Quais guitarristas famosos usam amp transistorizado?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Então todo aprendiz de guitarra terá obrigatoriamente que tocar o que outros criaram alguma vez na vida, vai tentar timbrar como um ídolo, vai estudar músicas de alguma referência. A questão é a hora de cortar este elo e partir para a individualidade.

Veja bem, não é estudo. É assumidamente cópia intencional.
Se confundiu em algum ponto influência (sonora) com cópia...

Obviamente somos influenciados pelo passado e isso é inegável. Até hoje creio que ninguém conseguiu ser inovador em mais de uma fração bem restrita do que fez.

Nessas, eu gosto do som do Slash. É um timbre caracterizado por muitos médios, graves tímidos e agudos bem controlados. Típico estereótipo de som d'um stack Marshall. Mas... Esse som é muito mais fácil de obter num Orange. Beira o impossível num Fender black ou silver face...
Eu tenho com o Duovox (full like a silverface Fender amp) e 2x12". Me encontrei com um OCD pra chegar nisso. Nunca sequer pensei em por lado a lado o meu som e o som do Slash.

Literalmente eu peguei o estereótipo sonoro do Slash no G'n'R, e apliquei ao qu'eu tinha em mãos. Isso é influência.

MMI
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah

Se confundiu em algum ponto influência (sonora) com cópia...

Não não. É cópia mesmo. Influência sempre vai ter, cópia também. Talvez você não tenha percebido. Até porque influência em um dado momento é copiar.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Então tudo se resumiria a cópia!

V_Chianca_V
Membro Novato
# mar/17
· votar


Daqui do Brasil, qual a melhor marca de amps valvulados?
PS: tem que ser barato.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


V_Chianca_V

Valvulado e barato não cabem na mesma frase.

Um valvulado exige dois trafos relativamente grandes. Principalmente o de saída é uma arte a parte pra enrolar... Válvulas são caras, um par de válvulas boas pra fazer ao menos 50W, fica nos 300 reais... Pot's e conectores bons não baixam de 25 cada...

Na maior humildade, chego a conclusão que tem handmaker gabaritado, fazendo algo ilegal pra juntar grana, pois os caras estão quase pagando pra fabricar amps...

Acima disso, o quesito BOM e RUIM, são subjetivos... Um Tone King não teria grande serventia para o Dimebag Darrel, tampouco um ENGL para o SRV...

Lelo Mig
Membro
# mar/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


V_Chianca_V

"Valvulado e barato não cabem na mesma frase." (2)

No entanto, caro é um conceito bastante relativo.... 3 mil num aparelho que dura "a vida toda" é caro?

Um valvulado, bem construído e, consequentemente, bem cuidado, vai durar mais do que você, com apenas algumas pequenas manutenções ao longo dos anos (troca de válvulas, troca de soquetes, knobs, etc...)

T. Miranda, Gato Preto, Alien, Acedo Audio, Sollo.... todos estas empresas fazem amplis bem legais.

(Obs: 2, 3 mil, em média, um amp de "baixa" potência. Acontece que um guitarrista padrão não precisa de um amp de alta potência. Válvula é timbre e a possibilidade de saturação... obtendo isso, havendo necessidade se microfona o bicho. Paredes com amplis de 150 W, são, na maioria das vezes fakes. Uma banda não pode ter um volume insuportável no palco. Vaza tudo pelos microfones, embola tudo, é um caos. Mas a galera, gosta de acreditar, que o som no palco é ensurdecedor)

Wall Amps

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


troca de válvulas, troca de soquetes, knobs, etc...

Capacitores principalmente! Alguns resistores que operam muito próximo ao limite...

Lelo Mig
Membro
# mar/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

"Capacitores principalmente! Alguns resistores que operam muito próximo ao limite..."

É verdade!

Mas "guenta" viu ??

Tive um CS Sound (que era cópia do Marshall Plexi) e também um Marshall Plexi... os dois duraram décadas sem problema algum e federam queimado a vida inteira...kkkk

Se eu os tivesse, ainda hoje, usaria de churrasqueira nas horas de folga.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Cada doido com suas manias, porém eu não me arriscaria a operar com capacitores velhos, principalmente se forem isoladores DC.

V_Chianca_V
Membro Novato
# mar/17
· votar


Ismah
Sinceramente, eu acho horrível o timbre do Dimebag, até com meu meteoro mg 10 tiro o som dele, qualquer dia eu gravo um som e coloco aqui as configurações.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


V_Chianca_V

Podes não gostar, mas o cara sabia o que estava fazendo. Cresceu no estúdio, junto de seu pai, enquanto este estava compondo, produzindo, gravando, mixando... Country! hehehe

O mais difícil do Dimebag não é o timbre, mas sustentação, dive bombs e outras técnicas de alavanca com harmônicos. Basicamente tricks que ele adicionava na música, mas que tem lá suas manhas. Tais casos se repetem hoje ainda, como o Johny5...

V_Chianca_V
Membro Novato
# mar/17
· votar


Ismah
Cara, eu não gosto de Thrash, não vejo Dimebag como rei do sustain, mas eu o respeito mesmo assim, ele serviu de influência para algumas bandas de Death Metal kkkkk

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


O "rei do sustain" foi por tua conta. Disse que era uma das coisas mais difíceis de se copiar. Pessoalmente, desconheço de outros que tenham feito algo semelhante - possivelmente influência do pedal steel, que o pai acrescentou a sua formação.

Delson
Veterano
# mar/17
· votar


O quê dizer de Frank Zappa e seu Pignose?



Drinho
Veterano
# mar/17
· votar


Estou convicto que é possível tirar sons muito aceitáveis de amplificador transistor, eu não uso este sistema, mas não reclamaria se fosse o que tivesse disponível.

Drinho
Veterano
# mar/17
· votar


tampouco um ENGL para o SRV...

Teria sim, o canal limpo deste amplificador deixaria srv extremamente feliz.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Drinho

Sério? Nunca ouvi!!!

Drinho
Veterano
# mar/17 · Editado por: Drinho
· votar


Ismah
Meu amigo, teste.....

Eu tive um engl fireball emprestado de um amigo há um tempo com uma 4x12 road king da mesa (uma caixa deliciosa).....

Esse amplificador em especifico é muito poderoso em termos de som, mas bastante direcionado, então ele tem um senhor canal limpo e o canal sujo exagera em ganho, compressão, muito legal mas já é direcionado para metal, embora nao seja um amplificador exato pro que eu gosto eu já o compraria e conseguiria arrancar dele sons proximos do que gosto....

Eis que um belo dia, andando na teodoro me deparo com o Engl Steve Morse....

Falei, mermão, eu tenho que tocar neste trem sabe lá Deus quando vou ver isso denovo, pedi uma gibson r9 e uma fender 62 pro cara para testar o amplificador.....

Sem brincadeira, o que você me pedisse em termos de som, do baião ao metal do diabo eu arrancava dele sem grandes dificuldades em altissimo nivel....

Ele é estupido, está em um patamar diferente do que praticamente todos nos brasileiros estamos acostumados, exceto musicos que tem conhecimento e renda para isto (porque estava 14 mil reais usado e tinha marcas de uso significativas).... teste quando puder

ah e tem um outro grande diferencial nesses caras....

eles são uns cavalos de 100w

fique tranquilo, você pode colocar eles com uma 4x12 no seu apartamento e estudar em baixo volume, são legitimos cavalheiros...

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Não é pro meu bico... Apesar de eu ter um 100W, eu ainda morro de curiosidade, a mão sua e a perna treme em alguns gringos diversos. Quando vi este, o cara tinha um trabalho instrumental, aí foi só drive com altas doses de ganho.

Lelo Mig
Membro
# mar/17
· votar


Drinho

Cara, esse ENGL Steve Morse é um sonho de consumo....que beleza de ampli!!

E não é só prá metaleiro não.....as possibilidades sonoras dele são muito amplas, é um ampli muito versátil.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Lelo Mig

Eu confio no que diz, mas o que não faz ele ser visto nos palcos da vida? Até hoje só vi banda de metal e o Deep Purple usando ENGL.

Lelo Mig
Membro
# mar/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

"... o que não faz ele ser visto nos palcos da vida?"

O Steve Morse Signature? Talvez o fato de ser um Steve Morse Signature, ou seja, outros guitarristas profissionais não irão dar essa moral pro cara.

Porque os ENGL, sem ser signature, têm de monte... principalmente no "reino do metal".

Os "não metaleiros" ou "menos metal" que lembro, Paul Stanley, Marty Friedman, Tony Iommy, Blackmore, Glenn Tipton... são alguns nomes que lembro agora que usam, mas nestas bandas metal, metal melódico e trash, nossa, têm um monte de usuários... é que não sei o nome destes caras porque não curto muito estas bandas... mas o cara do Symphony X usa, do Rhapsody... essa galera toda.

MMI
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah

mas o que não faz ele ser visto nos palcos da vida?

Apenas e tão somente grana. Isso é marketing, cachê, investimento do departamento de propaganda da marca.

EduJazz
Veterano
# mar/17
· votar


Acho que o único amp signature que a galera usa indistintamente é o 5150. Não sou tão fã do amp (do Van Halen, fã incondicional), mas esse se vê muito por aí (inclusive sendo usado pelo próprio Steve Morse).

Buja
Veterano
# mar/17
· votar


Lelo Mig
Mas a galera, gosta de acreditar, que o som no palco é ensurdecedor)

Wall Amps


Meodeos, nao acredito. Eu ja desconfiava disso uns anos atras quando fui no show do megadeth e vi menos marshalls empilhados do que num showzico do tihuana. Pensei na hora. Ai tem treta. Ou essas caixas estão todas desligadas ou nao tem nada dentro.

Muito obrigado por ter tirado essa duvida, desintencionadamente, acredito.

Lelo Mig
Membro
# mar/17
· votar


Buja

"Meodeos, nao acredito. Eu ja desconfiava disso..."

É o clássico "me engana que eu gosto"

Fake Wall Amps

As próprias empresas fabricante dos amplis fornecem estes painéis....é uma propaganda bastante eficaz.

Fake Panel

rsf
Veterano
# mar/17 · Editado por: rsf
· votar


Lelo Mig
É o clássico "me engana que eu gosto

acabo de descobrir que sou o mais inocente dos inocentes, para não dizer o mais idiota dos idiotas....hehehehe
velho, nunca, mas nunca mesmo, imaginei que essas tralhas fossem fake..
que coisa...e que decepção..kkkkk
nada como um cara das internas...vivendo e aprendendo.
Valeu.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


EduJazz

Posso estar enganado mas o 5150 não é signature do EVH, e sim apenas desenvolvido por ele com base no Peavey. Sendo que EVH é a marca, homônima da sigla do nome do proprietário. Tal como Marshall Amps, Fender Amps, e Randall Amps, todos nomeados em função dos fundadores serem respectivamente, Jim Marshall, Leo Fender e Don Randall...

rsf

Já houve tempo que isso era necessário, não por volume, mas por cobertura sonora... Hoje as bandas se resolvem nos fones in ear, mas como sabem o puritanismo do rock e como seriam odiados por "desconstruir" uma tradição de meio século...

As bandas novas (as vezes algumas nem tão novas como Megadeth e Nighwish), de modo geral, já estão optando por palcos "limpos", sem amp nenhum, apenas alguns bastidores ou mesmo painéis LED, como cenário...

Lelo Mig
Membro
# mar/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

"Posso estar enganado mas o 5150 não é signature do EVH..."

O signature original era o Peavey 5150. Mas o nome é do Eddie. Quando ele fundou a EVH (em parceria com a Fender), ele levou o nome e lançou o EVH 5150 e a Peavey mudou o nome do 5150 para 6505... sim, podemos dizer que o EVH 5150 não foi lançado como um "signature", apesar de ser quase impossível desassociar da imagem do Eddie.

Peavey 5150 e 6505

MMI
Veterano
# mar/17
· votar


5150 é uma lei da California que autoriza que se "prenda" uma pessoa doente mental considerada perigosa. Inicialmente foi o nome que Eddie Van Halen deu a seu homestudio. Logo depois foi o nome dado ao primeiro álbum da banda Van Halen depois da saída de David Lee Roth - quando o mecânico da Ferrari de Eddie recomendou um vocalista conhecido chamado Sammy Hagar. Virou um "número da sorte", meio que um amuleto, sendo usado bastante, inclusive quando Eddie trocou seu Marshal modificado para ganhar dinheiro com a Peavey com um amplificador que, honestamente, acho meia boca. Mas 5150 não é um nome patenteado, nem poderia ser.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quais guitarristas famosos usam amp transistorizado?