Potenciômetro para amplificador importado

    Autor Mensagem
    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/16


    Boa tarde

    Não sei se alguém tem experiência com o problema que estou tendo no momento.

    Tenho um Egnater Rebel 30 Head e preciso substituir 2 potenciômetros.

    Na assistência técnica onde levei meu amp fui informado de que só o original serve.

    Acontece que entrei em contato com a Egnater e eles cobram absurdos 49 dólares de frete.

    3 potenciômetros (1 de reserva) + frete + impostos = 380 reais.

    Há outra saída? No ebay eu conseguiria um potenciômetro similar confiável?

    Obrigado.

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    henriquelhrf2

    Cara, já abri o meu e não me lembro de ter visto nada de outro mundo. Leve em algum outro técnico pra pegar uma segunda opinião. As vezes o pot tem um valor não muito usual, mas imagino que encontre sim alguma alternativa.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Acompanhando...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    henriquelhrf2
    Potenciômetros são meros resistores variáveis...
    Basta comprar do mesmo valôr e tipo (geralmente logarítmicos), medir com multímetro pra conferir, e instalar...
    Abç

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Obrigado a todos pela ajuda até aqui. Tive um fim de semana cheio e não pude responder antes.

    Agora não tô entendendo pq o técnico falou p eu comprar os originais...

    Como faço p saber qual o potenciômetro adequado? Tenho multimetro em casa, eu mesmo posso fazer isso? Pq o técnico ja nao resolveu dessa forma?

    Obrigado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    henriquelhrf2
    Abra o amp e confira o valôr do potenciômetro. Se tiver o esquema do amp é bom também. Se não houver no mesmo indicação alguma de qual a sua medida, meça com o multímetro (existem tutoriais de como fazê-lo na internet). Compre um igual.
    Pq o técnico ja nao resolveu dessa forma?
    Isso vc tem que perguntar à ele...
    Abç

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    henriquelhrf2

    Tem como mostrar uma foto do pot? Existem potenciômetros de diversos tipos, com resistência cerâmica, chaves em buticas, etc. Fica mais facil auxiliar sabendo mais a respeito.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Encontrei na internet um relato de problema com potenciômetro Egnater:

    http://ampworks.co.uk/recent-repairs/egnater-repair-rebel30-aw15mar001 /#lightbox/0/



    O técnico explica que não é difícil encontrar o potenciômetro de mesmo valor, o problema é fazê-lo caber no espaço disponível. No caso o problema era no volume do canal limpo. Ele conseguiu resolver adicionando um resistor.

    No meu, a questão é um ruído em algumas notas no canal limpo. O técnico disse que os potenciômetros de grave e agudo estão ruins.

    Não sei se uma solução alternativa como essa resolveria o meu problema ou se serve apenas pra esse caso específico mostrado no vídeo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    henriquelhrf2
    Limpe os pots com spray limpa-contatos e veja no que dá...
    Abç

    SergioTrindade
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    3 potenciômetrospor 380 reais? Só se for de ouro maciço, com diamantes encrustados nos terminais.
    Aqui em SP, na Stª Ifigenia, os potenciômetros normalmente usados nesses amps variam de 1 Real ( no caso dos chineses) até pouco mais de R$20, no caso dos CTS

    SergioTrindade
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Esse esquema de limpar com spray (como disse o Mauricio Luiz Bertola) normalmente funciona bem.
    Existe tb a opção de desmontar (com cuidado) o pot e limpar por dentro. Recentemente eu fiz isso como um potênciômetro de meu wah-wah. Limpei o tape com álcool isopropílico e ficou zero.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola e SergioTrindade,

    O técnico já limpou os potenciômetros 2 vezes... parece q não tem jeito. É um cara bem conceituado no mercado. Difícil que eu, totalmente leigo, consiga fazer melhor que ele.

    SergioTrindade
    3 potenciômetrospor 380 reais? Só se for de ouro maciço, com diamantes encrustados nos terminais.

    Cada um custa 7 dólares. O frete é 49 reais... juntando os impostos, dá aproximadamente isso.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    To afim de levar em outro tecnico p ver se ele dá jeito.

    Poderiam me indicar alguem via MP? To em Sampa.

    macaco veio
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    No meu, a questão é um ruído em algumas notas no canal limpo
    e o problema sao os potenciometros de grave e agudo!!!!

    Amago
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Amago
    · votar


    Assunto interesante futuramente podera me ajudar

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    macaco veio
    No meu, a questão é um ruído em algumas notas no canal limpo
    e o problema sao os potenciometros de grave e agudo!!!!


    Foi o q o técnico disse... ele tá no mercado há décadas e foi indicado por um prestigiado handmaker nacional. Não vou citar nomes aqui.

    Ele disse que são os potenciômetros que estão adicionando essa sujeira no som. Tava bem pior; depois q ele limpou, melhorou um bocado.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    De qualquer forma, quero uma "segunda opinião".

    Por favor, quem souber de um técnico de confiança em Sampa, favor me indicar.

    macaco veio
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    o que estranha e' ser em algumas notas apenas, nao entendo como o potenciometro pode escolher quais notas, mas talvez seja melhor levar em outro tecnico e nao dizer nada sobre os potenciometros, e ver o que ele fala. boa sorte.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Tem cara de filtro isso... Alguma coisa ressonando ou criando um harmônico por intermodulação...

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Um amigo indicou um técnico de confiança. Vou lá segunda.

    Novidades em breve.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Bom dia a todos.

    Problema resolvido.

    O Rebel 30 tem um par de 6V6 e outro de EL84. Estas estavam em curto. Esse era o problema.

    Quem quiser saber em qual técnico de amplificador ir e em qual não ir em Sampa, é só mandar mensagem pessoal.

    Obrigado a todos pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciômetro para amplificador importado