Resumão sobre valvulados (por valvulados.com)

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# ago/17


Simples, direto e com uma boa dose de humor... Fala-se em amps, mas se estende a pedais.

https://valvulados.com/resumao/

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
kkk ri pra caramba. Principalmente das respostas frequentes.

Eu sei soube que valvulado não era pra mim. Nao disponho de varias coisa necessárias para um valvulado: dinheiro, tempo, espaço, permissão pra abrir o volume, ouvido pra aguentar, etc etc etc. Tambem gosto de clean de verdade, nao clean querendo, implorando pra chunchar. Esse clean nao me chama a atencao.

Mas sempre tive uma certa curiosidade de ver um valvulado mesmo que seja um 0,5w fritando, pra saber se é essa vibe toda que tao falando.
E claro, se nao tiver timbre de Mark Knopfler, nao presta kkk.

-Saved
Membro Novato
# ago/17
· votar


Kkkkkkkkk, a parte mais engracadas foi a de lendas e mitos kkkk

Eu também, uso transistor pela praticidade, levo pra la, levo pra ca, bate na quina da parede, "quem foi o estrupicio que colocou esse copo aqui?" E por ai vai... Sem planos de ter valvulado, mas admiro muito, afinal, tudo que escutei até hoje passou pelo vácuo

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Buja
Tambem gosto de clean de verdade, nao clean querendo, implorando pra chunchar. Esse clean nao me chama a atencao.

Isso me lembra uma história que me contaram aqui no Campus onde trabalho.
Tinha um cara fissurado por válvulas, e nenhum amplificador prestava, amplificador bom mesmo tinha que ser valvulado.
Pois bem, dois engenheiros com Mestrado aqui do Campus construíram dois amplificadores, um com duas válvulas no Power, e outro com FET.
E fizeram uma aposta, dizendo que o facinado pelas válvulas não iria distinguir qual era o som de qual amplificador com som limpo.
E o cara não conseguiu sentir a diferença.
Morreu, pelo menos na cabeça de uma pessoa, neste dia, o mito da válvula.

Ismah
A válvula é dita como melhor, mas na verdade ela é pior, o funcionamento dela não é preciso. O problema é que transistores trabalham bem demais, chaveiam rápido, com precisão, e tem uma largura de banda melhor, e reproduzem as harmônicas com maestria. Mas o que é bom pra uma coisa pode não ser boa pra outra, a válvula exatamente pela sua limitação, entrega para nossos ouvidos um som mais agradável, mas isso hoje em dia é perceptível na saturação, onde a válvula tem muitas harmônicas zeradas, trazendo um som com menos harmônicos, que acaba soando melhor.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Paludo756
É a tal briga do valvulado x solid state.
Nao posso opinar pois nunca tive valvulado, e nunca tive um SS de peso tambem.

Mas se formos pensar em uma similaridade, é o mesmo que dizer que um opalao 78 é melhor que um fia toro de hoje.
Depende no que é melhor. O ronco do motor do opalao, no meu ouvido é mais bonito. Ele tem um motor mais "potente" (entre aspas).
Nem por isso é melhor.
O motor da toro é mais forte, mais eficiente, mais economico, tem melhor torque e final. Mas o que faz a cabeça do aficcionado por carros, é o opalao 78. Por que o motor é de "6 caneco", por que o ronco é melhor, por que anda na estrada igual uma barca, etc etc.
Enfim, pra quem gosta de opala, o opala é melhor, justamente porque ele é...um opala pô!

Quem gosta de carro novo, e entra numa velharia dessas e nao ve um kit miltimedia, um cambio de 9 marchas automatico, um airbag saindo até do assoalho, vai dizer que aquilo é porcaria.

O mesmo vale pra tudo. Amps.
Tem gente que tem tara de tocar num bassman 59 original. Aquilo é que é timbre! Tem gente que nao. Quer pegar um SS clistalinamente limpo, cheio de botoes, e com link bluetooth pra tudo. Eu ja prefiro o ultimo. Mas tenho curiosidade de ver um bassman 59 fritando na minha frente. Mas nao levaria pra casa.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Paludo756

Reproduz harmônicos que existem, a válvula os cria... Aí que está a diferença... Mas tem formas de criar eles... Harmonic exciter por exemplo...
Ainda assim, tem quem acredite em mitos... E pior que há quem OPTE acreditar neles.

Ismah
Veterano
# ago/17 · Editado por: Ismah
· votar


Deletado, porque eu quis.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
Esse papo rende...

Vixe, e se rende...vai longe. Meu ex-chefe tem (ou tinha, porque pos a venda) um opalao desses, nao sei que ano, porem tudo inteirinho, em cima, arrumado, coisa de colecionador mesmo. Uns pneus da dunlop que nunca vi. Tinha até pelinho de tão novo. Carro só ve a luz do sol em dia de evento.

R$ 35.000,00 reais, sem choro, sem parcelamento, sem discursão. Segundo ele, dispensa curioso.

E quem gosta, paga rindo rindo. Porque pra quem gosta, 35 mil nao é grana numa coisa dessas nao.
É a mesma coisa pra quem curte uma strato, uma les paul, um valvulado.

Nao sei quanto vale um desses dumble que voce fala tanto, ou aqueles amps que mais lembra uma tv antiga. Mas sei que com bala na agulha, nem voce nem qualuqer outro hesitaria em comprar nao.

Neguinho compra e monta bike é de 50 conto. Voce sabe melhor do que eu.

É a vibe do negocio. O analogico rodando na sua frente, fritando, a guitarra tremendo no seu colo, seu timpano a beira de furar com o sustain nervoso que sai do falante.

Mas, na maioria dos casos praticos, pro dia a dia a gente usa mesmo é uma caloi 10, um uno mille e um laney ss comum e normal com uma pedaleira de 1000 conto pra baixo.

O resto é só tara mesmo.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/17
· votar


Meu irmão tem um Orange de uns 100 watts, ligado em duas caixas, uma 4X12 e uma 2X12. Mora num apartamento com mulher, bebê e cachorro.

Passei 5 dias na casa dele tocando e o volume do bicho não passou do 2. O som fica parecendo um rangido de porta véia...

Eu tenho um Roland Cube 40 e um fone de ouvido. Quando eu ligo no 3 parece que estou ao vivo num estádio de futebol.

Valvulado é coisa de quem tem grana, espaço, tempo e roadies (pra carregar). Ou seja: pra profissional.

Meros mortais tem que se contentar com transistores, e olha lá.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Meros mortais tem que se contentar com transistores

E eu acho que meros mortais, como nós, reclama de barriga cheia. Garanto que 90% dos rocks que ouvimos são de valculado, nao por opcao, mas por só ter existido isso que prestava na epoca.

Será que o ray vaughan iria gravar com valvulado no 8 fritando no orelha dele, se tivesse um roland 80xl com som de estádio de futebol no volume 3? Sei nao.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Buja
Nao sei quanto vale um desses dumble que voce fala tanto

Alguns nem preço tem... Mas figuram entre os mais caros do mundo - realmente tem um pacto na encruzilhada, porque o troço tem uma sonoridade fantástica.

Esse aí foi o que conheci a marca e me fascinei, 155mil doletas + frete...

https://reverb.com/item/3551755-1978-dumble-dumbleland-special

aqueles amps que mais lembra uma tv antiga

Acho que estamos falando dos Gibson (pioneira em amplificação para guitarra elétrica de fato), linha GA... Esses tem mais valor histórico, que monetário...

com bala na agulha, nem voce nem qualuqer outro hesitaria em comprar nao
Eu não sei, ein! To pensando até em vender o valvulado, porque não arranjo tempo pra tocar nele...

Felipe Stathopoulos
Buja

na maioria dos casos praticos, pro dia a dia a gente usa mesmo é uma caloi 10, um uno mille e um laney ss comum e normal com uma pedaleira de 1000 conto pra baixo. O resto é só tara mesmo.

Caloi 10 virou hype, tá a preço proibitivo... Uma bike de 50k tem lá suas justificativas técnicas reais, gera ganhos de performance etc... Não é bem um luxo, quem pedala numa dessas geralmente tem fins competitivos.

Mas a praticidade é algo tão forte, que as bandas grandes estão abandonando simplesmente os amps tradicionais, pelo Kemper Profiling, Fractal's da vida etc... E é gente que pode pagar quantos na crew irão precisar...

É válida a questão de que se houvesse opção eles iriam gravar com outra coisa... Mas não se iludam pensando que em estúdio se usava sempre amps gigantes ao pé do ouvido. SRV talvez, mas nos anos 80 já era comum, deixar SÓ A CAIXA na sala de gravação...

Eu não tenho condições de bancar um curso para me tornar um piloto de avião atualmente, por isso que opto pelo simulador, mas se pudesse estaria lá com certeza... Bem possivelmente que os grandes da música também, usariam uma imitação se houvesse um motivo bem grande para isso, e volume não é suficiente, mas praticidade sim - e como dito é o que vem acontecendo.

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ismah
Ainda assim, tem quem acredite em mitos... E pior que há quem OPTE acreditar neles.
Cara, depois que inventaram o analisador de espectro não existe mais isso de lendas.
É fato que as válvulas não reproduzem harmônicos ímpares, se acha que é lenda, liga uma válvula num analisador de espectro e me mostra as ondas ímpares.
Vou esperar sentado.

marfu
Membro
# ago/17
· votar


So pra dar pitaco...
A loja bota um amp pra venda por 155mil doletas, cita que é o numero 8, mas no chassis ta marcado 9.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Paludo756

Não basta só um analisador de espectro, é preciso ao menos uma função de transferência, para contabilizar FASE... Somos pouco sensíveis para perceber ela diretamente, mas indiretamente ela é perceptível com timbre...

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Sim, muito mais indiretamente do que diretamente eu diria

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


E não justamente isso que eu disse?!

Delson
Veterano
# ago/17
· votar


"Marshall: As melhores imitações de amplificadores Fender disponíveis no mercado."

Confesso que não entendi essa...

Les Strato
Veterano
# ago/17
· votar


Delson

Acredito que seja pelo fato de que o primeiro amplificador que o Jim Marshall fez lá nos anos 60, teve o Fender Bassman como base

crdiegorota
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: crdiegorota
· votar


Na minha opinião as bandas estão usando o Kemper pq ele consegue reproduzir fielmente o timbre dos valvulados (segundo dizem, eu nunca vi pessoalmente). Ainda não inventaram alguma coisa tão revolucionária que tirasse os valvulados da jogada, pq mesmo pedais, simuladores, plugins todos eles buscam soar parecidos com o som das válvulas. Quanto a praticidade eu nem acho que seja tão ruim assim. Hoje em dia temos valvulados pequenos, do tamanho de uma maleta com saída pra ligar direto em PA, ou então combos de menos de 20 wats. Eu antes de ouvir e tocar em um valvulado não entendia toda essa fissura que o pessoal tem. Já tinha experimentado vários pedais e amps SS mas quando ouvi e senti o som de um valvulado entendi qual é a mágica de que todos falam.

crdiegorota
Membro Novato
# ago/17
· votar


Delson
"Marshall: As melhores imitações de amplificadores Fender disponíveis no mercado."
Quando o Marshall começou a fazer amps na inglaterra ele começou imitando os Fenders. Mas como importar as válvulas 6L6 dos EUA para a Inglaterra encarecia muito o processo ele resolveu usar as EL34 que eram fabricados na Inglaterra mesmo. E foi assim que nasceu o "timbre Marshall".

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


crdiegorota
Já tinha experimentado vários pedais e amps SS mas quando ouvi e senti o som de um valvulado entendi qual é a mágica de que todos falam.

Nao sei na onde vou arrumar um valvulado pra testar, mas agora to realmente curioso.

crdiegorota
Membro Novato
# ago/17
· votar


Buja
Não vai se arrepender, garanto. Quando for testar um vai sem medo de abrir o volume, esqueça os vizinhos por alguns instantes. Hahahaha

Les Strato
Veterano
# ago/17 · Editado por: Les Strato
· votar


crdiegorota

ele resolveu usar as EL34 que eram fabricados na Inglaterra mesmo. E foi assim que nasceu o "timbre Marshall".

Apenas um adendo, as 6l6 usadas nos primeiros protopos dele (JTM 45), foram na verdade substituidas por 5881 (que tem caracteristicas semelhantes a 6l6) porém uma grande diferença entre o bassman e o JTM 45 é que o basmann trabalhava com autofalantes de 10' da Jensen e o JTM utilizava 12' da celestion. Inclusive há quem diga que as primeiras versões do JTM 45 e do Bassman soam praticamente iguais se utilizados em uma mesma caixa de autofalantes.

Depois da 5881, ele utilizou muito as KT66 nos amps dele, inclusive os primeiros prototipos do Plexi 100W em 1967 utilizavam essas valvulas, porém quando começou a ficar dificil a aquisição das KT66 (que tem um mid range caracterítico da Marshall) ele começou a utilizar as EL34 no lugar e ai virou clichê da marca.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


crdiegorota

Som de amp de 20W não é o mesmo som de um de 100W... EU não gosto do som de amp de poucos watts... Pode ser 25W, mas com um quarteto de válvulas 6L6, 6V6 ou KT na saída.

Les Strato

Ainda rolam as trocas das EL por KT. Eu vi a primeira vez isso da boca do Trace Foster (guitar tech do Angus e Stevie Young), e fui atrás... Tem uma cultura pesada sobre o troço!

crdiegorota
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ismah
Gosto é gosto né, não dá pra discutir. Mas tem muito amp de 20-30 wats que soam como "gente grande". Uma coisa q deve ser considerada ao comparar amps são os gabinetes. Um amp de 100 watts precisa de um gabinete grande também. E querer comparar 1x12 ou até 2x12 com um 4x12 não dá né. Mas será que na hora q vc microfona e manda para um PA dá tanta diferença assim? Nunca vi esta comparação mas vou chutar que a diferença não deva ser grande se é q há alguma.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Um amp de 100 watts precisa de um gabinete grande também.
Isso não é bem verdade. Se for assim, eu e a grande maioria que usa algum Fender Twin ou semelhantes estão errados.

Na minha ótica, ligar um 20W a uma 4x12, tem MUITÍSSIMO mais sentido, que um 100W.

na hora q vc microfona e manda para um PA dá tanta diferença assim?

Há. Se chama damping factor, que basicamente é a capacidade do amp, conseguir controlar a inércia do cone, tanto para acelerar, como para frear. Isso muda bastante a resposta de graves.

Outra coisa é headroom, eu estou muito mais inclinado para o country e southern rock, do que pro hair, trash e heavy metal... Logo eu uso bastante som limpo, e limpo de verdade, sem aquele sujinho no fundo.

crdiegorota
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ismah
Outra coisa é headroom, eu estou muito mais inclinado para o country e southern rock, do que pro hair, trash e heavy metal... Logo eu uso bastante som limpo, e limpo de verdade, sem aquele sujinho no fundo.

Isso é o que eu estava pensando também. Vc não gosta do timbre dos amps menores ou não gosta do timbre do power saturando?

Les Strato
Veterano
# ago/17 · Editado por: Les Strato
· votar


Ismah

Ainda rolam as trocas das EL por KT. Eu vi a primeira vez isso da boca do Trace Foster (guitar tech do Angus e Stevie Young), e fui atrás... Tem uma cultura pesada sobre o troço!


Pois é, vejo muito os caras dos foruns gringos sugerirem isso pra galera que quer um som mais ''hendrix'' da vida, com mais headroom e corpo sem perder aqueles médios caracteristicos, colocar KT66 nos plexis.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Eu, como completo ignorante no assunto, pergunto o motivo de alguem usar amp valvulado se nao gosta de power saturando.

Penso eu, que o motivo de alguem comprar um valvulado, é justamente saturar as valvulas do pwer, para o som chunchar bonito, coisa que num SS nao acontece legal, "satura"/distorce porem com som ruidoso.

É porque o amp valvulado de alta potencia consegue entregar um clean limpo com alto volume mais alto que um SS comum?

Isso nao se resolveria microfonando um SS clean?

Serio, nao é pergunta sacastica, é que nao sei mesmo.

HortaRates
Membro
# ago/17
· votar


Buja
Cara, eu tenho um valvulado e já toquei com valvulados em estúdio... Mas nunca saturei o power porque ainda não tive a oportunidade de levar o meu valvulado, que é pequeno, pra um estúdio, e os amps valvulados de estúdio que toquei eram gigantes, Laney e Marshall de 100w, não dava pra saturar em lugar fechado. Mas mesmo sem saturar, e mesmo usando pedais, o timbre dos amps valvulados era muito bom mesmo. Muito melhor que o que eu conseguia com os SS. A saturação das válvulas é desejável em algumas situações, mas pelo que li, os harmônicos pares que a amplificação valvulada adiciona no som - sendo
saturadas ou não - deixa o som mais gostoso de se ouvir.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Resumão sobre valvulados (por valvulados.com)