(Vídeo) Brown Sound e a Voltagem do Amp? Teste: 120 vs 90 Volts.

    Autor Mensagem
    Del-Rei
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Del-Rei


    Opa... Entonces...

    Outro dia resolvi gravar um vídeo aqui sobre o tal Brown Sound, muito falado do VH, em que supostamente era obtido abaixando a voltagem do amp pra 90V.

    A intenção do vídeo não é criar nenhuma discussão polêmica, mas acho que devem haver outros inúmeros fatores nessa equação do que somente a voltagem.

    De cara, percebi que o volume despenca bastante quando a voltagem é reduzida pra 90V. Usei um Variac pra ajustar as tensões...O amp é importado e foi projetado pra ser utilizado em 120V.

    Então fiz a comparação de dois modos. Inicialmente mantive as trilhas originais pra ficar evidente a diferença de volume. Depois equalizei (via Reaper) as trilhas, pra ficarem todas no mesmo volume e a comparação ficar mais justa.

    A execução é basicamente a mesma, gravei previamente os riffs num pedal de loop (Ditto) e depois disparei e gravei nas duas tensões.



    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Lascou com os filamentos... 12V caiu pra 9V ou menos...

    Del-Rei
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Ismah
    Eu não sou defensor da tese purista de abaixar a voltagem.

    Fiz o teste porque muita gente tem essa opinião, de que basta ajustar pra 90V que vai obter aquele drive do VH.

    Há um tempo atrás já havia feito esse teste, mas não fui muito caprichoso na época.

    Antes de fazer o teste, eu contactei o fabricante do amp e perguntei sobre possíveis consequências no amp, principalmente em termos de danos permanentes. Ele disse: Nenhum problema. Pode fazer o teste.

    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Ok, mas eu ainda discordo dele... Não que isso seja relevante para o EVH, mas há danos...

    Mesmo assim, creio piamente que quando ele fazia isso, ele compensava a tensão pro filamento...

    Ordinaire
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Ismah
    Teoricamente os possíveis danos aos filamentos deveriam ocorrer apenas quando a tensão ultrapassa o máximo previsto pelo fabricante, não? No livro da RCA (Receiving Tube Manual) diz que se a tensão estiver menor do que o necessário (6,3V/12V) pode causar distorção, mas se não me engano não há nada dizendo que causa danos, até porquê teoricamente a única coisa que a acontece é a redução da emissão catodo/anodo. Agora na prática já não sei, não tenho experiência suficiente para afirmar.

    renatocaster
    Moderador
    # out/17
    · votar


    Del-Rei

    Rapaz, eu não saco absolutamente nada dessas porras...só passei aqui para te parabenizar pela qualidade dos seus vídeos, parabéns mesmo!

    Ismah
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Ordinaire

    No power, "só" a autodestruição, pois a nuvem que protege o cátodo está pouco densa - já qu'ele esquenta pouco - e pode ser drenada toda a nuvem de elétrons, devido a "alta" corrente... Aí o cátodo ficou desprotegido de sua nuvem de elétrons, e foi bombardeado por cátions dos gases remanescentes...

    No pré-amp, fala-se que isso freia a evaporação do , pois a corrente é menor.

    Sonoramente, a escassez de elétrons, cria uma espécie de " sag " de tensão, na própria válvula... Durabilidade, pode cair pra níveis absurdos...

    luckneto
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Teste abordando um tema interessante e muito bem feito. Parabéns!

    Se o fabricante liberou, também confiaria na palavra deles.

    Eu particularmente tenho três amps que funcionam com baixa voltagem e nunca tive problemas. Dois deles por opção minha (mesa mark V e roadster - ambos tem a opção de baixar a voltagem de fábrica) e um deles (soldano hotrod 25) só funciona com baixa voltagem no power. As válvulas deles sempre apresentaram ótima durabilidade. Duram mais que as válvulas de power dos meus amps que trabalham com voltagens mais altas.

    Se me lembro bem, nos manuais do mark v e do roadster o fabricante até cita que utilizando o power com menor voltagem, contribui para aumentar a longevidade das válvulas.

    Ismah
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Bem... Partindo da tese que tenha um LM7812 ou semelhante, para manter uma tensão DC constante no filamento... Tá lindo...

    Um Mesa é o típico amp que teria isso... Mas pode apostar que se os relatos são verdadeiros, ele fazia isso com um Plexi, e esse era bem roots, sem regulador nenhum...

    Os relatos que conheço, ele socava a bota do ganho, e baixava a tensão...

    Del-Rei
    Veterano
    # out/17
    · votar


    renatocaster
    Hehehe. Obrigado, cara.
    Esse lance tem sido bacana, porque junto coisas que curto: música e filmagem/edição.
    \o/

    Ismah
    Ordinaire
    Essa parte técnica eu não saco nada. Então não posso nem tentar opinar. De toda forma, o tempo que mantive o amp em 90V foi curto, e ainda como o aval do fabricante acabei ficando bem tranquilo quanto a isso.

    Mas, de toda forma, não pretendo usar assim. Foi só pra teste mesmo, porque muita gente tem essa dúvida.

    luckneto
    Obrigado, cara!! :)
    Eu acho que a Mesa tem um capricho muito mais fino na hora de elaborar os projetos. Não sabia quanto ao Soldano e o Roadster, mas do Mark V, eu sabia da possibilidade de redução.
    Aliás, falando em Mesa... Que arrependimento de vender o Mark V:25....

    Ismah
    Mas pode apostar que se os relatos são verdadeiros, ele fazia isso com um Plexi, e esse era bem roots, sem regulador nenhum...
    Os relatos que conheço, ele socava a bota do ganho, e baixava a tensão...


    Pois é. Por isso fiz o teste de forma simplista.
    Mas acho bem difícil ter sido feito dessa forma. Creio que tenha havido mais coisa complementar. Nem que seja um mínimo ajuste de bias.... Isso sendo bem raso.

    Um aceno de longe!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a (Vídeo) Brown Sound e a Voltagem do Amp? Teste: 120 vs 90 Volts.