Como ter o timbre jcm 800 2203 num Peavey Windsor Mod

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # abr/17


    Ola amigos, nesse fórum vou explicar o que acontece no circuito e o que pode ser feito para alterar, se você ja tem um, ou quer ter um Timbre próximo do Marshall Jcm 800 2203 e não está dentro do seu orçamento.
    Fui dono de um Peavey Windsor, e hoje tenho Marshall, e Mesa e posso garantir que esse mod fica muito bom.


    Pra responder essa questão vamos entender o que a Peavey queria quando fez o Windsor, a proposta inicial, é fazer um amplificador pra competir com os Marshall de 1 canal, mas por que falhou?
    Falhou, porque fizeram um amplificador 1 canal, só que esse 1 canal é high gain, se você analisar o schematic, verá que eles não podem copiar o Jcm 800 2203, por questões de patente e por ai vai, só que eles mesclaram 2 circuitos pra criar um, pegaram algumas ideias do soldano slo 100, que não são poucas tem muita coisa do Soldano lá, e do Marshall 2203, e juntaram tudo e fizeram um Jcm 800, com Esteroides


    Conclusão, e um amplificador que não tem aquele timbre nervoso do Slo 100, mas tem a quantidade de ganho do mesmo, com timbre que lembra o Marshall, só que em 1 canal, mas o que faz o musico optar por um amplificador de 1 canal?


    O musico que vai na loja e compra um amplificador de 1 canal, quer algo entre o timbre limpo e um leve over drive, tudo num só girar do knob de volume pre amp, ou gain, ou igual o Slash, abaixando o volume de sua guitarra, pra ter o timbre limpo, e over drive quando aumenta o volume, ai que a Peavey falhou.


    Em quanto outras empresas fabricavam amplificadores nessa proposta de 1 canal com essa dinâmica, a Peavey lança o Windsor 1 canal high gain, e o musico que precisa de timbre limpo, apenas abaixando o volume da guitarra? Se deu mal, não tem, isso que fez com que muito musico ficasse puto com o amplificador e começou a falar mau do mesmo nos fóruns, mas calma vamos ver o prós e contras.


    O único canal dele não é totalmente descartável, é muito bom, vai desde Ac Dc, ate regiões de um jcm 900 sem aquele timbre arenoso de diodos, acredito que músicos que não usam timbre limpo pra nada, é perfeito, sem contar que também tem o send return que quebra um galho e tanto.

    Seria o amplificador mais vendido deles se ao invés de 1 canal fosse 2, ai o musico teria mais versatilidade, teria um drive perfeito, pra classic Rock, e pra afins que precisam de um marshall, e um canal limpo pra algumas musicas que necessite.

    Só que nem tudo está perdido, vou relevar agora, porque ele é mosca branca lá fora.
    O Marshall 2203 é um amplificador caro, até lá fora também e tem gringo que reclama disso, só que, eles já notaram que o Windsor é facilmente transformado em um marshall 2203, removendo as peças que usa o Soldano, e assim fazendo um modificação e transformando pelo menos o Pre amplificador em um Marshall 2203, muito fácil, sem acrescentar quase nada, apenas tirando alguns componentes que usa o soldado e fazendo jumper, e fazendo a ligação em cascata da segunda válvula pra ficar igual ao Marshall


    O Peavey é um amplificador muito mais em conta que o Original Marshall 2203, e por muito pouco consegue não ter o mesmo timbre, por causa de diferença entre transformadores, capacitores e por ai vai, e sim a mesma dinâmica, e pegada do Marshall sem gastar horrores, Isso mesmo amigos eles se ligaram nisso, a que maioria que compra o mesmo lá fora é justamente pra fazer estas modificações.


    Só que claro que o Brasileiro não se ligou nisso, preferiu sair falando mal do amplificador nas redes sociais e hoje em dia se encontra aos montes no Mercado Livre,

    Veja as modificações
    http://s1057.photobucket.com/user/johnnybgooode/media/12_SERIES_PLEXI_ MOD_PeaveyWindsor2.jpg.html

    Compare agora o Schematic do Marshall 2203
    http://www.drtube.com/schematics/marshall/2203prem.gif

    Agora com o Peavey Windsor
    http://medias.audiofanzine.com/images/normal/peavey-windsor-studio-568 589.jpg

    Nada que um bom técnico de amplificadores não possa fazer, essa é a proposta desse tópico, desmistificar que o Windsor é ruim, e entender porque ele é tão procurado lá fora. Eu fiz essa modificação no meu, e recomendo, a versatilidade é incrível, quer timbre limpo? Volume pre amplificador no meio 12 horas ou menos, quer over drive? Volume pre amp no máximo, quer mais peso? Tube screamer junto.
    Bem simples, fora que em Les Paul que tem 2 volumes, você pode fazer o foot switch, no próprio volume e chave seletora, deixando o da ponte no máximo e do braço no volume 2, e o amplificador em qualquer volume que ele limpa muito bem com o potenciômetro da guitarra.

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    Eu tenho a mesma opinião sobre esse tipo de amp, a mudança de "canal" e timbragem é o botão de volume da guitarra.
    Eu não botava fé no 2203, até que um belo dia eu encontrei vendendo um transformador de saída original da década de 80 e acabei montando um 2203 para um velho amigo que era fã desse tipo de som desde aquela época.
    Fiquei uns meses com ele em casa testando e percebi que é muito versátil, mesmo sem efeitos ou canais independentes, sempre deixando o ganho no máximo ou próximo disso.
    Desse jeito, mesmo não tendo um som lipo realmente limpo, ele soa suave e agradável para a pegada leve.
    Me agradou tanto que, recentemente, fiz um 2204 para mim que é bem parecido.
    Vendo o esquema desse seu amp, percebe-se que de fato ele tem o circuito do 2203 com modificações, todas reversíveis. Um bom técnico faz isso para você em poucas horas.
    Para tornar o pre-amplificador semelhante é relativamente simples o módulo de potência é um pouco mais complicado parece que é mais fácil tirar a válvula V3 e simplesmente montar este estágio em uma plaquinha separada, seguinto o esquema do JCM.
    O JCM usa as duas seções da válvula V3 para a inversora, ou seja tem phase inverter do tipo “Long-Tailed Pair” variante do circuito denominado Schmitt Inverter (a 12AX7 são duas válvulas de triodo dentro de um mesmo tubo).
    No Peavey é utilizada apenas uma (o PHI é do tipo“Split-Load”). A seção de triodo que sobra serve de mais um estágio de ganho. Uma vez eliminado esse estágio, é necessário lembrar que a polaridade de captação de saída do feedback negativo será invertida.
    Apenas observando rapidamente os esquemas nos links abaixo, mesmo eu que sou leigo, já percebo as modificações no preamp que de fato são importantes são as seguintes:
    Alterar o capacitor R39 de 47nF para 22nF (isso não é realmente necessário, a não ser que você ponha um jump através de C2 para ficar idêntico, mas deve dar no mesmo em termos de timbre)
    Alterar R4 de 1K para 10K (essa é principal característica do JCM 800 original, mantém a válvula do segundo estágio operando muito perto da condição de cut-off - uma vez feita essa mudança é melhor fazer as demais para ajustar o ganho).
    Eliminar C5 e C28
    Eliminar R56 e R70 (não precisa remover basta um por jump ligando o pino 1 ao pino te na válvula V2)
    Alterar R5 para 820R (ou colocar um resistor de 4K7 em paralelo no lugar do C28 já removido)
    Trocar R21 por um resistor de 100K
    Para alterar o módulo de potência é só seguir o mesmo raciocínio, mas eu preferiria montar ele separado. Também há a possibilidade de pular o estágio extre e deichar o divisor de fase original do peavey.
    Além dessas modificações, os alto-falantes utilizados precisam ser semelhantes aos normalmente usados no 2203, se não, não vai soar parecido.

    http://medias.audiofanzine.com/images/normal/peavey-windsor-studio-568 588.jpg
    http://medias.audiofanzine.com/images/normal/peavey-windsor-studio-568 589.jpg

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    Para pular o estágio de ganho, usando o spliter atual, é só desligar a ligação entre o capacitor C13 do pino de V3 e ligar C13 direto com o pino 7 da válvula V3.
    Nesse caso, para não gerar ruído, o melhor é retirar o capacitor C17 e ligar o pino 7 da V3 em curto com a massa do circuito (pólo negativo da PSU aterrado no chassis).
    Mantendo o Master ativo, o circuito funcionará como um 2203 com inversora Split-Load, que não deve fazer tanta diferença.
    Não esquecer tb de inverter (ou pelo menos desligar) a saída o feedback negativo no secundário do transformador de saída - se não o bicho vai gritar que nem um porco sangrando no momento do abate.
    Essa seria a adaptação mais simples do módulo de potência. Se fosse meu, eu retiraria as placas e montaria tudo de novo, só pelo gosto da brincadeira.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ter o timbre jcm 800 2203 num Peavey Windsor Mod