Estabilizador de 440Va fedendo a queimando com ampli de 120w?

    Autor Mensagem
    Melquib2
    Veterano
    # jun/16


    Galera, tenho um Bugera 333XL - 212 Infinium. 110v. A potência dele é 120w. Uso um estabilizador (Microsol com potência de 440Va). O problema é que, sempre que toco com volumes altos em palco, ele começa a feder a queimado, mas continua funcionando. O que me dizem?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    A potência dele é 120w
    potencia é diferente de consumo,
    veja se tem alguma etiqueta proximo a tomada falando qual o consumo dele

    um manual que baixei diz:
    Alimentação de Força, Tensão (Fusíveis)
    Consumo de Energia 200 W

    Uso um estabilizador (Microsol com potência de 440Va

    é fraco esses trecos só servem pra PC

    das conversas com guitarristas que tive, dizem eles que não é bom usar "estabilizador" devido as variações de tensão do consumo do ampli e aquele tec tec que o estabilizador fica fazendo
    dizem eles que é bom utilizar transformador deste estilo
    http://www.dedcomponentes.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/b f0c6f71b9785e62c7ba35a97d1a1386/t/r/transformador_800w_sd_ded_componen tes.png

    Ismah
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Apagado por recomendação do macaco.

    macaco veio
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Uso um estabilizador (Microsol com potência de 440Va isso provavelmente e' 440 em 220v (e justamente deve aguentar fedendo), em 110 deve ser a metade disso e olhe la.
    Ismah
    ques contas doidas cara! (426,8/0,6 = 711) que confusao!, 1,7 a 2kva! o loco! kkkk

    rafael_cpu
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    macaco veio
    Ismah

    Também uso um estabilizador com meus amps, então vou aproveitar o tópico do amigo Melquib2:

    Na minha cidade a voltagem é 220V, mas os amplis são 120V.

    Estabilizador Automático de Tensão:
    Tensão Nominal de Entrada: 115/220Vac
    Tensão Nominal de Saída: 115Vac
    Frequência Nominal: 60Hz
    Corrente Nominal: 2,61A (115V) / 1,36A (220V)
    Potência Nominal: 300/300VA/W

    Head Valvulado: 25W-10W (multiwatt, mas sempre uso em 25W):
    120V, 60Hz, 1A, 8Ohm
    Em uma caixa 1x12

    Combo Solid State: 120W, 8Ohm
    Power Requirements: 120 VAC, 60 Hz, 95 VA
    Speaker Size and Rating: 2 x 12" (parallel), 4 ohm total

    O estabilizador nunca esquentou além do normal, amigos. Sem problemas há mais de 5 anos...
    Posso seguir usando assim com a cabeça fria?
    Estou diminuindo a vida útil das válvulas?
    Devo utilizar um estabilizador maior ou substituir por um transformador?

    T+

    krixzy
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Porque estabilizador e não um transformador? Acho mais confiável do que esses estabilizadores, nem em PC se usa mais isso.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    macaco veio
    ques contas doidas cara! (426,8/0,6 = 711) que confusao!, 1,7 a 2kva! o loco! kkkk

    As contas batem, mas se tu afirma que não, não vou discutir com um macaco velho. rs

    Mas posso me expicar... 711W (sim escrevi errado) é o consumo do amp - lembre que ele tem um trafo de entrada - isso drenado de um trafo 220V->110V implica em drenar ainda mais energia do 220V. Supondo os 60% o consumo bate 1185kVA em 220. 1,2kVA seria o mínimo, e dá na garganta ainda...

    Isso é dentro da zona linear, ou seja clean do amp, se o "nego véio", toca rock, socando volume e drive moendo, a potência sobe exponencialmente... 120W vão sem esforço para 170W, o que implica um consumo bem acima...
    Faça as contas, tu não é bobo, e vai ver que é meio maluco aparentemente, mas tem sentido e garante... Ainda mais cautela se tratando de um Behringela extraindo 120W de 4 6L6 ou EL...

    rafael_cpu

    A questão mor minha, está nos estabilizadores chavearem automaticamente, isso gera quedas de tensão e centelhamento nos relés, enquanto chaveiam, etc... O que talvez, quem sabe, force o amp... É algo que não posso provar, mas que na dúvida não.

    Head Valvulado: 25W-10W (multiwatt, mas sempre uso em 25W):
    120V, 60Hz, 1A, 8Ohm


    √(25/8) = 1,8A drenados da fonte, de 60% de eficácia, chegamos em 3A drenados da rede...

    SÃO 3A NO CLEAN 100% LIMPO, começou a comprimir (like a Fender) já pode mexer com a potência, coisa pouca, mas mexe.

    Os dados parecem ser de um MesaBoogie, todavia... Não sei de onde saiu esse 1A citado, mas não bate muito bem não... Se for M/B até bate, porque eles usam slow-blow, precisa drenar 1A por tempo, até queimar o fusível. Isso significa que os picos passam direto.

    Combo Solid State: 120W, 8Ohm
    Power Requirements: 120 VAC, 60 Hz, 95 VA
    Speaker Size and Rating: 2 x 12" (parallel), 4 ohm total


    8 ou 4 ohms?

    macaco veio
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: macaco veio
    · votar


    Ismah
    711W (sim escrevi errado) é o consumo do amp
    de jeito nenhum, √ 120/8 = 3.87 e’a corrente na saida do trafo onde a tensao e’ baixa por isso a corrente e’ alta. Voce nao pode multiplicar isso por 110v e ainda somar 60%! Nao se sabe tensao exata na saida do trafo porque nao sabemos a tensao nas placas, mas 4 valvulas geralmente sai em torno de uns 40v tocando pesado, (no normal e’ 1/3 disso), assim 40 x 3,87 = 154,8W. Supondo que o ampli use EL34 entao sera em torno de 6A nos filamentos mais as 12AX7 (nao sabemos quantas) vamos por ai mais 1,5A pra elas, total 7,5A. 6,3 x 7,5 = 47,25W assim o total e’ 47,25 + 154.8 = 202W. No post do Fernando ele baixou o manual e esta 200W.
    Voce ve que ele usa um estabilizador de 440W e este aguenta (fedendo mas aguenta), se o ampli precisasse de 1,2kvA como voce afirma, entao este estabilizador que ele usou abriria o bico na primeira ligada.
    Vamos ao caso do colega Rafael. Ele usa estabilizador de 300VA. head valvulado, ja ta falando la que e’ 1A entao 120V x 1A = 120W mas fazer um calculo aproximado. Pra 25W ele vai usar o que? vamos supor duas EL84 com uns 315V usual para este tipo de ampli, e umas 4 12AX7, isso vai dar uns 3A nos filamentos, 6,3 x 3 = 18,9W, mais 315v x 0,09A (supondo o usual para o par de valvulas, nao sabemos), 315 x 0,09 = 28.35W , a soma da 18,9 + 28.35 = 47,25W, este e’ o consumo no secundario, supondo perdas do trafo de 10% entao 47,25 x 1,1 = 51,9W, este seria o consumo deste ampli com o fusivel provavelmente de 1A. Fazendo de outro jeito √25W/8 = 1,77A supondo um trafo com 6k de impedancia comum pra essas valvulas, 6000/8 = 750 (sera a constante) entao 315²/750 = 132,3 entao √132,3 = 11,5V nos falantes, assim 11,5 x 1,77A = 20,35W + 18,9 dos filamentos = 39,25 x 1,1 (10%) = 43,18W ou seja menos ainda (mas sao calculos aproximados).
    Combo solide state, ja ta dizendo la, 95VA mas vamos fazer uma conta aproximada.
    solid states normamente classe AB pra 120W se precisa de 60% a mais no trafo de forca 120/0,6 = 200W assim 200/120V = 1,66 A (nem coloquei 10% a mais de perda do trafo).
    Somando tudo 1,66 + 0,43A (51,9W/120V) = 2,09A o estabilizador dele e’para 2,61A em 115V (300VA) entao aguenta, agora pelos dados dados 95VA/120V = 0,76A e 1A do valvulado, soma 0,76A + 1A = 1,76A (menor que o calculado).
    Se os estabilizadores fossem estabilizadores de verdade seriam melhor que um simples trafo abaixador (ou levantador) mas acontece que estes estabilizadores sao na realidade chaves comutadoras de 110 pra 115 pra 120 e pra 127 controladas eletronicamente, ou seja elas dao pulos de uma tensao pra outra e sempre comutando atrasado, tendo um trafo de boa qualidade dentro que nao esquente muito quando exigido a maxima carga tudo bem. esse trec trec da comutacao das chaves nao afeta os amplis porque os capacitores dos filtros das fontes internas dos amplis levam um tempo carregando e descarregando conforme a comutacao.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    supondo perdas do trafo de 10%

    Trafo bom esse... O máximo que consegui encontrar comercialmente foi 22% - não pergunte detalhes, sou leigo no tema trafos, nem pude desmontar todos para ver detalhes...

    Eu imaginei que minha conta não batia, por ser potência uma constante... Mas queria ouvir de ti porque não batia, me faltava argumento para duvidar disso, mas era o que me constava. Fico agradecido pela explicação.

    É curioso, que geralmente o fusível é baseado apenas na seção de power... 5A = 100W, 2,5A = 50W... Seria por ser o teste de potência baseado em sine wave, e fator de crista ser 3dB, quando uma guitarra, é quase impossível algo abaixo de 10?

    rafael_cpu
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: rafael_cpu
    · votar


    macaco veio

    Poxa, obrigado pela aula! Caramba...

    Não havia mencionado as válvulas: o ampli usa 2 EL84 e 6 12AX7.
    Suponho, entretanto, que não mude tanto assim, né?

    Desde já, fico muito grato pelo seu tempo e disposição!


    krixzy
    Então, amigo... antes de começar a usá-lo já conhecia a celeuma a respeito do assunto. Mas eu tinha um aqui em casa bivolt novinho, resolvi testá-lo. Usei por uns dois anos no SS sem problemas. E depois passei a usá-lo no valvulado também.

    Quase nunca ele faz aquele tec-tec, nunca esquentou, nunca afetou o rendimento dos amplis e o prédio tem aterramento.

    Agora, depois do aval do grande macaco veio continuarei usando :))

    Ismah

    E aí, amigo Ismah?!
    Blz?

    Os dados parecem ser de um MesaBoogie, todavia... Não sei de onde saiu esse 1A citado, mas não bate muito bem não...

    É um Recto-Verb com 2 EL84 e 6 12AX7. Os dados saíram do manual e das especificações mencionadas no próprio ampli: 120V, 60Hz, 1A. Uso ele em 8Ohm em uma caixa 1x12 Celestion V30.

    Combo Solid State: 120W, 8Ohm
    Power Requirements: 120 VAC, 60 Hz, 95 VA
    Speaker Size and Rating: 2 x 12" (parallel), 4 ohm total
    8 ou 4 ohms?


    Putz, pois é... Os falantes estão ligados em paralelo, tenho certeza, verifiquei.

    Imagino que o combo (Crate FW120/212) trabalhe com a impedância de 8Ohm e os dois falantes (de 16Ohm??) ligados em paralelo resultariam em 8Ohm. Ou são dois falantes de 8Ohm ligados em paralelo e o ampli trabalha com 4Ohm...
    Não seria isso?
    Nos falantes, estranhamente, não encontrei menção alguma à impedância.

    No manual consta:
    Output Power Rating 120W rms @ 5% THD, , 120 VAC
    Speaker Size and Rating 2 x 12" (parallel), 4 ohm total
    Power Requirements 120 VAC, 60 Hz, 95 VA


    T+

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    rafael_cpu

    Já tens tua resposta, de um macaco velho, não sobrou nada pra mim te dizer rsrs

    rafael_cpu
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: rafael_cpu
    · votar


    Ismah
    Já tens tua resposta, de um macaco velho, não sobrou nada pra mim te dizer rsrs

    Quando ele entra no tópico não é à toa, né?
    Uahsuahsuashuas
    Uasuahaushausha

    Brincadeiras de lado... :))

    Você sempre tem algo a contribuir, amigo Ismah! Sua disposição em ajudar a todos aqui no FCC é evidente e sempre muito bem-vinda.
    Agradeço pelo seu tempo!

    Abração!

    T+

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    É uma forma de estudar, e uma forma de ajudar a comunidade... Some isso a uma profissão que me dá tempo livre e voi la...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estabilizador de 440Va fedendo a queimando com ampli de 120w?