Duvida de como isolar um transformador dentro de um amplificador valvulado!?

    Autor Mensagem
    jackie morrison.
    Veterano
    # mar/18


    Galera bom dia, seguinte eu tenho um amp valvulao que funciona em 220v e minha cidade é 110v, comprei um transformador pequeno, daqueles para pequenos aparelhos eletrônicos, ele serve perfeitamente bem, só que eu o coloquei dentro do amp, por comodismo pra n ficar tirando e colocando quando saio com o amp, ficou perfeito, nem se nota, porém ele causa um chiado constante no som, não sei se é devido a proximidade com os falantes e partes elétricas, gostaria de saber se tem como diminuir esse chiado? se eu passasse algum tipo de material como fita de cobre sera que resolveria ou diminuiria o chiado? ou só tirando de dentro do amp mesmo? desde já agradeço pela atenção!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/18
    · votar


    jackie morrison.


    O campo magnético em torno de um transformador de alimentação é suficientemente forte para poder gerar tensões nos circuitos de entrada.

    Mas é preciso alguns testes para ter certeza que é isso. Antes de colocar ele dentro do ampli você chegou a utilizá-lo fora? Não chiava?

    Se a resposta for positiva eu faria algumas coisas iniciais, como teste, para me certificar:

    - Criava uma parede de isolação (um box) entre o transformador e a placa do circuito, usando chapa de alumínio.

    - Aproveitava e aterrava o chassi do transformador onde esta o terra no chassi do ampli.

    - Certificava que o cabo de alimentação é de boa qualidade e entre a saida do transformador e a entrada do ampli o mais curto possível, não deixando sobras de cabo de alimentação fazendo "curva" sobre o circuito.

    Se for o conhecido ruido de 60 Hz conseguirá eliminar.

    Boa sorte!

    jackie morrison.
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    fora ele n chiava! o circuito é protegido pelo proprio chassis do amp, sera que pode prejudicar algo mesmo assim? se eu cobrir o transformador com fio de cobre resolve?

    HortaRates
    Membro
    # mar/18
    · votar


    jackie morrison.
    Não, não resolve. A humanidade ainda não conhece algum material capaz de isolar um campo magnético. A única coisa que pode fazer com que o chiado diminua, se a causa for o campo magnético gerado pelo transformador (o que aparentemente é), é deixá-lo longe o suficiente do resto do circuito.

    Fita de cobre (ou de qualquer outro metal ferromagnético) serve pra criar uma gaiola de Faraday e isolar o circuito de interferências eletromagnéticas. Interferência por campo magnético é outra coisa.

    jackie morrison.
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    mas deixar como está pode causar problemas no amp? eu não sabia da ideia de campo magnético, devo deixa-lo fora só por precaução?

    jackie morrison.
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Alguém?

    HortaRates
    Membro
    # mar/18
    · votar


    jackie morrison.
    Cara, te responder isso com certeza está muito além do meu conhecimento... Talvez uns caras muito fodas que nem o macaco veio ou o Matec consigam. Mas mesmo assim eu acho bastante improvável dar algum problema no amp... Só vai dar o ruído mesmo. E como o ruído tá sendo gerado dentro do amp, não vai ter noise gate ou equalização que corte.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Que tipo de ruido é esse?
    é hummmmmmmm, é ssssssssssssssssssss, ou é xixxxxxxxxxxxxxxxxxx?
    Como dito lá em cima que é um chiado, então imagino que seja um chiiiiiiiiiiiiiii. Um trafo redutor 220/110 geralmente é um auto trafo (não tem isolamento interno entre primário e secundário). Ou então nem trafo é, talvez seja um circuito eletronico redutor pra dar esse chiado todo e o combo (se é que o amplificador é combo, tem que adivinhar tudo!) é pequeno demais pra não ter um espaço mais distante. Um trafo redutor bem feito pode deixar a menos de um palmo de outro trafo, ou da entrada, ou do imã do alto falante que não influi não.

    jackie morrison.
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    macaco veio

    O ruído é um hummmm, não me importo com o ruido pq o transformador esta dentro do amp com lacre, o que torna mais fácil na hora de transportar, então não devo ter nenhum problema nos circuitos do amp? ele fica próximo do transformador, coisa de uns 3 ou 4 dedos de distancia.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Não dá problema no ampli.
    ele fica próximo do transformador, coisa de uns 3 ou 4 dedos de distancia.
    Não entendi se é o transformador de 110/220 que fica fora próximo do ampli a 3 ou 4 dedos, ou se é o transformador de 110/220 que fica dentro do ampli próximo do outro transformador do ampli a 3 ou 4 dedos de distância um do outro.
    Se for esta última opção, está muito perto um do outro, se tiver jeito de trocar de lado colocando o trafo de 110/220 do outro lado do chassi (mesmo que fique perto das entradas) pode ser que pare o humm.

    jackie morrison.
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    só tem um transformador dentro do amp que coloquei de 110-220 me expressei mal! então vou deixar como está! =)

    jackie morrison.
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    o transformador de 110/220 que fica dentro do ampli próximo do outro transformador do ampli a 3 ou 4 dedos de distância um do outro! exatamente isso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida de como isolar um transformador dentro de um amplificador valvulado!?