Liguei valvulado 110 no 220 - passo a passo do concerto

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # jun/17


    Buenas... Recebi uma mensagem desesperada de meu chefe, pois este tinha ligado seu valvulado americano (92/93 Mesa-Boogie Dual Rectifer) na tensão errada. Como todo aparelho americano que eu conheço, opera na referenciada 110 (vamos deixar a discussão da tensão real pra outra hora)...

    De cara, sem ver o amp e estar junto, os problemas são:

    - Ponte de diodos
    - Eletrolíticos

    Custo 80/90 reais

    Talvez deu problema no trafo (pelo descritivo sim)

    - Trafo novo ou rebobinagem de 300~400 reais

    Em todos os casos existe ainda a mão-de-obra.

    As válvulas podem ter sido afetadas, mas apenas com testes saberemos.

    Eu passei a bola pro Carlos Adolphs pois é sério o problema, e ele tem mais experiência, ferramentas e recursos do que eu para trabalhar no amp. A princípio estamos pra combinar um dia pra avaliação, que tem certa urgência, pois um chegado está vindo dos EUA e poderia trazer válvulas.

    Mas como o equipamento não é meu, solicitei orçamento para o Andy Serrano (Serrano Amps) e estou no aguardo de retorno dele.

    makumbator
    Moderador
    # jun/17
    · votar


    Ismah
    Liguei valvulado 110 no 220 - passo a passo do concerto

    E o que músicas vão tocar nesse concerto? Hahahah!

    :)

    Mas falando sério, quando vou tocar com equipamento elétrico por aí sempre levo um medidor, e mesmo se estiver escrito a informação de tantos volts na tomada eu ainda testo. Mesmo se o responsável pela energia do local me disser que determinada tomada fornece tantos volts eu mesmo assim vou medir. Mesmo se já toquei no local antes e vou usar a mesma tomada de sempre ainda assim vou fazer uma medição.

    É bem mais barato fazer isso que confiar na sorte e queimar equipamentos por aí.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Que nada... Foi na sala de ensaio (própria) da banda, foi rateada mesmo...
    Cochilou o cachimbo caiu, e saiu cara essa "pescada"...

    macaco veio
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    O concerto já começou precisando ser consertado. kkkk (ai quando eu erro falam de mim) kkkk

    makumbator
    Moderador
    # jun/17
    · votar


    macaco veio
    O concerto já começou precisando ser consertado. kkkk (ai quando eu erro falam de mim) kkkk


    Mandei essa indireta na minha primeira resposta para o Ismah mas ele nem pescou! Hahaha!

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Em minha defesa digo que estava com sono!

    -Saved
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Em minha defesa digo que estava com sono!

    " Conserteza" kkkkk

    Quanto tempo ele ficou plugado no 220 ate o povo perceber?

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Segundo o proprietário alguns segundos, pois a chave on/off estava acionada, e logo fumaceou o trafo e deu um estouro (eletrolíticos vaporizando)...

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Eu já fiz isso.

    Mal liguei o switch do Power... O led do amp acendeu e apagou logo em seguida... Apenas piscou. Coisa de meio segundo.... E não acendeu mais.

    Troquei o fusível, mas não adiantou...

    Gastei 600 pratas no conserto, fora gasolina pra levar e buscar o amp...

    O lance é mesmo andar com um multímetro.

    Um aceno de longe!!!

    Ramsay
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Ismah
    Uuuééé, vc não é o tal??
    Porque vc mesmo não conserta o amp??
    Não tem experiência?? não sabe soldar??
    Aqui, quando algum amp ou pedal pifa, eu abro e tento consertar e na maior parte das vezes eu consigo fazer o conserto.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Ramsay

    Entre outras coisas, nível do problema, testar as válvulas, importar o trafo... É um abaxi bem grande, num equipamento caro,, é muito mais sábio eu passar a bola pra alguém mais experiente, além de que isso exige uma bancada de testes maior do que eu disponho. Além disso, exige um capital de giro muito alto. Pra mim não é negócio empacar tanto dinheiro num trabalho só.

    Respondi sua pergunta?

    Ramsay
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Ismah
    Não, na verdade não respondeu.
    Vc não é um técnico de som que sabe tudo??
    Então pq vc mesmo não conserta??
    E a conclusão que eu chego é a de que vc não tem nenhuma capacidade de consertar nada que se refira a quaisquer circuitos eletrônicos, simples assim...

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Hum, e daí?

    arcade
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Ismah
    Como foi rapido, talvez não tenha torrado o trafo. O fusivel deve ter queimado antes.
    Os capacitores com certeza deve ter estourado.

    A.Sim
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: A.Sim
    · votar


    Olá.

    Eu "só" conserto HiFi, mas poderia dar uma olhada nesse amplificador, se quiseres.

    Se o transformador estiver queimado, a Schatz rebobina.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Agradecido senhores. Voltei a falar com o vivente sobre o amp hoje mais cedo...

    Estou pasmo, a última coisa que vi algo assim, o prejuízo foi grande... Ele mesmo abriu, encontrou UM varistor queimado, efetuou por conta própria a troca... "Concertado".

    As aspas porque não estou lá muito confiante, sem ter revisado o aparato, que já passou dos 25 anos. Mas principalmente porque o fusível NÃO queimou, logo ou o varistor está "errado" ou o fusível está "errado"...

    Parece que o ser está, com bem mais, sorte que juízo... rsrs

    A.Sim

    Agora só que percebi que tu é dos nossos aqui do sul. hehehe
    Com total respeito, eu havia indicado outro colega forista, ali de Canoas, para meu músico, o citado Carlos Adolphs e fiz orçamento com o Andy, da Serrano Amps na capital. Nada pessoal, apenas desconhecimento de seu trabalho. De todo modo, se fosse trafo meu músico iria provavelmente querer trazer de fora, como faz com as válvulas.

    A.Sim
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    De todo modo, se fosse trafo meu músico iria provavelmente querer trazer de fora, como faz com as válvulas.


    Olá, Ismah :

    Pois é; para atender esses clientes que só compram "de fora", informo que é possível adquirir produtos Schatz provenientes dos EUA, Alemanha e Japão.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Não, não... Quis dizer qu'ele iria querer um trafo oficial da Mesa-Boogie. Desculpe o equivoco na escolha das palavras.
    Mesmo sabendo que não é bem assim... Mesmo não concordando... No fim, o equipamento é dele, então não cabe a mim decisões do tipo, e eu no máxima devo acatar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Liguei valvulado 110 no 220 - passo a passo do concerto