Potência Unic PA-800 - << dúvidas >>

    Autor Mensagem
    LeandroP
    Moderador
    # jan/17


    Tenho uma potência UNIC PA-800.

    Ganhei ela usada e nunca fiz uso dela. Levei para uma eletrônica verificar o funcionamento e o técnico me disse que estava tudo certo.

    Seguem as características:

    Professional Power Amplifier PA-800

    Potência de saída por canal: 95W RMS (8 Ohms) - 135W RMS (4 Ohms)
    Resposta de Freqüência: 5Hz - 230kHz
    Distorção Harmônica Total (THD): 0,02%
    Relação Sinal/Ruído: 98dB
    Separação entre Canais: 85dB
    Fator de Amortecimento: 280
    Alimentação: 110/220V (60Hz)
    Consumo: 300W (Pot. Máx.)
    Dimensões: 436 x 58 x 320 mm (LxAxP)
    Peso: 6,5 Kg

    Me parece ser pra uso em rack de som doméstico, e não estou afim de fazer este tipo de uso. Estou pensando em dar uma aplicação diferente pra ela, e imaginei um PA só pra voz pra tocar com banda em pequenas apresentações. A ideia é agregar uma mesa pequena, algo em torno de 6 canais e um par de caixas passivas mesmo.

    Seria uma boa pra esta finalidade? Ou melhor eu me desfazer dela e pegar algo mais eficiente. Também não faço ideia de quanto ela custa e pelo que pesquisei a sua fabricação foi interrompida.

    Procurei por imagens e as que eu encontrei não correspondem ao produto.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Poste fotos pro via de dúvidas. A princípio ela pode ser parte de alguma parada modular, tipo os Univox, Polivox, Cygnus, Gradiente... que eram comuns em 80/90...

    A princípio nenhum problema em fazer esse uso dela. Aliás, parece mais honesta do que qualquer coisa que tu possa encontrar no mercado...
    Como são dois canais ao que entendi, pode usar duas vias, digamos PA e monitor.

    Se tu usa alguma coisa de simulação, pode usar como uma alternativa para um power amp. Mas eu realmente acho que ela seria legal para contrabaixo 4x10"/4x12" + 1x15"/2x15"/1x18".

    OBS que troço é esse que tu tem? Acha TS no lixo, ganha amplificador de presente...?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Ismah

    Valeu, man!
    Infelizmente eu não encontrei nenhuma foto. Farei umas com o celular e postarei aqui.

    que troço é esse que tu tem? Acha TS no lixo, ganha amplificador de presente...?

    rsrsrs eu tenho amigos, e também dei pedais de presente, gaitas, microfones... Acho legal fazer isso. Ontem mesmo dei um pedal overdrive pra um amigo tecladista °,°
    Não faz muito tempo e um amigo me deu um direct box de presente. Ele tem um bar, o DI estava esquecido há muito tempo e ele não fazia ideia de quem poderia ser o dono. Tá guardado em casa e eu posso encontrar utilidade, ou salvar um amigo.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    A foto eu jogo nos grupos especializados e sempre tem um cara que tem ainda o original numa redoma de vidro, e foleia o manual com pinça e luvas. Aí tenho mais detalhes sobre.

    Não sei quem revisou, mas vale a pena aferir capacitores se for um amp deveras antigo.

    Acho que ninguém me dá nada porque eu desmancho tudo, e transformo em outra coisa... To pra fazer um DI passivo com o trafo de um carregador de baterias kkkk

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    e foleia o manual com pinça e luvas

    °,°

    Acho que ninguém me dá nada porque eu desmancho tudo, e transformo em outra coisa.

    Mas se deu de presente é seu. Eu não ficaria chateado se te desse um presente que fosse te motivar a fazer alguma coisa que considere mais legal.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Tu não sabe o que é o mundo hi-fi... Já vi briga por que tipo X de piso deixa um timbre melhor, que madeira Y ressona em freq mais graves porque tem menor densidade etc...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Imagens:

    Potência Unic PA 800 (vista superior)

    Potência Unic PA 800 (vista frontal)

    Potência Unic PA 800 (vista traseira)

    Potência de saída por canal: 95W RMS (8 Ohms) - 135W RMS (4 Ohms)
    Resposta de Freqüência: 5Hz - 230kHz
    Distorção Harmônica Total (THD): 0,02%
    Relação Sinal/Ruído: 98dB
    Separação entre Canais: 85dB
    Fator de Amortecimento: 280
    Alimentação: 110/220V (60Hz)
    Consumo: 300W (Pot. Máx.)
    Dimensões: 436 x 58 x 320 mm (LxAxP)
    Peso: 6,5 Kg

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    É bem o que tinha imaginado.

    Se atente que a entrada é desbalanceada, logo não exceda 6m entre a saída do periférico e a entrada do amp.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Ismah

    Você se refere às caixas com a distância de 6m ou à mesa de som?

    A minha intenção é posicionar a mesa de som sobre o amplificador, com cabos curtos entre a mesa e o amplificador (no máximo 50cm).

    O que considera melhor para dimensionar as caixas, ligar em 8 ou 4 Ohms?

    Em 4 Ohms eu terei mais potência, mas o som ficaria pior que em 8 Ohms? Mais seco?

    Não pretendo arrebentar a boca do balão. É pra usar em situações onde o pequeno local que eu for tocar com a banda tenha uma potência dedicada apenas aos microfones.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    LeandroP
    se refere às caixas com a distância de 6m ou à mesa de som?

    Me refiro ao comprimento do cabo que vai ligar mesa -> amp.

    8 ou 4 Ohms?

    Começa pensando em que AF tu vai usar, se vai ter drive/twitter. Vai na minha, é mais fácil. ;)

    Em 4 Ohms eu terei mais potência, mas o som ficaria pior que em 8 Ohms? Mais seco?

    Isso já é mais complexo de pensar. O que tu tem é variação na Prms e Ppeak dissipada. Quanto mais alta a impedância, menor a Prms e maior a Ppeak (mais headroom). Quanto menor a impedância, maior Prms, e menor Ppeak (menos headroom).

    O amortecimento é quem diria se soa "seco" ou não. Não sei quais os valores, de amp e carga, como também precisaria medições mais exatas. Provavelmente o dará melhores resultados em situações diferentes de uso (se para uma via de médios - caso da voz - ou uma via de sub...

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    LeandroP
    se refere às caixas com a distância de 6m ou à mesa de som?

    Me refiro ao comprimento do cabo que vai ligar mesa -> amp.

    8 ou 4 Ohms?

    Começa pensando em que AF tu vai usar, se vai ter drive/twitter. Vai na minha, é mais fácil. ;)

    Em 4 Ohms eu terei mais potência, mas o som ficaria pior que em 8 Ohms? Mais seco?

    Isso já é mais complexo de pensar. O que tu tem é variação na Prms e Ppeak dissipada. Quanto mais alta a impedância, menor a Prms e maior a Ppeak (mais headroom). Quanto menor a impedância, maior Prms, e menor Ppeak (menos headroom).

    O amortecimento é quem diria se soa "seco" ou não. Não sei quais os valores, de amp e carga, como também precisaria medições mais exatas. Provavelmente o dará melhores resultados em situações diferentes de uso (se para uma via de médios - caso da voz - ou uma via de sub...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Valeu, Ismah!

    Vou providenciar um par de caixas em 4 Ohms com um falante de 12" ou 15" e um drive/twitter. Pelo que você me falou me deixou mais tranquilo pra usar com microfones. Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    As ordens! Mas não se apegue!

    Se quiser projetar a caixa dá um grito, tenho vários projetos legais.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Ismah

    Valeu ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potência Unic PA-800 - << dúvidas >>