Dúvida sobre o amp Black Fox 30

    Autor Mensagem
    SnowFroost
    Membro Novato
    # jul/16


    Olá pessoal, tenho uma dúvida sobre meu amplificador Black Fox 30 da Tagima. Sou totalmente leigo no assunto, então gostaria de entender um pouco sobre. Sempre quando plugo minha guitarra (Cort X1), ela funciona normalmente, mas quando ligo o drive, o som fica extremamente alto tendo que diminuir o master por completo e dar uma leve aumentada, para que fique num volume agradável para se tocar em casa. Isso é normal? Eu sempre deixo o volume da guitarra no máximo pois senão quase não sai distorção com o ganho, apenas fica num volume muito alto.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Sim, é o que se chama de compressão, que diminui a faixa dinâmica, gerando um volume médio maior.

    Eu sempre deixo o volume da guitarra no máximo pois senão quase não sai distorção com o ganho, apenas fica num volume muito alto.

    Isso pode compensar mandar avaliar. Em teoria pode ser uma captação de baixo ganho, como pode ser um defeito no circuito.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    SnowFroost
    Seu pedal tem um controle de volume.
    Use-o.
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Oi? Ele tá falando do amp Tagima Black Fox 30...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ismah
    É isso aí.
    Basta ele diminuir o ganho...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Aì se vai o drive kkk

    SnowFroost
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Eu não tenho pedal, estou falando do drive do próprio amplificador. Vou gravar um vídeo e mando pra vocês entenderem melhor.

    Guitar_L
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    SnowFroost
    Acredito fortemente que isso é erro de projeto. O amp deveria ter volumes separados para cada canal, mas como é compartilhado, você tem esse problema. Minha sugestão: esquece o drive desse amp e economiza pra comprar um pedalzinho. Com 200 reais você consegue coisa legal já.
    Abraços

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    SnowFroost
    O Fender Frontman 10G tem exatamente o mesmo problema, por isso creio que seja do projeto mesmo. Faço minhas as palavras do Guitar_L.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    SnowFroost

    Possível erro de projeto.

    Solução mais rápida: use a distorção ligada o tempo todo e "limpe" abaixando o botão de volume da guitarra. Pode resolver temporariamente.

    Digo temporariamente porque naturalmente você irá recorrer a outra solução posterior. Ou não.

    SnowFroost
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    https://www.youtube.com/watch?v=R3twsipIxJo Não da de perceber muito a diferença quando o drive esta ligado, mas o som sai extremamente alto, acham que é possível ver na loja onde eu comprei pra ver se isso é um problema? Pois é novo o amplificador e a guitarra

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Tente testar outro amp igual... Mas não tem cara de defeito não, é esperado. Meu Vox Path10 fazo mesmo.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    SnowFroost
    No vídeo você já descobriu uma "arma" e uma das funções mais utilizadas pelo knob de volume. É completamente normal quando você diminuir o volume da guitarra, "diminuir a distorção" como você diz, pois você está tirando o ganho, a quantidade de sinal da guitarra que é enviada para o ampli. Muitos guitarristas utilizam isso para variar a dinâmica em um solo por exemplo, onde em partes mais calmas se utiliza um pouco menos de ganho totalmente controlado pelo knob de volume da própria guitarra, dando uma limpada no som e quando a música entra com tudo sobe o knob da guitarra para atingir o ganho necessário e "compatível" com o decorrer dela. Alguns exemplo, escute farewell ballad do Zakk Wylde e o solo de No More Tears do Ozzy.

    Mas depende muito também da qualidade da guitarra por exemplo, tem guitarras com potenciômetros que ao abaixar o knob de volume dela para dar uma limpada no ganho, acaba por perder quase todas frequências agudas, diminuindo o ganho mas tornando o timbre totalmente fechado/abafado.

    SnowFroost
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Entendi, daí no caso o melhor seria usar um pedalzinho de distorção né?

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    SnowFroost
    No seu caso sim, pois a distorção do seu ampli não deve ser grandes coisas. Pegando um pedal legal conseguirá resultados melhores com certeza. O que eu te recomendaria agora no início, é pegar uma pedaleira de entrada mas que seja bem honesta pois assim irá conhecer e aprender a usar melhor os efeitos.

    SnowFroost
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Que tipo de pedaleira? Fale algumas pra quando eu tiver condições acabo procurando por elas... algo não mt caro pq eu sou iniciante, e não pretendo virar guitarrista, é apenas um hobby.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    SnowFroost
    A pedaleira certamente irá te dar uma empolgada muito maior para tocar, pois irá te trazer milhões de possibilidades de timbres, efeitos diferentes.

    Eu não gosto muito de indicar um modelo específico que nunca testei, mas ouço falar bem da Zoom G1xon que já vem com pedal de expressão te possibilitando utilizar efeitos como wah e whammy. É uma pedaleira de entrada que está na faixa dos 400 450 reais, mas deve achar usada em bom estado ainda mais barata.

    SnowFroost
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Mas um pedalzinho com um botãozinho só, não tem? Na faixa de 150 reais por aí, já nem tenho 150, imagine 400 kkkk

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    SnowFroost
    Pedal você vai ter um efeito só, acho que não é o que você precisa principalmente porque está começando agora. Com a pedaleira você terá milhares de efeitos, como distorções variadas, simulações de amplificadores famosos, delay, reverb, chorus, phaser, flanger e muitos outros. Acho que vale o investimento, vai te fazer conhecer melhor cada um dos efeitos e te deixar com muito mais vontade de tocar. Lembro quando comprei minha primeira pedaleira há muitos anos atrás a felicidade que foi, é um mundo novo. E hoje anos depois, vejo o quão importante ela foi para o meu aprendizado. Atualmente a qualidade dos efeitos são bem melhores que naquela época, com pouco dinheiro já consegue algo bem mais legal e honesto.

    Olha acho que usada você encontra por 300 350 reais, acho que vale uma forcinha para o investimento. Tem a versão sem pedal de expressão que é a Zoom G1 normal, é mais barata, mas a diferença é tão pequena que não acho que compensa. Tenta olhar uma usada em bom estado no MercadoLivre, de alguém que more na sua cidade para você poder retirar pessoalmente. De uma olhada em vídeos brasileiros testando e explicando as funcionalidades da pedaleira.

    SnowFroost
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Beleza!!! vou dar uma olhadinha quando tiver condições. E acha que é por causa do meu amplificador não ter uma boa distorção que eu não consigo fazer harmônicos artificiais? Se eu ficar tentando sai, mas sai bem sem graça.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    SnowFroost
    Fica mais fácil de conseguir fazer os harmônicos com maior quantidade de distorção, mais ganho e no captador da ponte. O resto é técnica, executar corretamente a técnica, dosar um vibrato e tal. Lógico que com um timbre devidamente regulado e bonito, tende a ficar mais legal, mais vivo. Mas a técnica em si é a base e o mais importante.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    GuitarHome

    Se me permite, é meia verdade que a distorção facilita HA... Ela apenas torna mais audível, mas nada que uma compressão também não resolva. Apenas é menos comum seu uso em clean e low gain. Sem dúvida a combinação de pontes fluantes (Floyd Rose em sua maioria) e harmônicos artificiais (HA) é o estrelato da parada... Pantera é um bom exemplo disso.

    Harmônicos artificiais tem uma malandragem semelhante a dos naturais, e até se pegar ela vai um tempo.

    Basicamente precisa-se dividir a corda em partes iguais, e isso dá a característica do harmônico.

    Geralmente entre a 5ª e 10ª casa o ponto ideal é sobre a bobina interna do captador do braço de uma LP, e entre o captador do meio e braço de uma Strat. Entre a 10ª e a 22ª é entre os captadores de uma LP, e o cap do meio de uma Stratocaster. A forma pra encontrar os pontos é ir repetindo o HA com a nota presa e ver onde ele soa melhor.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Ismah
    Sim mas o fato de tornar mais audível, principalmente pra quem tem pouca experiência como deve ser o caso do criador do tópico, já facilita e muito para encontrar esses pontos mais faceis de se executar o harmonico artificial. Alias estes que são possíveis de se tirar tranquilamente (para quem sabe executa-los claro) em um violão por exemplo.`

    pontes fluantes (Floyd Rose em sua maioria) e harmônicos artificiais (HA) é o estrelato da parada... Pantera é um bom exemplo disso.

    Sem dúvidas. Outro exemplo que me serviu de inspiração são os dive bombs a lá Joe Satriani.

    Alias lembrei que tenho um video antigo que postei a pedidos de alguns membros da época aqui do fórum para tentar mostrar como eu fazia. A qualidade do video é pessima e do áudio não é das melhores, era o que deu pra fazer nesses tempos rsrs. Mas lembro que ajudei uma galerinha na época. Fica ai pro dono do tópico também.

    https://www.youtube.com/watch?v=EV2u6RkfcLo

    Abç

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Mencionei o fato, pro cara não culpar o periférico por uma coisa que é problema de técnica de execução.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Ismah
    Ah sim como mencionei no meu post ali em cima, a técnica é o item mais importante de todos, sem dúvidas.

    Abç

    SnowFroost
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Valeu pessoal! Obrigado :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre o amp Black Fox 30