Montar Caixa Ativa

    Autor Mensagem
    inExperienced
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: inExperienced


    Estou na iminência de montar uma caixa ativa.
    Eu poderia comprar uma destas JBL, Sansom, Staner 1x12, destas mais baratas. Mas gosto de desafios, gosto de fazer eu mesmo. Eu que montei o som automotivo do meu carro. Eu não quero compra uma caixa pronta.

    Minha intenção é usar um Woofer 1x12 + drive titanium.

    Pesquisando no ML me deparei com dois fabricantes de amplificadores que produzem o tipo de amplificador com esta finalidade, a Times One e a Wonder Sound (Estou inclinado a comprar este último, o preço está mais acessível), dando uma olhada em outros fóruns vi o pessoal falando de outras marcar mas desaconselhando, então descartei, estas que citei, não achei nada sobre, se tiverem outras a indicar e de confiança, por favor, e se desaconselharem estas marcas podem dizer.
    Fabricantes dos amps.
    Wonder Sound
    Times One - Advance

    Então meu projeto seria usando um Woofer 1x12 (Eros) + drive fenólico JBL D 220 TI
    Woofer specs
    Driver specs
    Corneta specs
    Divisor de frequencias

    Duvidas:
    Irei usar divisor de frequência, provavelmente um Nenis DF652TI.
    Este divisor vai casar bem com um amplificador de 500 rms?
    Sobre a frequência de corte, no manual do divisor diz que é 1,8 kHz. Isso significa que o woofer ai trabalhar até esta frequência e que o drive a partir desta frequência?
    O woofer que pretendo usar trabalha de 45 a 2800 Hz. E manda cortar em 50 Hz, como faço este corte sem crossorver?
    As ferramentas pra cortar a caixa, parafusar.... tenho todas e tenho habilidades para tal projeto. Porem nunca usei divisores de frequência então as duvidas.
    O uso da caixa, tocar com amigos em casa, violão, playback, backtrack pra tocar por cima, churrasco, tocar alto não é problema, aqui e beira de praia hehehe.

    Dando certo, posto um passo a passo no forum de como montar.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Este divisor vai casar bem com um amplificador de 500 rms?

    Depende! Ele é projetado para isso? Entre em contato com o fabricante em caso de dúvidas, eles respondem prontamente.

    Sobre a frequência de corte, no manual do divisor diz que é 1,8 kHz. Isso significa que o woofer ai trabalhar até esta frequência e que o drive a partir desta frequência?

    Isso...

    O woofer que pretendo usar trabalha de 45 a 2800 Hz. E manda cortar em 50 Hz, como faço este corte sem crossorver?

    Bom, seu divisor de frequência teria de ter isso.
    ___________________________________________

    Agora eu pergunto, já que definiu o AF e o driver. Já viu o tipo de caixa que vai fazer?
    E o tamanho dela etc...? Se ficar muito grande, precisa de travamento, e isso resulta em algo que a logística é inviável... As feitas em ABS tem a vantagem de ser finas e com travamentos internos...
    A primeira caixa que montei ia dar 500 L pelo meu projeto, praticamente free air. kkk

    O driver vai de boa até 2k8?
    E a potência vai ser suportada pelo driver?

    inExperienced
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Agora eu pergunto, já que definiu o AF e o driver. Já viu o tipo de caixa que vai fazer?
    E o tamanho dela etc...?

    O manual deste falante diz que o volume da caixa deve ser 45 litros, para uso profissional, com dois dutos de 4" e 22 cm comprimento.
    Este travamento seria o que? travamento interno para as paredes da caixa não se moverem?
    Vou usar madeirite de 18 mm.

    O driver vai de boa até 2k8?
    E a potência vai ser suportada pelo driver?

    Então, no manual do drive diz que ele vai de 800 a 20.000 Hz. com corte minino em 1,5 kHz suporta 80 rms.
    Este divisor que pretendo usar, Nenis DF652TI, corta em 1,8 kHz.
    Vou ver com o fabricante do divisor, mas me parece, não tenho certeza, li em algum lugar, que estes divisores limitam a potencia que passa pro drive.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Este travamento seria o que?

    Travamento interno para as paredes de uma caixa muito grande não ressonarem! É um baita problema do ponto de vista fidelidade.
    Em casos mais graves a caixa desmonta simplesmente sem o travamento.

    O manual deste falante diz que o volume da caixa deve ser 45 litros, para uso profissional, com dois dutos de 4" e 22 cm comprimento.

    45L são 45 000 cm³, uma face tem de ter o tamanho do falante chutando, 35x35, vais ter de usar 36,73cm de profundidade... Ah não, tem ainda 2 dutos de 4" (?!) que tem que caber em algum lugar e não dá para ficar com menos de 22cm de profundidade...

    Agora, é essa sintonia interessante para o teu uso? Note que a sintonia está em 62Hz (!!!), não sei bem se isso tem utilidade para voz e violão...

    Nunca é demais lembrar que são medidas INTERNAS da caixa.

    Precisaria simular essa caixa e ver o que tá pegando exatamente. Mas uma coisa que me intrigou bastante é que a caixa está com Fs em 62Hz, o HPF em 50Hz, e a Fs do AF em 58Hz. Eu não faria assim a princípio, mas ainda sou bastante amador pra contestar sem ver...

    Agora outros pontos que não citei antes...

    O AF...

    SPL PODE não ser importante, mas rendimento sempre é... Por que optou por um AF de 400W e sensibilidade baixíssima de 94,272dB/W/m ? Não faz sentido para essa finalidade... Tens uma bobina pesada, um cone pesado... Para tocar com os amigos...

    NOTE-SE que eles se referem a filtro ATIVO no projeto, talvez por isso que ele vá mais ao limite...

    O amp...

    Para tocar funcionalmente precisará de um bom amp de 800Wrms...
    Tudo bem, o teu programa musical tem muita dinâmica, e pra dar volume faz sentido até... Mas é realmente necessário isso? É uma potência razoável, e que vai mexer no preço do projeto...
    Compensaria montar um compressor ou semelhante, compensaria até comprar um pronto... Aos meus olhos compensaria pegar uma Zoom G1 da vida, que daria compressão, reverb, delay, tremolo... E o pré amp para excitar o amp...

    inExperienced
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: inExperienced
    · votar


    Agora, é essa sintonia interessante para o teu uso? Note que a sintonia está em 62Hz (!!!), não sei bem se isso tem utilidade para voz e violão...

    Nada como perguntar quem entende!

    Qual seria a sintonia ideal?
    Sobre a sensibilidade eu entendo que quanto mais dB/W/m melhor.
    Conhece algum woofer que podia indicar? ou melhor nos parametros que citou.
    SPL PODE não ser importante, mas rendimento sempre é... Por que optou por um AF de 400W e sensibilidade baixíssima de 94,272dB/W/m ? Não faz sentido para essa finalidade... Tens uma bobina pesada, um cone pesado... Para tocar com os amigos...
    optei por este falante, pois o amp tem 500 watts e queria que o conjunto tivesse um rendimento melhor. O ideal seria um woofer de uns 250, ou 300 rms? Quanto a bobina e o cone,

    Vou estudar os parametros de Thyelle Small com base no peso do cone e bobina.
    E quanto ao Qts, Pelo pouco que li, fala sobre o controle do conjunto magnético sobre o cone, "indicando" o grave mais mais pesado, lento, ou firme e forte... Numa caixa desta o que seria mais indicado?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Menos meu amigo, bem menos... Até onde tu chegou sozinho já, é onde termina o meu conhecimento... Eu to estudando os parâmetros TS, mas não é algo simples. Estamos falando de engenharia, e bastante avançada.

    De cabeça eu nunca sei o que é cada coisa, mas há uma lógica por trás...

    F - Sempre é a frequência de alguma coisa
    Q - Sempre é a qualidade de alguma coisa
    X - Sempre ser refere a excursão (do cone)
    V - Sempre se referirá ao volume (físico) de alguma coisa
    R - Sempre é a resistência (DC) de alguma coisa
    Z - Sempre é a impedância de alguma coisa
    L - Sempre é a indutância (em H ou mH) de alguma coisa
    S - Sempre é a área (surface) de alguma coisa
    M - Sempre é a massa de alguma coisa
    etc

    As outras letras minúsculas...

    m de MECHANICAL
    e de ELECTRICAL
    s de SPEAKER
    a de AIR
    b de BOX (reflex)
    c de CLOSED
    t de TOTAL

    Qms = Fator de merito mecânico do AF
    Qes = Fator de merito elétrico do AF
    Qts = Fator de mérito total do AF

    É um saco cheio de coisas, esses eu lembro de cabeça...

    Eu sei algumas pinceladas a mais nesse ponto, porque sou curioso, mas me resumo basicamente a operar. Alinhamento de sistemas passa bem longe de coisas que me animo, construir nem se fala...

    Só que nem tudo são trevas e preguiça! Há vontade de ir além, está nos planos uns cursos no IGAP (Instituto Gaúcho de Áudio Profissional), e quero tentar ano que vem ingressar no curso de engenharia acústica da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)...

    Muita coisa eu conseguiria descobrir também, se pusesse os conceitos na prática... Roer madeira, montar caixas, medir tudo... Seria muito interessante, já me ocorreu fazer e vendê-las...

    Só que tudo isso gira em cima de dinheiro, dinheiro que anda escasso para todo mundo no país, eu junto... A Lei de Murphy tem se feito presente...

    Eu indico dois grupos do face sempre, quando se fala sobre isso, onde há gente que me torna um pleno analfabeto...

    -> Estudo do Áudio - Voltado para o automotivo, mas áudio é áudio, os conceitos envolvidos não variam

    -> AudioBR (antigo Amigos da Audilist.org) - Se tu souber o que era a Audiolist.org, está no caminho certo...

    Qual seria a sintonia ideal?

    Essa pergunta é subjetiva!
    Por exemplo, supondo que vá sintonizar a caixa, da forma que ela tenha um pico +6dB em 124Hz... Podes por exemplo cortar com um filtro de -3dB/oitava, em 248Hz, de forma que em 124Hz se tenha uma atenuação de -6dB... A caixa não é flat, mas a resposta é!

    Qual a vantagem disso? Graves consome muito headroom, são ondas de comprimentos absurdamente grandes, muito tempo a corrente fluindo num só sentido, que reflete em calor...

    Sobre a sensibilidade eu entendo que quanto mais dB/W/m melhor.

    Depende...! Um parâmetro sozinho, nunca diz nada...
    Por exemplo o Greenback
    http://celestion.com/product/16/g12m_greenback/

    Se considerar a resposta de frequência dele sendo de 2k até 2k5, terei uns 108 dB/W/m, " só " 10dB a mais que na concepção da Celestion...

    Conhece algum woofer que podia indicar?

    Use os grupos indicados para isso, o primeiro é mais aconselhável. Eu sou totalmente leigo nesse ponto, não construo uma caixa, desde que saí da sonorização a uns 3 anos já, e nem lá eu lidava com o AF...
    O dono jogava o AF na nossa bancada e tínhamos que fazer acontecer...

    O ramo automotivo é uma bosta, pessoal gosta de números grandes (lançaram um amp de 120kW a um mês), tente ficar de fora dele para comprar falantes.

    optei por este falante, pois o amp tem 500 watts e queria que o conjunto tivesse um rendimento melhor. O ideal seria um woofer de uns 250, ou 300 rms?

    Verifica os links que tu postou, não vi nada nessa onda neles.

    Em tese o ideal seria sim, 2 vezes a potência do AF... Melhor injetar o dobro de sinal limpo, que metade distorcido, pois esse vai queimar a bobina com certeza!

    AF's que seguem as normas técnicas, devem ter headroom para transientes de 6dB (4 vezes a potência nominal), e amps de 3dB (2 vezes a potência nominal)... Mas... Mas... Mas...

    MAS... Se fizer isso, se clipar, já era! Só é recomendado fazer isso com um limiter BEM dimensionado. Não é o caso.

    Vale também lembrar que com o divisor, as cargas são divididas... O AF é a carga de X a Y Hz, e o driver é a carga de Y a Z Hz... Entretanto, YHz é o ponto onde a atenuação será de -N dB, em 2Y e Y/2 Hz será de -2N dB, e assim, na prática até não se ouvir mais, ou ver no gráfico...
    É o que se chama de roll-off, ou seja, é uma faixa de frequências onde as duas vias, emitem som. É preciso pensar, para que a interação entre essas duas fontes não cause problemas... Entra a regra da distância dos centros acústicos...

    Isso não é muito observado no ramo automotivo. Por exemplo, é muito comum 2 SuperTwitters nas pontas e 4 cornetas entre eles...
    O que decidiu ser assim foi a estética, raros casos onde se tem sistema stereo... Implica comb filters, buracos no espectro, e em perda de SPL...

    Outro problema é que o espaço é limitado, e tem gente que tenta enfiar até 3 corpos ocupando o mesmo lugar no espaço... rsrs

    As novas leis que limitam o som ao interior do veículo, vão melhorar nesse aspecto... As ditas " carretinhas " tendem a se popularizar, e geralmente elas seguem o conceito de line array... Mas quase sempre está incompleto, ou deturpado, e muitas vezes os eventos de cunho pseudo-técnico, são um evento social, e é um festival de erros, e a maioria coisas básicas... Tem uma turma de técnicos aqui, que só vai pra dar risada, eu mesmo desisti de ir porque tem rolado muita baixaria...

    Ismah
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Algumas coisas pra te guiar...

    Diagrama de blocos para construir uma caixa #1

    Link generalizado sobre parâmetros TS (#ChupaCelestion)

    https://www.eminence.com/support/understanding-loudspeaker-data/

    Curso do Walter Ullman (cara pro trás do grupo AudioBR)

    http://wullmann.blogspot.com.br/2017/07/parametros-de-projeto-para-cai xas.html

    (tem bastante coisa no blog dele, só nada organizado kk)

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Sobre parâmetros TS, por Homero Sette (vale imprimir e encadernar!)

    http://etelj.com/pub/noticias/280715105539.pdf

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montar Caixa Ativa