Instalação de amplificador e mesa de som

    Autor Mensagem
    rafasong
    Veterano
    # ago/16


    Pessoal, gostaria da ajuda de todos, pois não tenho conhecimento em mesa de som e amplificador. O problema é que quem operava a mesa de som não se encontra mais no estabelecimento, então fiquei para operar.

    1 - Tenho uma mesa de som Ciclotron AMBW-12ES com 12 canais.

    https://http2.mlstatic.com/mesa-aud...ito-D_NQ_NP_22008-MLB20223086210 _012015-F.jpg

    Tenho 2 amplificador:

    1: Unic storm ZX 200

    http://www.unicaudio.com.br/equipamentos/amplificadores/amplificadores /zx-200

    2: Unic ZX 600 ZX 600

    http://www.unicaudio.com.br/equipamentos/amplificadores/amplificadores /zx-600

    4 caixas passivas, apenas lembro o nome de 2 mas não sei quantos RMS tem cada uma delas:

    2 modelo Chatter

    http://mlb-s1-p.mlstatic.com/400701-MLB20372295658_082015-O.jpg

    As 2 outras caixas passivas são bem inferior a do modelo chatter acima.

    Tenho também 4 retornos ( que também não sei o rms e nem os modelos )

    O problema que percebi, creio que estejam ligadas de forma erradas, pois mesmo baixando o volume do microfone ainda continua saindo o áudio nas caixas.

    Eu gostaria de realizar a instalação novamente com novos cabos. Por isso gostaria da ajuda de vocês para não errar na instalação e deixar como deve ficar. O som é muito ruim, principalmente usando os microfones e quando colocamos uma música com cd original.

    O cd está ligado na entrada RCA da mesa de som

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Quer ligar 8 caixas nesta mesa é isso ?

    A ligação seria ligar as caixas principais no main out, esse controle é total, e os monitores no Aux, mas provavelmente estes só funcionam com seu respectivo controle de volume, ou seja o fader só funciona para o master, um último truque seria usar a saída de efeitos, mas o volume também tem seu controle

    Explica como você ligou isso tudo, não entendi direito o que fica saindo som

    Matec
    Membro
    # ago/16 · Editado por: Matec
    · votar


    O que o Edson Caetano escreveu é correto.
    O bom é ler primeiro o manual da mesa :manual mesa
    Quanto à distribuição das caixas, se vc só tem essas duas potências, pode faltar potência para os monitores, pois a ZX200 vai estar no limite.
    Os monitores podem ser ligados no auxiliar 1, mas só uma via nem sempre ajuda muito.
    O auxiliar 2 é uma saída de efeitos o que limita o uso como saída de monitores. Pode usar mas não é fácil.

    Se o som dos microfones não é bom, talvez esteja saturando na entrada, aí é preciso diminuir o ganho (gain) para que o led clip não chegue a acender.

    Se o som continuar ruim, pode ser que as potências não estejam suportando o volume de som, ou então que suas caixas já estejam com problemas.

    Abs

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Edson Caetano
    os monitores no Aux, mas provavelmente estes só funcionam com seu respectivo controle de volume, ou seja o fader só funciona para o master

    Depende se for Pré-fader ou pos-fader... Mesas analógicas geralmente não tem essa opção, mas algumas tem...

    Matec
    Se o som dos microfones não é bom, talvez esteja saturando na entrada

    Talvez esteja saturando na cápsula... Microfones de karaokê costumam dar esse "efeito"...

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Ismah
    Aí me pegou kkk, o normal é pré fader correto ? Ainda mais estas brazucas

    rafasong
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: rafasong
    · votar


    Galera, eu percebi que a potencia ZX200 fica com os leds vermelhores toda a hora piscando, já a potencia ZX 600 ZX 600 nada acontece. Como eu falei, não sei como está instalado e gostaria de instalar tudo novamente do zero.

    Tem uma medusa da onde está conectado os microfones.

    Falando em microfones o que acham desse modelo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-756668875-sjf-kit-05-microfones -arcano-a-57-ou-a-58-shure-_JM

    Vale a pena comprar o Arcano A-57 ?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    rafasong
    Eu tenho esse mic, é razoável. Nada de excepcional, mas não é ruim. Uso pra microfonar o ampli da guitarra.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Edson Caetano

    Geralmente sim, pré-fader e post eq...

    sandroguiraldo

    Sinto que o meu capta agudos absurdamente bem, mas pode ser problema da minha interface e as impedâncias envolvidas...

    rafasong
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Galera, fiz uma simulação dos aparelhos e caixas com os amplificadores que tenho no local. Poderiam me ajudar de como instalar?

    1 - As 2 caixas são a chatter mas tenho mais 2 ( coloquei chatter substituindo as outras 2 que não lembro o nome das caixas )

    2 - temos 4 retornos parecido com essas caixas

    3 - Os amplificadores são esses modelos - STORM Zx 600 / STORM Zx 200

    Segue a imagem

    http://image.prntscr.com/image/89a6bd4aa7724720b3f9e9ef2736938c.jpg

    Ismah
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Começamos pelo começo.

    - Impedância e potência NOMINAL das caixas.

    - Impedância e potência NOMINAL dos amps.

    - Tamanho da igreja

    - Existem recursos de processamento disponíveis?

    rafasong
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Tenho essas informações:

    1 Amplificador ZX 200:

    Impedância de Entrada : 47K Ohms Não Balanceada
    Potência de Saída por Canal: 95 Watts RMS 4 Ohms 117 VAC
    / 55 Watts RMS 8 Ohms 117 VAC

    ------------------

    1 Amplificador Zx 600:

    Potência de Saída Total: 8 Ohms, 1kHz, 0,1% THD (BRIDGE) RMS / 530 W

    ------------------

    2 Caixas passivas chatter : 8 ohms 150w rms



    ------------------

    4 CAIXA RETORNO GENESIS PRO AUDIO RETORNO 12 LIGHT
    Impedância - 8ohms
    Resp. Freq. - 60hz à 20khz
    Potência - 130 watts rms

    -----------------

    Tenho mais 2 caixas passivas loudvox mas ainda nao sei qual a impedancia e potencia. Mas deve ser bem inferior das 2 passivas da chatter acima.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    2 vias de retorno (geralmente meio e pontas) com as 4 caixas, uma em cada canto, duas no meio, agrupadas em pares como melhor achar, cada para tocado por um canal do ZX200.

    A frente tem um problema... O ZX600 é absurdamente mais forte que as caixas...

    Potência de Saída Total :

    600 Watts RMS 4 Ohms
    360 Watts RMS 8 Ohms
    Bridge 530W

    (fonte: http://www.ninjasom.com.br/amplificador-de-potencia-zx600-unic-6513.as px/p)

    Tentaria negociar tuas caixas em outro par das que tem, e colocar dois pares por lado em dois fly cluster ou sobre pedestais. OU AINDA, um fly cluster central, com duas caixas 300W @ 4 ohms (150W+150W, duas 8 em paralelo = 4 ohms), tocadas por um canal do ZX600 (e pot a -6dB, para reduzir a potência para a metade) e um sistema de sub's de 600W tocadas, pelo outro canal do ZX600...

    Porém, tentaria trocar essas caixas assim que der, elas são bem fracas, ao menos precisaria uma de duas de 250W @ 8ohms para ligar em cada canal do ZX600.

    rafasong
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Então vc recomenda ficar com os 2 amplificadores e pegar novas caixas? Essa potencia ZX200 nao é muito fraca?

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Sim, pois de nenhuma forma tu consegue associar as caixas sem que fiquem sobre alimentadas.

    Pode reduzir no ganho do amplificador, digamos para -9dB (1/8 da potência original), mas é arriscado se não tiver uma forma de restringir com chave o acesso ao amp... Se algum desavisado resolver mexer, algum falante vai virar fusível. Aí já viu, é prejuízo...

    NOTA: acima eu disse para usar atenuação de -6dB, mas o correto é -3 para diminuir a potência pela metade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Instalação de amplificador e mesa de som