Ajuda com reparo de alto falante

    Autor Mensagem
    HortaRates
    Membro
    # jan/17


    Olá pessoal, boa tarde.

    Tem um som bem antigo aqui em casa mas que funciona bem. Ele tem duas caixas que os alto falantes estão com as bordas danificadas: Pelo jeito com o tempo as bordas, que pareciam ser de borracha, ressecaram e se desfizeram. Segue uma foto:
    https://postimg.org/image/ji6xuv1r1/

    Estou com duas dúvidas:
    1 - Para recuperar este alto falante, é necessário apenas comprar uma borda e colar? Encontrei vários modelos na internet e são bem baratos.
    2 - Estou em dúvida sobre o tamanho dele. Apesar de ter medido 6,5" quase certinho, não acho nada para alto falantes de 6,5" na internet, apenas de 6". Este alto falante é de 6" e eu que estou medindo errado?

    Muito obrigado!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    HortaRates

    Vou falar de minha experiencia pessoal, ja mandei consertar 2 alto falantes, em dois lugares diferentes. Só gastei $, ficou péssimo e no final acabei comprando falantes novos. Foi na rua dos Andradas no centro de SP onde mandei consertar.

    HortaRates
    Membro
    # jan/17
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Obrigado pelo relato! Eu realmente não tenho muita esperança que vai ficar muito bom, mas parece ser um reparo tão barato que não vejo porque não tentar.

    MattSantos
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Cara quando acontece isso, você pode trocar a borda que vai te dar dor de cabeça sempre. Pode ficar bom pra você no começo, mas logo logo dará problema de novo. O ideal seria trocar o alto falante mesmo.
    Abraços

    HortaRates
    Membro
    # jan/17
    · votar


    MattSantos
    Entendi.
    Que alto falantes compro então? Procurando na internet só consigo encontrar modelos automotivos. Onde encontro modelos pra som doméstico?

    macaco veio
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    O problema ai não parece ser as bordas não (vendo pela foto), pois um falante funciona sem bordas. Parece que o sanfonado na beirada do cone antes das bordas se deteriorou. Da pra consertar sem retirar bobinas, cone e trocar tudo novo (e as vezes não ficar tão bom porque depende do cara saber reformar). Se ainda estão funcionando a bobina estaria centrada apenas pela aranha (aquela telinha amarela sanfonada por debaixo do cone), a solução é comprar apenas um cone do mesmo tamanho, cortar um circulo no meio deixando apenas o sanfonado do cone novo com uma ligeira beirada (de uns 5mm) de forma que seja possivel encaixa-lo colando as beiradas por cima cone velho.

    DuBarzinho
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    HortaRates
    Acredito que você esteja medindo o alto falante de forma errada, medindo só a parte do cone deve ter 6". Precisaria de mais algumas informações para te indicar outro falante (impedância e potência).

    Imagino que esse kit pode substituir os falantes e tweeters da sua caixa.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688022558-kit-2-vias-6-pol-200w -peak-jblselenium-62v6a-c-crossovers-_JM

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Realmente dá para reformar a suspensão, mas não é só colar, tem que ser BEM centrado ou a bobina raspará dentro do gap.
    Grandes indústrias tem demanda para fazer isso com maquinário de extrema precisão, então não pense que um zé ruela qualquer vai fazer isso artesanalmente e vai ficar bom.

    O lance de automotivo, profissional e doméstico não existe... Existem AF's, mínimas diferenças, geralmente algum reforço contra vibração, impactos e solavancos que se tem em linhas mais caras para carros, mas a maioria não tem absolutamente diferença nenhuma, a não ser linearidade de construção e por consequência dos parâmetros TS, e qualidade dos materiais.

    A olho, o que tu precisa mano velho é um AF de 5,5", mas talvez um de 6" também caiba. Até aqui nenhum problema, mas entenda que uma caixa não é só um cubo de madeira com um AF em cima, tem toda uma conta para as medidas da caixa em função do AF usado. Se fizer a troca vai funcionar, disso não tenho dúvidas, mas como que vai funcionar? Meia boca, quando ver, a caixa tá desmontando pro vibração, o AF tá danificado por sobre-excursão, ou queima por conseguir excursionar de menos e não refrigerar direito...

    Eu não iria num duas vias como o colega sugere. Mas em algum full-range de 5,5". Procure pela turma do Hi-Fi eles poderão te indicar modelos legais. O grupo do face AudioBR (antiga Amigos da Audiolist.org) é outra fonte de conhecimento sobre, com muita gente disposta a ajudar.

    HortaRates
    Membro
    # jan/17
    · votar


    Muito obrigado a todos pela resposta.
    Ambos os alto falantes da caixa estão funcionando, o problema é que o dano no alto falante (assumo que) causa uma pequena distorção no som, um tipo de "sujeira" que incomoda bastante. Acredito que os tweeters estejam em perfeito estado.
    Um falante como este:
    http://www.americanas.com.br/produto/11887675/alto-falante-bravox-f6-b sa-30w-rms-8-ohms-6-preto?WT.srch=1&condition=NEW&epar=&epar=bp_pl_00_ go_et_tvs-led_todas_geral_gmv&gclid=CKK1rriIztECFQIIkQods94KSQ&opn=YSM ESP&sellerId=8677036000116

    resolveria? Sei que preciso olhar a fundo impedância e potência, mas seria com estas características de resposta de frequência e frequência de ressonancia que deveria procurar?

    Obrigado novamente.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17
    · votar


    HortaRates

    Minha opinião pessoal:

    Aqui em SP, na Sta Ifigênia, têm uns caras que reparam alto falantes. As vezes fica bom, as vezes não... depende do problema.

    Creio que em Belô também tenha... leva em um, se não for caro, mande arrumar.

    Se for caro ou não compensar, já que tirou o falante, veja os todos os dados técnicos impressos em sua etiqueta, anote. Meça, além do diâmetro, a profundidade, tamanho e espessura da bobina, ângulo cone e etc. Compre outro com as características técnicas impressas idênticas e com as medidas tomadas o mais idêntico possível.

    Não terá problemas...

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    HortaRates

    É uma hipótese. Observe a potência, 15rms é meio fraco não?

    Quanto a Fs (frequência de ressonância) eu pulo, porque não é bem assim que a coisa funciona rs

    Lelo Mig
    Não terá problemas...

    Maybe...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com reparo de alto falante