Bugera infinium qual tipos de valvulas são aceitas fora el34 6l6gc?

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # jun/17


    Bom dia, pergunto aos amigos no fórum que tem esse amplificador com sistema infinium se saberia me dizer que tipos são aceitas de válvulas fora as el34 e 6l6gc que diz na carcaça do amplificador

    Estou pensando em fazer um retube e gostaria de experimentar outro tipo, estou pensando em kt77 ou 6550

    Coloquei tung sol na v1 e ja melhorou bastante a definição do amplificador no canal 2

    SergioTrindade
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Também pode usar KT66 ou 5881.
    Sempre com com o devido ajuste e bias.
    Não adianta muito ouvir opiniões sobre o tipo de válvula porque a preferência depende não só do gosto de cada um, como também a pegada, o tipo de música que toca, o tipo de amp, falantes, etc.
    Minha preferida é a KT66, e considero a 6550 como a pior válvula para amps de guitarra, por sua estridência.
    Se a preferência for por som mais sujo, considero a EL34 imbatível.
    Um amigo meu colocou um par de KT77 num marshall. Cheguei a testar rapidamente. Tem um som interessante mas é mais difícil de distorcer, comparado com a EL34. Me pareceu ser mais adequada para usar em um amplificador Hi-Fi.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    SergioTrindade

    Também pode usar KT66 ou 5881.
    Sempre com com o devido ajuste e bias.
    Não adianta muito ouvir opiniões sobre o tipo de válvula porque a preferência depende não só do gosto de cada um, como também a pegada, o tipo de música que toca, o tipo de amp, falantes, etc.
    Minha preferida é a KT66, e considero a 6550 como a pior válvula para amps de guitarra, por sua estridência.
    Se a preferência for por som mais sujo, considero a EL34 imbatível.
    Um amigo meu colocou um par de KT77 num marshall. Cheguei a testar rapidamente. Tem um som interessante mas é mais difícil de distorcer, comparado com a EL34. Me pareceu ser mais adequada para usar em um amplificador Hi-Fi.


    Ai que está o detalhe o sistema infinium não tem ajuste manual de bias, ele ajusta automaticamente entre 6l6 e el34, por isso perguntei se ele aceita outro tipo de válvulas sem ser apenas essas 2

    SergioTrindade
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Não conheço o diagrama esquemático desse amp, seria interessante ver, em particular o circuito de alimentação bias.
    Provavelmente, ele é estabilizado para manter uma corrente fixa, mantendo constante a potência dissipada.
    Normalmente o ajuste de bias é feito para que a placa dissipe, em repouso (sem sinal de entrada), uma potência próxima a 70% da potência máxima de projeto para aquele modelo (potência limite de projeto).
    Na prática, nos amps de guitarra, adota-se uma potência dissipada limite em torno de 70% de 25W) por válvula para todos esses modelos (exceto a 6550). Eu costumo ajustar Ia entre 16W a 17W com a repouso
    Portanto, todas esse modelos devem funcionar no amp, mas é bom conferir a dissipação quando trocar as válvulas para ter certeza de que está tudo ok.

    SergioTrindade
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    Com relação à pinagem, todas são basicamente todas iguais.
    A única diferença entre elas é que a EL34 não possui a ligação interna direta entre a grade supressora e e o cátodo.
    Em vez disso a G3 ligada no pino 1 (o qual não usado nos outros modelos citados).
    Como esse amp já funciona com EL34, os pinos 1 e 8 já estão ligados.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Existem as russas, 6P3S 6Pi3C e 6N3C que dizem ser equivalentes a 6L6.

    Ramsay
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Fábio Santiago
    O que vc tem que saber é que válvulas como a KT77 e a 6550 utilizam mais corrente de filamentos do que o trafo de força do seu Bugera Infinium pode fornecer e então se vc botar qualquer uma delas, o seu trafo de força vai torrar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bugera infinium qual tipos de valvulas são aceitas fora el34 6l6gc?