Primeiro valvulado - primeiro mês…

    Autor Mensagem
    DavidSixStrings
    Membro Novato
    # 27/mar/24 14:03


    Fala galera, esse mês eu embarquei no universo dos valvulados na intenção de motivar e divertir um pouco mais o processo de aprendizado da guitarra, e principalmente melhorar a qualidade sonora produzida no estudo(que influencia diretamente na motivação, logicamente). Adquiri um Crow de 15w com uma caixa 1x8 no mercado de usados com um jovem que tbm aparentemente não entendia muito do amp pois comprou só pra tocar mesmo e não sabia esclarecer muita coisa. Naturalmente nessa embarcada vieram inúmeras duvidas, muitas sanei na busca dos tópicos, já aprendi bastante coisa, algumas das duvidas persistiram porem agora em um outro patamar de questionamento, modificadas pelas buscas, e algumas simplesmente não encontrei resposta alguma. Deixarei as perguntas que tenho atualmente, já com o pouco que entendi do universo sobre o assunto pesquisado embasado nas perguntas:

    -Potência: O amp só tem um knob para potencia nomeado como ganho, sem knob de volume. Isso significa que eu apenas controlo o ganho mesmo/sinal de entrada da guita e o volume é fixo no circuito, ou o knob obrigatoriamente controla os dois parâmetros? Algo que notei é que a mudança de volume sonoro só é significativa até as 10h. Partindo disso, de 10h até 5h me parece que apenas aumenta o nível de saturação. Esse limite de volume é imposto pelo falante ou pelo ampli? Há algum risco em usar o amp com o knob de ganho no talo e ainda setar um pedal boost com drive orgânico como tenho feito algumas vezes? Aparentemente aumentar todos os knob de equalização dele torna o volume do som mais alto sem impulsionar a saturação, e como tem apenas um canal, estou deixando ele no limiar entre clean e saturar pra ter som limpo e de maneira chateada pisar no pedal de boost pra soltar o drive das válvulas. Sendo assim seria inteligente deixar os knob de eq dele todos no máximo e regular a equalização no pedal equalizer da landscape que tenho aqui? Mesmo em volume baixo, noto que o grave dele atravessa tudo que é barreira e cria uma pressão sonora que parece que estou subindo uma serra. Isso é legal pois mostra que tem potência, mas as vezes é um pouco incomodo quando quero que o baixo se destaque nos graves, pq ele invade as frequências do baixo sem do nem piedade nessa ressonância, mesmo se baixar o knob de graves. Alguém tem alguma dica sobre isso? Noto que o falante, principalmente o gabinete e o tecido frontal vibram absurdamente quando esses graves soam, ate as taças da cristaleira e os “fechadores” dos “zipers” das mochilas penduradas. Isso reflete algum perigo/risco de esse falante abrir o bico?

    -Send/Return: Aqui não existe, e ai vai minha dúvida já evoluída com o pouco conhecimento. Estive considerando montar um circuito desse após o pré, já que o ampli nao tem, pois vejo todos dizerem como sendo a solução etérea para o que estou passando de delay e reverb embolados. Porém como eu uso sem lei a saturação do power, isso não ira embolar as modulações/ambientações mesmo que elas entrem após a saturação do pré? Ou meu raciocínio está errado e ignorante e o drive do pré é o único que embola os efeitos?

    Ruido HUM/60hz: Quando o ampli esta com o knob num ponto onde a saturação mal está começando já existe um HUM razoável, mesmo usando minha guita que é blindada, um nível de ruído bem superior ao meu antigo SS fedorentinho. Isso é normal/caracteristico desse tipo de equipamento, ou tem algo que deva ser investigado? Quando o ganho tá no talo, eu tenho que zerar a guita no knob dela quando paro de tocar, senão as cordas começam a vibrar sozinhas e começa um apito de microfonia ensurdecedor. Esse efeito é natural? Eu observei visualmente, mesmo repousando perfeitamente as cordas, se deixar a guita uns segundos quieta com o ganho e volume máximos, as cordas começam a vibrar sozinhas e criar essa microfonia. Se eu colocar o dedo impedindo a mizona de vibrar, começa a lá, e assim vai seguindo da mais grave pra mais aguda, enquanto a mais grave mais próxima estiver solta, como se fossem super harmônicos soando bem forte.


    Válvulas, desgaste: Como nunca o ouvi quando novo, não tenho uma referencia dele na mente para critérios de observação de mudança no timbre. Sendo assim, é possível identificar se as válvulas estão gastas, e se estou com timbre aquém do que poderia atingir com ele, ou se elas estão em sua plena qualidade sonora e prospecção de vida útil? Ele possui duas ECL82 e uma pequena no pré que nao consegui ler pois as inscrições estão apagadas demais. Acredito que as ECL82 tenham seus pentodos dedicados ao power e tríodos dedicados ao pré, tendo assim ao todo duas meias válvulas no power e 3 no pré, ou estou viajando? Sei que há muitos tópicos sobre desgaste de válvula, porem falam em mil cores diferentes quando falam em observar o filamento. Aqui as três acendem laranja, aparentemente em mesma intensidade todas as três, porém a menorzinha quase nao da pra ver, eu achava que a intensidade dela estava fraca, ainda nao tenho certeza se nao esta, porem mais parece mesmo que a parte incandescente dela é muito lá pra dentro mesmo, ficando pouco visível. Não existem manchas brancas embaçadas e a camada metálica isolante interna do topo delas esta intacta. Trafos estão visualmente íntegros e com aparência de novos até inclusive. O restante nao consigo ver sem desmontar tudo, pois parece que foi todo montado no gabinete do cabeçote e nao apenas encaixado lá dentro e parafusado. Vi falar sobre umas garrinhas que precisa soltar pra puxar as válvulas do power caso precise trocar, porem nao tenho acesso à placa de circuito, nem mesmo ao soquete. Devo insistir em puxar elas por fora crendo que nao existem essas travas ou só desmontando ele inteiro mesmo?

    Pequeno acidente: Como a tomada dele estava faltando um pino do terra, cortei o cabo e instalei uma nova tomada para sanar a questão do terra, ficou perfeito o trabalho, identifiquei todas as linhas por continuidade. Porem para tal tirei ele do seu local de uso, e depois retornei ele em cima do gabinete porém ESQUECI de ligar o CABO/CAIXA!! Na hora de testar, liguei o power, deixei uns 4-5min aquecendo, e quando liguei o stand-by estranhei nao sair som da guitarra, levei mais ou menos 1/2 minutos tentando fazer sair som sem entender até ter a brilhante ideia de conferir isso e sair desligando o ampli desesperado. Esperei uns 10 minutos, religuei e estava tudo normal, nao vejo alteração no som nem nada visualmente afetado nas válvulas e trafos. Devo me preocupar?

    Abaixo seguirão algumas imagens do equipamento caso sejam pertinentes para algumas das duvidas.

    Desde já agradeço imensamente a todos que dedicaram sua atenção e tempo para a leitura e auxilio com as dúvidas e peco desculpas a moderação caso tenha infringido alguma regra.

    Att,
    David Santos.

    DavidSixStrings
    Membro Novato
    # 27/mar/24 14:29
    · votar


    Upei aqui a frente do amp e a parte exposta das válvulas e trafos com a tampa removida em mais de uma condição de luz.

    DavidSixStrings
    Membro Novato
    # 27/mar/24 21:23
    · votar


    Up!

    renatocaster
    Moderador
    # 28/mar/24 11:22
    · votar


    Marcando para dar uma olhada mais tarde.

    DavidSixStrings
    Membro Novato
    # 28/mar/24 18:53
    · votar


    Up! Alguém?

    ejames
    Membro Novato
    # 29/mar/24 13:04
    · votar


    Por ser um produto handmade, acho que você vai ter melhores respostas enviando algumas dessas dúvidas diretamente para o fabricante.

    Ramsay
    Veterano
    # 29/mar/24 22:45 · Editado por: Ramsay
    · votar


    DavidSixStrings

    O Fórum Cifra Club é muito bom, por isso fique tranquilo que quase todas as suas dúvidas serão esclarecidas.

    Potência: O certo seria o amp ter 2 controles, um para volume e o outro para ganho, mas, como não tem, o controle de ganho faz o papel dos dois e deve estar situado na saída do pré-amplificador que é gerido pela válvula pequena que provavelmente é uma 12AX7.

    Existe um fenômeno chamado "Headrom" que é até onde o som da guitarra é reproduzido limpo, sem distorção, e aí no seu caso é até as 10h.
    E esse limite de volume é determinado pela potência real do amp e não do alto falante, ou seja, quanto maior a potência do amp maior a capacidade que ele tem de reproduzir o som limpo da guitarra sem distorção.

    Lendo o seu post fiquei intrigado, afinal vc está usando esse amp com guitarra ou com baixo??
    Se for com baixo, usar um pedal de booster junto com o amp pode a curto prazo detonar o alto falante e por isso fica a seu critério.

    Quanto a Send/Return não dá pra opinar sem ter o esquema eletrônico do amp.

    Ruido HUM/60hz:
    Um amp valvulado trabalha numa impedância muito mais alta que quaisquer amps transistorizados e por isso eles são muito mais sensíveis ao ruído Humm da rede elétrica.
    E pra corrigir isso só fazendo um aterramento adequado, tipo enterrando pelo menos uma barra de cobre de pelo menos 1m no solo e ligando um fio desde essa barra até o chassis metálico do amp.

    Quanto a microfonia, ela pode estar sendo gerada porque os captadores do instrumento estão voltados para o alto falante, sendo que o normal é a guitarra ou baixo ficarem de costas para a caixa do amp.

    E finalmente, quanto ao desgaste das válvulas, sem um testador de válvulas não dá pra aferir, sendo pura especulação.

    Espero ter esclarecido a maior parte das suas dúvidas.
    Qualquer dúvida pode perguntar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 01/abr/24 09:18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    DavidSixStrings
    O knob ganho funciona do mesmo modo que o volume, e vc pode controlar a entrada do sinal vía o knob de volume da guitarra.
    O tal volume que torna-se saturação após as 10 é exatamente assim que o amp foi pensado, para usar o knob da guitarra como controle de ganho (e sse amp foi projetado para usar assim, sem qualquer pedal - o que não o impede de fazê-lo). ESSE É UM AMP SIMPLES, PARA QUEM TOCA BLUES (E AFINS).
    Send-return só é REALMENTE útil quando se usam muitos pedais de delay e modulação, ou rack. Esse amp não foi projetado para isso (e nem é essencial). Use poucos pedais e vai estar tudo certo (e saiba como regulá-los dadas as características desse amp).
    Equalização é algo pessoal, pesquise seu amp para ver a que mais lhe agrada. Deixá-la toda "no talo" é apenas uma opção - e não aumenta o volume, apenas aumenta a sensação de resposta de frequencias.
    O "hum" de 60Hz é o que o Ramsay explicou acima.
    Válvulas de pré não sofrem tanto desgaste assim. Não creio que estejam "velhas". As de power, sim; mas aí, só testando mesmo.
    Esse amp tem 15WRMS, e isso é suficiente para 90% das aplicações de um guitarrista amador (guitarristas que tocaram comigo cansam de tocar EM PRAÇA PÚBLICA COM AMP DESSA POTÊNCIA). Porém, vc está usando uma caixa com 1 AF de 8". Isso é INSUFICIENTE e jamais terá projeção ou boa resposta de frequencias em volumes médios/altos. Compre uma caixa com AF de 12", com sensibilidade do AF de 100 dB/Watt/metro (ou mais). Vai mudar TUDO!
    Abç

    Schelb
    Veterano
    # 01/abr/24 09:31
    · votar


    Como o Ramsey já respondeu bastante coisa, vou só complementar aqui. Sobre equalização, não tem nenhum problema em deixar todos os knobs no máximo, desde que esse seja o timbre que você quer conseguir .. esses knobs atuam apenas cortando frequências, por isso quando estão abertos o amp vai ter mais volume. Dependendo também da equalização, você vai saturar mais agudos ou médios ou graves, e isso vai mudar sua percepção do headroom do amp e da característica da saturação. Agora, como vc usa o amp para o som clean, eu faria uma boa equalização pra clean e o drive ajustaria no pedal .. mas não há regra pra isso.
    Sobre a ressonância de grave que vc falou, pode até ser que o amp tenha muito grave, mas isso costuma estar mais ligado à caixa que vc ta usando. O falante de 8" costuma ter dificuldade em reproduzir essas frequências mais baixas, daí talvez por isso elas estejam pouco definidas, mas isso é só especulação minha. Nessa parte de cuidados com volume e equalização, a maior preocupação que eu teria seria com o próprio falante, pq um amp valvulado entrega a potência nominal dele (quero dizer os seus 15w) enquanto ainda limpo. Mas, com mais volume, ele entrega uma potência maior, só que com saturação. Então seu falante teria que ser pelo menos aí de uns 30w pra você abrir o volume dele sem se preocupar em queimar o falante. E nesse caso, quanto mais grave, mais perigoso o falante não dar conta .. então isso pode explicar também um pouco do que você está ouvindo aí, já que seu falante pode não estar aguentando o tranco. Resumindo, se a potência do falante for baixa (tipo 15w ou menos), é bom vc ter cuidado com o volume que você toca e com a quantidade de graves.

    Agora, o comportamento de um amp valvulado costuma ser bastante diferente de um ss por conta dessa questão da saturação, já que os amps transistor costumam ter muito mais headroom, trabalhando mais limpos e respeitando mais o timbre dos pedais que você coloca antes. Amps valvulados são mais temperamentais, imprimem mais sua personalidade no som. Nesse sentido eles acabam sendo menos versáteis, mas é algo que tem que saber usar a seu favor, porque é ao mesmo tempo a qualidade e a desvantagem deles.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 01/abr/24 09:35
    · votar


    Schelb
    Pois é... Não se pode exigir de um equipo aquilo que ele NÃO pode dar...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeiro valvulado - primeiro mês…