Amp / cubo / caixa caseira?

    Autor Mensagem
    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17


    Amigo, boa tarde!

    É minha primeira postagem aqui e confesso que revirei o forum antes de postar, mas nao encontrei nada parecido com o que gostaria da ajuda de vocês. Vamos lá!

    Tenho 32 anos, Sou iniciante no violão, resolvi voltar a tocar depois de anos (ja toquei cavaquinho profissionalmente a uns 10 anos atras), mas toco algumas músicas (não estou no zero) muito bem até!! rs.

    Tenho um violão acústico Yamaha C40mII Nylon e gostaria de comprar um cubo / caixa multi uso , ou até mesmo "fazer" uma caixa amplificada com um modulo de carro q tenho aqui + fonte,(antes que alguns amigos me recriminem, por favor termine de ler) minha idéia é fazer um voz e violão dentro de casa mesmo, moro em um apartamento de 60m2 e as vzs recebo amigos que tambem tocam! Esses amigos sao feras, mas o setup será voltado mesmo para fazer um som basico + 1 mic dentro de casa ( 1 violao + 1 voz) as vezes fazer um som com minha afilhada de 9 anos essas coisas, talvez ligar o cavaco (esse tem captacao ativa e td hehee)

    Sei que meu violão é acústico, mas minha ideia é comprar um captador de clip simples para ele para nao fura-lo e tb visto que nao é sempre que vou usa-lo eletrico.
    O que voces me recomendariam a nivel de caixa/amp etc..?

    Aahhh, esqueci de mencionar, fui para o papel, e para "montar" a caixa cm algumas coisas q tenho em casa eu gastaria 500,00 reais (woofer 12 + driver titanio JBL + mesa simples do Mercadolivre) por isso pensei em alguma coisa nessa faixa de preço, lembrando que não é nada profissional, mas como todo mundo que investe algum dinheiro, queremos o melhor dentro de nosso orçamento, não é verdade?

    Aqui em Salvador, fui na foxtrot e la tinha uma kute G2 laranga de 16w (acho que é esse o nome) testei e achei ela legal, mas meu medo é ela ser fraca ou nao ter um som "mais grave" pelo falante pequenininho de 6".

    Fico no aguardo de ajuda e por favor desculpem qualquer coisa

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Vai precisar de um pré-amp, a mesa, faz isso...
    Pra montar, tu tem o norte já, mas é preciso fazer um projeto decente, não adianta fazer uma caixa com medidas aleatórias. Leia o manual do AF, ele vai dar o volume em litros, basta converter para cm³ e terá as medidas.
    Não vá muito atrás de lojas de som automotivo, a maioria sabe menos que tu mesmo.
    Eu não usaria um driver titânio, e sim um fenólico ou mesmo supertweeter. O driver " joga " o som muito longe, quando tu tem um apartamento pequeno, e isso é desnecessário. Mesmo com uma corneta de 150x60, eu a acho desnecessária ...

    Ah sim, vai precisar de um divisor de frequências também!

    Comprar pronto é sempre menos problema... Mas é bem mais caro geralmente...

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17 · Editado por: Ty.mello
    · votar


    Ismah

    O Divisor de frequência eu vou deixar por conta de capacitor mesmo nos medios/agudos e o próprio modulo tem alguns cortes tb q ja ajuda muito!!

    Se eu deixar de usar a titanio, teria q usar ou somente tweeter ou fenólico + tweeter... ( Posso escutar ambos e decidir na hora, pq o valor fica praticamente o mesmo)

    Então, eu estudo e montei alguns sons automotivo por hobby a alguns anos, por isso tive essa ideia, sem falar no prazer em "montar" meu projeto. Nunca toquei em uma caixa, mesa etc..Entao nao tenho nengum conhecimento desses amps apesar de ter lido bastante aqui no forum, inclusive sobre o Borne q foi feito pra galera do cifras..

    Minha ideia seria a seguinte, levando em consideração o fator fazer.

    Um woofer Unlike de 12" q trabalha de 50 a 5000hz com 150rms de pote cia a 4ohms (casa certinho com meu modulo em questao)

    O driver eu pensei titanio pois ele trabalha em uma frequencia muito boa, pegando uma parte do woofer medios e os agudos de um tweeter e tem um som muito mais bonito do q fenolico + tweeter (pelo menos eu achei os q escutei, nao sei ligando instrumento), inclusive posso usar um expansor curto no driver, igual abusados em caixas de som (tipo ativas etc..)

    A Mesa, eu achei uma tal de nanomix no ML bem barata, cm quero algo simples acho q ela deve atender (nao a conheco, e pena q nao tem reverb, me amarrro nesse efeito hehehrrh)

    A caixa com certeza nao errarei, até pq tenho um amigo q é extremamente competente com a criação de caixas e ele disse q pode me ajudar.

    Sei q muito amigos aqui no fórum recriminam esse tipo de projeto, mas hoje nao tenho condições de comprar nada caro (infelizmente) e com esse projeto eu nao gastatia muito.

    Eu vi uns amps da Borne e da Staner, mas passam de 600 e nao da pra ligar o mic, coisa q ao meu ver eu teria q comorar mesa da mesma forma.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Em tese, a caixa deve ser plana, então não tem bem feio e bonito na história, timbre vem d'outros lugares. Achei bem honesta essa Unlike, básica mas com certo profissionalismo.

    Segundo o fabricante o Unlike UNF 127 R4 e UNF 127 R8 trabalha bem de 80 a 1kHz. Se subir mais que isso, pode ser que queime por falta de ventilação.
    Aí sim, concordo com o titânio, mas porque ele pode responder a partir de 800Hz, não porque é mais bonito.

    Não faço ideia o que seria um " expansor ".

    Se meus colegas recriminam eu não sei, mas eu apoio. Só que não é só pregar 6 tábuas e chamar de caixa é fácil, ela funcionar como esperado já é outro papo. Uma bass reflex (vulgar selada) é até relativamente simples, dali pra frente ferrou... A cornetas é uma merda pra projetar!

    Falando nelas... Compre sempre o par corneta e drive, porque um só funciona direito assim. Se misturar fica mais ou menos. Geralmente a marca tem os dois... Se não tiver fuja da marca rs

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Hahahaa

    Quando digo fazer a caixa ben feita, digo justamente nas respostas do falante!

    Expansor nada mais é do que aquele "cone" que atarracha no drive da "corneta", tem pequenos, longos, quadrados ovais etc.. o expansor curto é esses que vem em caixa amplificada e ativa, ele nak transmite aquele "berreiro" quando escuta proximo (detesto isso)

    Essa Unlike eu achei um custo beneficio bom, o falante em questão é o UNF121 de 12"


    A Mesa que eu estou perdidao rs não posso(nem tenhocomo agora) investir muito agora, por isso pensei nessa q mandei o modelo, tem de 2 e 4 canais.

    Acredito que fique legal esse projeto!

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    A mesa vai influir no timbre, mas ela é seu menor problema por agora rs

    Eu continuo sem saber o que é o expansor.

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Eu continuo sem saber o que é o expansor
    -- varios tipo de expansores!!

    Se a mesa é meu menor problema, entao ta beleza!

    Usar um woofer de 12" para voz, da um som mais encorpado do que se fosse um menor, concorda?

    Se minha linha de raciocinio tiver coerente, conseguirei atingir meu objetivo scom pouco custo e ter um som legal!

    A proposito, esse woofer que estou falando trabalha nas frequencias 60hz a 4500, acredito que pra medio grave fique muito bom! Isso a 4ohms com 150rms (meu modulo tem 140rms a 4ohms) .

    O modulo eu tenho dois canais de 150rms a 4 ohms penso em ligar esse woofer em um deles. E no outro o driver (ruim será a impedância alta, o modulo tocara baixo )

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    A propósito,

    Resolvi utilizar o tweeter da JBL e o driver fenólico JBL também para casar a impedancia do amplificador com os equipamentos..

    Entao ficou o woofer unkike, o druver fenokico D250x + tweeter St JBL

    Tem tudo para ficar muito bom! Agora é comprar e pesquisar mais sobre mesas Simples, voce ente de de mesa?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Cara, isso é uma corneta... Não sei de onde tu tirou o nome expansor, mas é (mais) uma gíria... Da mesma forma que um KF650, " Euclides " (essa é uma, mas não funciona ao que se propõe), uma w-horn, uma JBL 4530 " toboggan "...

    Driver de compressão é a parte com magneto e membrana de titânio...
    O que vem na frente é uma corneta... As vezes o conjunto é referido por um termo ou outro...

    ENFIM... Volto a aconselhar... Compre o par drive + corneta de uma mesma marca e mesma linha, ou o funcionamento é prejudicado...

    Continuo aconselhando duas cornetas que deem 120ºx60º~80º de cobertura. Uma redonda e curta dessas, não vai vazer o driver descer direito. Apesar de que não é de todo má ideia usar duas 60x60, ou 80x80, lado a lado pra acoplar direito... Guia de ondas não recomendo, vai faltar agudos fora do eixo...

    Já sobre o AF, um conselho que ninguém quase dá no automotivo: AF mais forte que o amp é furada!
    Menos arriscado trabalhar com triplo de potência que com menos... RARAMENTE tu vai ter Prms com mais de 1/8 da potência máxima TOCANDO VIOLÃO E VOZ, com música grava e processada o papo é outro... Mas os picos são bem altos, chega a dar 100 vezes o rms, e distorce...

    Os 150rms não é muita coisa devido a dinâmica que um instrumento sem processamento tem. Tu vai injetando ganho, e a onda clipando, com onda quadrada, e o máximo de 140rms do amp, vão para 280W ... Sabe o que acontece daí? Com muita sorte, queima a bobina, mas não é impossível pegar fogo o cone...!

    Coloca ao menos um par de diodos em paralelo com a entrada do módulo para atuar como um limiter porco...

    Diagrama

    Não se preocupe com agudos, tu vai usar a caixa próxima, e a corneta vai berrar no seu ouvido direto... É mais difícil criar um som de peso nesse contexto, mesmo com a caixa...

    Já que optou por ST e fenólico, tente fazer um line array, para evitar ter mais agudo de um lado que doutro.

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Amigo, teve coisa que não entendi ai!

    Vamos la.

    Já sobre o AF, um conselho que ninguém quase dá no automotivo: AF mais forte que o amp é furada!
    R- Em meu conhecimento de som automotivo, o amp com o dobro de potencia (ou qiase o dobro) do AF rende muito mais! Era issi que vc estava dizendo? Por isso minha duvida de ao invez de pegar um AF de 150rms pensei em pegar um de 80/100rms, por essa questao.

    Sobre o driver, voce esta se referindo a duas cornetas, ou uma corneta + tweeter? Nao entendi direito esssa parte, pq se for 2 cornetas nao tera impedancia para ligar o tweeter, assim como nao teremos agudos!

    Assim, pensei em tweeter Selenium (JBL) + corneta D250x (JBL) + woofer (unlike ou algum q atenda dentro das especificações ideais) justamente porque o falante leva um bridge de 150rms de um lado a 4 ohms e a corneta e tweeter leva o outro bridge de 150rms a 4ohms tb

    Como falei la em cima eu estou achando 150rms de AF muito para os 150rms do amp, pensei em um AF mais fraco, coisa de
    80 a 100 rms por ter mais rendimento.

    O que voce acha?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Não rende mais, rende o que o sistema foi projetado... Mas na prática, é menos problemático aplicar o triplo da potência rms nominal, num transiente (pico), do que aplicar metade da potência rms nominal, distorcido...

    Em seu caso:

    É menos problema aplicar 450Wrms num AF de 150W, pois os 450W só serão atingidos num pico ou onda quadrada,
    Bem pior é aplicar 75Wrms num AF de 150W, pois se vier a clipar, e gerar onda quadrada, vai torrar a bobina.

    No caso 150W do amp para 150W do AF, se não distorcer é lindo, mas as chances de tu socar ganho até distorcer são grandes, pois há MUITA dinâmica na voz e no violão sem processamento - aka compressão...

    Siga o projeto com fenólico + ST, e ignore o que eu falei, foram apenas sugestões de cornetas. Não faz sentido só a ligação em 4ohms, vai sobrar agudo com grande certeza.

    Uma conta porca, diz que se precisa 70% de potência para o grave, 20% para o médio, e 10% para o agudo apenas...
    No teu caso, digamos que 83% vá para o médio-grave, e 17% para o médio agudo... Pessoalmente, creio que se usasse um driver de 8ohms já ia sobrar agudo...

    A questão do capacitor esqueci de comentar, mas não me agrada muito... Vai ter um baita cancelamento, devido a interação das duas vias. E esse cancelamento tende a ficar bem na região onde está a definição do que tu pretende reproduzir.

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    A corneta possui 8ohms e o tweeter tambem, cassaria certinho com os 4ohms do modulo!

    E o falante ja conversamos, mas sobre o ganho, eu particularmente nao gosto de usar ganho auto em meus projetos (mesmo sendo em carro) pois aumenta muito a sensibilidade chegando ste mesmo a tocar menos pois o falante desloca muito e emite menos "grave" a grosso modo, acho q nao fui muito claro ni que quis dizer rs...

    Sobre os capacitores, fato que terei muito cancelamento, mas nesse projeto de baixo custo terei q me virar com os cortes q o modulo possui para ajustar isso tebtabdo regular direitinho pra ficar armonico!

    Sei q nunca terei uma fidekidade monstra bcom esse kit de baixo custo, mas peko pouco que entendo acredito sim q conseguirei "arrancar" coisa boa com ele.

    Sempre que regulo meus son (alguns sons pra fora q ja mi tei, assim como som interno) nunca deixo distorcer, ou distorce proximo do gokume máximo, coisa q nunca uso, justamente para ter essa "margem de segurança" e evitar distorcoes que podem danificar os equipamentos.

    Como falei em som de "voz e violão" eu nao entendo muito, mas automotivo, da para montar coisa legal!

    Eu acho q o caminho sera esse mesmo:

    Corneta fenolica + tweeter (ambas JBL de 8 ohms)
    Woofer Unlike de 12" com 150rms a 4ohms (unico woofer que encontrei com 4ohms de impedância cm essa potencia)

    Assim fecho os bridges do modulo. Falante em um bridge e tweeter + corneta no outro.


    Fica entao a indecisao pela mesa, não tenho muita grana para comorar uma mesa cara, você me sugere alguma? Essa do ML que falei, sera q da para o gasto?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Eu não entendi uma coisa...
    Vais ligar a via de médio-grave num canal, e a de agudo em outro... Mas onde entra o capacitor? Está pensando em duplicar o canal ?

    eu particularmente nao gosto de usar ganho auto em meus projetos (mesmo sendo em carro) pois aumenta muito a sensibilidade

    Ok, mas tu está pensando em música finalizada, com processamento individual, mixagem e masterização, que na prática responde bem de 20 a 20k, um comb filter não afeta tanto assim... Isso não é nem de perto o voz e violão que tu vai ter...

    Não sei de que tipo de música tu gosta, mas vou partir de um princípio genérico, de uma música comum para se alinhar sistemas de som, como Brothers in arms do Dire Straits, ou Hotel Califórnia do Eagles...
    Então para começar, com música tu arranca de um fator dinâmico de 10dB, com voz e violão, e sendo bastante otimista 20dB pra mais...
    Talvez isso não te diz nada, mas ao transformar em potência creio que sim... Então, com música vais ter 14Wrms ("contínuos", o que tu escuta) e 140Wpeak (pico)... Com voz e violão, vai ter 1,4Wrms e 140Wpeak...

    Minha preocupação com o cancelamento entre as vias, é que ele será lá por 1k , justo na faixa onde está o cerne do que tu pretende reproduzir haverá um buraco. Pra não ajudar em nada, o capacitor vai fazer uma bagunça danada na fase...

    Ou seja, tu pode acabar com um equipo obsoleto, que não serve para teu propósito, e antes de gastar vale a pena pensar. Será que não se resolveria com algum coaxial? Não posso garantir que funciona, mas ao menos o problema de cancelamento seria eliminado!

    chegando ste mesmo a tocar menos pois o falante desloca muito e emite menos "grave" a grosso modo

    Se clipar, surgem harmônicos, que na prática são frequências mais agudas... Não é que toca menos grave, toca mais médio e agudo...

    Assim fecho os bridges do modulo. Falante em um bridge e tweeter + corneta no outro.

    Não, bridge é uma coisa. Ligação em série ou paralelo é outra.
    Se ligar como um amp em "bridge", que nada mais é que ligar duas saídas em série, terá 16ohms na via de agudos, e não 4 como pretende...

    Fica entao a indecisao pela mesa, não tenho muita grana para comorar uma mesa cara, você me sugere alguma? Essa do ML que falei, sera q da para o gasto?

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Amigo, eu não soube explicar direito.. vamos la!!

    Eu vou ligar o medio grave em um bridge (meu modulo faz bridge em 4ohms) utilizando dois canais (bridge) um falante dr 4ohms bobina simples..

    Sobrará 2 canais, e nesses dois canais eu faria outro bridge a 4 ohms em paralelo (driver corneta com 8ohms + tweeter a 8ohms) entende? Meu modulo eu consigo regulat os ganhos e cortes independente por regiao, so nao lembro se é frente/fundo ou L/R .... Asim da para eu regular indepentendte o medio grave e a corneta+twreeter, inclusive fazer cortes no modulo

    O capacitor ele entra justamente para nao correr o risco de queima dos reparos da tweeter e corneta, ja que passará frequencias inadequadas para eles pois nao usarei cross ou algo parecido...

    Em som de carro funciona nessa linha, nao sei som para voz e violao.

    Dessa forma q citei, acredito na conseguir custo beneficio melhor.

    Os triaxiais possuem capacitores!!!! Que cortam as frequencias tambem e seua valores passam da corneta + tweeter, isso falando de triaxiais de qualidade.

    Irei pesqusar, o "buraco" no som por conta das frequencias, eu consigo ajustar pelos cortes do módulo!

    Na mesa de som, você recomenda?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Falha minha! Passou batido que são 4 canais e não 2 como seria o mais usual... Entendi o que tu vai fazer agora, e creio que vá funcionar como um relógio.

    O cancelamento nasce da interação entre as duas vias. Só se acoplam frequências que tenham comprimento de onda igual a distância entre o centro de um AF/driver/ST para o outro. Em caso de cornetas, o centro é o meio da campana ( " boca " ) da corneta.
    Se puder usar um LPF pro médio-grave, esqueça o que eu falei, o cancelamento é desprezível...

    Do mixer, eu só citei, mas tenho certeza que escrevi algo sobre kkk

    Então, eu não conheço a marca. Se parece muito com os da marca Oneal, que é meio famosa por dar problema. Existem outras opções com menos recursos, mas mais caras.
    EU arriscaria pra ver o que acontece... Talvez dar uma sondada nos grupos de compra/venda no Facebook pode dar resultados...

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Se puder usar um LPF pro médio-grave, esqueça o que eu falei, o cancelamento é desprezível...
    - Você esta falando de cortar LPF no modulo o woofer? Se for isso eu posso fazer sim! Inclusive meu modulo me permite cortar TODO pra sub (LPF) , MId (deixa flat) e HPF , isso nos cortes, fora os controles de ganho e de frequencia em botoes giratórios, eu gosto desse módulo por isso! Eu ja pensei em deixar cortado no MID que nao ficaria passar somente as frequencias mais baixas tipo sub, e sim passaria voz tb, ajustando nos controles a qualidade, entende?


    EU arriscaria pra ver o que acontece... Talvez dar uma sondada nos grupos de compra/venda no Facebook pode dar resultados...

    Você está falando da mesa ou do setup por inteiro? Eu sou a favor de arriscar tb, até pq tem garantia de 1 ano a mesa nova, pena que ela nao tem nenhum tipo de efeito, ia ser bem legal!!!
    O setup eu acredito que ficara bem legal! E o melhor (acredito eu) que como tenho a opção de regular os cortes no amp, posso ir ajustando ate ficar "sem buraco", entende?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    ja pensei em deixar cortado no MID que nao ficaria passar somente as frequencias mais baixas tipo sub, e sim passaria voz tb, ajustando nos controles a qualidade, entende?

    Isso, deixe o AF até X Hz (chutando, lá uns 1~2k), e a corneta de X Hz pra cima. Tenta dar uma lida no manual do amp pra ver o tipo de filtro, alguns deles é preciso inverter a polaridade de uma das vias para que se acople.

    Você está falando da mesa ou do setup por inteiro?

    Da mesa! O setup não faz sentido, a maioria que se compra está errado, e precisa ser refeito...

    inExperienced
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Ismah
    Bom dia!
    Pode me ajudar aqui?

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Da mesa! O setup não faz sentido, a maioria que se compra está errado, e precisa ser refeito...

    Entendi! Verdade, eu tb sou a favor de arriscar, e vou fazer isso!

    Isso, deixe o AF até X Hz (chutando, lá uns 1~2k), e a corneta de X Hz pra cima. Tenta dar uma lida no manual do amp pra ver o tipo de filtro, alguns deles é preciso inverter a polaridade de uma das vias para que se acople.

    Eu irei fazer exatamente isso, na verdade minha idéia em colocar um woofer no projeto foi justamente por causa disso, um Woofer cortando no MID, vai ficar bem legal!! Se fosse pra cortar como sub, colocaria um sub hahahaha que praticamente não passa voz...

    Acredito que já esteja definido o projeto, agora é cair para dentro! Vai ficar legal, tenho certeza disso, é capaz de ficar ainda melhor do que eu estou imaginando

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Se aceitar sugestão, faça a caixa triangular...

    Algo nesses moldes.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Traga notícias. :)

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Bm legal esse modelo de caixa estilo retorno!! Aceito sugestao sim, com certeza, vou ver se tenho espaço para guardar uma caixa assim, pois como ela sara um pouco maior, ocuparia menos espaco se ficasse "em pe".


    Mandarei noticias sim, com certeza, esse projeto é pra sair agora em agosto, mas como estou reformando a casa nova q irei morar (me mudarei agora em agosto) tomara qur a grana deixe rs.

    Vamos para cima.

    Bela caixa essa da foto.

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Bm legal esse modelo de caixa estilo retorno!! Aceito sugestao sim, com certeza, vou ver se tenho espaço para guardar uma caixa assim, pois como ela sara um pouco maior, ocuparia menos espaco se ficasse "em pe".


    Mandarei noticias sim, com certeza, esse projeto é pra sair agora em agosto, mas como estou reformando a casa nova q irei morar (me mudarei agora em agosto) tomara qur a grana deixe rs.

    Vamos para cima.

    Bela caixa essa da foto.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Só parar ela com o drive para baixo... Simples. :)

    Ty.mello
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Irei por aqui esse projeto pronto, com certeza!

    Até pq pretendo imbutir tudo exceto a mesa, essa nao tem jeito, tera que ficar externa.

    Ty.mello
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Ismah,

    La no inicio da conversa falamos sobre pre amp etc, o de você disse que a mesa faz esse papel, mas lendo alguns artigos no forum me vrio uma dúvida..

    Visto que irei utilizar um captador de piezo clip (aqueles externos) ainda sim nao teria problema em ligar.

    Captador piezo - mesa - modulo - caixa?

    Na verdade alo termo nem seria "problema" e sim "sera q ficaria legal, sem ser muito baixo por nao ter o tal pteamp"? Ou a mesa é o preamp?

    Confundiu agora rs

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    A mesa tem o pré-amp. O que PODE vir a acontecer é tu ter problemas com ruído por causa de um sinal muito fraco indo longe...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amp / cubo / caixa caseira?