Bose L1 Model II com Tone Match - configuração de microfones, alguém sabe?

    Autor Mensagem
    eli3787
    Veterano
    # set/16


    Possuo esse modelo de sistema de amplificação de som. Preciso que alguém que o conheça, me ajude a configurar os microfones, pois sempre q utilizo em locais amplos e vou aumentar o volume dos microfones acaba dando problemas de microfonia e de som muito horrível!

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Microfonia pode ser culpa dos microfones também.

    Defina "problemas de som muito horríveis".

    eli3787
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Definindo, Ismah, qdo o salão enche de gente e fica aquela barulheira, como aconteceu nessa última vez, o meu microfone ficou péssimo, com um som meio baixo parecendo q eu estava cantando numa caverna bem ao fundo, com mta reverberação. Só q antes, qdo passamos o som estava tudo bem! Nós não conseguimos tb colocar mais volume no "Trim" pq começa a apitar.
    Estou agora estudando a nos afastar mais da torre do Bose e parece que assim conseguimos aumentar mais o Trim, embora estivéssemos nos posicionando por trás dele e não na frente (como recomendam, incrivelmente!)!

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Isso poderia ser causado pelo reverb ou uma estacionária.

    Possuem algum eq gráfico? Os monitoramento funciona como?

    eli3787
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Aí, Ismah, já complica para mim, não sei nem o que é "estacionária". O problema é q não entendo de técnica de som, por isso precisaria de alguém que conhecesse o sistema, e já tivesse alguma experiência com esses aparelhos. Qdo vc pergunta sobre EQ gráfico, vc quer dizer aquele q se visualiza como gráfico? Não, o visor é todo digital e só aparecem números. Fica difícil para quem não está familiarizado com esses aparelhos, poder me ajudar. De qquer forma eu agradeço muito sua boa vontade!

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Sobre estacionária...

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Onda_estacion%C3%A1ria

    Fica difícil para quem não está familiarizado com esses aparelhos, poder me ajudar

    Ajudar é fácil, o difícil é apenas para nos entendermos... Precisamos apenas encontrar a frequência que está sobrando. Sugiro que baixe um RTA para o celular ele deve te fornecer aproximadamente a frequência que sobra.

    eli3787
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Ismah, posso te repassar o manual do Tone Match para podermos especificar melhor o q vc está querendo me dizer. Esse manual está em PDF, como posso te repassar?
    Qto a baixar "um RTA" vc tb pode me dizer exatamente o q é isso? (ah, desculpe tanta ignorância no assunto...rsrs)
    Mais uma vez te agradeço pela disponibilidade e boa vontade em ajudar!

    Ismah
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    eli3787

    RTA significa Real Time Analyser, é um apk que gera ... Só pesquisar nas "lojas" de aplicativos de cada SO, seja iOS, Android, ou Windows...

    O manual tu pode enviar para cabelo (ponto) roadie (arroba) yahoo (ponto) com (ponto) br

    eli3787
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Já te enviei o manual, vamos ver, se ajuda! Obgda.

    eli3787
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Ismah, vc recebeu o e-mail?

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    eli3787

    Recebi, porém eu trabalho com bandas e eventos, conseguirei ler apenas para amanhã.

    eli3787
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Oh, Ismah, sem problemas, fique à vontade, qdo puder e obrigada!

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Antes de tudo estou entendendo que se usa uma mesa, e se sai dela para A ENTRADA DE LINHA do Bose.

    Também vale ressaltar que se os cantores enfiam o microfone dentro do monitor, não tem o que fazer a não ser mutar o microfone.

    Sugiro que comece pela estrutura de ganho.:

    - ABAIXE / REDUZA / FECHE todos os faders
    - Abra o volume do Bose até 0dB, ou o valor máximo caso não seja graduado.
    - Abra o volume da mesa até 0dB
    - Abra o volume de um dos mics até 0dB
    - Então abra UM POUCO (e um pouco mesmo, porque vai vim muito alto) o volume de um dos mics, e fale nele
    - Se começar a se realimentar pare e dimua GANHO do mic. Se não vá apenas até que esteja num nível alto.
    - Veja se tem algo distorcendo (creio que não)
    - Diminua o volume do mic no fader
    - Pronto, temos uma estrutura de ganho
    ___________________________________________________________

    Li todo o manual praticamente. E realmente, é bem compleTo e complexo, não foi projetado para qualquer um - sem ofensas.

    O que eu concluí é que tens avião, mas ninguém é capaz de voar com ele, pois não sabem pilotar. Novamente, peço que não se ofendam.

    Há dois tipos de equalizador:

    Um de três vias (grave, médios e agudos) chamada zEQ.

    E outro paramétrico, onde dá para regular a frequência, e a largura de banda (normalmente chamada Q) do filtro. É aqui que eu mexeria!

    - Deixe todos os mics em pedestais (de metal ou humanos mesmo rs), nas posições de uso. Abra-os e de um .

    - Faça uma varredura (vai subindo a frequência) com 3dB de ganho e um Q estreito, até que a microfonia ocorra. Essa é a frequência que tu deve atenuar, diminua o ganho ao máximo possível nessa frequência.

    - Devem haver mais harmônicas - múltiplos inteiros dessa frequência inicial, isto é frequência x2, x3, x4... até uma 4ª harmônica já deve ter sumido o problema. Vá diminuindo sempre metade do ganho da frequência (F), pra metade da anterior isto é

    F1 = -15dB
    F2 = -7,5dB
    F3 = -3dB
    F4 = 0dB

    ATENÇÃO não deixe realimentação acontecendo, pois pode queimar o sistema!

    OBS.: Não creio que terão facilidade em fazer, o mais eficiente é fazer um cursinho com algum técnico da região, ou mesmo num lugar próximo. SP tem as pencas, volta e meia saem os específicos para igrejas e templos...

    eli3787
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Ismah, não me sinto nem um pouco ofendida, não! Realmente estamos com um avião sem saber pilotar...rsrsrs.
    Uma informação aqui e outra ali e as suas, confirmam q temos q trabalhar abaixando as frequências q estão dando esse retorno e apita, mas ainda não sei bem como fazer isso! Para leigos como eu isso é grego. Acho q vou mmo pedir para um técnico vir regular o aparelho de forma a podermos usar com volume alto sem ter problemas de microfonia, que é o q mais tem dado qdo aumentamos o volume...e olhe q esse sistema de som serve para abranger um salão com até 300 pessoas e mmo assim não estamos podendo aumentar o volume!
    Ismah, te agradeço bastante, vc foi mto prestativo. Abços

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Pedir pro técnico vir regular é torrar grana, qualquer coisa que mude, vai precisar gastar novamente... É melhor pagar um pouco mais, para alguém receber treinamento. Conhecimento nunca é demais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bose L1 Model II com Tone Match - configuração de microfones, alguém sabe?