Duvida ligaçao caixa externa blues junior iii ( ajuda )

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# dez/16


Turminha eletronica?

Seguinte:

O B. Jr III tem jack de coneccao da caixa, porem é a mesma do falante do combo. A saida é dedicada a ligaçao externa ( 8ohms ) conforme o manual, só que o falante do combo, logicamente nao funcionaria!!

Pergunto:

E se eu fizer um cabo ou um conector ( claro, com qualidade dos componentes ) em Y pra conseguir usar o falante do combo e uma caixa 4x12" ao mesmo tempo?? Quais os porens, detalhes a serem observados? Ou nao tem como fazer isso!!?

Hein, hein!! :))

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


ogner
Vai queimar....
Abç

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ahhhhhhh!!! Não, velho!! Não me fala uma parada dessa!! :(

hehe

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


respeitando a impedância não tem problema

porém, se a saída do amp é 8ohms, presumo que o falante do combo seja 8ohms, logo, ligando outras coisas em paralelo vai deixar a impedância da carga menor que 8ohms, danificando o amp... isso significa que esse teu conector Y tem que ser ligando o falante mais a 412 em série.

Se vc vai ligar em série e o falante do combo é 8ohms, o ideal é que a caixa tivesse a menor impedância possível pra evitar perda de headroom e brilho, apesar de que eu acho que isso não vai ser problema com 5 falantes de 12 né rsrs

Eu, no seu lugar, usaria a 4x12 sem o falante do combo ao invés de ficar com 5 falantes por pura praticidade (leia preguiça). É só ter certeza que a 4x12 é 8ohms.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


acabaramosnicks
Reparou no que ele quer: ligar uma caixa de 8 ohms, 4X12, em paralelo com o falante interno do Blues Jr, que também tem 8 ohms....
Queima tudo.....
Só será factível se ele mexer no amp da seguinte forma: Alterar a impedância de saída do trafo para 4 ohms e ligar uma caixa externa com falante também de 4 ohms.
Agora, se ele ligar apenas a 4X12 de 8 ohms, desligando o falante interno, não tem problema...
Abç

EduJazz
Veterano
# dez/16
· votar


ogner

Vc tem Facebook? Se sim lança a pergunta lá no grupo do Pedrone, ele responde pessoalmente! Se houver uma saída fora a que o Bertola falou acima, acho que ele seria o cara a mostrar!

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


acabaramosnicks
ficar com 5 falantes por pura praticidade (leia preguiça)

Nao é não, velho!! É pra posicionamento em palco. A 4x12" foi hipotetica, poderia ser mais uma caixa com 2x12' ou ate mais uma de 1x12, entendeu?

É só ter certeza que a 4x12 é 8ohms.
Sim, sim!! Isso to ligado!
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Agora, se ele ligar apenas a 4X12 de 8 ohms, desligando o falante interno, não tem problema...

Isso! Quando for preciso farei isso e pronto.

Valeu!

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


EduJazz
Vc tem Facebook?
Sou contra!!
HAuheuahuea!! Nunca tive... hehe

marfu
Membro
# dez/16
· votar


Srs.

O primo dele, Hot Rod Deville, utiliza o trafo 041754 e este trafo tem múltiplas saídas, sendo elas 2, 4 e 8 ohms.
Este possui um arranjo nos jacks que altera as saidas para 4 ou 8.

O caso do B junior, (rev. D) possui trafo de saida cod 049969, e este trafo só tem saída 8Ohms.

Abraço !

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Reparou no que ele quer: ligar uma caixa de 8 ohms, 4X12, em paralelo com o falante interno do Blues Jr, que também tem 8 ohms....
Queima tudo.....


Ele não falou em momento nenhum em ligação em paralelo, falou apenas de cabo Y. Como eu disse anteriormente, esse Y teria que ligar o falante do combo mais a caixa externa em série, e não em paralelo, dá pra fazer um cabo/conector Y sem ser em paralelo.


ogner
Nao é não, velho!! É pra posicionamento em palco.
Então a idéia é tipo deixar o tem amp "na oreia" e a caixa externa para o público e/ou banda?
Como eu disse antes, é possível, mas tem que respeitar a impedância. A solução mais prática então seria fazer o tal Y fazendo conexão em série.

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


acabaramosnicks
Então a idéia é tipo deixar o tem amp "na oreia" e a caixa externa para o público e/ou banda?
Por ai, ter mais flexibilidade de posicionamento e quiça nao precisar microfonar o Bjr. Pq só o gabinete de um Cx maior ja fa muita diferença.
Enfim, ter mais possibilidades.

A solução mais prática então seria fazer o tal Y fazendo conexão em série.
Como? Desenha? hehehehehe

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


marfu
O caso do B junior, (rev. D) possui trafo de saida cod 049969, e este trafo só tem saída 8Ohms.

Um cabo em ligação serie entao, saindo do jack, passando pelo falante do B. Jr e ligando numa outra caixa de 8ohms, funcionaria???

Só nao sei como seria esse cabo para ligar em serie...

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Veja a imagem a seguir para saber como seria a ligação do tal conector Y:

https://drive.google.com/file/d/0Bw0hbU6DtrCLVkNzQmRMek96NEE/view?usp= sharing

Lembrando que desta maneira vc está ligando o teu falante com a caixa em série, isso significa que vc está somando as impedâncias. A saída do amp nunca pode receber uma carga com uma impedância menor do que a esperada (8ohms no caso).
Quando ele recebe uma carga maior do que a esperada, o que vai acontecer quando vc liga coisas em série somando as impedâncias, você diminui a eficiência da potência, ou seja, provavelmente o amp vai ou falar um pouco mais baixo, ou saturar o power mais cedo, ou os dois (acredito que o que vai acontecer é só a diminuição do headroom).

O quão proeminente e relevante isso vai ser, ou seja, quão grande será o impacto da diferença da impedância, depende de quão grande for a tal impedância somada, por isso que eu falei no outro post que, ligando tudo em séria, o ideal seria que a caixa externa tivesse a menor impedância possível.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


o desenho ficou porco, se não entender mais tarde eu faço um esquema mais bonitinho

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


acho que nunca fui tão produtivo aqui no fórum hahaha

marfu
Membro
# dez/16
· votar


Ogner.
Seu amp só tem saida de 8 ohms...
O falante interno é de 8 ohms...
ão existem possibilidades de usar o interno em conjunto com outro externo, com o trafo original.

Salvo ele ter outro trafo, não tem geito de usar impedância diferente desta, e se usar corre sério risco de comprometer o transformador.

Pode usar sim é 02 conjuntos de 4 ohms ( 2x caixa 2x12) em serie, totalizando 8, mas sem o falante interno.

marfu
Membro
# dez/16
· votar


Um detalhe a mais.

Recentemente li na NET um estudo sobre amplificadores valvulados com impedâncias diferentes da nominal.
Neste estudo são apresentados os pros e contras de cada situação.
Resumindo:
Impedância maior causa sobrecorrente ( tanto em valvulados como em transistorizados) e pode queimar a saida trasnsitorizada, ou aquecer muito os trafos dos valvulados.
Já a impedância maior causa redução de potência em ambos, mas nos valvulados pode criar grandes correntes de flyback, por ter saida a transformador, e causar danos maiores, neste s equipamentos.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


marfu
eu já usei meu amp em 4ohms com uma caixa de 8ohms e funcionou normal... quais são os riscos de usar uma impedância maior?

marfu
Membro
# dez/16
· votar


http://centraldaguitarra.com/amplificadores-valvulados-transformadores -de-saida-parte-1/

ogner
Veterano
# dez/16 · Editado por: ogner
· votar


acabaramosnicks
Saquei o desenho!! Valeu!!

Mas eu nao vou fazer dessa forma "...por isso que eu falei no outro post que, ligando tudo em séria, o ideal seria que a caixa externa tivesse a menor impedância possível...." Eu saquei da soma das impedancias!!

Acho que a melhor forma, caso eu leve adiante isso seria a ideia do
marfu
Pode usar sim é 02 conjuntos de 4 ohms ( 2x caixa 2x12) em serie, totalizando 8, mas sem o falante interno

Mas ai, ja ta dando trabalho demais...hehehehehe

Agradecido pela ajuda de todos!! :)

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


marfu
Trecho retirado do site que vc passou:

"Se a impedância do falante é maior que do power, a energia entregue ao primeiro será menor e o rendimento em termos de volume é menor, como se houvesse um afunilamento. Se a impedância é menor no falante, este irá opor menos resistência, de modo que a transferência é aumentada, como se houvesse um alargamento.



Eventualmente a ligação de um falante com impedância maior que a saída do amplificador valvulado não causará danos, pois neste caso a transferência será menor. Mas de qualquer forma, o casamento perfeito é sempre desejável, pois, ainda que a utilização de um alto-falante com impedância maior não danifique o amplificador, isto ocasionará uma perda de rendimento."

bate com o que eu falei, não danifica nada, diminui o rendimento, e na prática o que acontece é a diminuição do headroom

fonte:
http://centraldaguitarra.com/alto-falantes-guitarra-guia-sobrevivencia -2-2/

marfu
Membro
# dez/16
· votar


A relação de impedâncias dos trafos de áudio é relativa ao projeto dele.
Se vc usa ele fora das especificações, terá efeitos proporcionais.

A grandeza dinâmica.

Se projetado para 8, deve ser usado com 8.

Senão os trafos de saída não seriam tão críticos assim.
e disso ninguém tem dúvida...
Os riscos são semelhantes a utilizar um amp valvulado sem falante.

Amps transitorizados de baixa potencia podem ser ligado sem carga, já amps de grande potencia não.
O principio de funcionamento é o mesmo, mas as consequências são proporcionais.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


o que é corrente de flyback? como isso pode danificar o amp?

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


Uma outra pergunta pertinente.

Tem como saber os ohms de uma cx usando um multimetro???

Digo isso pq ja vi cxs 2x12 ou 4x12 fechadas apenas com os jack femeas ou o cabo do stack saindo e nada escrito. EU por exemplo, acredito num cara do estudio que diz ser de 8ohms uma 4x12 q tem la...

So com multimetro comum consigo verificar????

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


ogner
sim, vc usa o multímetro na menor escala de resistência

o valor mostrado não é a impedância em sí, pq a impedância é tipo a resistência que o falante dá enquanto está em trabalho, e isso é um pouco variável enquanto ele se move, temperatura, etc...

tipo assim, quando o falante está ligado e em uso, a resistência dele muda, isso é a impedância, a resistência real

o valor que o multímetro mostra é a resistência da bobina do falante em repouso, mas é muito próximo da impedância, então vc pode assumir o valor mais próximo como sendo a impedância

ex: vc mede 7,4ohms, logo, presume-se que a caixa tem 8ohms de impedância, pq quando em trabalho, a resistência dele vai ser modificada por fatores mais complexos além da resistência da bobina

marfu
Membro
# dez/16 · Editado por: marfu
· votar


o que é corrente de flyback? como isso pode danificar o amp?

me expressei mal.
é tensão de flyback.
É um pico de tensão, bem alto.

A propriedade fundamental dos indutores, e qualquer bobina ( enrolamentos de trafos tambem) é opor-se as variações de corrente.
Isto ocorre no inicio e no final da circulação de corrente em um circuito elétrico, onde o indutor esta inserido.
Nos circuitos eletrônicos que usam reles, utilizamos um diodo em polarização contraria para proteger o circuito.
Em amps valvulados coloca-se um diodo de alta tensão em paralelo com o primario, e invertido, para proteção.
Vale salientar que a tensão é muito alta, aproximadamente 4x.

Qualquer um pode fazer um teste:
Messa a resistência de uma bobina, transformador, etc... segurando as duas pontas dos fios com o multimetro ligado.. retire uma das ponteiras, e continue segurando os fios.
É possível tomar um pequeno choque, dependendo da escala do multímetro, ou do tamanho da bobina.

Pode-se fazer o teste com uma bateria tambem:
1) segure os dois fios da bobina ( primario de um transformador)
2) alimente o circuito
3) retire a alimentação mas continue segurado os fios.
4 ) o pico pode chegar aos 100v.

marfu
Membro
# dez/16
· votar


Vejam os diagramas fender, inclusive o esquema do Blue Junior...
eles possuem proteção, assim ligar uma impedancia maior, é possivel que nao cause maiores danos...
carece maiores estudos...

DuBarzinho
Membro Novato
# dez/16
· votar


ogner

Não tem como um cabo em Y ligar algo em serie!

E acredito que mesmo que você consiga fazer a ligação em serie não vai valer a pena pois a perda de potência faria com que o volume do seu outro falante fosse muito pouco aproveitada

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


acabaramosnicks
ex: vc mede 7,4ohms, logo, presume-se que a caixa tem 8ohms de impedância, pq quando em trabalho, a resistência dele vai ser modificada por fatores mais complexos além da resistência da bobin

Maravilha. Valeu!

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Eu ligaria números ímpares (like a Fender King Reverb) em série-paralelo, operando numa carga maior que o nominal. Mais headroom do power, e menos potência...

QUE FIQUE CLARO, eu sou totalmente contra a ligação em série, ainda mais nesse caso, onde a perda de um AF vai jogar a carga bem pra baixo, conforme as ciosas, para a baixo da mínima...

ter mais flexibilidade de posicionamento e quiça nao precisar microfonar

Eu não acho tão prático, já que a interação entre duas ou mais fontes sonoras é inevitável, teria pontos cegos, com cancelamento quase total etc...

Além de que esse sistema sim é a imagem sonora real, com o som de cada instrumento vindo do lado em que este se encontra, mas em contra partida, o som fica como se viesse de diversos pontos.
Ainda há a interação entre a sua caixa e a do PA, além de diferença de phase esperada. E a falta de controle de volume para sua via, e para a segunda via, que naturalmente com mais AF's será mais alta.

Já se perguntou porque ninguém usou assim, sendo que os recursos existentes até os anos 90, eram praticamente os mesmos que tu dispõe hoje...? O que tu poderia fazer era operar com uma caixa de cada lado do palco, tal era muito comum até a metade da década de 80. Substituindo o AF original por um com o dobro, e ligando uma caixa igual em paralelo que ficaria do outro lado da bateria (apesar de eu ser favorável a bateria ficar de canto pra diminuir vazamentos).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida ligaçao caixa externa blues junior iii ( ajuda )