Loop e linear!

    Autor Mensagem
    Le Natal
    Veterano
    # fev/04


    Alguem pode me explicar o que seria ligar pedais em "loop" e em "linha", que seja..
    Eu ja ouvi muito disso por aqui mas não conheço o significado.. Me Expliquem!

    plebeu
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    loop quer dizer no loop de efeitos do amp, assim "pulando" o pré do amplificador...
    linha, até onde eu sei, é gravar direto ou ligar direto na mesa... sem amplificador.

    crowley666
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    aproveitando esse tópico, uma dúvida: qual eh adiferença entre loop serial e loop paralelo/linear?

    Le Natal
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Não ficou muito claro, pois.. eu vejo tem gente que fala.. coloca a tal pedal em loop e tal em linha..
    Na pratica como seria? Como ligar em loop ou em linha no ampli? Eu tenho um Marshall VS232. Da um exemplo.

    crowley666
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Le Natal
    q eu saiba num da, qeh dizer, da ateh q da, mas num fica legal, pra por pedal em linha, q eh usado para ligar o amp em outro, numa mesa de som, num computador, etc...

    agora o loop vc usa pra não distorcer o efeito. por exemplo, se vc por um chorus antes da dist vai ficar uma merda, nem se fale então no reverb

    plebeu
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Le Natal
    Loop, normalmente é usado para simuladores. vc anula o som do seu amplificador e o som é produzido pelo simulador.
    Linha: vamos supor q ce vai fazer um show grande. ce vai precisar ligar sua guitarra numa mesa, etc etc. o jeito mais comum de fazer isso, é ligar a guitarra no ampl normalmente e depois microfona-lo. mas se nao tiver um amplificador, ce vai ter q ligar em linha, ou seja, ligar a guitarra direto na mesa de som... geralmente,só fica legar qdo usa simulador...

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    O que costumam chamar de "ligar pedal em linha", é ligá-los em série na entrada do amp, ou seja, entre a sua guitarra e a entrada do amp.

    O "loop" não são todos os amp que tem, é uma saída do som já processado pelo pré-amp, essa saída você pode ligar em mais um ou mais pedais e a saída do(s) pedal(is) você vai ligar no retorno do loop (o loop é sempre um par send/return). O som que retorna do loop é mixado c/ o som original do pré amp e enviado para a potência. Um potênciometro no amp controla o nível dessa mixagem, sendo que se você colocar no mínimo ouvirá somente o som do pré-amp s/ processar, e se colocar no máximo ouvirá somente o som do loop. Por causa dessa separação do som e posterior mixagem podemos chamar a ligação de pedais no loop de ligação em "paralelo", daí vem as expressões "ligação em série" (na entrada do amp) e "ligação em paralelo" (no loop).

    O ideal é colocar compressor e distorção em série e efeitos como chorus, flanger e delay no loop. Dessa forma se você liga distorção do amplificador, ele vai distorcer só o que está em série, ou seja, não vai distorcer o chorus, o flanger, o delay, etc. pois a distorção é feita no pré-amp.

    Mesmo que não for usar a distorção do amp ainda é melhor ligar os pedais dessa forma.

    E quem usa pedaleira (igual eu) tem que se contentar em escolher ligar no loop ou em série, se liga em série os chorus, delay, etc. ficam ruins, e se liga no loop as distorções ficam horrosas. Acabei escolhendo o input, vou usando assim até poder comprar um compressor e distorção separados (provavelmente da Onner).

    MatheusFarage
    Veterano
    # out/08
    · votar


    E quem usa pedaleira (igual eu) tem que se contentar em escolher ligar no loop ou em série, se liga em série os chorus, delay, etc. ficam ruins, e se liga no loop as distorções ficam horrosas. Acabei escolhendo o input, vou usando assim até poder comprar um compressor e distorção separados (provavelmente da Onner).

    a pedaleira nao funciona como preamp quando ligada direto no return?

    SIM, EU SEI Q O TOPICO E VELHO

    Bog
    Veterano
    # out/08
    · votar


    MatheusFarage
    a pedaleira nao funciona como preamp quando ligada direto no return?

    Depende da pedaleira... Se tiver simulação de amp, a princípio, sim.

    DotCom
    Veterano
    # out/08
    · votar


    MatheusFarage
    Pedaleira funciona como preamplificador, no sentido "eletrônico" da palavra. (Preamplificador é um circuito que amplifica o sinal, para níveis que o power possa "empurrar" os falantes)

    Porém, se ela não tiver uma simulação de pré, ela pode não timbrar muito legal ligada no return.

    tigonakao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eu to com uma dúvida parecida:

    Estou quase pegando uma G7 ou um POD XT Live pra tocar na Igreja. A Caixa que tem lá é muito tosca, então vou ligar direto na Mesa de Som e usar um retorno.

    Ouvi muitos comentários que a pedaleira ligada direto na caixa fica uma bosta... É verdade mesmo ou tem que saber configurar??

    Abraço

    diego gr
    Veterano
    # out/08 · Editado por: diego gr
    · votar


    Aproveitando o tópico nunca entendi a diferença entre loop em série e paralelo
    Alguém explica?

    *nunca ouvi o termo "loop em série", apenas li no forum "loop em paralelo"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Loop e linear!