Reaproveitando som antigo

    Autor Mensagem
    rodrigo1302
    Membro Novato
    # dez/16


    Bom pessoal, tenho esse som antigo da CCE que já não funciona o leitor de cd, não possui entrada usb, nem entrada auxiliar, nem rca. (Assim como nas imagens).

    http://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2016_12/70598490-361 6-4f51-a2b9-9bcdb1729b82.jpg.f1d94bf7636b1d6097a7ab9cc855ead0.jpg

    http://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2016_12/c7ec5e20-577 3-4c59-843e-e46cf2ed8ae9.jpg.abf720aac6d29d81c387b213ea614af7.jpg

    http://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2016_12/23c241fb-4c5 d-4b31-8162-940cb490f462.jpg.c8add1320f4c120b3304543fd9193d08.jpg

    http://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2016_12/5a026d0d-cc2 b-4691-b29e-8ba620bc98e5.jpg.b91a9561d624aebad9ddac886c3378ca.jpg

    http://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2016_12/607363c6-152 4-4ef6-a693-1502e4614922.jpg.233510621957890f001bf714eb35a60d.jpg

    Queria aproveitar as caixas de som, que são passivas, algum outro aparelho, como dvd, televisão, computador ou até mesmo algum outro aparelho de som. Seria Possível?
    Alguém com mais conhecimento sobre o assunto poderia me auxiliar em como devo proceder?
    Desde já agradeço!

    JJJ
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Não consegui abrir as imagens...

    Mas aconteceu o mesmo com o meu velho JVC. Joguei tudo fora, exceto as caixas.

    No meu caso, usei em um amplificador (muito mais velho, da Polivox, de um tempo onde as coisas eram feitas para durar...).

    Cuidado com a IMPEDÂNCIA (resistência). Tem que bater com o que o amplificador (ou outro aparelho eletrônico qualquer) está esperando ser ligado. A resistência da caixa até pode ser um pouco maior, mas não pode ser menor, senão força o amplificador. O normal é 4, 8 ou 16 ohms. E faz diferença se ligar em série, paralelo, pareado com outras caixas, etc.

    EDIT: A potência tem que ser compatível também (mas, nesse caso, as caixas tem que aguentar potência igual ou maior ao que o amplificador vai mandar, pra cada canal).

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    rodrigo1302
    é possivel, precisa ver o quanto esta disposto a pagar. acho que no seu lugar eu compraria um amplificador barato para usar como caixa do PC. vai ficar legal para jogar, escutar musica e assistir filmes na net.
    Uma opção é esta -> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-815430277-mini-modulo-amplifica dor-ma-170-estereo-mp3-ipod-_JM

    Não conheço esse equipamento, só dei como exemplo de uma solução barata. Se achar interessante a ideia pesquise e veja se suas caixas são compatíveis em impedância e potencia para este amplificador, como foi dito.

    JJJ
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    potencia

    Bem lembrado! Fiquei com a impedância na cabeça e esqueci da potência - que é até mais óbvia! (editei lá).

    rodrigo1302

    Na dúvida, procure o colega Ismah. Ele é o cara (um dos caras... rs) das ligações eletrônicas por aqui...

    GPONTESFM
    Membro
    # dez/16
    · votar


    rodrigo1302
    Também não consegui abrir as fotos. Qual o modelo do seu aparelho?

    JJJ
    Ainda tem o Polivox?

    JJJ
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    GPONTESFM

    Tenho. Polivox AP800 véio de guerra, firme e forte!

    GPONTESFM
    Membro
    # dez/16
    · votar


    JJJ
    Excelente aparelho.
    Gosto muito da qualidade desses aparelhos antigos. Estou iniciando um projeto de restauração de eletrônicos antigos e tenho me surpreendido com a robustez dos receivers e amplificadores da década de 70 e 80. São muito superiores aos equipamentos encontrados hoje no mercado, com CI's que fazem tudo.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/16
    · votar


    rodrigo1302

    As caixas, se de boa qualidade, podem e devem ser reutilizadas. Observando potência e impedância das mesmas.

    Indique o modelo (já que as fotos não abrem) e poderemos te dar detalhes técnicos e falar sobre a qualidade.

    Ismah
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    JJJ

    Obrigado a referência.

    Eu namoro um PM5000 a tempos já! Provavelmente vou eleger esse pra tocar minhas torres de transmissão (quando saírem rs). Se tu tem um dessa época, cuida muito dele, porque bem pouco provável teremos novamente destes, pois ninguém quer gastar, quer tudo do mais barato... Nessa onda, classe D comanda, não que seja ruim, mas é classe D de baixa qualidade, porque os bons custam caro também...

    Edit: dá um olhada, no fim da página tem o "original" da revista em jpg

    http://www.audiorama.com.br/polyvox/somtres_CM_PM5000.htm

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah
    JJJ

    A galera bobeia um pouco, por falta de conhecimento e pesquisa, para a montagem de um bom conjunto de audio.

    Meu PC esta ligado num Pioneer VSX 455, que é um amplificador maravilhoso, em qualidade e potência. Ligado em um par de caixas Polyvox Vox 50, mas com previsão de incluir mais duas caixas pequenas para os agudos e um subwoofer, ou seja, terei uma monitoração 5.1.

    É possível, se procurar bem, achar em estado de novo, e montar um conjunto desses com menos de 1000 Temers. E a qualidade é muito próxima a de equipamentos profissionais 5 vezes mais caros.

    O ampli é um primo um pouco superior a esse aqui:



    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Está sendo modesto... Porque hoje dependemos exclusivamente de artesanais (que enfiam a faca) ou de importados, que custam mais pelos traslados...

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    Amigos, na mesma vibe, tô querendo usar como monitor de áudio as caixas (passivas) de um aparelho de som Philips 3 em 1 (quem lembra disso? rsrs) que tenho parado em casa.

    Acontece que ele ficou muitos anos emprestado e quem pegou detonou com tudo, o toca-fitas (K7) não funciona mais, o toca-discos está um lixo e onde eu moro rádio pega muito mal (só pega bem rádios evangélicas...).

    As caixas tem plug RCA e tem um som muito bom e potente (sem exageros de grave/agudo), além de estarem como novas.

    A idéia é ligar elas para uso na minha Steinberg UR22 MkII. Mas creio que para tanto irei necessitar de um amplificador estéreo para a saída não é? Ou posso ligar as caixas direto na linha da interface, com um adaptador (as saídas de linha da UR22 são P10, salvo engano)?

    Enfim, já tenho o PC, já tenho a interface, já tenho as caixas. O que mais precisarei adquirir para ter um monitoramento razoável (sem gastar nada, ou gastando muito pouco), e sem precisar usar fones (que aliás ficam com o volume muuuuuito baixo na UR22)?

    E neste caso, como faria as ligações?

    Agradeço quem puder me ajudar.

    Abçs

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    O som do meu quarto é uma fonte 12v, um som de carro pioneer e um par de caixas antigas gradiente 3 vias. Na boa, o som é bom pra caramba!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    GPONTESFM
    A décadas que sei disso...
    Todos os meus sistemas de som são antigos. Mesmo o PC, DVD e CD player são ligados vía um roteador à entrada aux do meu AIKO Sistem 3000 e a duas caixa VOX 50S de 3 vias, além de um toca-discos Pioneer PL518 Direct Drive.
    Na sala tem um Gradiente S-95 ligado à duas caixas Gradiente BS120 (também de 3 vias). Na casa dos meus velhinhos tem um Technics SA5047 ligado a um DVD e a um Toca discos CCE DD8080 Direct Drive.
    Jamais compro equipos recentes, a não ser radinhos baratos e DVD's players vagabundos (pois tocam tudo!). A qualidade de manufatura, resposta de frequência, THD e qualidade é muito superior à esses equipos de hoje...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    um aparelho de som Philips 3 em 1 (quem lembra disso? rsrs)

    Eu tenho diversos! O meu velho, era apaixonado por música, tem uns 3 rádios por cômodo da casa.

    creio que para tanto irei necessitar de um amplificador estéreo para a saída não é?

    Provavelmente.

    posso ligar as caixas direto na linha da interface, com um adaptador (as saídas de linha da UR22 são P10, salvo engano)?

    Ligar pode se vai ficar bom, ou funcionar, não se sabe. rsrs
    Tu cita na sequência que o fone fica baixo na interface... E o "volume digital", aquele do Windows, está no máximo?

    Se puder, me arranja o manual dela, ponde ser em inglês.

    acabaramosnicks

    Não quero diminuir teu equipamento meu amigo, mas por experiências negativas no ramo: bom e alto, são coisas bem diferentes. Bom é algo que realmente acho questionável antes de ouvir. Não sei a procedência, não sei o custo, mas caixas bem projetadas no ramo automotivo, eu só vejo em quem é loja campeã...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: acabaramosnicks
    · votar


    Ismah
    não disse que são caixas automotivas, e não disse que é alto

    acho que a potência de um cd player de carro não chega nem a 30w, não é alto mesmo

    uma caixa que eu falo é tipo isso:

    https://http2.mlstatic.com/caixas-de-som-gradiente-ds-67-3-vias-som-de -qualidade-D_NQ_NP_617021-MLB20696305861_052016-F.jpg

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    acabaramosnicks

    Depois de ouvir o Carlos Mergulhão ouvindo música em 1W, eu repensei meus conceitos de baixo e alto hehehehe

    Acho que pode ficar bom. A potência depende... Se tu tiver os Pinonner, alguns Mosfet fazem 80W (4x20W)...

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    Ismah, o manual dela tá aqui:

    Então, o volume está no máximo no PC, mas o fone de ouvido eu ligo direto na interface e controlo o volume no botão "phones" dela, então acho que não passa pelo "rWindows".

    Na verdade os volumes do microfone e da guitarra ligados na interface ficam tão baixo no phone de ouvido que eu tenho que subir o ganho das "entradas" e aí já sabe né? "Clipa tudo"...

    Em tempo: sabe indicar que tipo/modelo ou quanto vou pagar maomeno num amplificador "bom e barato" (se é que isso existe, rsrs) pra eu ligar interface-ampli-caixas, apenas para usar de monitor? Pode ser usadão e/ou nível amador (só gravo minhas coisas, em casa). Pode ser desses de automóvel?

    Abç e valeu!

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    acho que não passa pelo "rWindows"

    Creio ser obrigado a passar, verifique o mixer do Windows. Pode ser ali o trunfo.

    Também verifique o mixer da placa, que mistura sinais das entradas e de saída (vindo da máquina).

    um amplificador "bom e barato"

    Eu sou contra isso NESTE caso. Tu vai ter resultados bem ruins, e isso não serve de nada, mesmo que grave só suas coisas, em casa. Pra ter um resultado ruim, podes vender as que tem, e comprar pra 150 reais umas caixas genéricas que dará o mesmo resultado...

    Um amp que recomendo, é o do Carlos Mergulhão/DestoyerX procure no u2b, eu não consegui lembrar o site dele. :(

    GPONTESFM
    Membro
    # dez/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Ismah
    Essa questão do bom e barato é muito complicada. Tem que avaliar muito a situação. O Receiver que eu comprei é um CCE SR-180 fabricado em 1982 ou 1983. Qualidade muito boa e me custou R$ 150,00. Por esse preço, não dá pra comprar nem uma mini-caixa bluetooth com falante de 2", porém comprei ele com defeito e como tenho conhecimentos em eletrônica resolvi arriscar. Dei sorte, pois o defeito era um transistor BC337 da fonte.
    Por outro lado, temos no mercado aparelhos com um monte de luzes piscando, entrada pra tudo quanto é midia, 1000 x 10^8 W de "potência" e com som mais parecido com uma colmeia, custarem uma grana violenta.

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Sim GPONTESFM, é verdade. Tenho um CCE SHC 8000, que é minha referência. É dois palitos pra ele acusar a distorção que arquivos low fi tem... Rádio FM de pop, aparece nitidamente o limiter, já num disco, ele soa límpido.

    O pai comprou na época, então não sei quanto custou...

    aparelhos com um monte de luzes piscando, entrada pra tudo quanto é midia, 1000 x 10^8 W de "potência" e com som mais parecido com uma colmeia

    Em parte é a adoção de amplificação Classe D... Realmente mesmo, introduz distorção, e bem mais que um Classe B... Pra mim Classe G ou H é o melhor para onde o som será transladado, onde é fixo... Classe AB resolve bem. Classe A só para sinais mono, ou amplificação MS

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reaproveitando som antigo