Potencia e caixas distorcendo o som

    Autor Mensagem
    marlonfa
    Veterano
    # mar/17


    Galera, para começar alguns ensaios acabei comprando uma potencia Wattsom dbs 360 usada e duas caixas passivas de 80w cada da Chatter 8ohms. As caixas acabaram de chegar, ai liguei minha mesa Staner de 8 canais na potencia e da potencia em uma saída em uma caixa e na outra em outra caixa.

    O problema é o seguinte, mesmo com o volume da potencia menos q a metade o som distorce, se eu baixo o volume na mesa o som fica mto baixo, se aumento o volume da potencia e regulo na mesa distorce e pra "resolver" o volume fica muito baixo.

    Resumindo, nenhuma combinação que faço resulta em algo bom.
    As saídas da potencia segundo o manual é de 4ohms mas podendo ligar caixas de 8ohms diminuindo o volume, porém pelo oq eu entendi se eu ligo as duas caixas de 8ohms na mesma saída aumentaria a potencia.

    Mas mesmo assim o som acaba distorcendo. Oq está de errado? Obrigado.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Vc está ligando as duas caixas na mesma saída em série ou paralelo?
    Se for em série, vc tá jogando 16ohms na saída, se for em paralelo vc tá jogando 4ohms.

    Tem certeza que o módulo de potência não está ultrapassando o limite de potência das caixas?

    Experimente o seguinte (vc já deve ter experimentado): deixe o volume da potência bem alto, e vai regulando de pouquinho o volume de saída da mesa, deixando o volume dos canais de entrada baixinhos e aumentando aos poucos o volume de saída, monitore tanto pelas caixas como pela saída de fones da mesa.

    Porque?

    Primeiro pra ver se não é a entrada da mesa que está distorcendo, deixe o volume da entrada beeem baixinho.
    Segundo pra ser se pode ser a saída da mesa que está distorcendo, se for o caso, talvez o som saida distorcido no fone de ouvido (não é certeza).
    As outras hipóteses são caixa distorcendo por chegar no limite de potência dos falantes, entrada do módulo de potência distorcendo por sinal de entrada muito forte, e saída do módulo de potência distorcendo por falha funcional.

    Segundo o mercado livre:

    Sobre o módulo de potência:
    "
    Ficha Técnica:
    Potência em 4 ohms: 90 Watts RMS
    "

    Ou seja, as duas caixas 8ohms em paralelo na mesma saída resulta em 4 ohms, dando uma potência de 90W, como as caixas são de 80w cada uma, a potência de 90W dividido por dois seria praticamente a metade da caixa, então acredito que a hipótese 3 não tem nada a ver.

    marlonfa
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    acabaramosnicks Obrigado pela resposta.

    Vamos lá, não sei dizer ao certo como funcionam as saídas da potência, atrás dela tem duas saídas A e B sendo que cada uma tem mais duas saídas escritas 8ohms. Não sei dizer ao certo se estão ou não em paralelo. Se puder baixe o manual fazendo favor Manual Wattsom DBS 360 e ve se vc entende, pq não entendi nada, hauhauhauha

    Quanto aos testes de volume já fiz todos, e também fiz um teste (nem sei se pode :D ) ligando um violão direto na entrada da potencia, e o resultado é o mesmo, som distorcido.

    Ai agora pouco fiz o teste de polaridade para saber se realmente o pino do cabo p10 que sai da potencia para o pino do cabo p10 que entra na caixa estão nos mesmos polos como descreve o manual, e realmente está certo.

    Então mais uma vez te agradeço pela ajuda, e sabendo-se dessas afirmações e olhando o manual oq vc acha q pode ser?

    Obrigado.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Quando distorce, acende o led "clip" do amplificador junto, ou a distorção ocorre mesmo com o led do clip apagado?

    marlonfa
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Mesmo com o led do clip apagado.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    marlonfa
    O led mostra quando há distorção na saída do amplificador, ou seja, quando a potência final gerada ultrapassa a capacidade e o som "clipa".
    A saída do amp não está clipando.
    As entradas e saídas da mesa eu acredito que estejam em ordem, já que vc disse que plugou o violão direto e distorceu mesmo assim.

    Ou seja, é bem provável que seja problema com as caixas. Porém, só pela internet é difícil dizer com certeza. Vc as comprou usadas? Talvez o antigo dono tenha ultrapassado a potência limite das caixas.

    Tente pegar emprestado caixas de algum amigo, ou peça um favor pra alguma igreja perto daí, eu acposto que eles quebrariam esse galho pra vc, leve o amplificador até a igreja e teste lá.

    Se distorcer com caixas boas, o problema está no apmlificador (mal funcionamento), caso não distorça, o problema está nas caixas.

    marlonfa
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Então as caixas são novas comprei no mercado livre. Oq resta como vc disse eh tentar achar alguem para eu poder testar.

    Mas obrigado pelas respostas.

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Na real, teu amp é fraco, por isso fica baixo ou distorcido. Apenas.

    gaitistaSP
    Veterano
    # out/18
    · votar


    oi, gente.. boa noite..

    seguinte.. tenho duas caixas Rokit 5 da KRK.. só que já faz uns 3 anos, que começaram a distorcer o som às vezes.. não importa se está alto ou baixo, to ouvindo, daqui a pouco distorce.. eu já levei em 2 autorizadas e não acharam nenhum problema.. disseram que está ok.. seria então, o PC? pq tb levei a placa de som, uma scarlett 2i4 da focusrite, na autorizada, e não acharam nenhum problema.. não é possível que ninguém descubra qual é o problema.. e vou precisar delas OK no final de ano..

    alguém conseguiria me ajudar..?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/18
    · votar


    gaitistaSP

    Cara, este tipo de coisa só vendo/ouvindo o problema no local.

    Você tem que ir por eliminação, para detectar onde exatamente esta o problema:

    - Ligue as caixas em outro lugar, outra fonte sonora. Não tem problema, então não são as caixas.

    - Ligue a placa de som em outro PC...

    - Troque cabos...

    ...e assim por diante, até detectar onde esta o problema... Antes de saber qual o problema é preciso saber onde esta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potencia e caixas distorcendo o som