Bugera 333xl funcionando com 2 válvulas

    Autor Mensagem
    Vazio
    Veterano
    # dez/16


    Bom dia pessoal.


    Tenho duas dúvidas, sobre as quais li bastante aqui no forum, mas mesmo assim algumas coisas ficaram meio embaralhadas pra mim.

    1 - Tenho um Bugera 333xl 120w. Gostaria de saber se é possível nesse ampli fazer aquele esquema de retirar as duas válvulas do canto pra diminuir a potência dele. Vi que se fizer isso, altera a impedância de saída do ampli. Esse ampli tem uma chave seletora de 4, 8 e 16 ohms. Pra utilizar em uma Peavey Valveking 4x12, onde devo deixar a chave seletora?

    2 - Esse ampli faz muito ruído. Sei que é o ampli pois testei outro ampli, com a minha guitarra com meus cabos na mesma tomada onde ligo o meu, e com o outro ampli não deu ruído. Existe alguma forma de remover esse ruído, talvez com um "reforço" no aterramento?

    Obrigado

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Vazio

    Se fizer essa modificação vai precisar trocar o trafo de saida.
    O ruido pode ser por varios fatores como fonte com problemas, compoente danificado nos estagios de amplificação ou da fonte. Só caçando ele com equipamento adequado para saber.

    Vazio
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Se fizer essa modificação vai precisar trocar o trafo de saida.

    Se remover as duas valvulas? (1 e 4 ou 2 e 3)

    Ramsay
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Vazio
    1 - Sim, é possível, mas, faça por sua conta e risco. Eu tenho um amp de outra marca e há 5 anos atrás retirei 2 das 4 válvulas de potência. Uso ele assim até hoje, sem nenhum problema.

    Se bem que o meu amp já tem de fábrica uma chave comutadora atrás que desliga 2 das 4 válvulas de potência, e eu tirei as 2 fora mais para não gastar os filamentos dessas válvulas não utilizadas.

    Talvez o trafo de saida do meu amp já seja dimensionado de fábrica pra suportar a retirada de 2 válvulas.

    Quando se tira 2 das válvulas de potência fora, não é a impedância de saída que se altera, mas, sim a impedância refletida no primário do trafo de saída.

    Por isso, se a caixa Peavey Valveking 4x12 tiver uma saída de 16 ohms, vc deve colocar a chave seletora do Bugera em 8 ohms a fim de equilibrar a impedância refletida, se bem que com isso, além de uma redução maior na potência, vai haver uma certa diminuição na resposta de graves do amp.

    2 - O Bugera 333XL, por ser High Gain, de fato é um amp ruidoso.
    Se vc ligar uma guitarra com humbuckers no canal de alto ganho do Bugera e ao encostar a mão na ponte da guitarra o ruido diminuir, é sinal de que o seu aterramento ou não existe ou está mal feito.

    Se esse for o caso, então, vc tem que providenciar um aterramento adequado para o terceiro pino central do plug de tomada do Bugera, seja pegando emprestado o terra de algum provedor de tv a cabo/internet que vc utilize, ou se morar em casa, enterrar uma barra de cobre de 1 m no solo e ligá-la ao terceiro pino.

    boblau
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Vazio

    O Ramsay te passou exatamente o que deve ser feito. Não tem, teoricamente, problema de retirar duas válvulas, desde que vc saiba quais são os pares. Mas ele disse bem, é um risco teu.

    Minha pergunta é:

    por que vc quer reduzir a potência dele?

    Este ampli é um hi-gain e a distorção dele está concentrada no circuito de pré. O power serve somente para amplificar, no volume que vc desejar.

    Não imagine que com isto vc vai poder tocar em um volume menor do que com 120 watts, porque não vai rolar. Vc vai perder graves. Provavelmente também será um problema maior para administrar em relação ao ruído. E o volume vai continuar alto pra cacete.

    Tocar mais baixo com valvulado, é usar o power bem baixinho ou usar um atenuador de volume (não de potência).

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Vazio

    Acho melhor vender o amp e pegar outro que atenda melhor suas necessidades. porque fazer essas alterações pode danificar o equipamento ou ao menos desvalorizar para revenda.

    Ismah
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Também acho a troca mais negócio...

    Luiz_RibeiroSP
    boblau
    Ramsay

    Levei essa questão para diversos técnicos experientes dá área, caras fuleira, tipo Pedrone, Sossego, Lisciel etc...

    Todos me deram a mesma explicação: esquece a impedância das espiras, e pense num trafo simplesmente como num acoplador em uma razão X:1.

    Por exemplo, o trafo de um DI PASSIVO quase sempre é 10:1. Então 7,74K de um captador de guitarra na entrada (tem o fio ainda), implica em 774r na saída balanceada.

    6k de um quarteto de válvulas pra 8r implica num trafo 750:1... Se cai pra metade a carga do primário, a do secundário também cai... Logo a Z do primário é refletida no secundário, assim a Zout também cairá e isso faz com que a mínima de 8r, passe para 4r etc...

    Nessas, se manter a ligação de carga original, a tendência é cair pra 1/4 (-6dB) da P original...

    Em tempo...

    http://doradioamad.dominiotemporario.com/doc/DETERMI%20IMPED%20TRANSF% 20SAIDA%20PY2ADN.pdf

    Vazio
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Obrigado pelas respostas.

    Acho que vou optar pela troca mesmo e pegar um de menor potência

    Vazio
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Acabei trocando por um Randall Diavlo RD45

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bugera 333xl funcionando com 2 válvulas