Existem combos Valvulados de baixa potência (1,2,3,4,5w) com falante de 12?

Autor Mensagem
DstrikE
Veterano
# out/17


Olá, pessoal! Eu sou novo por aqui, então me perdoem por qualquer falha minha em relação aos tópicos.

Estive faz algum tempo lendo nos fóruns aqui sobre amplificadores valvulados. Tenho visto vídeos, análises, etc. E realmente tenho o desejo de comprar um.

Porém, o meu propósito é fazer gravações em casa e também tocar na minha igreja (eu uso um ampli de 15w transistorizado que eles microfonam e fica ótimo).

Portanto, entendo que o ideal para mim seria um ampli valvulado de baixa potência.

Li nos vários tópicos aqui que o falante ideal é o de 12. Porém, existe um probleminha. A maior parte dos amplificadores que eu busco, com baixa potência, tem falantes de 6, 8.

Então a pergunta que eu faço é se existem combos com falante de 12, e se não houver, o que eu faço? Compro apenas o cabeçote e a caixa separados?

Muito obrigado!

ogner
Veterano
# out/17
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DstrikE
Acedo 276. Foda esse amp!

Mas tenho um buguera V5 e te falar com volume aberto, ele engano bem!

Obs: Pra gravar esse problema se torne um pqno problema. Se for microfonar pra PA, tem como contornar tb!

DstrikE
Veterano
# out/17
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Oi, ogner!

Eu dei uma olhada e achei animal o acedo! Mas ele é 6w correto?
Pra gravação não é muito potente?

Você conhece algum tipo 2,3,4w? Eu ouvi uma marca chamada Crow, mas não botei muita fé...

No caso, tem como eu comprar um cabeçote com pouca potência e comprar uma caixa com falante 12? Ou de repente tem como eu comprar um Laney cub8 e jogar pra uma caixa com um falante 12?

SteveRayMorse
Veterano
# out/17
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DstrikE

Cara...eu iria de Acedo. E outra, daria prioridade para cabeçote. Depois tu pega a caixa que quiser, ou manda fazer e etc.

Só que fica uma dica, apesar de ter potência de sobra pra tocar em casa, não sei se seria o ideal para tocar em banda se tu precisar de som limpo, mesmo microfonando, pois não sei como ficaria o retorno pra você. Tem que ver isso antes. Talvez seja o caso de tuu considerar um amp de 15W ou 20W, com um atenuador pra quando tu for tocar em casa.

Ismah
Veterano
# out/17
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entendo que o ideal para mim seria um ampli valvulado

Isso é algo meio mítico... Se a solução vier de um liquidificador ou de um rinoceronte africano, o resto é detalhe...

Li nos vários tópicos aqui que o falante ideal é o de 12

O que também é mítico. Realmente sim, um AF de 12" é o "ideal".
Existe algo chamado "área de pistão", que é onde um AF consegue tornar frequências direcionais, geralmente freq acima de λ de duas vezes o raio do cone. Assim o de 12", torna mais ou menos direcional tudo acima de 500Hz...

Poderiam ser 4 de 6", com resultados muitíssimo próximos...
Poderia ser um só, mas com uma corneta de madeira na frente, direcionando o que não consegue naturalmente...

AF de 10" ou 15" também pode ter resultados bons... O de 15", alguns dizem que se tiver as specs próximas de um de 12", pode soar melhor, porque direciona freq ainda mais baixas...

uso um ampli de 15w transistorizado que eles microfonam e fica ótimo

Um valvulado de 5 W, não vai soar LIMPO com o mesmo volume que o de transistorizado de 15 W... ALÉM DISSO, ele tende a comprimir muito cedo... Antes de gastar uma grana nisso, TESTE um amp assim para evitar queimar dinheiro a toa - essa experiência é bem cara...

henriquelhrf2
Veterano
# out/17
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Se é pra microfonar não precisa ter falante de 12". Há diversas gravações clássicas do rock feitas com pequenos valvulados com falante de 10".

Mas por que precisa ser valvulado e por que de baixa potência? Se é apenas um desejo, até entendo, pois partilho do mesmo e curto bastante meu Bassbreaker 007 com falante de 10".

Valvulado de baixa potência com falante de 12", que eu lembre agora, tem o Vox AC4C1-12. Mas vc não precisa mesmo de som limpo em altos volumes?

Gabezorx
Membro Novato
# out/17
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Meteoro MHT-G ou Borne Classic T7.

DstrikE
Veterano
# out/17
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Ismah

Interessante o que você disse sobre os falantes... Me diga mais... hehehe

Um valvulado de 5 W, não vai soar LIMPO com o mesmo volume que o de transistorizado de 15 W...

Como assim?

henriquelhrf2

Eu preciso de um ampli valvulado de baixa potência por dois motivos:

1) eu faço gravações em casa, e um ampli valvulado potente não atenderia o que eu quero, preciso de um de baixa potencia para as gravações;

2) Quando eu toco, tudo é microfonado, o que dispensa alta potencia.

Obs: eu li vários tópicos aqui no fórum e a recomendação era que um ampli valvulado de baixa potência era o ideal para gravações e lugares onde tocamos microfonado. Me disseram também que um falante de 12 era melhor e fazia muita diferença.

Então queria fazer algumas perguntas para vocês:

a) Qual a potência ideal para o ampli valvulado em gravações? 5w? Me disseram que mesmo 5w já é MUITO potente para gravações e MUITO alto neste contexto;

b) Existem valvulados abaixo de 5w?

c) Posso jogar um ampli de 5w, tipo Laney cub 8 pra uma caixa com falante de 12?

Filippo14
Veterano
# out/17
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DstrikE

a) Qual a potência ideal para o ampli valvulado em gravações? 5w? Me disseram que mesmo 5w já é MUITO potente para gravações e MUITO alto neste contexto;

Pode parecer que eu estou esquivando da resposta, mas DEPENDE. Se você usar muito som limpo, o ideal seria que o ampl. seja maior, pois os válvulados distorcem com o aumento de volume de pré e de master. Ou seja, som limpo mesmo, até em amps Fender ou baseados em blackfaces e afins são assim até o volume 5-6, depois não tem mais.

Além disso, quanto menor o amp, mais ganho no pré dos microfones você terá que colocar para captar em um volume aceitável esses limpos, e pode ser que esse pré não seja muito bom, prejudicando o resultado final.

Além disso, amps maiores possuem não apenas mais volume, mas mais headroom, que é meio complexo de explicar (até porque não sou especialista), mas pode-se chamar de pressão ou espaço que o som se propaga, e isso acaba afetando a captação do microfone, alterando o timbre.

b) Existem valvulados abaixo de 5w?

Sim.

c) Posso jogar um ampli de 5w, tipo Laney cub 8 pra uma caixa com falante de 12?

Sim.

Cara, recomendo fortemente que você pesquise sobre LoadBox. É uma forma que eu estou usando a pouco tempo para gravação, mas é tão mais prática que microfonar e evita muita cagada no caminho que nós mortais cometemos (erro na microfonação, sala que não é ideal, caixa correta, prés, compressores e eqs boas....).

Abraço

macaco veio
Veterano
# out/17
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5 watts não excita um falante de 12 polegadas o suficiente, precisa de uns 25W pra soar legal.

ogner
Veterano
# out/17
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macaco veio
Carai, um valvuladinho de 5w no talo nao excita (ui) uma falante??? É isso?? É volume pra caramba...O.O

DstrikE
Veterano
# out/17 · Editado por: DstrikE
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Filippo14

Pode parecer que eu estou esquivando da resposta, mas DEPENDE. Se você usar muito som limpo, o ideal seria que o ampl. seja maior, pois os válvulados distorcem com o aumento de volume de pré e de master. Ou seja, som limpo mesmo, até em amps Fender ou baseados em blackfaces e afins são assim até o volume 5-6, depois não tem mais.

Além disso, quanto menor o amp, mais ganho no pré dos microfones você terá que colocar para captar em um volume aceitável esses limpos, e pode ser que esse pré não seja muito bom, prejudicando o resultado final.

Além disso, amps maiores possuem não apenas mais volume, mas mais headroom, que é meio complexo de explicar (até porque não sou especialista), mas pode-se chamar de pressão ou espaço que o som se propaga, e isso acaba afetando a captação do microfone, alterando o timbre.


Mas a idéia não seria aumentar o volume, para conseguir aquele timbre todo especial? Aquele limpo "meio sujo"?

em relação aos microfones, eu microfono meu amp de 15w em menos de 1/4 de volume e o microfone já capta super alto. Creio que um valvulado de 5w cumpriria bem seu propósito, não é?

Em relação ao headroom, não resolveria o problema com um falante de 12?

Vou ver sobre o loadbox, não conheço! ;)

DstrikE
Veterano
# out/17
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ogner


Carai, um valvuladinho de 5w no talo nao excita (ui) uma falante??? É isso?? É volume pra caramba...O.O


Olá!! Você acha que um valvulado de 5w é muito potente para gravação? Recomenda um menos potente?

Para gravação e para microfonar, o ideal é um falante de 12 ou não precisa nesses casos?

Valeu!! =)

SteveRayMorse
Veterano
# out/17
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DstrikE

Cara...é o seguinte, pra gravar, um de 5w, 7w e etc está ótimo. E te garanto, ainda assim é bem alto. Mas quando tu for tocar com banda, pode não ser o suficiente se você precisar de som limpo. Como você toca em igreja eu assumo que você deve usar muito som limpo.

Concordo com o Ismah e acho que era bom você testar algo só pra ter noção.

Com relação aos falantes, sim, falantes de 12" vão dar uma diferença notória no som. Eu prefiro falantes de 12" mas já tive boas experiências com de 10" também. Já de 8" não curti.

Filippo14

To partindo pra essa também. Qual loadbox tu tá usando?

macaco veio

Cara...acho que empurra sim. Há mais variáveis envolvidas nisso além da polegada do falante.

macaco veio
Veterano
# out/17
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5 watts eu uso na minhas caixinhas de som do computador, não dá pra nada não. O problema é que não faz sentido para os fabricantes de alto falantes fazerem um de 12 polegadas pra 5 watts, teria que ter cone fininho, suspensão tudo levinho pra o máximo ser 5W. 12 polegada é um falante grande adequado pra potência maior, se ligar ate 1w o cone move mas não rende bem todas a frequências.
Eu acho que a raça humana anda se desenvolvendo a cada geração que nasce com super ouvidos, eu sempre toquei com meu true reverb 50W em apartamento com uns 70% de volume, eram tudo a válvula, não tinha merdinha de 5W não, o menor que existia era o valiante de 15W e ninguem queria, não dava nem pro começo. O pessoal punha o true reverb pro teclado porque era fraco pra guitarra (duas 6L6!), pra guitarra tinha ser tremendão. Não sei ques gravações são essas com 5W! Imagino Eric Clapton, Jimmi Hendrix, esse pessoal gravando com 5W!

SteveRayMorse
Veterano
# out/17
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macaco veio

Outras épocas amigo. E acho que esse seu True Reverb tinha algum defeito ou tu morava sozinho no prédio. Seu botar pra estourar o meu de 15W ou de 18W, recebo reclamação em minutos (já aconteceu mais de uma vez). Com 7W já é meio osso saturar sim nesse caso. Se for tocar a noite então, impossível. E o esquema do falante tem mais a ver com sensibilidade e RMS em termos mais técnicos. Geralmente falantes de 12" tem RMS suficiente pra dissipar e geralmente tem mais "punch".

E o esquema de gravar acredito que é pra conseguir saturar a válvula sem perder os tímpanos.

makumbator
Moderador
# out/17
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macaco veio

Já tem algum tempo que os prédios são mais finos que papel. Isso deve contar pra modificar essa percepção do som dos vizinhos. Já morei em um prédio mais novo que ouvia até conversa em tom normal no outro apartamento. Por outro lado, hoje moro em um edifício da antiga Encol, feito no meio dos anos 90. O vizinho de cima já me perguntou se eu escuto os filhos dele jogando bola na sala de casa!!! Não ouço nada, de vizinho algum, é como se não morasse ninguém perto de mim.

SteveRayMorse
Veterano
# out/17
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makumbator

Huauauua...Deveriam vender esse apartamento com propaganda pra músico rsrsrs

macaco veio
Veterano
# out/17
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makumbator
Um entendido me disse uma vez que os prédios tem a ver com tipo de tijolo. Prédio baratos (não muito altos) que eles usam o bloco de cimento vazado (pra não precisar por ferragem de sustentação nos cantos, vaza o som muito mais que os predios de tijolo de barro.
SteveRayMorse
Cara eu também já gravei, claro que era estudio analogico de fita, nunca consegui gravar com som baixo, tinha que escutar guitarra alto mesmo. É ai que faz a diferença entre um Eric Clapton tocando e um guitarrista qualquer que consegue fazer o mesmo solo. Uma coisa é tocar baixinho no quarto, outra coisa é tocar como se estivesse tocando ao vivo, sentido a dinâmica, sentindo o felling da coisa, não é só passar os dedos nas cordas não. Saturar 5W é facil quero ver é saturar 50. Já conheci guitarrista que os aparelhos não aguentava o cara não, queimavam, eu não sou tanto assim não, mas vão me desculpar 5W é coisa de criança

henriquelhrf2
Veterano
# out/17
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Eric Clapton gravou "Layla" com um Tweed Champ de 5w.

Casterman
Membro Novato
# out/17
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Imagino Eric Clapton, Jimmi Hendrix, esse pessoal gravando com 5W!

Além de Clapton que gravava com o Champ de 5w, Jimmy Page gravava com um Valco Supro, que também é um valvulado pequeno, de uns 15W, se não me engano.

DstrikE
Veterano
# out/17
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SteveRayMorse

Valeu pelas informações!!

Estou entre 3 amplificadores!!!

Tem o Blackstar h1 e o Laney cub 8.
A vantagem é que eu posso ligar num falante de 12 se eu quiser, e ele é bem portátil, fácil de levar para qualquer lugar. Consigo gravar em casa e tocar microfonado numa boa.

Tem o hiwatt ht10hd.
Eu já tive um hiwatt transistorizado e foi o melhor ampli trans que eu já toquei. A vantagem é que ele tem atenuador! A desvantagem é que eu terei que gastar comprando uma caixa,o que eu teria que fazer com o cub 8 e o blackstar também...

O Blackstar está 800, o cub 8 900 e o hiwatt 980.

Estou preferindo o hiwatt até agora, pela qualidade, pelo preço, por ser mais potente (caso eu precise) e ao mesmo tempo tem o atenuador caso eu precise usar ele para gravar ou microfonar.

Qual o opinião de vocês?

EmilioEiji
Veterano
# out/17
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Eu ouvi uma marca chamada Crow, mas não botei muita fé...

Eu tive um baseado no plexi de 15 watts com falente de 12, só vendi pq estava precisando de dinheiro, se não estava com ele até hoje.

15 watts não achei o som muito alto, pelo menos pra mim que gosto de tocar com umas BT achei que faltou um pouco de volume ainda, pra gravações o som limpo ficou bacana com o uso de pedais, mas se vc morar em apartamento acredito que pra gravar as valvulas saturadas vai ficar um pouco alto sim.

DstrikE
Veterano
# out/17
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a também tem o crate v5 por 800,00 e o vox 4w por 1200,00.

tito lemos
Veterano
# out/17
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DstrikE
O Blackstar está 800, o cub 8 900 e o hiwatt 980.

Temers ou dólares?

DstrikE
Veterano
# out/17
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tito lemes

kkkk

reais....

Ouvi bastante o crate e curti bastante! E está barato... 800,00

henriquelhrf2
Veterano
# out/17
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DstrikE
Vc só quer amp novo?

Ismah
Veterano
# out/17
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ogner

Não movimenta o cone direito... Se abrir o volume, VAI DISTORCER... Em igreja, a menos que seja a igreja do metal, não vira... 5W é pra quem quer tocar com distorção pegando...

DstrikE
Um valvulado de 5 W, não vai soar LIMPO com o mesmo volume que o de transistorizado de 15 W...Como assim?

Ele vai distorcer quando passar da metade do volume, simples assim.
E isso no contexto de palco, é muito baixo... Eu tenho trabalhado com 2 Meteoros GS100, de 100W e com 2x10" - fazem o serviço, volume raramente passa do 3~4. Estes tem quase potência demais, 50W atenderia bem. Já cogitei modificar o amp para isso, mas os guris não gostaram da ideia... Infelizmente, o amp não tem graves com volume fechado...

5W ligados a uma 8x12", não sei se soariam com volume adequado. Quando distorcer, é só alegria, mas no limpo é sofrido.

Se quer um valvulado, ok, mas se atente que precisa de som limpo, e não só drive... A maioria que recomenda amps pequenos, não sai do drive... A realidade de quem toca heavy metal, é diferente de quem toca country, e ambas diferem de quem vai tocar forró/axé...

eu faço gravações em casa, e um ampli valvulado potente não atenderia o que eu quero, preciso de um de baixa potencia para as gravações;

Existe algo chamado volume, a maioria dos amps tem... rsrs
E claro, pedais... Eu uso um Vox Pathfiner 10, um SS de 10 W, ligado a uma 1x12" selada (dá um pouco de coloração nos médios devido ressonância interna, mas ganho um pouco no headroom)... Saindo do meu quarto o amp se peida todo... rs

eu li vários tópicos aqui no fórum e a recomendação era que um ampli valvulado de baixa potência era o ideal para gravações e lugares onde tocamos microfonado. Me disseram também que um falante de 12 era melhor e fazia muita diferença.

Sim, tu não precisa de um 100W, 150W, 200W... Talvez até um 50W seja desnecessário para teu uso, mas um 5W é muito menos...
No clean, o sinal tem muitos altos e baixos (dinâmica). Os transientes (picos) tu não escuta, só o contínuo (potência média / rms), para ter som limpo e alto, tu precisa subir muito o volume, os transientes, podem ter mais de 4 vezes o volume médio... Se o amp não entrega esse pico, o sinal distorce - e essa distorção é BEM audível...

Qual a potência ideal para o ampli valvulado em gravações? 5w? Me disseram que mesmo 5w já é MUITO potente para gravações e MUITO alto neste contexto;

Não existe uma resposta concisa... Gravar dá para gravar com qualquer coisa, Ao vivo, que é onde tu deve pesar, é que o bicho pega...

Existem valvulados abaixo de 5w?

Sim, chamam de pré-amps e inversoras. rsrs

Posso jogar um ampli de 5w, tipo Laney cub 8 pra uma caixa com falante de 12?

Poder pode... Mas não necessariamente vai ter resultados menores...

macaco veio
teria que ter cone fininho, suspensão tudo levinho pra o máximo ser 5W

Poxa, já rasgou o cone no primeiro acorde, e a Fs ficou em 1 kHz...
MAS... Admitindo que as medições são realizadas com base em 1W aplicado, não deve ser TÃO pior... Mas claro, isso não é som de guitarra...
Aliás, ainda tenho lá minhas dúvidas, o quanto a frequency response, serve de algo, quando falamos de AF's de 100W, 150W... 1kW... Já vi uns monstrengos de 5kW...

makumbator
Já morei em um prédio mais novo que ouvia até conversa em tom normal no outro apartamento.

Praticamente, não só dava para ouvir o casal do apartamento ao lado, dava para ver também... rsrs

DstrikE
Veterano
# out/17 · Editado por: DstrikE
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Ismah

Eu toco os solos na igreja, com um timbre de overdrive. Não toco a base, e sempre que eu vou tocar ele está microfonado. Pra você ter uma idéia meu transistorizado de 15w, fica altíssimo em menos de 1/4 de volume. Creio que o valvulado de 5w seria ainda melhor não?

Não conseguiria um som mesmo que limpo, microfonando?

Eu não tenho necessidade de potência, porque quando eu toco é sempre microfonado.

Então, descobri que o hiwatt h10hd tem atenuador. Seria uma boa escolha, na sua opinião? Ele é mais potente e eu posso atenuar o som sem perder o timbre, correto?

Por que jogar um amplificador combo de 5w como o cub8 ou o crate v5 em uma caixa externa com falante de 12 não terei resultados satisfatórios? Só em relação ao volume? Ao timbre também?

Existe diferença entre usar um combo ligado em uma caixa externa de um cabeçote, de mesma potência, ligada na mesma caixa?

DstrikE
Veterano
# out/17
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henriquelhrf2

Não. Pode ser usado! ;)

Todos esses que eu mencionei são usados.

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