Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Amplificador valvulado com zumbido sem nada plugado

      Autor Mensagem
      Matikas
      Membro Novato
      # 02/jan/17 12:29


      Sou novo no Fórum. Procurei um tópico relacionado à minha dúvida porém não encontrei. Encontrei algo parecido porém não é a mesma coisa e não responde minha questão, pois o tipo de zumbido descrito em outros tópicos é bastante diferente do meu problema.


      Tenho um meteoro MGV30, falante meteoro mesmo. Ele tinha um barulho de vibração nele quando tocava notas graves ou em um volume alto. Decidi abrir ele para ver se eu encontrava o problema. Pois bem. Ele tem duas placas, uma branca grande e uma verde onde ficam as válvulas. Eu notei que na placa grande faltavam parafusos, por isso quando o amplificador era usado com um volume alto essa placa vibrava e ficava batendo na placa de metal. Eu arrumei um parafusinho comum que dava certo nas medidas e parafusei. Tudo certinho sem gato nenhum.
      Quando eu fui montar ele novamente deu MUITO trabalho, a placa é muito justa à caixa e pesada, sem jeito de montar. Ocorreu que em um momento a placa caiu e as válvulas bateram no imã do falante. Foi uma altura de no máximo 10 centímetros. Terminei de montar o amp, quando eu liguei ele passou uns 40 segundos eu lembrei que tinha me esquecido de plugar o cabo do falante de novo. Deliguei ele e pluguei o cabo. Depois eu liguei ele e fui tocar. O som estava bem limpo, não vibra mais. O problema agora é que ele tem um zumbido do tipo (TUUUUUUMMMMMMMMMM lembra barulho de microfonia) que continua mesmo sem cabo plugado no amp. Aumenta quando eu aumento o knob de volume e um pouquinho o knob de grave.


      Gostaria de saber se a queda pode ter danificado alguma válvula ou o problema é em outra coisa. Eu já fiz o teste de valvulas batendo um lápis nelas. Parece que em todas do PRÉ aumentam o barulho quando eu bato nelas. As válvulas do POWER não alteram em nada o som, escuto apenas o som do lápis batendo no vidro da válvula.


      Eu tentei tirar uma das válvulas do PRE mas elas não saem.

      The Man Who Sold The World
      Veterano
      # 02/jan/17 12:52
      · votar


      Matikas
      na real que esse amp faz isso em volume alto mesmo, parece que é problema de engenharia, a escolha de válvula foi zuada
      o meu tbm faz isso

      Ismah
      Veterano
      # 02/jan/17 14:01
      · votar


      Se não me engano as válvulas estão soldadas na placa. Talvez o parafuso em questão esteja criando um ground loop, ou ligando dois pontos que não deveriam se conectar. Também pode ser defeito na válvula, pelo impacto - improvável, mas possível. Como também pode ser apenas coincidência com um fator externo.

      Começaria por tentar remover o parafuso, e ver se muda algo. Mas... Sem por na bancada, e testar até o lado avesso, não dá para fazer muito além de especular.
      Dado que tu não aparenta ter um conhecimento de eletrônica, como também não, experiência na área, recomendo que não mexa muito além, e sim leve a um técnico. Fazendo tu mesmo, as chances de estragar são bem maiores que de achar concerto.

      Matikas
      Membro Novato
      # 02/jan/17 19:21 · Editado por: Matikas
      · votar


      Hoje percebi que o problema só ocorre no canal CLEAN quando aumenta o GRAVE. Com o Grave zerado não ocorre este som. Se ocorre eu não percebi.

      Vou colocar um link de um video que fiz. (no vídeo da pra escutar um som que lembra batida de asas de um passaro, não sei se deu pra entender, este som é no audio da câmera)

      na real que esse amp faz isso em volume alto mesmo, parece que é problema de engenharia, a escolha de válvula foi zuada
      o meu tbm faz isso


      Muito obrigado pela sua atenção
      Não. Começou depois que eu abri ele.


      Talvez o parafuso em questão esteja criando um ground loop, ou ligando dois pontos que não deveriam se conectar

      Muito obrigado pela sua atenção.
      Estou com medo de abrir novamente e fazer mais uma bobeira. Porém não tenho dinheiro para levar à um técnico.



      macaco veio
      Veterano
      # 02/jan/17 21:13
      · votar


      Se não me engano as válvulas estão soldadas na placa Cara, não acredito que a Meteoro ta soldando valvula na placa pra economizar soquete, é o cúmulo. Soquete novos as valvulas constumam entrar muito apertada e ai não sai com facilidade, ja vi quebrar pino de valvula na hora de tirar, um montador experiente enfia um preguinho em soquete por soquete pra alargar o buraco. Marca ruim é assim mesmo, so da problema, mas não da pra testar sem nada plugado quando não se sabe se o jack de entrada aterra automaticamente ou e´jack aberto. Aprendam o primeiro teste que faz em um amplificador (é mais ou menos o que o colega fez sem saber)
      1 - não pluguem nada nele.
      2 abram todos os controles no máximo. se amplificador não der ruido nenhum de nada, nada de humm, hiisss, zumm nada, mudo completamente, ai se pode concluir, este é um bom ampli. Depois se testa o som.
      O ruido desse meteoro ta até normal pra ser meteoro. Essa bateção de asa é porque tem alguma coisa aberta disconectada, talvez um cabo de reverb, algum circuto amplificando nada (e pelo jeito circuito integrado), sinal nenhum, componente solto etc. Agora convenhamos, economizar porca de parafuso é foda. kkkk

      Ismah
      Veterano
      # 02/jan/17 23:40
      · votar


      macaco veio

      Tá cheio de marcas fazendo isso... Não lembro se é o caso...

      Matikas
      Membro Novato
      # 03/jan/17 00:59
      · votar


      Essa bateção de asa é porque tem alguma coisa aberta disconectada, talvez um cabo de reverb, algum circuto amplificando nada (e pelo jeito circuito integrado), sinal nenhum, componente solto etc.

      esse som só aparece no vídeo, com o áudio da câmera. Pessoalmente não ocorre.

      Lembrando que este zumbido apareceu depois que eu desmontei ele.

      macaco veio
      Veterano
      # 03/jan/17 03:52
      · votar


      Ismah
      é o problema, hoje não se segue as regras antigas de boas montagens e projetos. Os projetistas visão a facilidade de montagem e a diminuição do custo, por exemplos pontos de solda nas trilhas minusculos para se gastar menos solda no banho de solda (os componentes soltam facilmente). Hoje o desenho do circuito prioriza a facilidade da montagem, componentes todos de um lado só e facilidade de colocação na placa, não interessa se trilhas tiverem todas embaraçadas por debaixo da placa contanto que em cima dela fique facil de visualizar a montagem, jogam o esquema no computador o programa rotaciona as trilhas (fica uma merda). Por isso os circuitos ficam fracos e vem a má fama dos circuitos impressos. Acredito que o problema desse meteoro ai é simplesmente algum componente que se soltou, por exemplo alguma de perna de potênciomento (talvez o do reverber onde ele girou da mais ruido). Essas montagens são muito fracas devido a economia de custo. As pernas dos resistores de hoje vem da grossura de um fio 30AWG (é perigoso quebrar so de soprar em cima, da um sopro, puff quebra kkkk).

      Ismah
      Veterano
      # 03/jan/17 05:21
      · votar


      macaco veio

      Sinceramente, para circuitos de alta impedância, como valvulados, eu acho um tiro no pé uso de PCB... Num amp SS, de baixa impedância, ok, até vai, mas não dá para fazer um trilha minúscula como tem-se visto...

      Os projetistas visão a facilidade

      Até tu Brutus, filho meu? @.@

      macaco veio
      Veterano
      # 03/jan/17 18:05
      · votar


      pois é, e ainda por cima o idioma não ajuda, mas da pra fazer uma gambiarra por hora, vísao, kkkk.
      para circuitos de alta impedância, como valvulados, eu acho um tiro no pé uso de PCB...
      não, mesma coisa de ponto a ponto, só que tem saber fazer, tem regras pra desenhar PCB, tipo não da pra por valvula em cima da PCB, já começa o erro por ai..

      Ismah
      Veterano
      # 03/jan/17 18:25
      · votar


      Não não, estou pensando no caminho mais fácil. Montagem em placa, tanto PTH como SMD, não é uma boa ideia onde tem alta potência rolando...

      macaco veio
      Veterano
      # 03/jan/17 20:45
      · votar


      SMD não presta não, nem pra baixa potência, A PCB e suas trilhas é só para evitar a trançassão, trançação (como é que escreve essa merd* dessa palavra) de fios, a primeira regra de montagem (que ninguem obedece), os componentes não podem escostar na placa, devem ficar suspensos. Desse modo é como se fosse ponto a ponto. As trilhas devem ser bem direcionadas e a largura conforme a carga e posicão de prioridade. Mas o que eles fazem hoje, como os componentes novos tem as pernas da finura de um fio 30AWG eles encostam os componentes na placa e ainda colam eles (tipo os capacitores com aquelas colas em volta pra não soltar). O ponto a ponto é bom com aqueles resistores e capacitores antigos que tinham as pernas da grossura de um fio 22, esses fiozinho de cabelo em montagem ponto a ponto não é uma boa ideia. Tudo num bom amplificador tem ser exagerado, hoje os resistores de 1/2W não aguentam 1/4 os capacitores de 400V não aguentam 300V então pra fazer coisa boa tem associar componentes, hoje até as placas de circuito impresso o cobre aplicado sobre elas tem a metade da espessura das de antigamente (segundo li recentemete) e os cara querem desenhar aquele filetinho. Existe uma placa (não tem no Brasil) chamada de CEM (abreviação de cimento), eu tenho algumas aqui, elas são a base de cimento, são duras e não envergam, ate dificil de furar, tem o cobre mais grosso e muito boas pra amplificador valvulado, não são como fenolite que é feita de papel ou essa verde de resina que solta as trilha na segunda soldagem. Tendo bom material e sabendo fazer a PCB da pra potencia sim.

      HotLicks
      Membro Novato
      # 11/fev/17 18:37
      · votar


      macaco veio
      se amplificador não der ruido nenhum de nada, nada de humm, hiisss, zumm nada, mudo completamente, ai se pode concluir, este é um bom ampli.

      Mas vc tá se referindo ao canal limpo, né?

      Longe de ser "O MARSHALL", meu amp (DSL 40C) só apresenta hiss nos canais crunch e ultra gain, com o ganho e volume a partir da metade. O canal limpo não tem qualquer ruído. Porém, já ouvi o mesmo hiss no JCM e no canal overdrive do JVM. Acho que aí, já é por causa da saturação mesmo. O que acha?

      Outra, vc acha que eu consigo reduzir isso com um bom estabilizador? Eu só uso um filtro de linha, mas não acredito que faça muita diferença.

      PS.
      evitar a trançassão, trançação (como é que escreve essa merd* dessa palavra) de fios
      Acho que a expressão seria: evitar o trançado de fios. ;)

      HL

      Ismah
      Veterano
      # 11/fev/17 22:12
      · votar


      macaco veio

      Não havia visto teu post, desculpe!

      Realmente SMD é um pé no saco! Mas montar em placa em baixas potências é negócio até viu, porque é barato que o PTP. E convenhamos, ninguém vai levar pra cima e para baixo um cabeçote de 150W + caixa... Já um SE de 5W...

      Apesar de ouvir falar, nunca ouvi um caso real de centelhamento (mas faz sentido) num sistema que opere com alta tensão.

      Das placas... Bem tenho tido respostas positivas dos que usam fiber glass (fibra de vidro).

      macaco veio
      Veterano
      # 11/fev/17 23:47
      · votar


      HotLicks
      Mas vc tá se referindo ao canal limpo, né?
      Não só no limpo. Vejamos, não tem sinal nenhum na entrada, nada plugado, então qualquer ruido hiss estaria sendo gerado pelo próprio amplificador, geralmente agitação térmica dos atomos da composição metalica dos transistores e integrados- silicio com outras ligas metálicas, quando sendo exigido ganho exagerado nestes componentes, a solução é a melhor distribuição da amplificação com menos ganho nos transistores e mais desses componentes (nada econômico) além da qualidade da liga desses componentes. Se o ruido for tipo "ar" arrrrrrr feito com a garganta, ai é loop de terra (mal desenho na distribuição dos terras do amplificador). Se o ruido for Hummm geralmente é tranformador muito econômico ou filtragem de fonte muito econômica e quase nunca este ruido vem da rede eletrica. Note que totalmente valvulado não tem hiss (não tem liga metálica) . Então o fato é qualquer distorção embutida no amplificador esta forçando a barra na amplificação (falta watts no amplificador e querem conseguir estes watts no pré porque é muito mais barato), se fosse bem feito não era pra ter hiss e nem ruido nenhum, pois não tem sinal po! Ou seja, o amplificador alem de amplificador também é gerador de sinal, dois produtos num só, compre um amplificador e ganhe um gerador de sinal. Vai falar isso com um fabricante, vai te encher de argumentações.
      Nem estabilizador, nem filtro de linha, não deveria precisar de nada disso, tudo culpam a rede eletrica, se o problema é na rede eletrica então o amplificador deveria ter dispositivos para que evitasse isso. Alguem já viu teclados Roland ou Yamaha precisar de filtros ou estabilizadores? teclados com alto falantes tem amplificador neles.
      Voce tem razão, a palavra é trançado, mas veja bem quando se diz: " Po! cara voce ta embolando os fios, evite este trançado nos fios." Da a impressão que está no passado porque trançado está no particípio passado, e o cara ta embolando os fios naquele momento, então no meu entender deveria ser " evite essa transsação dos fios" mas acho que a palavra não existe, mas existe "evite essa embolação dos fios ou evite esse embolado nos fios (mas não tem nada bem feito, muito menos perfeito).
      Ismah
      Fiberglass é boa, so tem que ter cuidado se tiver que soldar e ressoldar varias vezes, os filetes se soltam da placa com mais facilidade.

      Ismah
      Veterano
      # 12/fev/17 00:05
      · votar


      É naquelas... Lucro > qualidade... Cada dia menos acesso a situações reais de amplificadores valvulados na parada, menos referências, menos exigências...

      Mas ali não está usando como verbo e sim como adjetivo dos fios! hehe

      francisco2004
      Veterano
      # 12/fev/17 05:58
      · votar


      Meteoro tem que ficar com pé atrás. Se saiu da garantia, às vezes é bom pagar um técnico para revisar válvulas e soldas. Eventualmente, você fica com um ampli totalmente novo em termos de qualidade e timbre. Já tive um Meteoro Falcon, que é um valvulado mais simples, mas também tinha problemas de ruído dependendo da hora do dia (acho que ele sintonizava rádio ou rede de telefonia analógica, mas isso já faz uns dez anos).

      Achar um técnico e um luthier de confiança equivale a ter um bom instrumento e um bom ampli. Às vezes um instrumento não muito no sai bem melhor de um luthier decente, que não seja desses que só sabem regular tensor e oitavas.

      Ismah
      Veterano
      # 13/fev/17 07:20
      · votar


      Mas não tem muito mais que regular oitavas e tensor num instrumento rs

      rsf
      Veterano
      # 10/mar/17 23:03
      · votar


      Ismah
      Mas não tem muito mais que regular oitavas e tensor num instrumento rs

      regulagem da altura das cordas, regulagem da altura da ponte, nivelamento dos trastes, nut, regulagem da altura dos captadores..

      Ramsay
      Veterano
      # 11/mar/17 01:18
      · votar


      Como o autor do tópico não voltou mais aqui, eu presumo que ele já tenha resolvido o problema e esse tópico pode ser fechado.

      Ismah
      Veterano
      # 11/mar/17 02:59
      · votar


      rsf

      ... reparaste que falei ironicamente ...?

      rsf
      Veterano
      # 11/mar/17 22:00
      · votar


      Ismah
      ... reparaste que falei ironicamente ...?

      sim, mas achei isso irrelevante...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador valvulado com zumbido sem nada plugado

      301.808 tópicos 7.821.284 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital