanto ao isolamento, a sala de monitoração/mixagem ficará ao meio das duas salas de ensaio, e para ter bom isolamento pretendo ter paredes triplas separando-as (no caso além da parede dupla de gesso e alvenaria, pretendo fazer outra parede de gesso no lado da sala de controle/mixagem) então terei uma parede de 50 centímetros entre a sala de ensaio e a sala de controle/mixagem, isto certamente dará o resultado esperado/aceitável em relação ao nivel de dbs para uma sala de mixagem? O tamanho dela será de larg. 2,50x prof. 5.60x alt. 3,60 já descontadas as paredes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudio caseiro, o que usar (isolamento acustico)

      301.827 tópicos 7.821.573 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital